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Campus:
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
2ª OCHARME do Cariri
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
06/05/2024
Previsão de Fim:
30/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1000
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1500
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Matriz Orçamentária do Campus
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Semi-Presencial
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Testes Objetivos
Testes Subjetivos
Debate
Trabalho em grupo
Seminário
Prova
Reunião
Pesquisa de Satisfação
Relatório
Questionário
Participação
Formas de Divulgação:
Entrega presencial de convites
Articulações institucionais
Jornal e TV
Convite
Rádio
Redes sociais
Site institucional
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Gagarin da Silva Lima
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Amaral Muniz Goncalves IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 06/05/2024 30/12/2024
Basilio Silva Neto IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 06/05/2024 30/12/2024
Flavia Cristiana da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 06/05/2024 30/12/2024
Francisco Rodrigo de Lemos Caldas IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 06/05/2024 30/12/2024
Gagarin da Silva Lima IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 06/05/2024 30/12/2024
Guilherme Brito de Lacerda IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 06/05/2024 30/12/2024
Jerciano Pinheiro Feijo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 06/05/2024 30/12/2024
Josemeire Medeiros Silveira de Melo IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 06/05/2024 30/12/2024
Luciano das Neves Carvalho IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 06/05/2024 30/12/2024
Luiza Maria Vieira de Lima IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 06/05/2024 30/12/2024
Maria Edione Pereira da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 06/05/2024 30/12/2024
Mauricio Soares de Almeida IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 06/05/2024 30/12/2024
Paulo Sergio Silvino do Nascimento IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 06/05/2024 30/12/2024
Rodrigo Queiros de Almeida IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 06/05/2024 30/12/2024
Wandinalva Fernandes Lima IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 06/05/2024 30/12/2024
Zelia Maria de Lima Pinheiro IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 06/05/2024 30/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
UniFAP - arquitetura e Urbanismo. Não
UNILEÃO - Centro Universitário. Não
SESC - Unidade Juazeiro do Norte Não
Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri Não
Museu de Paleontologia - Plácido Cidade Nuvens Não
ESCOLA DE SABERES DANIEL WALKER ALMEIDA MARQUES Não
Fundação Casa Grande - Memorial do Homem do Kariri Não
Fundação Memorial Padre Cícero Não
Revista Cariri das Antigas Não
Universidade Federal do Cariri - UFCA Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 4.626,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A OCHARME DO CARIRI em 2024 chega na sua segunda edição. A OCHARME do Cariri é a primeira Olimpíada Caririense de História, Arte e Metodologias Educacionais, voltada para atender o público estudantil do ensino Fundamental I e II do Cariri cearense, sendo integralmente organizada por servidores do IFCE – Campus Juazeiro do Norte. A supracitada olimpíada, possibilitará aos jovens estudantes da nossa região, um despertar dialógico do conhecimento sobre aspectos humanos, sociais, econômicos, culturais, históricos, paleontológicos, geográficos, políticos e ambientais do Cariri Cearense. Serão abordadas temáticas relacionadas também a cultura Indígena e negra, arte, patrimônio material e imaterial, literatura, costumes, personagens históricos, lendas, pessoas, paisagens, meio ambiente, culinária, clima, aspectos econômicos, políticos, sociais e religiosos do Cariri Cearense, entre outros.
Justificativa
A velocidade com que as diversas ferramentas tecnológicas voltadas a educação escolar e/ou as necessidades do cotidiano das pessoas fora dela, é um fenômeno avassalador e sem retorno, isso é fato, até certo ponto óbvio. Essas inumeráveis mudanças que ocorreram nos últimos anos, fizeram emergir diversas consequências, como por exemplo, o aumento da evasão escolar, da violência e da apatia por parte dos estudantes, diante do conhecimento livresco e da sala de aula convencional. Inúmeros fatores ajudam a entender este fenômeno do início do século XXI, pós-pandêmico. Um deles é a abordagem de diversos conteúdos, por vezes, desvinculados do cotidiano dos estudantes. O Ensino de História, neste sentido, não é uma exceção. Muitas vezes, os temas abordados em sala de aula ou nos materiais didáticos, privilegiam uma História bastante distante da realidade de boa parte daqueles que estão em sala de aula, por vezes é uma história decoreba e/ou verticalizada e sudestina. A História Regional, segundo José D´Assunção Barros, constitui-se em uma maneira de abordar a História, de fazer (no sentido de escrever/produzir), que, neste caso, dá especial atenção ao uso das fontes regionais. Sua preocupação se volta para um espaço regional, que não necessariamente está “associado a um recorte administrativo ou geográfico, podendo se referir a um recorte antropológico, a um recorte cultural ou a qualquer outro recorte proposto pelo historiador de acordo com o problema histórico que irá examinar”. É nesse contexto histórico, socioantropológico e educacional, que compreendemos a importância e a necessidade da OCHARME do CARIRI, como instrumento educacional que pode possibilitar através do estudo regional, apontar caminhos e trilhas metodológicas importantes para compreensão do mundo no qual o aluno está inserido. Mesmo estudando distante geograficamente dos grandes centros de poder político, econômico e/ou tecnológicos, há conexões indeléveis entre esses dois mundos, e portanto devem ser trabalhados a partir da realidade dos alunos por meio da Regionalização da História, pois esse procedimento possibilita abordar a multiplicidade das variantes realidades, reinserindo-os na histórica realidade globalizante e atomizada do nosso tempo.
