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Campus:
CAMPUS MARANGUAPE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Práticas de Gestão Cultural
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Gestão Pública
Data de Início:
15/07/2024
Previsão de Fim:
20/01/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
500
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Captação de recursos externos
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Igor de Moraes Paim
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Aline Lima Secretaria de Cultura do Ceará Integrante Sem vínculo Sim 2 22/07/2024 09/09/2024
Cecília Rabelo Secretaria de Cultura do Ceará Integrante Sem vínculo Sim 2 22/07/2024 09/09/2024
Diana Célia Gomes Secretaria de Cultura do Ceará Integrante Sem vínculo Sim 2 22/07/2024 09/09/2024
Edson Alves Filho Secretaria de Cultura do Ceará Integrante Sem vínculo Sim 2 22/07/2024 09/09/2024
Franzé Silva Secretaria de Cultura do Ceará Integrante Sem vínculo Sim 2 15/07/2024 09/09/2024
Igor de Moraes Paim IFCE Coordenador Docente IFCE Sim 6 15/07/2024 02/01/2025
Laide Ane de Oliveira Ferreira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Sim 4 15/07/2024 20/01/2025
Michelsen Diógenes Secretaria de Cultura do Ceará Integrante Sem vínculo Sim 2 15/07/2024 09/09/2024
Nilde Ferreira Secretaria de Cultura do Ceará Integrante Sem vínculo Sim 2 15/07/2024 09/09/2024
Pedro Domingues Secretaria de Cultura do Ceará Integrante Sem vínculo Sim 2 15/07/2024 09/09/2024
Pedro Igor Secretaria de Cultura do Ceará Integrante Sem vínculo Sim 2 15/07/2024 09/09/2024
Quezia Brandao Souto IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Sim 4 15/07/2024 30/09/2024
Rafaela Celi de Lima Figueredo IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Sim 4 15/07/2024 30/10/2024
Thamara Madeiro Secretaria de Cultura do Ceará Integrante Sem vínculo Sim 4 15/07/2024 19/08/2024
Zaneir Teixeira Secretaria de Cultura do Ceará Integrante Sem vínculo Sim 2 15/07/2024 09/09/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Secretaria de Cultura do Ceará Sim Convênio 23255.003169/2024-19
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 15.518,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 147.180,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 8.000,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto "Formação em Práticas de Gestão Cultural" se configura como uma inovadora iniciativa de capacitação, promovida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) em estreita colaboração com a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. Destina-se a profissionais envolvidos na gestão cultural municipal do Ceará, especialmente dirigentes e técnicos das secretarias de cultura dos 184 municípios do estado. Diante da complexidade inerente à gestão cultural, que exige não apenas compreensão das políticas culturais, mas também habilidades para mobilizar recursos e implementar estratégias eficazes, surge a necessidade de um programa que fundamente sua ação na capacitação robusta desses profissionais. Com esse objetivo, o curso é estruturado para fornecer uma base sólida de conhecimento teórico aliado a práticas aplicadas, focando em particular na operacionalização do Plano de Aplicação Anual de Recursos (PAAR) conforme diretrizes da Política Nacional Aldir Blanc. Este curso se destaca por sua modalidade EAD, permitindo uma ampla participação e flexibilidade, essencial para atender as necessidades dos profissionais que atuam em diversos contextos municipais pelo vasto território cearense. A utilização de tecnologias de educação a distância é uma resposta estratégica para superar limitações geográficas e promover uma formação inclusiva e acessível. Além disso, o projeto visa criar uma rede de conhecimento e colaboração entre os municípios, estabelecendo um ambiente de aprendizado contínuo e cooperação técnica. A expectativa é que, ao final do curso, cada equipe gestora não apenas esteja mais preparada para desenvolver e implementar o PAAR de maneira eficiente, mas também se torne um ponto de catalisação para o fortalecimento das práticas culturais em suas localidades. Em suma, o "Formação em Práticas de Gestão Cultural" é um projeto estratégico que se alinha com os objetivos de desenvolvimento cultural sustentável do estado do Ceará, proporcionando ferramentas e conhecimentos essenciais para a qualificação das equipes gestoras municipais, e fortalecendo a cultura como pilar de desenvolvimento social, econômico e humano.
