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Campus:
CAMPUS JAGUARIBE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Projeto Arte, Cultura e Esporte do IFCE Jaguaribe
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Artes Integradas
Data de Início:
30/10/2024
Previsão de Fim:
03/02/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
200
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
500
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
EDITAL Nº 03 PROEXT/IFCE APOIO INSTITUCIONAL A EVENTOS DE ARTE E CULTURA - Inativado
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Jaguaribe
Formas de Avaliação:
Participação
Trabalho em grupo
Formas de Divulgação:
Cartaz
Folder
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Jose Wellington Borges Araujo Junior
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Akauan Almeida Pinheiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 30/10/2024 03/02/2025
Alhen Rubens Silveira Damasceno IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/10/2024 03/02/2025
Aline Silva Quaresma IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 21/11/2024 03/02/2025
Ana Livia dos Santos Freire IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 23/01/2025 03/02/2025
Andressa Souza de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 23/01/2025 03/02/2025
Charlison Patrick Fernandes da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/10/2024 03/02/2025
Dominiky Pinheiro Dantas IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 23/01/2025 03/02/2025
Edilma Bezerra Cavalcante IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/10/2024 03/02/2025
Emanuelle Beserra de Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/11/2024 03/02/2025
Francisco Felipe Gomes Feitoza IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 23/01/2025 03/02/2025
Gracileide Ferreira do Nascimento IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/10/2024 03/02/2025
Iago de Andrade Dantas IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/10/2024 03/02/2025
Iraci Barbara Vieira Andrade IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/10/2024 03/02/2025
Johan Ramos Silveira Júnior IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 30/10/2024 03/02/2025
Jose Glaucio da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/10/2024 03/02/2025
Jose Wellington Borges Araujo Junior IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 30/10/2024 03/02/2025
Luana Maria de Lima Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/10/2024 03/02/2025
Maria Amanda Pessoa Campos Externo Integrante Sem vínculo Não 1 30/10/2024 03/02/2025
Maria Antonia de Lima Ripardo IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 23/01/2025 03/02/2025
Nathalia Almeida Alves IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/10/2024 03/02/2025
Raphael Rajao Ribeiro IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/10/2024 03/02/2025
Samuel Belarmino de Paiva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/10/2024 03/02/2025
Tatiana Ellen Diniz Nunes IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/10/2024 03/02/2025
Vitor Adler Reis Paiva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/10/2024 03/02/2025
Vitoria Letícia Oliveira Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 23/01/2025 03/02/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Material de Consumo 2819.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Projeto Arte e Cultura do IFCE Jaguaribe propõe ações educativas e culturais, envolvendo estudantes do Técnico Integrado em atividades direcionadas a variadas manifestações artísticas. Neste ano, o evento terá como foco exaltar a riqueza do cordel, expressão única da cultura nordestina. Promoverá a integração dos estudantes com a comunidade externa, valorizando a tradição regional. O tema "Cordel - A Poesia que Encanta" destacará atividades como oficinas de cordel, sarau poético e exposição de cordéis . Além disso, incluirá ações educativas dos estudantes junto à comunidade externa, como participação em oficinas e apresentações culturais para estudantes das escolas locais e comunidade . Buscamos estimular a criatividade e o protagonismo dos estudantes, contribuindo para sua formação cultural e preservação da rica herança nordestina.
Justificativa
O Projeto Arte e Cultura do IFCE Jaguaribe se apresenta como uma iniciativa de suma importância e relevância para a comunidade local, abordando diversas dimensões que impactam diretamente na vida dos estudantes, na preservação cultural e na integração social. Justificamos a realização deste projeto com base nos seguintes pontos: • Valorização da Cultura Nordestina: O cordel é uma expressão artística intrinsecamente ligada à cultura nordestina, representando não apenas uma forma de entretenimento, mas também um importante meio de preservação e transmissão dos valores, tradições e história dessa região. Promover um festival dedicado ao cordel é uma maneira de valorizar e reconhecer a riqueza cultural do Nordeste, contribuindo para a sua divulgação e perpetuação. • Estímulo à Educação e à Criatividade: O projeto oferece oportunidades para os estudantes do Técnico Integrado explorarem sua criatividade, desenvolverem habilidades artísticas e literárias, e expandirem seus horizontes culturais. As atividades propostas, como oficinas de cordel, sarau poético e exposições, incentivam a participação ativa dos estudantes, promovendo assim o aprendizado através da prática e da vivência cultural. • Integração e Inclusão Social: Ao reunir estudantes, professores e membros da comunidade em torno do tema do cordel, o projeto fomenta a integração social e a troca de experiências entre diferentes grupos e gerações. Além disso, o evento oferece um espaço inclusivo onde todos têm a oportunidade de participar e se expressar, independentemente de sua origem social, econômica ou cultural. • Fortalecimento da Identidade Regional: Jaguaribe e sua região circundante possuem uma identidade cultural única, marcada pela influência do cordel e de outras manifestações artísticas locais. O projeto contribui para o fortalecimento dessa identidade regional, proporcionando um ambiente propício para o reconhecimento e a valorização das tradições locais, e estimulando um senso de orgulho e pertencimento na comunidade. • Projeção do IFCE na Comunidade: A realização do projeto demonstra o compromisso do IFCE com a promoção da cultura, educação e integração social, consolidando sua imagem como uma instituição de ensino comprometida com o desenvolvimento integral de seus estudantes e com o bem-estar da comunidade em que está inserido. O evento não apenas oferece benefícios imediatos para os participantes, mas também contribui para a construção de relações mais sólidas e colaborativas entre o IFCE e a comunidade local, estabelecendo assim uma ponte entre a academia e a sociedade.
