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Campus:
CAMPUS MARACANAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Qualificação profissional para Ingresso no mundo do trabalho de participantes do projeto Ceará Sem Fome, com incentivo para criação de pequenos negócios.
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Educação Profissional
Data de Início:
01/09/2024
Previsão de Fim:
29/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
175
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
210
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Captação de recursos externos
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Maracanaú
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Prova
Trabalhos Escritos
Trabalho em grupo
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Folder
Redes sociais
Articulações institucionais
Entrega presencial de convites
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Fabio Timbo Brito
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Anna Hilda Silva Melo IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Sim 3 09/09/2024 29/12/2024
Fabio Timbo Brito IFCE Coordenador Docente IFCE Sim 6 01/09/2024 29/12/2024
Francisco Jose dos Santos Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 09/09/2024 29/12/2024
Venceslau Xavier de Lima Filho IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 09/09/2024 29/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
MDS Sim Termo de execução descentralizada 23255.010196/2023-59
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.01
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 15632.61
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.01
Material de Consumo 0.01
Equipamento e Material Permanente 0.01
Encargos Patronais 0.01
Diárias - Pessoal Civil 0.01
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 74200.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 56700.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Em linhas gerais, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), comprometido com o bem estar dos cidadãos brasileiros, atua no combate à exclusão social, promovendo ações que incluem qualificação profissional e apoio ao empreendedorismo, entre outras iniciativas. Ao investir em capacitação de qualidade, acessível a todas as pessoas em situação de vulnerabilidade social, o MDS proporciona oportunidades aos indivíduos marginalizados, oferecendo-lhes as ferramentas necessárias para melhorar sua qualidade de vida. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) é uma instituição que se dedica ao ensino, pesquisa e extensão, tendo como missão produzir, disseminar e aplicar conhecimentos científicos e tecnológicos, buscando participar integralmente na formação do cidadão, tornando-a mais completa e visando à sua total inserção social, política, cultural e ética. Neste contexto, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, por meio do Convênio MDS e Governo do Estado do Ceará através da TED 01/2024, promoverá a capacitação profissional dos usuários do programa Ceará Sem Fome, visto que faz parte de sua missão a oferta da educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas à atuação profissional nos diversos setores da economia. Assim, com o intuito de apoiar as políticas de formação profissional dos trabalhadores, o Instituto Federal do Ceará, campus Maracanaú ofertará 3 formações: Instalações elétricas prediais, Desenvolvimento de aplicativos para iniciantes e soldagem em eletrodo revestido.
Justificativa
A cidade de Maracanaú apresenta o maior número de empregos formais nas áreas da Indústria de Transformação. Além disso, o município de Maracanaú tem se destacado na geração de empregos formais em 2024. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), entre janeiro e abril de 2024 foram registradas 9.355 novas vagas com carteira assinada na cidade, resultando em um saldo positivo de 1.200 admissões. Neste contexto socioeconômico, surge a importância da qualificação profissional para a região de Maracanaú. Como exemplo pode-se citar o curso de eletricista de Instalações prediais, onde o uso de técnicas adequadas é necessário para efetuar instalações, reparos e manutenções em redes elétricas. Faz parte do trabalho de um eletricista, diagnosticar defeitos na rede elétrica, fazer orçamentos, e corrigir falhas elétricas de aparelhos,motores, equipamentos elétricos entre outros. Porém, para efetuar este serviço com qualidade e segurança é necessário que o profissional se atualize com cursos profissionalizantes, para dessa forma, conhecer conceitos e componentes da rede elétrica e aprender a desempenhar as funções da maneira correta. Sem dúvidas, a qualificação profissional é o aspecto mais importante na hora de contratar um Profissional. Há poucos profissionais qualificados no mercado, pois boa parte não atende aos requisitos necessários para exercer a profissão. Por não possuir treinamento adequado, desconhece as normas de segurança, apresentando um maior risco para quem o contrata. Por não transmitirem confiança, são facilmente descartados pelas empresas e possíveis clientes. Desta forma, o mercado possui um grande desfalque quando se trata de profissionais dos três curso do presente projeto de extensão, e isso acaba tornando a profissão muito valorizada. Por isso, a melhor forma de se dar bem na área, é investindo em treinamentos, especializações e cursos de aperfeiçoamento.