Justificativa
O projeto "Formação em Práticas de Gestão Cultural" é essencial diante dos desafios que permeiam a gestão cultural no contexto municipal brasileiro, particularmente no estado do Ceará. A cultura, reconhecida como um direito fundamental e um pilar do desenvolvimento sustentável, necessita de uma gestão eficiente e inovadora para florescer e atingir seu potencial pleno. Este projeto não somente responde a uma necessidade imediata de capacitação formalizada, como também se alinha às diretrizes nacionais e internacionais sobre a importância estratégica da cultura. Necessidade de Capacitação Especializada A complexidade da gestão cultural exige que os gestores não só compreendam as políticas culturais vigentes, mas também sejam capazes de implementá-las de maneira eficaz e sustentável. A formação proposta visa equipar os gestores com conhecimentos e ferramentas necessárias para o planejamento e execução de políticas culturais, incluindo a gestão de recursos conforme exigido pela Política Nacional Aldir Blanc. Alinhamento com Políticas Nacionais e Internacionais A Política Nacional Aldir Blanc de Emergência Cultural (Brasil, 2020) sublinha a necessidade de transparência na aplicação de recursos e na promoção de ações culturais que beneficiem a sociedade de forma equitativa. Além disso, a UNESCO em seus múltiplos documentos, ressalta a cultura como um eixo essencial para o desenvolvimento sustentável, requerendo gestores qualificados e proativos (UNESCO, 2018). Desenvolvimento Local e Regional Investir na capacitação das equipes gestoras é também uma estratégia para estimular o desenvolvimento econômico e social local e regional. Estudos indicam que iniciativas culturais bem geridas podem catalisar o desenvolvimento local, promover o turismo cultural e fortalecer a identidade e coesão social (Belfiore, 2006; Pratt, 2010). Resposta às Necessidades Identificadas A formação é uma resposta direta às necessidades identificadas em uma série de diagnósticos realizados pelos órgãos de cultura do Ceará, que apontaram a lacuna de competências técnicas e gerenciais como um dos principais obstáculos à efetivação de políticas culturais.
Público Alvo
O projeto beneficiará indiretamente a população dos 184 municípios do Ceará, ao promover a melhoria na gestão e aplicação de recursos em cultura, o que é esperado que resulte em uma oferta mais qualificada e diversificada de atividades culturais.
Objetivo Geral
Capacitar e qualificar as equipes gestoras dos órgãos municipais de cultura do Ceará para a elaboração, operacionalização e sustentabilidade do Plano de Aplicação Anual de Recursos (PAAR), fortalecendo os Sistemas Municipais de Cultura através de práticas de gestão cultural eficazes e inovadoras que alinhem com as diretrizes da Política Nacional Aldir Blanc e as necessidades culturais locais. Este objetivo geral reflete a intenção de desenvolver competências essenciais que permitam aos gestores não apenas cumprir requisitos legais e administrativos, mas também promover uma gestão cultural que seja dinâmica, inclusiva e sustentável, proporcionando um impacto positivo duradouro no cenário cultural dos municípios.
