Exibir Ação

Campus:
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
SOLDADINHO DO ARARIPE
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
03/06/2024
Previsão de Fim:
02/06/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
25
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Barbalha
Crato
Juazeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Rubens Cesar Lucena da Cunha
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
MARIA RAMOS FELIX AEASA - ASSOCIAÇÃO ESCOLINHA DE ATLETISMO SOLDADINHO DO ARARIPE Integrante Sem vínculo Não 4 03/06/2024 02/06/2026
Rubens Cesar Lucena da Cunha IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 03/06/2024 09/04/2026
Savia Maria da Paz Oliveira Lucena IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/06/2024 02/06/2026
VALMIR DOS SANTOS AEASA - ASSOCIAÇÃO ESCOLINHA DE ATLETISMO SOLDADINHO DO ARARIPE Integrante Sem vínculo Não 4 03/06/2024 02/06/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
AEASA Sim Outro (Convênio e parceria) 23261.001237/2024-18
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto de extensão Soldadinho do Araripe é uma junção do esforço entre o professor Rubens César Lucena da Cunha do IFCE em parceria com a AEASA – Associação Escolinha de Atletismo Soldadinho do Araripe, fundada em 23 de agosto de 2019 que é uma associação, sem fins lucrativos, com sede no Município de Juazeiro do Norte - Estado do Ceará, situada na Rua Dom Pedro II, 1.111 A - Bairro Franciscanos, CEP: 63020-030, CNPJ 34.890.126/0001-09, cuja criação e fundação se deu pelo professor de Educação Física Valmir dos Santos e mais José Nilton Araújo de Sousa; Tamires Luna Barros; Maria Ramos Felix; Jucimar Alves Costa; Vilmar dias da Silva; Rafaela Coelho Pereira; Maria Jucilene Pereira da Cruz; Cícera Maria Alves Costa e Maria do Socorro Alves da Costa seus primeiros fundadores. Fundada com a missão e princípio básico de fomentar o esporte, mas, acima de tudo, de facilitar a inclusão social por meio do atletismo a crianças e adolescentes carentes da região do Cariri, principalmente na região do CRAJUBAR, mais especificamente na Cidade de Juazeiro do Norte, sede da Associação.
O projeto atendera jovens e adolescentes de classe social baixa ou não e que estejam em situações de vulnerabilidade social ou não, seja ela independente de cor, raça ou religião e que residam nos bairros adjacentes ao IFCE campus Juazeiro do Norte como Aeroporto, João Cabral, Campo Alegre e Tiradentes além de estar aberto a todos da região do CRAJUBAR (Crato, Juazeiro e Barbalha) que por motivos de adesão queiram participar incluindo a comunidade interna. O Projeto vai dar suporte ao professor da disciplina de Metodologia do Ensino do Atletismo do IFCE em realizar com os seus discentes práticas voltadas para elaboração de plano de treinamento da iniciação ao rendimento, da preparação na formação do cidadão até chegar no atleta de competição.
O projeto funcionará nas dependências da pista de atletismo no campus Juazeiro do Norte nos dias de terças e quintas de 15h as 18hs e aos domingos de 7hs até as 11hs.
Justificativa
Para atender a necessidade de oportunizar a comunidade carente e de baixa renda a vivenciar as atividades esportivas nasceu a ideia de trabalhar o Atletismo no IFCE, campus Juazeiro do Norte.
Nas comunidades circunvizinhas nos deparamos com um grupo formado por crianças, adolescentes e jovens adultos, bastante vulneráveis às drogas lícitas, ilícitas e outros perigos da vida moderna, a grande maioria, com idades entre 08 a 17 anos, totalmente carentes de lazer, esportes e outras atividades lúdicas fora do horário escolar, a partir dessas constatações, surgiu a ideia de voluntariamente apresentar a prática do Esporte, especificamente o Atletismo, para esse grupo. Sendo assim, resolvemos tentar envolver e sensibilizar as referidas comunidades, inicialmente, propondo a realização de atividades físicas e lúdicas através do projeto Soldadinho do Araripe de Atletismo.
