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Campus:
CAMPUS PARACURU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
IF Cultive
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Produção e Consumo Sustentáveis
Data de Início:
20/04/2024
Previsão de Fim:
20/04/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Paracuru
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Reunião
Frequência
Relatório
Questionário
Participação
Formas de Divulgação:
Faixa
Convite
Folheto
Redes sociais
Site institucional
Folder
E-mail
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Wesllen Melo da Costa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Andrea Moura da Costa Souza IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 20/04/2024 20/04/2025
Bianca da Silva de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/04/2024 20/04/2025
Jadeson de Sousa Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/04/2024 20/04/2025
José Raphael Lima Mendes IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/04/2024 20/04/2025
Jose Waltermille Soares IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/04/2024 20/04/2025
Lara Kailanny Albuquerque da Rocha IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/04/2024 20/04/2025
Milena Ferreira Mourão IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/04/2024 20/04/2025
Nara de Moura Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/04/2024 20/04/2025
Ofelia Raiany Albuquerque Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/04/2024 20/04/2025
Samylle dos Santos Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/04/2024 20/04/2025
Silvia Rafaela da Costa Dantas IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/04/2024 20/04/2025
Valdine Oliveira Moura IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/04/2024 20/04/2025
Vitoria Conceição Sousa Otaviano IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/04/2024 20/04/2025
Wesllen Melo da Costa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 20/04/2024 20/04/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A educação alimentar deve ser levada para o ambiente institucional, onde os educandos podem reforçar a adoção de bons comportamentos alimentares. Uma horta inserida em uma Universidade, não deve apenas se destinar à produção de alimentos, mas sim, ser associada como um projeto de cooperação entre a comunidade acadêmica e externa. Assim, o presente trabalho tem o objetivo de instaurar a valorização das atividades agrícolas realizadas pelos discentes do IFCE campus Paracuru, apresentando a sua importância na educação ambiental e alimentar, por meio de uma exposição dos produtos cultivados, manejo do solo, uso racional da água, compostagem, entre outros.
Justificativa
A agricultura é algo que indiretamente já faz parte do cotidiano do nosso IFCE Campus Paracuru visto que diversos alunos são filhos de agricultores da região de modo que há um saber agrícola que ao ser compartilhado dentro desse projeto é fundamental para o desenvolvimento da horta ao levar em conta o conhecimento local. Além disso, O projeto trará alguns benefícios, entre eles destacam-se: segurança alimentar, produção de alimentos saudáveis, estreitamento das relações ensino-aprendizagem, alinhamento com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, cooperação entre a comunidade acadêmica e externa, pois o projeto tem como proposta estreitar os laços com agricultores da região com o objetivo de compartilhar práticas/saberes relacionados à agricultura.
Público Alvo
O projeto tem como público alvo não apenas agricultores, alunos de escolas da região, associações, entre outras pessoas da comunidade externa que tenham interesse na temática da agroecologia, visto que o projeto da horta também servirá como um espaço de divulgação/capacitação para o desenvolvimento de uma horta comunitária visando este ambiente como uma forma de materializar a alfabetização ecológica.
Objetivo Geral
realizar uma exposição agrícola com hortaliças, leguminosas e plantas medicinais produzidas por meio da horta institucional do IFCE campus Paracuru, com o intuito de promover uma maior interação entre a comunidade acadêmica e comunidade externa.
Objetivo Específico
1. Fomentar a educação ambiental através do cultivo sustentável de hortaliças; 2. Dialogar com agricultores locais visando a utilização desse conhecimento no projeto da horta; 3. Realização de feiras solidárias incentivando a troca dos cultivares com a comunidade interna/externa por itens necessários à manutenção da horta; 4. Disponibilização de visitas para escolas, associações, técnicos e demais membros da comunidade externa fazendo da horta um ambiente de interação e aprendizado sobre agroecologia. 5. Realização de minicursos/oficinas sobre a implantação de hortas.
Metodologia
1ª Etapa : Escolha o local da horta. Considerando as culturas que serão escolhidas para cultivo, a gestão do campus será consultada acerca da disponibilização de uma área de 10,00mx14,00m próximo a uma fonte de água, que pegue sol, mas não em excesso, e de fácil acesso aos envolvidos na implantação e manutenção da horta. 2ª Etapa: Escolha das culturas a serem cultivadas. Para ajudar na escolha deve-se fazer um levantamento junto aos alunos, professores e servidores do IFCE campus Paracuru. Perguntando sobre preferências de consumo de folhosas, leguminosas, medicinais. Dentre outras informações que ajudem a traçar um perfil mínimo deste público (idade, gênero, hábitos e etc.) 3ª Etapa: Preparar a terra Ressaltando que essa etapa será feita em “mutirões” envolvendo toda a equipe, parceiros e colaboradores. Consistirá em analisar previamente a área após a limpeza, preparação dos canteiros e adição de adubo (estrume bovino) que será doado por agricultores da região. O sistema de irrigação utilizado consistirá no uso de um reservatório plástico de 2000 litros conectado com microaspersores e com gotejadores. 4ª Etapa: Preparação das mudas Esse processo pode ocorrer de forma paralela ao processo de preparação da terra. Os alunos sob a supervisão do professor responsável irão realizar a atividade de colocar as sementes das hortaliças escolhidas sobre fibra de coco levemente encharcada, cobertas com argila expandida, distribuídas em sementeiras de plástico de propileno de 162 células, com dimensões de 3cm x 18 cm x 9cm de altura, comprimento e largura respectivamente. Todas as sementes deverão ser colocadas em 0,5 cm de profundidade. As sementes deverão ser mantidas em ambiente externo e expostas a iluminação natural. Para a quebra de dormência as sementes deverão ser umedecidas por borrifamento, sempre que necessário. O monitoramento será feito pelas duas equipes acompanhadas dos professores desde a semeadura até germinar e ficarem mudas aptas a serem movidas para os canteiros. As mudas das plantas medicinais serão produzidas posteriormente. Em saquinhos com terra preparada (areia + estrume bovino na proporção de 1:1) e os aspectos fitotécnicos (altura da planta e número de folhas) serão monitorados até o momento do transplante para o local definitivo para o cultivo. 6ª Etapa: Manutenção/Cuidados diários e esporádicos de acordo com as culturas semeadas; Será realizada uma escala de dias e horários entre discentes visando o monitoramento da irrigação dos canteiros, remoção de ervas daninhas, verificação de possíveis pragas, entre outras rotinas necessárias. 7° Etapa: Consistirá na realização de convites para escolas, associações, prefeitura, para visitação/divulgação bem como para realização de oficinas/minicursos para a comunidade externa. 8° Etapa: Realização de feiras solidárias na época da colheita dos cultivares visando uma "troca" dos cultivares por itens necessários à manutenção da horta com a comunidade interna/externa.