Exibir Ação

Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
AÇÕES INTEGRADAS DE ESTÍMULO AO EMPREENDEDORISMO NO CAMPUS SOBRAL: TERCEIRA EDIÇÃO
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Empreendedorismo
Data de Início:
08/07/2024
Previsão de Fim:
07/07/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
500
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Empresas Juniores
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Alcântaras
Coreaú
Forquilha
Groaíras
Hidrolândia
Marco
Massapê
Meruoca
Moraújo
Pacujá
Santa Quitéria
Santana do Acaraú
Sobral
Uruoca
Varjota
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Reunião
Trabalho em grupo
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Folder
Mala direta
Sistema acadêmico
Site institucional
Redes sociais
Rádio
Convite
Articulações institucionais
Entrega presencial de convites
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Cristiane Saboia Barros
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Aparecida Evangelista Cartaxo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 08/07/2024 07/07/2025
Cristiane de Sousa Florencio IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 08/07/2024 07/07/2025
Cristiane Saboia Barros IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 08/07/2024 07/07/2025
Daniele Maria Alves Teixeira Sa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 08/07/2024 07/07/2025
Erika Taciana Santana Ribeiro IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 08/07/2024 07/07/2025
Francisco Aleudiney Monte Cunha IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 08/07/2024 07/07/2025
Geraldo Eufrazio Martins Junior IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 08/07/2024 07/07/2025
Inez Liberato Evangelista IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 08/07/2024 07/07/2025
Juliana Silva Liberato IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 08/07/2024 08/07/2024
Kleber Cesar Alves de Souza IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 08/07/2024 07/07/2025
Luis Gonzaga Pinheiro Neto IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 08/07/2024 07/07/2025
Maria Clara de Melo Ferro IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 08/07/2024 07/07/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Secretaria do Trabalho de Desenvolvimento Econômico - Prefeitura de Sobral Não
SEBRAE Não
Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social - SEDES Não
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior - SECITECE Não
ACARAÚ VALLEY Não
C4CTUS COMUNIDADE Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A execução deste projeto de extensão universitária visa além de promover o conhecimento e a prática empreendedora, estabelecer uma conexão e comunicação significativa com a sociedade através do uso estratégico de ferramentas tecnológicas, física e presencial na divulgação de suas atividades. A metodologia adotada é composta por diversas etapas que visam maximizar o alcance e o impacto destas atividades desenvolvidas para a sociedade com foca na vinculação do Campus Sobral como uma instituição de portas abertas, que fomenta o empreendedorismo tecnológico. Acredita-se que a mudança para um comportamento visionário, que permite aos jovens perceberem oportunidades de mercado, criar ideias inovadoras e potencialmente patentear suas invenções, pode ser iniciada com pequenos estímulos, especialmente dentro de instituições de ensino superior como o IFCE Campus Sobral. A fim de promover o empreendedorismo na academia, a Comissão de Empreendedorismo do Campus Sobral propõe a implementação de um projeto anual. Para o ano de 2024/2025, o projeto visa renovar suas ações, incorporando aprendizados de experiências anteriores e introduzindo novas atividades dinâmicas para envolver estudantes, docentes e a comunidade externa. O objetivo é aproximar esses públicos da área de gestão e mostrar que o empreendedorismo está intrinsecamente ligado às áreas de conhecimento técnico, podendo gerar oportunidades de autoemprego e renda. Nesse contexto, destaca-se o projeto "Ações Integradas de Empreendedorismo do Campus Sobral" em sua terceira edição, incluirá palestras, produção de conteúdo digital, engajamento em redes sociais, busca por oportunidade de fomento por meio de editais, uma feira e, neste ano, adicionará a participação e representatividade nos grupos municipais e estaduais de estímulo ao empreendedorismo local e regional estabelecendo assim conexões com os stakeholders da rede ao Campus Sobral. Este texto continua com a justificativa da relevância do projeto. Assim, este diferencial prevê o acompanhamento, a tutoria e a captação das ideias de negócios que será a operacionalizado pela participação ativa e regular nas ações locais e regionais como: o Inova Week e Inova Sobral. da Secretaria do Trabalho de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Sobral; os Corredores Digitais, o Centelha, que envolvem a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior - SECITECE e a Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social - SEDES, do Governo do Estado do Ceará. Assim como os eventos promovidos pelos movimentos sociais autônomos como a Acaraú Valley e a C4ctus Comunidade de Startups. E ações demandadas como Maratonas de negócios, missões de negócios e palestras promovidas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae.