Público Alvo
O projeto atendera cerca de 40 jovens e ou adolescentes de classe baixa ou não, em risco de vulnerabilidade social ou não, assim como outras classes sociais residentes na região do Cariri, principalmente na adjacência do campus do IFCE, como os bairros do Aeroporto, João Cabral, Tiradentes, Campo Alegre.
Objetivo Geral
Possibilitar ao participante a iniciação esportiva por meio do “esporte base de todos os esportes”, mais conhecido como o “Atletismo”, onde serão trabalhados o conjunto de provas da modalidade através dos movimentos naturais de correr, lançar, arremessar e saltar, com uma práxis pedagógica criativa visando estimular suas potencialidades e habilidades para o esporte. Além de transmitir os valores apresentados no esporte como respeito, ética, moral, disciplina e responsabilidade social, solidariedade e espírito de equipe importantes na formação de um cidadão integro e crítico para sociedade.
Objetivo Específico
Oportunizar aos alunos uma prática esportiva de qualidade e segura; contribuir na melhoria do estilo de vida e qualidade de vida dos jovens e adultos participantes do projeto; contribuir para diminuição da exposição aos riscos sociais (drogas, prostituição, gravidez precoce, criminalidade, trabalho infantil, assegurar o exercício da cidadania); democratizar o acesso ao esporte, como forma de inclusão social, ocupando o tempo ocioso dos participantes em situação de vulnerabilidade social ou não; trabalhar o respeito ao próximo valorizando a diversidade de gênero e etnia.
Metodologia
O projeto será realizado com cerca de 40 jovens e adolescentes, do gênero masculino e feminino. Os alunos deverão efetuar a inscrição no projeto através do preenchimento de uma ficha cadastral que contenha seus dados pessoais e que trace seu perfil sócio econômico. Uma vez integrados ao programa, os alunos serão submetidos ao treinamento sistematizado em longo prazo. Os treinamentos ocorrerão 3 vezes por semana e cada sessão terá duração de 3h. Com o objetivo de acompanhar a resposta ao treinamento, os atletas serão submetidos a avaliações físicas de controle a cada 3 meses. As atividades acontecerão na Pista de Atletismo do IFCE, campus Juazeiro do Norte, nos dias de terças e quintas de 15h as 18hs e aos domingos de 7hs até as 11hs através de um treinamento sistematizado, sendo importante submetê-los a cargas controladas de treinamento técnico e físico por um período longo de tempo, respeitando seu desenvolvimento biológico para que suporte tais cargas ao longo de todo o processo de treinamento. O projeto terá a função de iniciar e desenvolver jovens talentos do sexo masculino e feminino para participar de provas de atletismo realizadas na própria instituição, na região, ou ainda a nivel estadual e nacional através da autorização dos pais e acompanhamento dos professores. Como parte do processo de ensino-aprendizagem, as competições esportivas fazem-se necessárias, pois estimulam a prática e a continuidade do processo de desenvolvimento aluno, que será capaz, através da competição, de praticar os valores e habilidades motoras adquiridas, contrapondo esforço e resultado através da valorização do processo como um todo e não somente da vitória e derrota. Dessa forma, a competição é um meio eficiente de expor o praticante à realidade e que o permite vivenciar, através das regras, do convívio com seus companheiros e adversários e da busca incessante por bons resultados e pela evolução, valores como a disciplina, esforço, dedicação e competitividade, fundamentais no processo de formação de alto rendimento. O projeto terá momentos com palestrantes para discutir temas relacionados a valorização do próximo a diversidade de gênero e etnia e outros temas abordados conforme necessidade no desenvolver do projeto, as palestras serão realizadas na própria área de treinamento e ou no auditório do IFCE conforme especificidade a ser abordada. O registro de fotos em todos os momentos do projeto a presença, os resultados em festivais e competições fazem parte da avaliação a ser realizada.