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Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Perfil Conceitual das Mulheres Cientistas no Basil.
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
11/06/2024
Previsão de Fim:
14/06/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
14
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Carga Horária de Execução do Evento:
20
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Semi-Presencial
Municípios de abrangência
Tianguá
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Frequência
Formas de Divulgação:
E-mail
Atividades Realizadas:
Encontro
Ciclo de Debates
Apresentação
Nome do Responsável:
Cynthia Pinheiro Santiago
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Amanda da Silva Madeira IFCE/campus Tianguá Integrante Sem vínculo Não 4 29/05/2024 01/06/2024
Cynthia Pinheiro Santiago IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 29/05/2024 01/06/2024
Dayane Almeida IFCE/campus Tianguá Integrante Sem vínculo Não 4 29/05/2024 01/06/2024
Edinaldo Ribeiro Neres IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/05/2024 01/06/2024
Francisco Kildare Cruz Gonçalves IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/05/2024 01/06/2024
⁠Gabriele Gomes Ferreira IFCE/campus Tianguá Integrante Sem vínculo Não 4 29/05/2024 01/06/2024
Jessica Caroline Lima de Abreu IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/05/2024 01/06/2024
Lyara Isaias Amaral IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/05/2024 01/06/2024
Marcos Vinicius Pereira Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/05/2024 01/06/2024
Maria Clara Ribeiro Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/05/2024 01/06/2024
Maria Erica Passos Olivindo IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/05/2024 01/06/2024
Maria Poliana Mendes Ribeiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/05/2024 01/06/2024
Micaele de Meneses Moura IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/05/2024 01/06/2024
Rejane Mendes de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/05/2024 01/06/2024
Suelem Maquine Rodrigues IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 29/05/2024 01/06/2024
Thalita Rodrigues Reis da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/05/2024 01/06/2024
Vaneza dos Santos Sales IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/05/2024 01/06/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Os processos e espaços educacionais são permeados de intencionalidades, nesse universo transcorrem diversidades complexas de significados e pensamentos. Sob a perspectiva do Perfil Conceitual, devemos compreender a origem e os percursos pelos quais se constituíram e se estabilizaram os conceitos, deste modo, adentrando aos processos de aquisição, tomadas, sedimentação, internalização e externalização dos conhecimentos. Tal evento será realizado durante quatro dias, no formato on-line. O curso propõe trabalhar, de diversas formas, as temáticas relacionadas às mulheres nas Ciências, para, assim, delinear-se rumo a proposição de um Perfil Conceitual das Mulheres Cientistas no Brasil. Será necessário buscar uma diversidade de fontes para assim aplicar uma metodologia que otimize os resultados. (MORTIMER et. al., 2014), favorecendo um verdadeiro jogo interdisciplinar de saberes, em ampla dialogicidade. Diversas inquietações e lacunas motivaram o anseio por realizar a pesquisa, e, para tanto, foi escolhido um ambiente considerado propício para execução da pesquisa o Projeto Lua, que foi fundado em 2019 por alunas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Campus Tianguá. O Projeto Lua atua com ações extensionistas que contribuem com o desenvolvimento da sociedade a partir de questões apresentadas no contexto das meninas e das mulheres nas Ciências e Tecnologias, tais ações surgem através da percepção do contexto social vivenciado pelos acadêmicos, conduzindo uma formação profissional mais dialógica e democrática. Ações extensionistas interligam ensino pesquisa e gestão promovendo o elo entre teoria, prática e contexto. (CRUZ et al.,2011) Contribuindo de forma ativa para criticidade estudantil, assim como sobre a responsabilidade social da sua futura profissão. Nesse contexto, o Projeto Lua tem o objetivo de propiciar contextos de imersão na realidade das meninas e das mulheres nas Ciências e tecnologias, favorecendo novas narrativas, oportunidades, informações e conhecimentos. Indo ao encontro da gênese da proposta extensionista nas universidades: protagonismo e transformação social. Já sob o contexto do Projeto Lua, surge a Revista devas (DEVAS), o nome Devas remete ao gênero feminino do profissional “dev” (abreviação de web developer) em termos gerais, estes profissionais coletam dados online e usam todas as suas habilidades sistemas emergentes. Sendo uma ação contínua do Projeto Lua, a revista possui caráter interdisciplinar que objetiva trazer matérias, artigos jornalísticos, científicos, além de ações como palestras, entrevistas, cursos e eventos que promovem a história, narrativas pessoais e protagonismo das mulheres e meninas nas Ciências e Tecnologias. Essa revista possui a característica singular em formato um periódico eletrônico acadêmico-científico como uma fonte concreta e contínua da força interdisciplinar das ações extensionistas relacionadas as mulheres nas Ciências.
