Exibir Ação

Campus:
CAMPUS UMIRIM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Preparando para o ENEM 2024
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
08/04/2024
Previsão de Fim:
30/10/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Umirim
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Felipe Alves de Brito Oliveira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Paula Aquino Benigno IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 08/04/2024 30/10/2024
Cassia Alves da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 08/04/2024 30/10/2024
Dogival Alencar da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 08/04/2024 30/10/2024
Elielson Benigno de Mesquita Ramalho IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 08/04/2024 30/10/2024
Emanoela Vieira Mendes de Sousa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 08/04/2024 30/10/2024
Enos Feitosa de Araujo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 08/04/2024 30/10/2024
Erika Assuncao dos Santos Cavalcante IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 08/04/2024 30/10/2024
Felipe Alves de Brito Oliveira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 08/04/2024 30/10/2024
Francisco Elder Freitas Vidal IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 08/04/2024 30/10/2024
Iara Magda Gomes Feitosa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 08/04/2024 30/10/2024
Jessica Thais Loiola Soares IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 08/04/2024 30/10/2024
Joao Alfredo Ramos Bezerra IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 08/04/2024 30/10/2024
Luiz Torres Raposo Neto IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 08/04/2024 30/10/2024
Marcio Fonseca Pereira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 08/04/2024 30/10/2024
Maria Michele Colaco Pinheiro IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 08/04/2024 30/10/2024
Messias Rodrigues Arruda IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 08/04/2024 30/10/2024
Monique Rafaela Monteiro Marinho IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 08/04/2024 30/10/2024
Nadya Brito Gurgel Correia Dutra IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 08/04/2024 30/10/2024
Rodrigo Cavalcante de Almeida IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 08/04/2024 30/10/2024
Sameque do Nascimento Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 08/04/2024 30/10/2024
Vanessa Silva Almeida IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 08/04/2024 30/10/2024
Viviane Costa Vilella IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 08/04/2024 30/10/2024
Wedson Francelino Ribeiro Noronha IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 08/04/2024 30/10/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto de extensão "Preparação para o ENEM 2024" surge como uma iniciativa do IFCE campus Umirim em resposta à demanda social por acesso democrático à educação de qualidade e à necessidade de desenvolvimento integral dos estudantes. Reconhecendo a importância do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como porta de entrada para o ensino superior e como ferramenta de promoção da equidade educacional, este projeto visa contribuir para a formação dos estudantes, fortalecendo suas habilidades e competências necessárias para enfrentar os desafios da prova. Por meio de atividades diversificadas e metodologias participativas, o projeto busca não apenas preparar os participantes para o exame, mas também promover uma educação contextualizada, crítica e inclusiva assim como em Nobrega et al. (2016), de Paula et al. (2020) e de Farias et al. (2024) desenvolveram na Paraíba, em Tocantins e no Acre, respectivamente.
Justificativa
O acesso à educação superior ainda é um desafio para muitos jovens brasileiros, especialmente aqueles provenientes de grupos sociais vulnerabilizados. Nesse contexto, o ENEM desempenha um papel crucial na democratização do acesso ao ensino superior. No entanto, muitos estudantes enfrentam dificuldades na preparação para o exame devido a desigualdades estruturais e carências na formação escolar. Assim, este projeto se justifica como uma forma de contribuir para a redução das disparidades educacionais, promovendo a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral dos estudantes.
Público Alvo
Alunos do 3º ano do ensino médio da EEM Maria Iracema Ucho Sales, aproximadamente, 30 alunos
Objetivo Geral
O objetivo geral do projeto é oferecer suporte e orientação para estudantes que irão prestar o ENEM em 2024, promovendo a sua preparação de forma integral e contextualizada, visando o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para o sucesso na prova e para a sua formação educacional e cidadã.
Objetivo Específico
Oferecer ciclos de debates periódicos sobre temas relevantes das áreas do conhecimento avaliadas no ENEM, promovendo a discussão crítica e aprofundada dos conteúdos. Realizar oficinas práticas para orientação na elaboração de redações, resolução de questões e técnicas de estudo eficazes. Promover palestras informativas sobre o formato e conteúdo da prova do ENEM, bem como estratégias de preparação e orientações práticas para o dia do exame. Disponibilizar materiais de estudo, simulados e acompanhamento psicopedagógico individualizado para os participantes.
Metodologia
1. (Abril a Setembro) Planejamento e Organização das Atividades: Com base nos principais conteúdos e nas dificuldades comuns dos estudantes em relação ao ENEM, serão definidos os temas para os ciclos de debates, as oficinas e as palestras. O planejamento detalhado incluirá a seleção de conteúdos relevantes para cada atividade, considerando as áreas de conhecimento avaliadas no exame, como redação, linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática. As datas e horários das atividades serão programadas de forma a garantir a participação dos estudantes de forma periódica ao longo do projeto. 2. (maio a outubro) Ciclos de debates e palestras (Maio a Outubro): serão realizados de forma periódica e integrada, com especialistas conduzindo as atividades em cada área específica. As atividades serão projetadas para promover a interação, o engajamento e a participação dos estudantes. 3. (maio a outubro) Oficinas: serão realizadas oficinas de redação e de análise do edital/prova com especialistas conduzindo as atividades em cada área específica. Essas atividades visam tornar o estudante apto a enfrentar os desafios mais recorrentes da prova do ENEM. 4. (setembro) Simulado: Será realizado um simulado que proporcionará uma oportunidade para os participantes aplicarem os conhecimentos adquiridos e avaliarem seu próprio desempenho, identificando áreas adicionais de foco para estudos individuais.