Objetivo Específico
Desenvolver Competências em Legislação e Políticas Culturais: Fornecer uma base sólida de conhecimento sobre o quadro legal e as políticas culturais que impactam a gestão municipal, incluindo detalhamento da Política Nacional Aldir Blanc e outras legislações relevantes. Realizar módulos de formação que abordem as nuances da legislação cultural brasileira e como estas leis podem ser aplicadas para beneficiar o desenvolvimento cultural local. Capacitar na Elaboração e Gestão do PAAR: Ensinar as técnicas e habilidades necessárias para a elaboração eficaz do Plano de Aplicação Anual de Recursos, incluindo a formulação de orçamentos, a alocação estratégica de fundos e a fiscalização de sua aplicação. Instruir sobre a importância da transparência e da responsabilidade fiscal na gestão dos recursos destinados à cultura. Promover Práticas de Gestão Inovadoras e Sustentáveis: Introduzir métodos e ferramentas de gestão cultural que promovam a inovação, a eficiência e a sustentabilidade. Encorajar a adoção de práticas que não só cumpram com as exigências legais, mas que também fomentem a criatividade e a diversidade cultural dentro dos municípios. Fomentar a Cooperação Inter-Municipal e Redes de Cultura: Estabelecer e promover redes de cooperação entre os municípios para o compartilhamento de recursos, conhecimentos e práticas culturais. Organizar fóruns e workshops que incentivem o diálogo e a colaboração entre diferentes entidades culturais, tanto no âmbito municipal quanto estadual. Implementar Avaliação e Feedback Contínuos: Desenvolver um sistema de avaliação e feedback que permita a monitorização contínua do progresso dos participantes e dos impactos do curso nos sistemas culturais municipais. Utilizar as avaliações para ajustar e melhorar continuamente o currículo e as metodologias do curso, assegurando que as necessidades e desafios emergentes sejam prontamente atendidos.
Metodologia
A metodologia do projeto "Formação em Práticas de Gestão Cultural" é projetada para oferecer uma experiência de aprendizado rica e integrada, que não só transmita conhecimento, mas também desenvolva habilidades práticas e promova a colaboração. A abordagem metodológica é holística e multifacetada, envolvendo diversos componentes que trabalham de forma sincronizada para alcançar os objetivos estabelecidos. Etapas de Execução Planejamento e Desenvolvimento Curricular: Análise de Necessidades: Realização de levantamentos e discussões com stakeholders para identificar as necessidades específicas de treinamento dos gestores culturais. Desenvolvimento de Conteúdo: Criação de módulos de curso que abordam tanto teoria quanto prática, assegurando que o conteúdo seja relevante, atualizado e aplicável. Implementação do Curso: Plataforma EAD: Utilização de uma plataforma robusta de EAD que suporte vídeo-aulas, materiais interativos, fóruns de discussão e avaliações online. Sessões Síncronas e Assíncronas: Combinação de sessões ao vivo (webinars e workshops) com atividades assíncronas para flexibilidade e maximização do aprendizado. Atividades Práticas: Inclusão de estudos de caso, simulações, projetos de grupo e exercícios práticos que permitam aos participantes aplicar o que aprenderam em contextos reais. Suporte e Tutoria: Mentoria Contínua: Disponibilização de especialistas que podem oferecer suporte direto através de consultas online, ajudando a resolver dúvidas e a aplicar conhecimentos de forma prática. Fóruns de Discussão: Espaços para que os participantes possam trocar experiências, discutir desafios e compartilhar soluções, facilitando o aprendizado colaborativo. Avaliação e Feedback: Avaliações Formativas e Somativas: Realização de avaliações regulares para medir o progresso dos participantes e o impacto do treinamento. Feedback Contínuo: Coleta e análise de feedback dos participantes para ajustes e melhorias no programa. Métodos, Procedimentos e Técnicas Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL): Os participantes serão confrontados com problemas reais de gestão cultural para resolver, o que incentiva o pensamento crítico e a aplicação prática de conhecimentos. Gamificação: Elementos de gamificação serão incorporados para aumentar o engajamento e a motivação, por exemplo, através de simulações de gestão cultural que recompensam os participantes por alcançar objetivos educacionais. Peer Learning: Promover a aprendizagem entre pares, onde os participantes podem aprender uns com os outros, compartilhando conhecimentos e experiências. Webinars Temáticos: Sessões especializadas com experts em áreas específicas da gestão cultural para oferecer insights profundos e discussões avançadas. Avaliação de Impacto Para garantir a eficácia e sustentabilidade do projeto, será implementado um plano de avaliação robusto, com indicadores específicos para medir o progresso em relação aos objetivos do projeto. Isso incluirá análises quantitativas e qualitativas, avaliações de competência e análises de feedback dos participantes. Esta metodologia cuidadosamente estruturada e diversificada assegura que o projeto não só atenda às necessidades de formação dos gestores culturais, mas também crie um ambiente propício para o desenvolvimento contínuo e a inovação no campo da gestão cultural em todo o Ceará.