Justificativa
Compreendemos que a formação de conceitos constitui-se de formas polissêmicas e que a Teoria dos Perfis Conceituais proposta por Mortimer (1996) apresenta o conceito como algo concebido pelos sujeitos de forma individual e complexa. Para isso, apresentam-se permeados de posicionamentos axiológicos, epistemológicos, ontológicos, dentre outros, movimentando-se de forma contínua para desenvolver concepções, conceitos, posicionamentos e tantas outras sistematizações que realizamos durante nossa existência. Acreditamos ser de fundamental importância compreender quais as raízes conceituais no Ensino de Ciências, refletindo sobre questões diversas como as de gênero, poder e identidade. Muitas vezes, esses estudos dialogam com os estudos focaultianos que discutem constituições históricas relacionadas às práticas discursivas sobre a identidade do sujeito mulher, ainda situadas, majoritariamente, fora das dimensões científicas. Essas discussões possuem caráter indispensável, por serem constituintes da gênese das Ciências que está em compreender sem fazer acepções. Pretendemos contribuir com compreensões a respeito dos conceitos de mulher cientista no Brasil, relacionando a relevância da temática com o ensino de Ciências em consonância com os diálogos estabelecidos com os discentes do Projeto Lua e da Revista Devas. Assim como também provocar questionamento sobre o viés discursivo e acadêmico acerca das mulheres nas Ciências, essenciais para proposição de um perfil conceitual da mulher cientista no Brasil.
Público Alvo
Egressos do Projeto Lua e da Revista Devas
Objetivo Geral
Proporcionar uma imersão às temáticas correlacionadas às mulheres nas ciências, refletindo diretamente sobre as mulheres Cientistas no Brasil a fim de gerar uma proposição de perfil conceitual para Mulheres Cientistas no Brasil.
Objetivo Específico
1) Realizar junto ao grupo uma intervenção reflexiva sobre a temática, reconhecendo o privilégio que o espaço dialógico que grupos acadêmicos oportuniza, gerando interação, democratização, complementação de saberes, construção de novas concepções, oportunizando um processo ativo e analítico de compartilhamento de ideias e saberes. 2) Organizar um levantamento sobre as percepções construídas no meio social e escolar sobre a mulher cientista, dessa forma mapear categorias que irão ser convertidas em zonas de perfil conceitual, por meio de um questionário direcionado. 3) Proporcionar um exercício de reflexão sobre o momento atual e fazer uma prospecção da carreira científica, nos próximos 10 anos, para mulheres cientistas no Brasil.
Metodologia
O Grupo de Intervenção Reflexiva situa-se no campo das pesquisas qualitativas pois possibilita abordagens metodológicas que abarcam processos dinâmicos, priorizando a interação e seus múltiplos discursos. A escolha do grupo delineou-se com base no universo investigado, por tratar-se de grupo de estudantes de Licenciatura em Letras e Física, como também, estudantes do Bacharelado em Ciências da Computação e alunos redatores de uma revista científica que publica histórias reais de mulheres nas Ciências, a Revista Devas, fruto de um projeto de extensão, que atualmente faz parte do Projeto Lua. Este projeto foi fundado em 2019 por alunas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Campus Tianguá. A fim de promover igualdade entre os gêneros na área das Ciências e tecnologias. Inicialmente, de forma mais generalizada o grupo pode ser configurado como uma forma inicial de entrevista coletiva, para o qual foram construídos instrumentos específicos a fim de alcançarmos nosso objetivo final sobre a proposta de formação do perfil conceitual para mulher cientista no Brasil. Ao adotarmos o grupo para realizar a intervenção, reconhecemos o privilégio que o espaço dialógico que grupos acadêmicos oportuniza, gerando interação, democratização, complementação de saberes, construção de novas concepções, oportunizando um processo ativo e analítico de pesquisa. Visando a obtenção dos dados organizaremos, inicialmente, quatro momentos, podendo estender-se em mais encontros, a depender da necessidade e complexidade das questões geradas. Logo, o grupo selecionado para intervenção será formado por discentes que fazem parte do Projeto Lua e Revista Devas.