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Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Empoderamento social aos beneficiários do Programa Ceará Sem Fome em Sobral - Ceará
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Grupos em situação de vulnerabilidade social
Data de Início:
19/08/2024
Previsão de Fim:
26/05/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
325
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
390
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Captação de recursos externos
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Sobral
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Reunião
Trabalho em grupo
Formas de Divulgação:
Cartaz
Redes sociais
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Leticia Lacerda Freire
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Amanda Mazza Cruz de Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 16/09/2024 26/05/2025
Ana Lucia Feitoza Freire Pereira IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 16/09/2024 26/05/2025
Antonia Elaine Frutuoso Lima IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 16/09/2024 26/05/2025
Benedito Júnior do Nascimento Silva Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Sobral - SESEP Integrante Sem vínculo Não 3 16/09/2024 30/09/2024
Carlos Eliardo Barros Cavalcante IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 16/09/2024 26/05/2025
Cristiane Saboia Barros IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 16/09/2024 26/05/2025
David de Sousa Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 16/09/2024 26/05/2025
Edina Maria Araujo de Vasconcelos IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 16/09/2024 26/05/2025
Francisca Joyce Elmiro Timbo Andrade IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 16/09/2024 26/05/2025
Francisco Pinto Filho IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Sim 7 19/08/2024 26/05/2025
Gélica de Melo Evangelista Consórcio - Gestão integrada de Resíduos Sólidos Região Norte Integrante Sem vínculo Não 3 16/09/2024 30/09/2024
Georgia Maciel Dias de Moraes IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 16/09/2024 26/05/2025
Giovanna Randal Pompeu Silveira Veras Hospital Regional Norte - Sobral Integrante Sem vínculo Sim 3 16/09/2024 26/05/2025
Glawther Lima Maia IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 16/09/2024 26/05/2025
Guiomar Muniz Ribeiro IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Sim 7 19/08/2024 26/05/2025
Izabelly de Matos Ferreira Orlanda Cáritas Diocesana Integrante Sem vínculo Não 1 16/09/2024 26/05/2025
Jessica Maria Silva Sousa IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Sim 7 19/08/2024 26/05/2025
Jessica Silva do Carmo IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Sim 7 19/08/2024 26/05/2025
Joilson Silva Lima IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Sim 7 19/08/2024 26/05/2025
José Maria Gomes Vasconcelos Cáritas Diocesana Integrante Sem vínculo Não 1 16/09/2024 26/05/2025
Juliana Silva Liberato IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Sim 7 19/08/2024 26/05/2025
Katiane Arrais Jales IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 16/09/2024 26/05/2025
Leiliane Teles Cesar IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 16/09/2024 26/05/2025
Leticia Lacerda Freire IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Sim 7 19/08/2024 26/05/2025
Marcus Vinicius Freire Andrade IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 16/09/2024 26/05/2025
Maria Eduarda Rodrigues Moreno IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 16/09/2024 26/05/2025
Maria Larissa Gomes Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 16/09/2024 26/05/2025
Maria Micheline Teixeira Lopes IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 16/09/2024 26/05/2025
Marina Joélia Bezerra Cáritas Diocesana Integrante Sem vínculo Não 1 16/09/2024 26/05/2025
Masu Capistrano Camurca Portela IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 16/09/2024 26/05/2025
Mayara Carantino Costa IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 16/09/2024 26/05/2025
Melissa de Lima Matias Instituto Federal do Piauí - IFPI Integrante Sem vínculo Sim 3 16/09/2024 26/05/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à fome - MDS Sim Termo de execução descentralizada 23255.010196/2023-59
Cáritas Diocesana - Sobral Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 29031.99
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 137800.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 105300.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A presente proposta busca realizar encontros, eventos e formações para grupos em situação de vulnerabilidade social, cadastrados no CadÚnico e beneficiários do Programa Ceará sem Fome, atendidos pelas cozinhas solidárias do programa no município de Sobral, em comum atendimento de TED no 01/2024 entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE.