Público Alvo
Pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); · Ser atendidos pelo programa Ceará Sem Fome com vinculação a suas cozinhas; · Ter 18 anos ou mais de idade, com Ensino Fundamental I (1º a 5º ano) – completo;
Objetivo Geral
Fomentar o empreendedorismo e o ingresso no mundo do trabalho de participantes do projeto por meio da qualificação profissional e do incentivo na criação de pequenos negócios
Objetivo Específico
Curso de Instalações Elétricas Prediais ● Oferecer formação teórica e prática em eletricidade predial de baixa tensão, capacitando os estudantes para realizar instalações elétricas em residências e estabelecimentos comerciais; ● Desenvolver habilidades técnicas específicas, como a leitura de projetos elétricos, a identificação de componentes elétricos, a realização de medições e a aplicação de normas de segurança; ● Fomentar o empreendedorismo e a empregabilidade das alunas, incentivando a criação de pequenos negócios e o ingresso no mercado de trabalho como eletricistas instaladores prediais de baixa tensão; ● Proporcionar um ambiente de aprendizado inclusivo e acolhedor, no qual os estudantes se sintam valorizados, respeitados e apoiados em seu processo de formação e desenvolvimento profissional. Curso de Aplicativos: ● Entender como funciona a programação de um aplicativo mobile; ● Conhecer as características da linguagem Dart; ● Construir programas utilizando a linguagem Dart; ● Desenvolver aplicativos para dispositivos móveis; ● Implementar design de aplicativos para uso facilitado dos usuários; ● Compreender os conceitos relativos ao empreendedorismo e identificar oportunidades de negócio; ● Proporcionar um ambiente de aprendizado inclusivo e acolhedor, no qual os estudantes se sintam valorizados, respeitados e apoiados em seu processo de formação e desenvolvimento profissional; ● Estabelecer parcerias com empresas locais, órgãos governamentais e outras instituições para ampliar as oportunidades de inserção dos estudantes no mercado de trabalho. Curso de Soldagem ● Fornecer aos participantes conhecimento teórico sobre os princípios da soldagem por eletrodo revestido; ● Desenvolver competências técnicas para o manuseio seguro e eficaz dos equipamentos de soldagem. ● Qualificar os participantes através de práticas nas técnicas essenciais de soldagem por eletrodo revestido; ● Capacitar os participantes para aplicar suas habilidades em ambientes de trabalho reais na indústria. ● Instruir os participantes na transição para o mercado de trabalho, com foco em oportunidades de emprego na área de soldagem.
