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Campus:
CAMPUS CRATO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Museu de informática do Campus Crato
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Tecnológico
Data de Início:
05/04/2024
Previsão de Fim:
20/03/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
500
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
2000
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Juazeiro do Norte
Farias Brito
Crato
Barbalha
Formas de Avaliação:
Questionário
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Site institucional
Folder
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Harley Macedo de Mello
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Harley Macedo de Mello IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 05/04/2024 20/03/2025
Isaac Bandeira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 05/04/2024 20/03/2025
Joao Nunes Feitosa IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 05/04/2024 20/03/2025
Nustenil Segundo de Moraes Lima Marinus IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 05/04/2024 20/03/2025
Rafael Ravi Martins Freire IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 05/04/2024 26/04/2024
Robson Goncalves Fechine Feitosa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 05/04/2024 20/03/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Um museu é uma instituição que pode ter diversas funções, sendo uma das mais notáveis o estudo lúdico da história de um determinado assunto. Como uma instituição de ensino, o IFCE pode fazer uso de diversos aparelhos para disseminar o conhecimento e a cultura, e pode fazer isso para seus alunos, mas também para o público externo, aproximando a comunidade em seu entorno dos serviços oferecidos pela instituição. Os artefatos citados são os itens sob exposição no museu, e podem ser constituídos por computadores, placas eletrônicas, monitores, telefones, cabos de conexão, antenas, fotografias, vídeos, áudios, panfletos, teclados, disquetes, CDs, DVDs, notebooks, bem como infográficos e outros materiais gráficos e físicos.
Justificativa
Conforme Resolução do IFCE Nº 128, de 17 de novembro de 2023, um dos princípios da atividade de extensão é contribuir ao desenvolvimento local, regional e nacional, dessa forma, sabendo da importância da tecnologia da informação e comunicação para o desenvolvimento da sociedade, a existência de um museu de informática pode contribuir para o despertar para essa área, ou seja, à partir desse contato, pessoas da comunidade podem se sentir atraídas a estudar, trabalhar e empreender na área de informática. O museu pode ainda, trazer entendimento sobre o impacto que cada tecnologia trouxe para a sociedade, entendendo mais sobre a relação tecnologia/desenvolvimento e economia/bem estar social, e esse entendimento pode servir de base para o visitante do museu buscar mudar sua própria realidade. O IFCE Campus Crato possui dois cursos na área de informática, mas não possui nenhum aparelho onde alunos, servidores, e comunidade externa possam vislumbrar aspectos históricos de um assunto tão presente em nossas vidas como é o caso da informática.
Público Alvo
1. Alunos de escolas de ensino fundamental ou médio do Crato e cidades vizinhas. 2. Visitantes do Campus em períodos de eventos acadêmicos 3. Pessoas com interesse em informática durante mostras do museu fora do Campus
Objetivo Geral
Criar um museu de informática no IFCE Campus Crato, que proporcione aos usuários uma perspectiva histórica da informática, sua evolução e seu impacto na sociedade.
Objetivo Específico
1. Montar o museu com itens doados 2. Organizar o espaço do museu 3. Organizar as informações do museu em ordem cronológica e por tipo de item 4. Planejar e executar visitações ao museu pelo público internet e externo 5. Planejar e executar mostra itinerante do museu
Metodologia
O Campus Crato possui um bloco de informática com 6 laboratórios, um deles é o laboratório de hardware e redes, onde o técnico de laboratório do Campus, que está contribuindo com o presente projeto, realiza suas atividades. A ideia é utilizar prateleiras nas paredes do laboratório 6 para exibir os artefatos do museu e seus infográficos com as informações relacionadas ao artefato. Esse local se torna interessante pelo fato de ter um curadoria mais próxima, por parte do técnico de laboratório, que também faz parte deste projeto, outro fator que faz jus a escolha do local foi o fato dos laboratórios serem usados para aulas, e assim, poder também auxiliar em uma aula sobre história da informática. A captação de artefatos será realizada por meio de doações, tanto de servidores e alunos do Campus, quanto da comunidade externa. Quem doar algum artefato, deve assinar um termo de doação, e terá seu nome fixado junto ao artefato como forma de homenagem. Cada artefato do museu terá um infográfico ao seu lado, com conceitos, datas importantes, explicações importantes; o infográfico porventura pode relacionar o artefato com a história local e trazer curiosidades diversas. A utilização do espaço do museu se dará de três formas: em visitas guiadas para a comunidade externa e interna ao campus; durante as aulas dos cursos de informática do Campus; e, em formato de mostras (exposições) itinerantes fora do espaço do laboratório 6. No uso para visitas guiadas, o guia pode ser um aluno estagiário do setor de informática ou o técnico de laboratório; já o coordenador da visita é o responsável por trazer os visitantes externos e ajudar na condução da visita. No uso para aulas, o professor irá agendar em livro de agendamento, levar os alunos no horário agendado e ministrar o conteúdo de sua disciplina, relacionando os artefatos do museu com a disciplina. Já para mostras, os artefatos são deslocados, de forma temporária, para outros locais estratégicos, que receberão visitação. Exemplos de momentos que poderiam acontecer essas mostras: feira de agropecuária da Expocrato, onde o Campus normalmente tem um estande; feira de ciências do Campus Crato; Centro Cultural do Cariri, um espaço público que possui ambientes para exposições. Teremos algumas ações temáticas e realizadas rotineiramente, como o “Cine museu”, “Debate sobre história da informática e cultura”, “Debate sobre tecnologia e economia”, conforme detalhado a seguir. O “Cine museu” deverá trazer filmes que possuem a tecnologia da informação em seu enredo, após os visitantes internos ou externos assistirem o filme, um debate deverá ocorrer; a pessoa que conduz o debate deve instigar o público a encontrar a relação entre tecnologia da informação e os seguintes assuntos: sociedade, bem estar, relações humanas, educação, desenvolvimento. O condutor pode também fazer alusão a itens do museu que aparecem no filme, trazendo ainda sua história e impacto na sociedade. No “Debate sobre história da informática e cultura”, o condutor deve instigar o público a fazer a relação entre os itens do museu e o impacto deles na cultura mundial, regional e local, mostrando por exemplo, como os smartphones modificaram a forma de cada pessoa conversar, estudar e comprar. Para o “Debate sobre tecnologia e economia”, o condutor do debate deve provocar a reflexão sobre sobre como a tecnologia pode trazer prosperidade e fartura para a sociedade, mas também pode trazer desemprego, conflitos e degradação ambiental caso seja mal utilizada.