Justificativa
O combate à fome é um objetivo global e está entre os 17 objetivos para a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), firmada em 2015 (ONU, 2015). De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Amostras por Domicílios Contínua (PNADC), no ano de 2022, 33,1 milhões de pessoas no Brasil enfrentaram insegurança alimentar e nutricional grave. No ano de 2023, esse valor foi reduzido para 8,7 milhões, em virtude de um conjunto de iniciativas e programas sociais (BRASIL, 2023). Dentre esses, no estado do Ceará, foi criado o Programa Ceará sem Fome e as Redes de Unidades Sociais Produtoras de Refeições (USPR) pela Lei Estadual n° 18.312/2023 (CEARÁ, 2023). Acredita-se que programas de combate à fome devem estar associados ao empoderamento social, para que haja emancipação econômica dos grupos em situação de vulnerabilidade social. Dessa forma, eventos, formações teóricas, técnicas e práticas para a inserção dessa comunidade no mercado de trabalho podem auxiliar no combate ao ciclo de propagação da fome, onde a população vulnerável não consegue ascender sobre os agentes que configuram a sua situação socioeconômica à margem de serviços básicos e, portanto, à vulnerabilidade. Considerando que o IFCE preconiza em sua visão ser referência no ensino, pesquisa, extensão e inovação, buscando a transformação social e o desenvolvimento regional, projetos de extensão que aproximem a comunidade e favoreçam o empoderamento social de grupos em situação de vulnerabilidade social são fortes ferramentas que demonstram o comprometimento da instituição para com seus pilares organizacionais. As ações da presente proposta foram pensadas de maneira estratégica e demandadas em TED, conforme mencionado anteriormente. Ademais, é possível mencionar o potencial para gerar resultados positivos ao final do projeto, especialmente para o público diretamente beneficiado: empoderamento individual e coletivo; Desenvolvimento de habilidades profissionais; Acesso ao mercado de trabalho; Estímulo ao empreendedorismo; Melhoria da educação; Conscientização sobre saúde; Desenvolvimento de lideranças locais, através de sua identificação e capacitação, de modo a desempenharem papéis fundamentais na promoção de mudanças positivas e no enfrentamento de desafios locais; Redução das desigualdades sociais, ao oferecer oportunidades de capacitação pode-se reduzir as disparidades socioeconômicas entre diferentes grupos dentro da comunidade, contribuindo para a redução das desigualdades, e resiliência comunitária, capacitando-a a lidar melhor com adversidades, se adaptar a mudanças e desenvolver estratégias para enfrentar desafios socioeconômicos.
Público Alvo
O objetivo geral do projeto se destina a pessoas maiores de 18 anos, inscritos no CadÚnico, atendidas pelo programa Ceará Sem Fome e que sejam beneficiárias das Cozinhas Solidárias do Ceará. A quantidade de público alvo foi determinada a partir do número de vagas dos eventos e formações previstas dentro do projeto. Dessa forma, havendo eventos e formações ofertadas para 30 pessoas a cada turma, e considerando que haverá 6 formações com duas turmas e 1 formação de turma única, totaliza-se 390 pessoas a serem beneficiadas diretamente. Indiretamente, serão beneficiados os familiares dos beneficiários atendidos pelo projeto e o próprio Programa Ceará Sem Fome que será fortalecido com as formações. Indiretamente, serão beneficiados os familiares dos beneficiários diretamente e o próprio Programa Ceará Sem Fome que será fortalecido com as formações.
Objetivo Geral
Promover o empoderamento social de grupos em situação de vulnerabilidade social, beneficiários do Programa Ceará sem fome, a partir de encontros, eventos e formações extensionistas em comum atendimento de TED no 01/2024 entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE.
Objetivo Específico
- Fomentar o empreendedorismo local e o ingresso no mercado de trabalho para grupos em situação de vulnerabilidade social. - ⁠Capacitar os beneficiários do Programa Ceará sem fome atendendo a Termo de Execução Descentralizada.
