Exibir Ação

Campus:
CAMPUS IGUATU
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Semana Mundial da Saúde 2024 - "Minha saúde, meu direito"
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Promoção da Saúde
Data de Início:
09/04/2024
Previsão de Fim:
10/04/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Carga Horária de Execução do Evento:
8
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Iguatu
Formas de Avaliação:
Relatório
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Site institucional
Folder
Cartaz
Atividades Realizadas:
Exposição
Semana
Nome do Responsável:
Erlandia Alves Magalhaes Queiroz
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Amanda Rodrigues Leal IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 03/04/2024 10/04/2024
Ana Júlia Alves Germano IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 03/04/2024 10/04/2024
Diego de Sousa Pontes IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 03/04/2024 10/04/2024
Erlandia Alves Magalhaes Queiroz IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 09/04/2024 10/04/2024
Fernanda Pereira Alves dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 03/04/2024 10/04/2024
Ingrid Nicolau Bezerra IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 03/04/2024 10/04/2024
Mariana Sefora Bezerra Sousa IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 03/04/2024 10/04/2024
Maria Rosiany Sousa Moreira IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 03/04/2024 10/04/2024
Myrla Alves de Oliveira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 03/04/2024 10/04/2024
Regiane Goncalves Feitosa Leal Nunes IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 03/04/2024 10/04/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O direito à saúde de milhões de pessoas está cada vez mais ameaçado no mundo. Os conflitos devastam vidas e causam morte, dor, fome e sofrimento psicológico. A queima de combustíveis fósseis está impulsionando a crise climática e retirando o nosso direito de respirar ar puro. A poluição do ar interior e exterior ceifa uma vida a cada cinco segundos. O Conselho de Economia da Saúde para Todos da OMS concluiu que, embora pelo menos 140 países reconheçam a saúde como um direito humano na sua constituição, apenas quatro mencionaram como financiá-la. A realização de ações educativas de promoção da saúde é uma idéia importante e que não pode ser esquecida. Trata-se de uma iniciativa já difundida em alguns países e que vem se desenvolvendo lentamente em escolas brasileiras. A escola atual não é apenas um local onde se ensina matemática, biologia e línguas, mas também um centro de multiplicação de informações sobre prevenção de acidentes, hábitos de higiene, abuso de drogas e outros temas de relevância. É importante que o discente seja visto de forma integral uma vez que o aspecto biopsicossocial do mesmo passa a influenciar de forma decisiva sobre seu aprendizado. Sabe-se hoje que saúde quer dizer mais do que ausência de doenças. Ela representa qualidade de vida sendo uma resultante de fatores como: alimentação, moradia, transporte, acesso à educação, trabalho, lazer, saneamento básico, distribuição de renda, liberdade e bem estar físico e mental. Saúde vem da palavra latina “salute” que significa salvação, preservação da vida. Diz respeito à valorização da vida e à relação do ser humano com o meio ambiente. Em 1986, com a Conferência de Ottawa, surge o conceito de Promoção da Saúde. Tal evento veio confirmar a definição ampla de saúde e associar à mesma, valores como solidariedade, democracia, cidadania e paz. A saúde é o maior recurso para o desenvolvimento social, econômico, e pessoal. Baseado na "Carta de Ottawa” (1986) surge, em 1995, o conceito de "Escola Promotora de Saúde". Trata-se de uma proposta promissora de inserir na escola, além de atividades assistenciais, ações de promoção de saúde e prevenção de agravos. O enfoque principal está centrado, de acordo com a carta de Otawa , em ações educativas e sanitárias, voltadas não só para alunos mas também para familiares e comunidade. Estas escolas devem estar constantemente fortalecendo sua capacidade de oferecer meios para garantir a vida, o aprendizado e o trabalho. Assim faz-se necessário trabalhar nas instituições de ensino temáticas que abordem a promoção e o direito à saúde da população.
Justificativa
Para enfrentar esses tipos de desafios, o tema do Dia Mundial da Saúde de 2024 é “Minha saúde, meu direito”. O tema deste ano foi escolhido para defender o direito de todas as pessoas, em todos os lugares, de terem acesso a serviços de saúde, educação e informação, bem como à água potável, ao ar puro, à alimentação saudável, à moradia de qualidade, a condições ambientais e de trabalho decentes e a viverem livres de discriminação. O Evento Semana da Saúde 2024 tem como proposta leva à comunidade do IFCE Campus Iguatu, ações que incentive a prática regular de cuidados com a saúde.
Público Alvo
Egressos, visitantes.
Objetivo Geral
Desenvolver ações de promoção da saúde e prevenção de agravos, que permitam entre outros, melhoria do rendimento escolar, recuperação da auto-estima e da auto-confiança, garantia dos direitos à saúde. Contando com a participação dos profissionais do DAE, docentes e discentes do curso Técnico em Nutrição e Dietética, devem representar agentes multiplicadores de informações facilitando assim a adoção de estilos de vida saudáveis com repercussões positivas para toda a vida.
Objetivo Específico
- Possibilitar o desenvolvimento de atividades pedagógicas relacionadas às diversas disciplinas, promovendo a interdisciplinaridade; - Prestar serviços preventivos de saúde pública a comunidade escolar; - Prestar serviços de orientação e educação; - Prestar serviços de orientação e direcionamento de cidadania; - Trabalhar a temática obesidade: estatística, prevenção, tratamento, alimentação saudável. - Elaboração de painel. - Apresentação de classificação dos alimentos. - Realização de avaliação do estado nutricional.
Metodologia
- O Evento "Semana da saúde 2024" será desenvolvidos pelos docentes e discentes do curso Técnico em Nutrição e Dietética, epal euqipe do DAE do IFCE campus Iguatu, com ações a serem desenvolvidas entre o dia 8 à 12 de abril de 2024. - Etapas de execução: formação de equipes; distribuição da temática por equipe; pesquisa e execução e elaboração do cronograma das atividades a serem desenvolvidas. - Atividades com convidados das entidades parceiras.