Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Analisando a obra Rinconete y Cortadillo de Miguel de Cervantes
Área Temática:
Comunicação
Linha de Extensão:
Línguas Estrangeiras
Data de Início:
06/12/2024
Previsão de Fim:
11/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
5
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Debate
Seminário
Frequência
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Ciclo de Debates
Exposição
Palestra
Seminário
Nome do Responsável:
Luciana Abreu Cruz
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Luciana Abreu Cruz IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 06/12/2024 11/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A ação, Analisando a obra Rinconete y Cortadillo de Miguel de Cervantes, é um encontro de alunos das disciplinas de língua espanhola dos cursos de Bacharelado em turismo, Guia de Turismo e Tecnologia em Hotelaria do IFCE. Disciplinas de cursos técnicos, superiores e extracurriculares do IFCE, campus Fortaleza. O evento é aberto a alunos de outras instituições que estudam língua espanhola como UFC e UECE.
Justificativa
Promover um debate cultural através de uma temática literária com alunos matriculados em disciplinas de língua espanhola, de cursos diferentes do IFCE e instituições circunvizinhas, propiciando assim a pratica oral da língua estrangeira estudada, no caso a língua espanhola. Podemos enumerar algumas razões principais: 1. Análise literária aprofundada. A obra de Cervantes é complexa e multifacetada, oferecendo ampla oportunidade para análise literária. Um debate pode explorar temas, simbolismos, estrutura narrativa, estilos de escrita e uso da linguagem proporcionando uma compreensão mais profunda do texto, 2. Contexto histórico e social: Rinconete y Cortadillo é uma janela para a Espanha do século XVI, refletindo as questões sociais, econômicas e políticas da época. Discutir a obra pode revelas insights sobre a vida cotidiana, a estratificação social, o sistema jurídico e as normas morais do período. 3. Crítica social e ética: Cervantes usa a novela para tecer criticas sutis mas penetrantes à sociedade de sua época, incluindo a marginalização, a corrupção e a hipocrisia. Um debate pode abordar como essas questões são apresentadas na sua obra e sua relevância para questões contemporâneas. 4. Desenvolvimento de habilidades críticas e de debate: Participar de um debate sobre esta obra prima permite aos estudantes e entusiastas da literatura desenvolver habilidades de pensamento crítico, argumentação e análise textual. Essas habilidades são valiosas tanto no estudo la literatura quanto em muitas outras áreas. 5. Legado cultural e influencia: A obra de Cervantes teve um impacto profundo na literatura mundial, e Rinconete y Cortadillo é um exemplo do seu talentto em capturar a complexidades humana. Um debate pode explorar o legado dessa novel e sua influência em outras obras literárias posteriores e na cultura popular.
Público Alvo
Alunos do cursos de letras português/espanhol da UFC e UECE que estejam cursando alguma das disciplinas de literatura em língua espanhola e entusiastas da literatura em geral.
Objetivo Geral
Praticar a língua espanhola através da análise e debate da obra literária Rinconete y Cortadillo de Miguel de Cervantes.
Objetivo Específico
Compreender a obra específica e seu autor, mas também oferecer insights sobre a literatura, história e a cultura de uma forma mais ampla, incentivando o diálogo interdisciplinar e a apreciação crítica.
Metodologia
O encontro será realizado na sala 07 do Centro de Línguas do IFCE- Campus Fortaleza, de 16:00 ás 18:00 dos dias dia 06 e 11 de dezembro de 2024. As inscrições serão realizadas in loco e o evento será divulgado por meio de cartazes nas instituições supracitadas e nas dependências do IFCE-campus Fortaleza. Iniciaremos as atividades através do debate da leitura do livro. Previamente, os alunos participantes leram o livro com trechos selecionados e acompanhados de perguntas para discutir pontos específicos com uma compreensão mais profunda. Dividiremos os participantes em grupos menores focados em temas específicos (critica social, desenvolvimento de personagens, elementos picarescos, linguagem...). Isso permitirá uma discussão mais detalhada. Posteriormente, cada grupo compartilhará suas descobertas com os demais. Também poderemos centrar o debate incentivando os participantes a explorar as ideias da obra através de perguntas e respostas. O professor guiará a discussão com perguntas abertas, promovendo a reflexão crítica e a análise profunda. E por último, encorajaremos os alunos a expressar suas interpretações da obra através de meios criativos, como dramatizações, criação de arte ou escrita criativa, o que poderá proporcionar insights únicos e estimular o envolvimento com a obra literária.