Justificativa
A justificativa para este para este projeto extensionista permanece nos dois pilares, o primeiro a relevância de ações de estímulo ao empreendedorismo em um ambiente acadêmico como alternativa à empregabilidade dos discentes e o segundo institucionalizar em um projeto as ações da comissão temática do Campus Sobral, favorecendo com isso um ordenamento, um maior comprometimento e facilitando o acompanhamento e controle dos resultados das atividades realizadas.¬ Ampliando-se com a mobilização dos discentes desde os primeiros períodos dos cursos, com eventos e atividade lúdicas e criativas que integrem ao conteúdo e a oportunidade de geração de novas ideias e inovação tecnológica a partir resolução de problemas práticos do campus. Nesta perspectiva, viabilizar o desenvolvimento das competências dos jovens no ambiente do ensino superior requer a ampliação da percepção de currículo, como aproximar as discussões a cerca do empreendedorismo, articulando com isso às demandas do ensino-pesquisa-extensão, ultrapassando o conteúdo técnico, buscando formar profissionais atentos às necessidades contemporâneas do mercado, (SILVA, BOING, 2021). A perspectiva legal da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação baseia-se ainda em 2012 que resolveu que os programas dos cursos técnicos devem incluir os conteúdos de empreendedorismo e gestão da inovação (BRASIL, 2012). Atendendo a estes contextos de necessidades do mercado, do ambiente universitário e das normatizações, o Campus Sobral instituiu a Comissão de Empreendedorismo em 2019 a partir de uma demanda e interesses de nove docentes que a comporam, publicando a portaria Nº 57/DG-SOB/SOBRAL, de 07 de maio de 2019, contemplando as áreas de Ambiente, Saúde e Segurança, de Controle e Processos industriais, do Núcleo Comum, da Produção Alimentícia e de gestores da pesquisa e extensão. Em sua terceira atualização, este projeto busca aproximar a comunidade empresarial aos jovens talentos de discentes do Campus Sobral, assim, incluem os comerciantes, pequenos industriais com apresentação de tecnologias desenvolvidas no IFCE que possam vir a proporcionar acesso a um universo inovador. A indústrias de grande porte com transferência e troca tecnológica, além de edificação de laços institucionais com a prefeitura municipal de Sobral, dentre as secretarias e agências, como a Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo, Ação Social, Agência do Meio Ambiente. Como o Campus está vinculado à Macro Região Noroeste do Estado, com sede na Cidade de Sobral incluem ainda as regiões de planejamento como da Ibiapaba, Litoral de Camocim, com foco nos jovens que tem interesse em desenvolver atividades em negócios tecnológicos. Neste sentido, defende-se a relevância deste projeto que estimula o empreendedorismo, integra os diversos eixos do Campus e institucionaliza as ações da comissão de extensão.
Público Alvo
Pequenas empresas e indústrias, associações, comunidade do entorno do Campus, prefeituras e comunidade da região noroeste incluindo as cidade citadas e mais as regiões da Ibiapaba e de Acaraú e de Camocim.
Objetivo Geral
Integrar o conteúdo transversal de empreendedorismo e inovação aos eixos de formação do campus sobral, ao tripé ensino, pesquisa e extensão favorecendo aproximação com comunidade empresarial e criação de novos negócios;
Objetivo Específico
1. Desenvolver nos alunos e na comunidade externa a motivação empreendedora tecnológica; 2. Utilizar ferramentas de marketing social para aprofundar as competências empreendedoras; 3. Divulgar para a comunidade interna e externa as ações da comissão de empreendedorismo do Campus; 4. Avançar o conteúdo de empreendedorismo em atividades lúdicas, motivantes e prazeirosas para a comunidade.
Metodologia
O desenvolvimento das ações deste projeto envolve a execussão das atividades na modalidade presencial que inclui exposição dialogada, por meio de palestras e mesas redondas. Criação de conteúdo intelectual de empreendedorismo para alimentação de redes sociais, Instagram a partir das experiências de empreendedorismo nos eixos do Campus Sobral (recursos naturais, ambiente e saúde, controle industrial, alimentos e licenciaturas). A execusão da feira de empreendedorismo do Campus Sobral que tem o intuito de agrupar e institucionalizar as exposições que ocorrem nas disciplinas relacionadas a gestão, que por vezes estar desitegrada entre os eixos do campus, agregá-las em um único dia, mobiliza o Campus e oferecendo mais visibilidade e envolvimento de discentes e docentes, unindo esforços e otimizando recursos do audio-visual, da equipe de manutenção e da comunicação. Fortalecendo e trazer mais visibilidade, envolvimento e integração entre os cursos. Logo no item 8. Plano de trabalho será apresentado detalhes das atividades. Ferramentas: Audiovisual, Cartazes virtuais, Computador e Internet; A integração das feiras realizadas no Campus Sobral, seguirá o seguinte processo: O planejamento das temáticas das palestras iniciais do semestre terão assuntos contemporâneos e motivadores, com foco em mobilizar e envolver os alunos na comissão de empreendedorismo. Serão executadas no auditório do Campus com capacidade presencial de mais de 130 pessoas e que pretende-se ocupar com até 50% de público, apresentada por um palestrante externo (da comunidade local e empreendedor) nas áreas de negócios dos cursos: alimentos, indústria, irrigação, meio ambiente, com um mediador