Público Alvo
A 2ª OCHARME do Cariri se destina exclusivamente a estudantes regularmente matriculados em escolas públicas e particulares do Ensino Fundamental I e II (4º, 5º 6º, 7º, 8º e 9º anos) e da Educação de Jovens e Adultos do ciclo correspondente ao fundamental II, que fazem parte dos 29 municípios do Cariri Cearense. Em 2024 ofertaremos três modalidades divididas da seguinte forma: Escolas da Rede Privada – Modalidade Pé de Pitomba (4º e 5º anos); Escolas da Rede Pública – Modalidade Soldadinho do Araripe (6º e 7º anos) e a Modalidade Flor do Mamulengo (8º e 9º anos). Municípios situados na Macrorregião do Cariri cearense, que é composto por vinte e nove cidades, de acordo com dados do IBGE: Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas e Várzea Alegre.
Objetivo Geral
Publicizar e consolidar a missão e a marca do Instituto Federal do Ceará, em todas as 29 cidades que compõem o Cariri Cearense, destacando a relevância do padrão de excelência do ensino, da pesquisa e da extensão do IFCE de forma geral e em particular do IFCE Campus Juazeiro do Norte. Estreitar vínculos de articulação, interação, cooperação com a Sociedade Caririense, além de outros atores institucionais, tais como: Secretarias Municipais de Educação, Universidades, ONGs, Fundações, Museus, Associações de Artistas, entre outros, visando à transformação social e o desenvolvimento regional.
Objetivo Específico
Oportunizar aos estudantes do ensino fundamental I e II, o contato com a produção acadêmica das/nas Universidades do Cariri, do Ceará e do Brasil: pesquisas, artigos, teses, dissertações, e monografias. Divulgando também dessa forma a produção acadêmica do Cariri e sobre o Cariri; Estimular e promover o estudo da História regional, além de dialogar com temas interdisciplinares (Arte e Educação, Geografia, Literatura, Arqueologia, Paleontologia, Patrimônio Cultural, Urbanismo, Atualidades entre outros temas), pertinentes ao Cariri cearense. Incentivar o uso de TICs e Metodologias Ativas pelos professores das Ciências Humanas. Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica das escolas públicas da região do Cariri; Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas e privadas, com cursos certificados da temática regional, atendendo a uma demanda local e dessa forma, poderemos contribuir com a sua valorização profissional. Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento científico. Promover a inclusão de direito e de fato, e a inserção dos(as) alunos(as) PCDs/Neurodivergentes(as) na Olimpíada Caririense de História, Artes e Metodologias Educacionais – OCHARME do Cariri, visando dessa forma combater os diversos estigmas e preconceitos, que por ventura ainda é muito presente em nossa sociedade.
Metodologia
1 - A OCHARME do CARIRI 2024 será composta por (duas) Fases aplicadas pelos professores em suas respectivas escolas e equipes que são responsáveis, e (uma) Fase Final Presencial, que será realizada no Campus do IFCE na cidade de Juazeiro do Norte, conforme cronograma apresentado no edital e regras estabelecidas no Regulamento Oficial da OCHARME do CARIRI 2024. 2 - Cada fase é classificatória e eliminatória, e os pontos obtidos são cumulativos para as fases seguintes. 3 - As datas da aplicação das fases da prova da OCHARME do CARIRI 2024, consta no Cronograma Oficial da OCHARME do CARIRI. 4 - As questões e/ou tarefas das Fases Online serão disponibilizadas, acessadas e obrigatoriamente resolvidas e respondidas única e exclusivamente por meio do Site oficial, que abriga a OCHARME do Cariri (https://ocharme.com.br), e seu email oficial: ocharme.cariri@juazeiro.ifce.edu.br 5 - Níveis da Olimpíada 5.1 - A prova da OCHARME do CARIRI será realizada em três níveis denominados, a saber: Nível I – PÉ DE PITOMBA: estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I; Essa modalidade é exclusiva para estudantes das escolas da rede particular de ensino da região do Cariri Cearense. Nível II – SOLDADINHO do ARARIPE: estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II e da EJA (em séries/semestres equivalentes às duas séries iniciais do Ensino Fundamental II); Essa modalidade é exclusiva para estudantes das escolas da rede pública de ensino da região do Cariri Cearense. Nível III - FLOR DO MAMULENGO: estudantes do 8º e 9º anos e da EJA (em séries/semestres equivalentes às duas séries finais do Ensino Fundamental II); Essa modalidade é exclusiva para estudantes das escolas da rede pública de ensino da região do Cariri Cearense. 6 - Características da prova da Primeira Fase 6.1 - A escola será a única responsável pela aplicação da prova da Primeira Fase, que consiste em uma prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, composta de 12 (doze) questões de múltipla escolha. As questões(1, 2, 3 e 4 tem peso 1); As questões(5, 6. 