Exibir Ação

Campus:
CAMPUS MORADA NOVA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Implantação e Acompanhamento de Quintais Produtivos, na Modalidade de Agricultura Familiar Orgânica
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Agroecologia e Agroextrativismo
Data de Início:
07/08/2024
Previsão de Fim:
05/08/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
15
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
75
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Semi-Presencial
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Frequência
Reunião
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Leonardo Freitas Galvao de Albuquerque
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Leonardo Freitas Galvao de Albuquerque IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 07/08/2024 05/08/2025
Messias Saraiva de Oliveira Filho IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 07/08/2024 05/08/2025
Weslley Bernardo da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 07/08/2024 05/08/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
No Brasil, a agricultura familiar ocupa uma extensão atualmente mais de 80,9 milhões de hectares, representando mais de 20% da área total dos estabelecimentos agropecuários brasileiros. Levantamentos do Censo Agropecuário, realizado em mais de milhões de propriedades rurais de todo o Brasil, apontam que mais de 70% dos estabelecimentos agrícolas do País são constatados como agricultura familiar. Este setor se destaca como produtor de alimentos, em especial a produção de hortaliças para os mercados locais. A Política Nacional de Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais - Lei n° 11.326, de 24 de julho de 2006, conhecida como a Lei da Agricultura Familiar, define como agricultor familiar e empreendedor familiar rural aquele que pratica atividades no meio rural, atendendo, simultaneamente, aos seguintes requisitos: i) não detenha, a qualquer título, área maior do que 4 (quatro) módulos fiscais; ii) utilize predominantemente mão-de-obra da própria família nas atividades econômicas do seu estabelecimento ou empreendimento; iii) tenha renda familiar predominantemente originada de atividades econômicas vinculadas ao próprio estabelecimento ou empreendimento; iv) dirija seu estabelecimento ou empreendimento com sua família. São considerados agricultores familiares os pequenos produtores rurais, povos e comunidades tradicionais, assentados da reforma agrária, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores.
Justificativa
A proposta consiste no atendimento à famílias do município de Limoeiro do Norte, que particularmente demonstraram o interesse na produção agrícola sob a perspectiva orgânica na modalidade familiar. Tal demanda foi constatada a partir de outro projeto de extensão executado anteriormente, no qual algumas pessoas comunicaram que gostariam de participar de capacitações sobre a temática da produção agroecológica familiar, culminando o processo com a premissa de que tais famílias possuíam terrenos disponíveis para a produção, assim como o material necessário para a implantação dos quintais produtivos. A partir do processo de capacitação das famílias envolvidas e posterior implantação e acompanhamento técnico temos a perspectiva de empoderamento da comunidade, a partir de ações integradoras que permitem a união e trabalho cooperativo, com o intuito de produzir alimentos mais saudáveis que podem contribuir com a economia das famílias, aliado à possibilidade de complemento de renda a partir da produção de hortaliças orgânicas.
Público Alvo
A ação proposta tem como público alvo a comunidade de Canto Grande de Baixo, localizado na Zona Rural de Limoeiro do Norte, e também a comunidade do bairro Luis Alves de Freitas, no mesmo município. Serão contempladas pelo projeto, 15 famílias, com número médio de 5 pessoas.
Objetivo Geral
Implantar e acompanhar o desempenho produtivo de 15 quintais orgânicos, na modalidade de agricultura familiar
Objetivo Específico
Fazer a prospecção de famílias interessadas em participar do projeto Realizar entrevistas de diagnóstico inicial para a viabilidade do projeto Capacitar as famílias selecionadas com uma formação teórica e prática de 20 horas Implantar quintais produtivos de 7x8 metros nas residências indicados pelas famílias Fazer o acompanhamento técnico da produção dos quintais pelo período de vigência do projeto Capacitar as famílias no aspecto do empreendedorismo rural familiar
Metodologia
Etapa 1 - Prospecção da demanda - Serão feitas visitas técnicas nas comunidades selecionadas, visando a prospecção de demanda real do projeto, tendo em vista que o interesse prévio já foi demonstrado anteriormente pelas comunidades que serão visitadas Etapa 2 - Entrevistas - As entrevistas consistem em questionários que buscam informações básicas sobre as famílias em relação ao acesso à agua, aspectos de formação educacional, e de composição familiar por residência Etapa 3 - Capacitação sobre agroecologia e técnicas sustentáveis de cultivo de hortaliças orgânicas com as 15 famílias selecionadas Etapa 4 - Realização de mutirão para a construção dos quintais, consistindo na fixação de 12 estacas de madeira, onde será fixada a tela metálica para impedir a entrada de animais, instalação de tela sombrite 50% para controle de radiação solar, escavação de 6 canteiros de 2,5x1 m e adubação com material proveniente de processos de compostagem. Etapa 5 - Plantio de sementes orgânicas de acordo com o planejamento prévio da produção das famílias, para consumo e/ou comercialização dos produtos. Etapa 6 - Visitas semanais de acompanhamento técnico das produções, para consolidação de conhecimentos, e para que as famílias possam construir sua independência e autonomia após a finalização do projeto Etapa 7 - Elaboração do relatório final e trabalhos científicos dos alunos que participam do projeto