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Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Redação Enem: do zero aos mil pontos
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Alfabetização, Leitura e Escrita
Data de Início:
06/08/2024
Previsão de Fim:
30/12/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
40
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Prova
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Cartaz
Redes sociais
Folheto
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Hugo Leonardo Pereira Magalhaes
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Denise Magalhaes Dutra IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 11/10/2024 30/12/2025
Eugenia Tavares Martins IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 11/10/2024 30/12/2025
Francisca Tarcicle Pontes Rodrigues IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 11/10/2024 30/12/2025
Hugo Leonardo Pereira Magalhaes IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 06/08/2024 30/12/2025
Isabel Cristina Carlos Ferro IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 11/10/2024 30/12/2025
Janieyre da Silva Abreu IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 29/08/2024 05/11/2024
Lilian Aparecida Mudado Suassuna Martins IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 29/08/2024 05/11/2024
Patricia Lana Pinheiro Guerreiro IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 11/10/2024 30/12/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Redação para o Enem: práticas de produção de redação voltada para o Enem.
Justificativa
Este projeto de extensão visa à preparação dos alunos do Ensino Médio no desenvolvimento da Leitura e Escrita de textos para a realização de avaliações externas, no caso, em especial, a redação do Enem. Nesse sentido, tendo em vista a aprovação na prova de redação do Enem como um fator determinante no acesso à Universidade Federal, muitos estudantes demonstram preocupação com sua preparação já antecipada ao exame. Mesmo aqueles que não têm idade ainda de se matricularem em curso superior, já participam do certame como forma de adquirir experiência. Com isso, sentem necessidade de capacitação em ações voltadas para práticas de redação do Enem, haja vista que, quanto mais cedo começarem a produzir textos dissertativo-argumentativos, mais a tendência é se aprimorarem cada vez mais e, consequentemente, obterem o êxito esperado – uma nota satisfatória que os faça entrarem em instituições públicas de ensino.
Público Alvo
Estudantes, não alunos do IFCE, que estão se preparando para a prova do Enem e pretendem obter uma boa nota na redação. No total, serão disponibilizadas 24 vagas para o público externo (60% do público)
Objetivo Geral
Este projeto de extensão de redação tem por objetivo tornar os discentes do IFCE Campus Fortaleza e os demais discentes da comunidade externa, isto é, estudantes do Ensino Médio, produtores de texto suficientemente preparados para enfrentar a prova de redação do Enem, com a superação de suas expectativas e, consequentemente, com a tão sonhada conquista da aprovação em uma universidade pública. Além de contribuir para o assessoramento na produção de texto direcionado ao Enem, o presente projeto busca a eficiência no oferecimento das aulas, com material didático próprio elaborado pelo docente, de acordo com todos os critérios exigidos pelo certame.
Objetivo Específico
Inferir o sentido de qualquer proposta de redação do Enem para a produção eficiente do texto; - Analisar a estrutura do texto dissertativo-argumentativo do Enem, com destaque à introdução, desenvolvimento e conclusão; - Aplicar modelos versáteis de introdução de texto eficientemente capazes de atender a quaisquer propostas de redação do Enem; - Selecionar e relacionar repertórios socioculturais, informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista no texto; - Estabelecer a proposta de intervenção no parágrafo de conclusão, com vistas a apresentar uma medida efetiva para a solução do problema do tema; - Produzir projetos de texto e redações para o Enem, de acordo com o conhecimento adquirido pelo discente durante a sua participação nas aulas.
Metodologia
Duração do projeto: início - 06/08/24 A 05/11/24 - fim. Este projeto terá a duração de três meses e será dividido em duas etapas: capacitação de compreensão e produção de redação e produção efetiva de redação do Enem. 1) Etapa 1 (do dia 06/08 ao dia 08/10) : Capacitação dos aluno para a compreensão e produção da redação do Enem; a) 1º MÊS - AGOSTO: DIA 06/08 - Estudo sobre as características do texto dissertativo-argumentativo, sequência de texto cobrada pelo Enem, para que se obtenha o conhecimento geral acerca da tipologia textual a ser produzida; - Considerações gerais sobre as convenções de texto: paragrafação, translineação, rasura, itálico, tipo de letra etc.; DIA 13/08 - Análise dos critérios de avaliação da prova de redação, segundo as Competências da grade de correção do Enem; - Estudo da estrutura da redação do Enem: introdução + desenvolvimento + conclusão; DIA 20/08 - Conhecimento sobre a estrutura da introdução: repertório sociocultural + tese; DIA 27/08 - Prática de texto: identificação das partes principais da introdução da redação do Enem - Projeto de texto: compreensão da proposta de redação + problematização do tema; DIA 23/04 - Estudo dos parágrafos de desenvolvimento: estrutura + configuração - Entendimento sobre os eixos temáticos das propostas de redação + propostas de redação; 2º MÊS SETEMBRO: DIA 03/09 - Compreensão dos argumentos e repertórios socioculturais versáteis para uso em demais propostas de redação - Repertório sociocultural coringa + prática: Constituição Federal de 1988; DIA 10/09 - Prática de texto: uso de modelo de introdução; DIA 17/09 - Prática de texto: correção de redação; DIA 24/09 - Prática de texto: correção de redação; 3º MÊS OUTUBRO: DIA 01/10 - Competência 4: estudo dos mecanismos de coesão textual; DIA 08/10 - Prática de texto: atividade de coesão textual; 2ª ETAPA: OFICINA DE TEXTO: DIA 15/10 - Estudo sobre a conclusão: estrutura + configuração; prática de texto: correção de redação; DIA 22/10 – Produção de simulado da redação do Enem; DIA 29/10: Entrega dos trabalhos realizados: considerações finais sobre o projeto; DIA 05/11: Resultados esperados: elaboração de texto dissertativo-argumentativo do Enem com capacidade de atingir nota acima dos 900 pontos ou a máxima – nota 1000; Forma de divulgação: via internet, página oficial do IFCE; forma de inscrição: presencialmente, a partir do dia 29, 30 e 31 de julho; o resultado da inscrição será informado no dia 2, sexta-feira; as aulas iniciarão no dia 06 de agosto.