Metodologia
1. Planejamento Inicial: 1.1 Inicialmente será feito o planejamento da formação através da realização de reuniões com o coordenador do curso e equipe Gestora Local para definir o cronograma de atividades e recursos necessários; 1.2 definição de metas e prazos para execução das atividades durante o planejamento inicial. 2. Definição dos perfis dos instrutores: 2.1 Elaboração de edital através da FAIFCE para seleção de instrutores qualificados e especializados nas áreas de formação propostas; 2.2 Seleção dos instrutores conforme edital. 3. Divulgação e Inscrições: 3.1 Implementação de estratégias de divulgação conforme mencionado anteriormente, utilizando múltiplos canais de comunicação para alcançar o público-alvo; 3.2 Abertura de períodos de inscrição, tanto online quanto presencialmente, com assistência técnica para aqueles que precisam de apoio para preencher os formulários. 4. Seleção dos Participantes: 4.1 Realização de processo seletivo considerando critérios socioeconômicos que serão realizadas por servidores do Governo do Estado do Ceará, em virtude de não haver rubrica desta função na equipe de execução. Este processo será feito com preenchimento prévio de formulários e posteriormente serão executadas entrevistas individuais com base em análise de histórico e testes de habilidades que visam identificar a potencialidades dos participantes e evitar futuras evasões. Destaca-se também que profissionais do Governo do Estado do Ceará também serão responsáveis pela análise psicossocial dos participantes durante a execução do projeto. 4.2 Desenvolvimento e revisão de edital de seleção dos participantes; 4.3 Fazer a matrícula dos participantes 5. Execução das Aulas: 5.1-realização das aulas no campus Maracanaú através de aulas expositivas e práticas. Como forma de incentivar o estudante pelo mercado de trabalho serão abordados estudos de caso, simulações, dinâmicas de grupo e atividades práticas em laboratório. Destaca-se também o desenvolvimento de competências práticas para o desenvolvimento de atividades em um ambiente saudável e seguro; 5.1.1- Os cursos desenvolvidos serão de : Curso de eletricista instalador predial, desenvolvimento de aplicativos para iniciantes e soldagem por eletrodo revestido; 5.1.2 - Palestras sobre LGPD (Lei Geral de proteção de dados) , Segurança em eletricidade (NR-10) , segurança em soldagem e boas práticas de soldagem; 5.2- Estabelecimento de parcerias: detalhar como esta ação será realizada. Serão feitas visitas as empresas da região de Maracanaú com o objetivos de consolidar a parceria sendo formalizado através de contratos de estágio tentando possibilitar vivência prática de estudantes dos cursos nos locais em que se estabelecer as parcerias. 5.3- Instrução dos/as participantes na transição para o mercado de trabalho, com foco em oportunidades de emprego na área de soldagem, aplicativos e eletricista: Era instrução se dará em parceria com o SINE de Maracanaú. 6. Acompanhamento e Avaliação do público alvo: 6.1 Implementação de mecanismos de acompanhamento contínuo do progresso dos participantes, por meio de feedbacks dos instrutores, avaliações de desempenho e acompanhamento psicossocial. 6.2 Realização de avaliações periódicas para verificar o alcance dos objetivos estabelecidos e a eficácia das atividades desenvolvidas; 7. Incentivo ao Empreendedorismo e Inserção Profissional: 6.1 Oferta de orientação e apoio para o desenvolvimento de planos de negócios e para a busca de oportunidades de estágio ou emprego após a conclusão dos cursos. 6.2 Estímulo à criação de redes de apoio e networking entre os participantes e potenciais empregadores; 6.3 Realização de oficinas sobre criação do MEI - expondo de maneira teórica e prática como fazer, falando das possibilidades e limites do MEI; 6.4 Oficina/Palestras sobre empreendedorismo; - Seminário sobre o mundo do trabalho formal (tendo palestras, oficinas sobre como se sair bem numa entrevista; oficina sobre como elaborar currículo (pode ser em laboratório de informática); oficina sobre como acessar plataformas e colocar currículo nelas; 6.5 Realização de roda de conversas com familiar de confiança do/a participante sobre a importância da rede de apoio para a inserção do/participante no mundo do trabalho ou para a criação de seu empreendimento. 8. Monitoramento e Avaliação de Resultados: 8.1 Realização de avaliações de impacto para medir os resultados alcançados pelos participantes, tanto no curto quanto no longo prazo. 8.2 Coleta de dados quantitativos e qualitativos para avaliar o retorno sobre o investimento e identificar áreas de melhoria para futuras edições do curso; 9. Documentação e Disseminação de Boas Práticas: 9.1 Registro detalhado de todas as etapas do processo, incluindo relatórios de atividades, resultados obtidos e boas práticas identificadas. 9.2 Compartilhamento dos aprendizados e experiências adquiridos com outras instituições e organizações interessadas em replicar ou adaptar o modelo de curso desenvolvido.