7 e 8 tem peso 2) e as questões ( 9, 10, 11 e 12 tem peso 3). Cada questão vale 1 (um) ponto, que deve ser multiplicada pelo seu respectivo peso, dessa forma totalizando como pontuação máxima, 24 (vinte e quatro) pontos, sendo certo que cada questão dispõe de 5 (cinco) opções de resposta (A, B, C, D e E), dentre as quais apenas uma delas é que deve ser assinalada. 6.2 - A prova da Primeira Fase é destinada a todos os alunos participantes, sendo diferenciada de acordo com o nível (1, 2 e 3), conforme descrito no Regulamento. 6.3 - A nota da prova da Primeira Fase será somada com a nota da prova da Segunda Fase, de modo que a prova da Primeira Fase, tem caráter classificatório e eliminatório; 6.4 - O ponto de corte nessa primeira fase será de 18 pontos do total máximo que é de 24 pontos, o que representa 75% da pontuação máxima da primeira fase. 6.5 - As questões propostas nas provas apresentam conteúdos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e compatíveis com os respectivos níveis. 7 - Características da prova da Segunda Fase 7.1 A Segunda Fase se caracteriza pela aplicação de prova discursiva a ser realizada pela escola, de caráter eliminatória e classificatória, composta de 1 tarefa, valendo de 0 a 100 (zero a cem) pontos. 7.2 - A prova da Segunda Fase se destina a todos os alunos participantes classificados na Primeira Fase, sendo diferenciada de acordo com o nível (1, 2 e 3), conforme descrito no Regulamento. 7.3 – O ponto de corte na tarefa da segunda fase será de 80 pontos do total máximo que é de 100 pontos, o que representa 80% da pontuação máxima da segunda fase. 8 - Da Classificação para a fase final. 8.1 – A quantidade de equipes classificadas para a Terceira Fase (fase final) da 2ª OCHARME do CARIRI, será de 100 (cem) equipes, divididas de acordo com os níveis. 8.2 – Modalidade Pé de Pitomba - As 30 equipes classificadas com as maiores pontuações depois de somadas as duas etapas. 8.3 – Modalidade Soldadinho do Araripe - As 35 equipes classificadas com as maiores pontuações depois de somadas as duas etapas. 8.4 – Modalidade Flor do Mamulengo - As 35 equipes classificadas com as maiores pontuações depois de somadas as duas etapas. 8.5 - Perfazendo um somatório total de 100 (cem) equipes finalistas, dentre as que obtiverem maior pontuação acumulada nas fases anteriores em ordem crescente de classificação, de acordo com os três níveis supracitados. 8.6 - A classificação será divulgada em ordem crescente, de acordo com a pontuação obtida das equipes, através do Site oficial, que abriga a OCHARME do Cariri (https://ocharme.com.br) . 9 - Dos Critérios de Desempate. 9.1 - Em caso de empate na pontuação das equipes na segunda fase, serão utilizados os seguintes critérios de desempate: 1. Maior pontuação das equipes na tarefa da fase 2 (dois). 2. Maior pontuação das equipes na fase 1(um). 3. Em caso de empate na pontuação das equipes na fase final, serão utilizados os seguintes critérios de desempate: 1. Maior pontuação das equipes na tarefa da fase 3 (três). 2. Maior pontuação das equipes na tarefa da fase 2 (dois). 3. Maior pontuação das equipes na fase 1(um). 10 - Da Fase Final 10.1 - A Fase Final Presencial e a Cerimônia de Premiação da OCHARME do CARIRI 2023, ocorrerão no Campus Juazeiro do Norte do Instituto Federal do Ceará, situado na Av. Plácido Aderaldo Castelo, 1646 - Planalto, Juazeiro do Norte – CE, nas datas previstas no Edital. 10.2 - Na Fase Final Presencial da OCHARME do CARIRI 2024, as equipes deverão realizar uma Atividade Avaliativa, cuja pontuação varia de 0 (zero) a 1000 (mil) pontos. 10.3 - O acesso ao local de aplicação das provas/atividades na Fase Final Presencial da OCHARME do CARIRI 2024 é restrito e exclusivo para membros(as) Estudantes das equipes finalistas, membros(as) da Comissão Organizadora da OCHARME do CARIRI e Colaboradores(as) devidamente identificados. É vetado o acesso aos blocos, corredores e salas de aplicação a familiares, pais, mães, professores(as), gestores(as) de ensino e quaisquer outros(as) acompanhantes ou pessoas alheias ao processo. 10.4 - Paralelamente a Olimpíada, diversas ações darão suporte a execução exitosa da mesma, tais como: Apresentação do projeto para estudantes das diversas escolas públicas do Cariri, mesa-redonda avaliativa da olimpíada com professores finalistas, coordenações pedagógicas das diversas escolas participantes da olimpíada, juntamente com os membros da comissão organizadora da OCHARME do Cariri. Também teremos como ação acadêmica, a publicação de um artigo científico, que poderá servir como referencial pedagógico para alunos, professores, coordenações pedagógicas e pais. Essas ações visam fortalecer e divulgar a importância histórica da região do cariri cearense.