presencial membro da comissão para viabilizar a discussão presencial e um mediador A divulgação da-se-á pela comunicação social do Campus, nas plataforma digitais, Q-Acadêmico, além da mobilização dos professores da Comissão de empreendedorismo em seus cursos de origem e em suas disciplinas de gestão. As inscrições serão via GoogleForms, que viabilizará também o controle de frequência e emissão de certificado de participação, seguindo um sucinto cadastro que possibilite criar rede de relacionamento com o público participante, que virtualmente pretende-se que atinja 80 participantes. A viabilização da criação das rede social Instagram conta com o engajamento dos professores de Gestão do Campus, que ministram as disciplinas de Gestão Empresarial, Empreendedorismo, Organização do Trabalho Industrial, Administração Rural e Comercialização, também de todos os eixos, professores estes que compõem este projeto de extensão. Serão definidas temáticas e datas semanais para cada turma concentrar suas postagens, como também viabilização da live ao final do conteúdo relacionado, a divulgação ficará com o envolvimento dos alunos das disciplinas, sem inscrição formal, mas com lista de frequência via GoogleForms, assim quem participar de todas as lives terá um certificado acumulativo de horas de capacitação de empreendedorismo, os temas das postagens e das lives serão: TEMAS: 1. Criatividade e Inovação: Identificação e validação de uma ideia de negócios - 2. A construção de uma visão e missão para o negócio 3. A motivação e os desafios do empreendedor 4. Características do comportamento e preparação pessoal 5. Estimativa de estrutura da empresa: física, financeira e organizacional 6. Rede de relacionamentos empresariais: network, parcerias, stakeholders 7. Canvas: Parcerias, atividades, proposta de valor, recursos, relacionamento, segmento de clientes, canais, estrutura de custo 8. A análise de mercado: Concorrentes, fornecedores, clientes 9. Plano de Marketing: produto, preço, praça, promoção 10. Plano Financeiro: Investimentos iniciais, faturamento e fluxo de caixa, ponto de equilíbrio, payback Pretende-se com esta mobilização envolver pelo menos 50 pessoas semanalmente, entre os alunos e turmas de gestão, em 10 semanas chegando à 600 atendidos envolvidos. A unificação das feiras pretende trazer em seu planejamento os professores dos eixos que promovem feiras em suas disciplinas e definir o dia "D" das feiras, que se chamará FEIRÃO EXPOTEC com planejamento para a primeira quarta-feira do terceiro mês do semestre, em vez de ocorrerem de forma pontual e desintegrada entre os eixos do campus, agregá-las e ocorrerem em um único dia, mobilizando o Campus e oferecendo mais visibilidade e envolvimento de discentes e docentes, unindo esforços e otimizando recursos do audio-visual, da equipe de manutenção e da comunicação, as turmas que irão compor a feira além das disciplinas de gestão aqui citadas, serão incluídas as disciplinas de Embalagens, Restrições Alimentares, Panificação do eixo de alimentos, as disciplinas de projetos sociais de mecatrônica e física, e gestão e educação ambiental do eixo de Saúde e Ambiente. A divulgação além das próprias turmas, contará com divulgação externa cumprindo os prazos e requisitos da comunicação social, assim atenderemos à midia escrita, blogs e rádios locais, não haverá inscrições, o objetivo é atrair público externo e visibilidade de noção ações empreendedoras. Quanto aos municípios listados inicialmente no projeto, entre eles Forquilha, Groaíras, Coreaú, etc. ocorre pela localização geográfica dos alunos do Campus, que residem nestes municípios e acredita-se que estão sendo agentes de transmissão das atividades acadêmicas e extensionistas que ocorrem aqui em Sobral, além do que as redes sociais Instagram são plataformas globais que facilmente disponibilizam acesso a estes municípios, expandindo a visibilidade e realização do projeto. O acompanhamento, o monitoramento e a avaliação do projeto serão via reuniões mensais da Comissão de Empreendedorismo, com apresentação dos dados, ajustes e colaboração que forem necessários até a conclusão com a elaboração do relatório final. Logo no item 8. Plano de trabalho será apresentado detalhes das atividades. Ferramentas: Audiovisual, Cartazes virtuais, Computador e Internet; Este ano o diferencial deste projeto extencionista prevê o acompanhamento, a tutoria e a captação das ideias de negócios que será a operacionalizado pela participação ativa e regular nas ações locais e regionais como: o Inova Week e Inova Sobral. da Secretaria do Trabalho de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Sobral; os Corredores Digitais, o Centelha, que envolvem a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior - SECITECE e a Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social - SEDES, do Governo do Estado do Ceará. Assim como os eventos promovidos pelos movimentos sociais autônomos como a Acaraú Valley e a C4ctus Comunidade de Startups. E ações demandadas como Maratonas de negócios, missões de negócios e palestras promovidas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae. O acesso à esta instituições públicas e do terceiro setor já foram edificadas ao longo dos últimos anos pelo Campus Sobral e pela presença da Comissão de Empreendedorismo e pelos executores deste projeto ao longo dos últimos anos a partir da formalização com a portaria Nº 57/DG-SOB/SOBRAL, de 07 de maio de 2019.