Público Alvo
Comunidade do município de Jaguaribe ( com foco nos alunos do ensino fundamental e médio das escolas)
Objetivo Geral
Promover a valorização da cultura nordestina, especialmente do cordel, entre os estudantes do Técnico Integrado e a comunidade em geral, através de atividades educativas e culturais que estimulem a criatividade, o interesse pela leitura e a produção artística.
Objetivo Específico
Promover a visibilidade e o protagonismo dos nossos estudantes através de apresentações culturais e o desenvolvimento de salas temáticas, contribuindo para o processo formativo do estudante e também da comunidade. ● Propiciar a integração de estudantes do IFCE - Jaguaribe junto à comunidade, mediante práticas educativas que apontam a herança artística do cordel e o estudo do seu contexto histórico. ● Contribuir para o desenvolvimento do repertório cultural dos alunos e da comunidade externa.
Metodologia
Metodologia 1. Planejamento e Divulgação: Planejamento: Encontros periódicos da equipe para definir cronogramas, responsabilidades e recursos necessários. • Divulgação: Uso de redes sociais, folders, cartazes e visitas às escolas locais para promover o projeto e atrair participantes. • Inscrição: Formulários online 2. Execução: • Atividades Contínuas: • Oficinas de cordel e xilogravura com artistas da comunidade Externa • Encontros semanais para desenvolvimento das atividades. • Evento FACE 2024: • Realização do Evento através apresentações culturais dos alunos do IFCE Jaguaribe no desenvolvimento de salas temáticas, integrando conteúdos vistos em sala de aula com a temática do cordel para a comunidade externa ( focando nos estudantes do ensino médio e fundamental das escolas do município de Jaguaribe) • Curricularização: • As atividades do Projeto Arte e Cultura do IFCE Jaguaribe serão integradas ao currículo dos cursos técnicos, proporcionando uma abordagem prática e contextualizada da aprendizagem. A avaliação dos alunos será baseada em sua participação e desempenho nas atividades propostas, garantindo uma mensuração justa e abrangente do seu envolvimento e progresso. • Além da avaliação acadêmica, haverá uma avaliação artística conduzida por artistas locais. Esses artistas assistirão às apresentações dos alunos e, com base em critérios previamente estabelecidos, pontuarão cada apresentação. Essa colaboração não só enriquece o processo avaliativo, proporcionando uma perspectiva externa e profissional, mas também incentiva os alunos a se dedicarem com mais afinco, sabendo que serão avaliados por profissionais atuantes na área. Avaliação das Ações pela Equipe e Participantes A avaliação dos estudantes será contínua e ocorrerá ao longo do período do projeto. O projeto incluirá diversas atividades, começando pela produção do roteiro da apresentação, que será feita pelos próprios alunos. A primeira atividade será a produção de um cordel, precedida por uma oficina ministrada pelo Seu Gonzaga, um artista local e produtor de cordel no município de Jaguaribe. Após a produção do cordel, os alunos participarão da criação de uma xilogravura para a capa do cordel. Para auxiliá-los, haverá uma oficina com a artista plástica Amanda Campos, também do município de Jaguaribe. Os alunos então se prepararão para o evento FACE 2024, vinculado ao projeto, onde realizarão salas temáticas. Essas salas terão temas diversos que relacionam o conteúdo de sala de aula com o cordel. O evento FACE ocorrerá durante dois dias e incluirá dois tipos de avaliação: 1.Avaliação interna: Realizada por professores e servidores do IFCE. 2. Avaliação Externa: Realizada por artistas locais convidados a assistir às apresentações. Esses artistas, considerados um "júri técnico", avaliarão a parte artística com base em critérios pré-estabelecidos. As notas dos alunos serão uma combinação das avaliações do júri técnico e dos professores do IFCE. Todo o processo avaliativo será integrado ao currículo e contribuirá para a nota acadêmica dos estudantes. Este modelo de avaliação garantirá que os alunos recebam feedback abrangente e construtivo tanto da comunidade interna quanto externa, incentivando um desenvolvimento contínuo e holístico. Participação Docente O Projeto tem a intenção de integrar todas as turmas dos cursos técnicos integrados do IFCE - Jaguaribe por meio de apresentações culturais, exposições, oficinas e salas temáticas. A participação docente se dará nos seguintes âmbitos: 1. Participação nas comissões organizadoras do evento. 2. Orientação dos alunos no desenvolvimento das salas temáticas. O evento pretende ocorrer anualmente, apresentando uma temática central a cada nova edição. Este ano, a temática será: Cordel. Salas Temáticas 1. Proposta das Salas Temáticas • Integrar o conteúdo visto em sala de aula (ou durante o curso) com a temática central do evento. • As apresentações das salas temáticas serão avaliadas com a intenção de compor nota na disciplina do curso. 2. Comissão Científica • Será composta uma comissão científica para definir os critérios avaliativos da performance dos alunos. 3. Liberdade para Propostas • Cada curso terá liberdade para trabalhar qualquer proposta de sala temática, desde que: 1. Seja condizente com o tema do evento: Cordel. 2. Seja condizente com o que está sendo trabalhado na disciplina. 4. Distribuição das Áreas de Conhecimento • As áreas de conhecimento (Linguagens, Ciências da Natureza, Matemática, Ciências Humanas) serão distribuídas entre as turmas. Reuniões Pós-Evento Após o evento, serão realizadas reuniões entre docentes e alunos para discutir pontos de melhoria e questões avaliativas entre as turmas. Após esse processo, serão confeccionados os certificados.