Exibir Ação

Campus:
CAMPUS IGUATU
Tipo da Ação:
Evento
Título:
A nutrição e saúde da mulher!
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Promoção da Saúde
Data de Início:
17/04/2024
Previsão de Fim:
23/04/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Carga Horária de Execução do Evento:
12
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Iguatu
Formas de Avaliação:
Debate
Pesquisa de Satisfação
Frequência
Participação
Formas de Divulgação:
Cartaz
Atividades Realizadas:
Palestra
Nome do Responsável:
Erlandia Alves Magalhaes Queiroz
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alysson Gomes Amorim IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 18/03/2024 23/04/2024
Erlandia Alves Magalhaes Queiroz IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 22/04/2024 23/04/2024
Maryane de Fatima Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 18/03/2024 23/04/2024
Naiara Gomes de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 18/03/2024 23/04/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Indicadores sócios demográficos e de saúde no Brasil (2009 – IBGE), apresentam que o Brasil vem sendo desenhada por enfermidades complexas e onerosas. Foi destacada a tendência de as mulheres sobreviverem mais que os homens, exibindo uma mortalidade menor que a masculina, todavia não configura que as mesmas desfrutem de melhor condição de saúde (GALLON; WENDER, 2012). Uma alimentação equilibrada é um fator significativo na determinação do estado de saúde e longevidade, fator esse que envolve a compreensão da importância de uma dieta adequada e que supra todos os nutrientes essenciais (SMELTZER; BARE, 2006). Observa-se assim, ser relevante o desenvolvimento de ações que busquem informar essa população, por hora vulnerável, quanto as possibilidades de promoção de saúde e automaticamente melhora na qualidade de vida.
Justificativa
Este Evento “A nutrição e a saúde da mulher!”, terá como objetivo realizar ações educativas considerando o ciclo vital da Mulher, desenvolvendo ações de promoção à saúde e educação em saúde e vigilância em saúde com mulheres, considerando seu ciclo vital (adulto-idosas). Considerando que as populações mais vulneráveis estão expostas a precárias condições de vida e vivem menos (BRASIL, 2004), as mulheres, especialmente mulheres negras, pobres e periféricas, necessitam que a perspectiva de gênero e seu perfil epidemiológico sejam levados em conta na promoção em saúde. No curso Técnico em Nutrição e Dietética, as atividades sobre a Nutrição poderão estar vinculadas, mais especificamente, às disciplinas de Formação Integral em Saúde, como Nutrição nos Ciclos de Vida, Nutrição em Saúde Pública, Educação Nutricional, Técnica e Dietética, Avaliação Nutricional e Práticas Profissionais Supervisionadas onde os discentes trabalharam com e na comunidade o que aprenderam em sala de aula.
Público Alvo
O público alvo será constituído por mulheres assistidas pela Estratégia Saúde da Família, PSF Vila Neuma, definida pela Coordenação do Curso Técnico em Nutrição e Dietética do IFCE campus Iguatu em conjunto com a Secretaria de Saúde do Município e equipe de Saúde do PSF e grupos de mulheres da comunidade Vila Neuma.
Objetivo Geral
Desenvolver e aplicar ações de educação nutricional e promoção à saúde para mulheres jovens, adultas e idosas.
Objetivo Específico
• Propiciar encontro com grupos de mulheres, viabilizando a troca de experiências e conhecimento voltado à nutrição; • Apresentar os ciclos de vida da mulher e suas alterações nas diferentes fases da vida; • Demonstrar técnicas de aproveitamento integral dos alimentos; • Discutir os mitos e verdades sobre alimentação e nutrição; • Explicar sobre plantas medicinais e suas aplicações.
Metodologia
O Evento será desenvolvido através de encontros de grupos para a realização de palestras, utilizando-se metodologias ativas de aprendizagem. O público alvo abrangerá mulheres com idade maior a 18 anos freqüentadoras de uma Unidade Básica de Saúde do Município de Iguatu. Realizar conversa com o responsável pelo grupo a ser atendido pelo projeto, a fim de apresentá-lo, bem como a metodologia a ser aplicada e os ajustes necessários, conforme a demanda. Na aceitação, deverá ser feito um reconhecimento prévio do espaço a ser utilizado, visando reconhecer os locais para realização das atividades e marcar o melhor dia para realizar a conversa com as pessoas que participarão. Determinado isto, deve-se buscar os materiais necessários para a aplicação do projeto. Exploraremos, na sequência, as sugestões de atividades e materiais que poderemos realizar nos encontros. As temáticas a serem abordadas são elencadas abaixo: - Exploração inicial do tema: conversa com o grupo de mulheres Dinâmica: rodada de entrevista”, com a finalidade de conhecer as participantes e quebrar a timidez inicial. - Ciclo de vida da mulher: roda de conversa Palestra expositiva e dialogada “ciclos de vida da mulher”, falando sobre a vida da mulher e as mudanças físicas e biológicas que ocorrem em cada ciclo. Ao final, permitir um momento de discussão entre as participantes. Câncer de mama: prevenção e qualidade de vida. - Mitos e verdades sobre a alimentação e plantas medicinais: dinâmica Dinâmica da máquina registradora, para promover interação entre as participantes e reflexão sobre pré-julgamentos. Em roda de conversa sobre a pirâmide alimentar e aproveitamento integral dos alimentos, fazendo a demonstração da dinâmica, explanando sobre os grupos alimentares com exemplos dados pelas participantes e falando das formas de aproveitar integralmente estes alimentos e uso das principais partes e formas de uso de plantas medicinais. Dinâmica: solicitando que uma participante retire um cartão da caixa e leia a questão da capa em voz alta, abrindo para a discussão. Chegando numa conclusão sobre a questão, a participante abre o cartão e lê a resposta, comprando o conhecimento do grupo com a resposta do cartão. - Encerramento: dinâmica