Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Analisando a obra Juanita la Larga de Juan Valera
Área Temática:
Comunicação
Linha de Extensão:
Línguas Estrangeiras
Data de Início:
14/06/2024
Previsão de Fim:
19/06/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
5
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Debate
Seminário
Frequência
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Ciclo de Debates
Seminário
Nome do Responsável:
Luciana Abreu Cruz
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Luciana Abreu Cruz IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 14/06/2024 19/06/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A ação, Analisando a obra Juanita la Larga de Juan Valera, é um encontro de alunos das disciplinas de língua espanhola dos cursos de Bacharelado em turismo, Guia de Turismo e Tecnologia em Hotelaria do IFCE. Disciplinas de cursos técnicos, superiores e extracurriculares do IFCE, campus Fortaleza. O evento é aberto a alunos de outras instituições que estudam língua espanhola como UFC e UECE.
Justificativa
Promover um debate cultural através de uma temática literária com alunos matriculados em disciplinas de língua espanhola, de cursos diferentes do IFCE e instituições circunvizinhas, propiciando assim a pratica oral da língua estrangeira estudada, no caso a língua espanhola. A obra "Juanita la Larga" de Juan Valera oferece uma rica base para debate por várias razões, sendo uma peça significativa da literatura espanhola do século XIX que explora temas, personagens e contextos sociais complexos. Aqui estão algumas justificativas para um debate, em língua estrangeira sobre esta obra: Análise Literária: "Juanita la Larga" é um exemplo primoroso do realismo literário, com uma narrativa que detalha minuciosamente a vida cotidiana, as interações sociais e os conflitos internos dos personagens. Um debate pode explorar como Valera usa a linguagem, a descrição detalhada e o desenvolvimento do enredo para criar uma representação vívida da sociedade de seu tempo. Contexto Social e Histórico: Ambientado na Espanha do século XIX, o livro oferece um vislumbre da vida social, política e econômica da época. Os alunos poderão discutir, em língua estrangeira, como a obra reflete as atitudes sociais, especialmente em relação às classes sociais, ao papel das mulheres na sociedade e às normas morais vigentes. Temas Universais: Embora "Juanita la Larga" esteja profundamente enraizado em seu contexto específico, a obra toca em temas universais como amor, desejo, honra, moralidade e o conflito entre o individual e o coletivo. Um debate pode abordar como esses temas são apresentados na obra e sua relevância para o público contemporâneo. Estilo e Técnica de Escrita de Valera: Juan Valera é conhecido por seu estilo elegante e sua habilidade em tecer críticas sociais sutilmente em suas narrativas. Um debate pode examinar as técnicas literárias específicas que Valera emprega, como ironia, humor e a construção de diálogos, para enriquecer a narrativa e desenvolver seus temas. Comparação com Outras Obras e Autores: Por fim, um debate pode incluir comparações entre "Juanita la Larga" e outras obras de Valera ou de contemporâneos seus, analisando semelhanças e diferenças na abordagem de temas sociais, estilos literários e representações da realidade espanhola. Em suma, "Juanita la Larga" não é apenas uma peça literária importante por si só, mas também um ponto de partida para discussões mais amplas sobre literatura, sociedade e cultura.
Público Alvo
Alunos do cursos de letras português/espanhol da UFC e UECE que estejam cursando alguma das disciplinas de literatura em língua espanhola.
Objetivo Geral
O objetivo geral desse evento consiste em explorar e aprofundar, na língua estrangeira estudada, a compreensão da obra Juanita la Larga de Juan Valera, seu contexto e seu impacto, tanto no âmbito literário, social e linguístico.
Objetivo Específico
Para um debate focado em "Juanita la Larga" de Juan Valera, os objetivos específicos podem incluir: Dissecar a Estrutura Narrativa: Analisar como Valera organiza a trama, a caracterização e o desenvolvimento dos personagens, além de como esses elementos servem para avançar os temas e a mensagem do romance. Examinar o Contexto Histórico e Cultural: Detalhar o cenário histórico e cultural da Espanha do século XIX que serve de pano de fundo para a história, e discutir como esse contexto influencia as ações e as motivações dos personagens, bem como os temas abordados. Avaliar a Representação de Gênero: Avaliar como a obra retrata questões de gênero, incluindo os papéis atribuídos a homens e mulheres, as expectativas sociais em relação a esses papéis e como os personagens respondem a essas expectativas. Explorar Temáticas como Amor, Moralidade e Classe Social: Identificar e discutir como Valera aborda temas como o amor romântico, a moralidade, a honra e as distinções de classe social em sua obra, considerando as implicações desses temas tanto para os personagens quanto para a sociedade da época. Investigar o Uso da Linguagem e Estilo Literário: Analisar o estilo literário de Valera, incluindo o uso de descrição, diálogo e ironia, e como esses elementos contribuem para o realismo e a riqueza emocional da narrativa. Comparar com Outras Obras e Autores: Realizar comparações entre "Juanita la Larga" e outras obras literárias, sejam elas de Valera ou de outros autores contemporâneos ou posteriores, para explorar diferentes abordagens a temas semelhantes, variações estilísticas e impacto cultural. Refletir Sobre a Crítica Social: Examinar como "Juanita la Larga" funciona como uma crítica social, especialmente em relação às normas de classe, gênero e moralidade, e discutir as possíveis intenções de Valera ao apresentar essas críticas. Estabelecer esses objetivos específicos para o debate ajuda a criar um foco claro para a discussão, garantindo que os alunos possam explorar a obra de maneira abrangente e profunda, considerando tanto seu contexto histórico e literário quanto sua relevância e significado contemporâneos.
Metodologia
O encontro será realizado na sala 07 do Centro de Línguas do IFCE- Campus Fortaleza, das 14:00 ás 18:00 horas do dia 14 e 19 de junho de 2024. As inscrições serão realizadas in loco e o evento será divulgado por meio de cartazes nas instituições supracitadas e nas dependências do IFCE-campus Fortaleza. Iniciaremos as atividades através do debate da leitura do livro Juanita la Larga de Juan Valera. Previamente, os alunos participantes lerão o livro com trechos selecionados e acompanhados de perguntas para discutir pontos específicos com uma compreensão mais profunda. Dividiremos os participantes em grupos menores focados em temas específicos (critica social, desenvolvimento de personagens, elementos picarescos, linguagem...). Isso permitirá uma discussão mais detalhada. Posteriormente, cada grupo compartilhará suas descobertas com os demais. Também poderemos centrar o debate incentivando os participantes a explorar as ideias da obra através de perguntas e respostas. O professor guiará a discussão com perguntas abertas, promovendo a reflexão crítica e a análise profunda. E por último, encorajaremos os alunos a expressarem suas interpretações da obra através de meios criativos, como dramatizações, criação de arte ou escrita criativa, o que poderá proporcionar insights únicos e estimular o envolvimento com a obra literária.