Metodologia
- Reconhecimento e aproximação do público-alvo O projeto é direcionado especificamente aos beneficiários do Programa Ceará Sem Fome. Para oferecer os cursos propostos, foram realizadas reuniões, encontros e visitas com a equipe gestora das cozinhas solidárias no território de Sobral, com o objetivo de identificar quais capacitações seriam mais adequadas ao perfil do público-alvo, considerando as potencialidades do mercado local. Além disso, a divulgação das atividades para o público-alvo será realizada principalmente por meio dessa comunicação com as cozinhas do Programa Ceará Sem Fome - Eventos A oferta de eventos buscará atender às seguintes questões: proporcionar o acolhimento dos alunos; compartilhamento de experiências em relação a área do curso com objetivo de valorizar o conhecimento prévio e promover a interação entre alunos e formadores e complementação de certificação de carga horária final ao discente de 40h para cada curso livre de extensão ofertado. Essa etapa atende as sugestões de atividades do ofício nº 6/2024/CCPE/DEA/PROEXT/REITORIA-IFCE: empreendedorismo, economia popular e solidária, planejamento financeiro, oficinas para elaboração de currículos, oficinas para conhecimento básico de plataformas de cadastros de currículo, treinamentos para participação de entrevistas, rodas de conversas com psicólogas sobre autoestima, com assistentes sociais ou pessoas com formação em direitos sobre direitos sociais, direitos trabalhistas e previdenciários, seminário sobre abertura de MEI ( Microempreendedor individual), dentre outras. Dessa forma, haverá uma aula inaugural no formato de evento, em cada módulo, com os temas a serem abordados àqueles previstos nos objetivos específicos: Promover eventos com temáticas voltadas para microempreendedores individuais e empreendedorismo, ingresso no mercado de trabalho e o empoderamento social. - Oferta de formações Formações ofertadas A presente proposta contempla sete categorias de formação, nas quais o IFCE Campus Sobral foi contemplado no TED mencionado anteriormente: Auxiliar de cozinha para atuação nas boas práticas de fabricação, Auxiliar de cozinha para atuação na conservação de alimentos, Criador de conteúdo digital para impulsionar pequenos negócios, Auxiliar de limpeza com ênfase na coleta seletiva, Auxiliar de produção de alimentos: aproveitamento integral dos alimentos, Auxiliar de Estoque em gêneros alimentícios e Auxiliar em Panificação. Essas formações serão ofertadas em 14 cursos de capacitação, em formato de cursos livres de 40h, com atividades disciplinares de 39h somado a 1h de atividade complementar. Entre os cursos, 12 serão ofertados para duas turmas de 30 alunos e dois deles em única turma. As aulas serão realizadas de forma presencial, em locais adequados e acessíveis aos participantes, em salas de aulas e laboratórios no IFCE/Campus Sobral. Serão utilizadas metodologias participativas e práticas, podendo haver visitas técnicas a locais em que o aluno possa ter o conhecimento prático do curso. Durante as aulas, serão desenvolvidos trabalhos e discussões, sempre valorizando a interação e acolhida entre eles, o público alvo. Para cada curso ofertado, haverá um coordenador de turma, integrante do Projeto de Extensão. Os cursos de formação selecionados para cada área de atuação prevista nos objetivos específicos, com o respectivo número e coordenadores de turmas, seguem descritos: 1. Auxiliar de cozinha para atuação nas boas práticas de fabricação (módulo I) (duas turmas) Coordenador de turma: Juliana Silva Liberato link lattes: http://lattes.cnpq.br/3949651959441478 Conteúdo programático: Boas Práticas relativas ao ambiente e higienização; boas práticas na produção de alimentos. Atividade complementar: Palestra: Microempreendedorismo Individual 2. Auxiliar de cozinha para atuação nas boas práticas de fabricação (módulo II) (duas turmas) Coordenador de turma: Juliana Silva Liberato link lattes:http://lattes.cnpq.br/3949651959441478 Conteúdo programático: Fundamentos da contaminação dos alimentos, legislação e boas práticas relativas aos manipuladores. Atividade complementar: Palestra: O Ingresso no mercado de trabalho - oportunidades e entrevistas 3. Auxiliar de cozinha para atuação na conservação de alimentos (módulo I) (duas turmas) Coordenador de turma: Guiomar Muniz Ribeiro link lattes:http://lattes.cnpq.br/6555939788036451 Conteúdo programático: Introdução a Higiene e Conservação de Alimentos; Técnicas de Conservação dos Alimentos I. Atividade complementar: Palestra: Microempreendedorismo Individual 4. Auxiliar de cozinha para atuação na conservação de alimentos (módulo II) (duas turmas) Coordenador de turma: Guiomar Muniz Ribeiro link lattes:http://lattes.cnpq.br/6555939788036451 Conteúdo programático: conservação de alimentos II; Microbiologia de Alimentos. Atividade complementar: Palestra: O Ingresso no mercado de trabalho - oportunidades e entrevistas 5. Criador de conteúdo digital para impulsionar pequenos negócios (módulo I) (duas turmas) Coordenador de turma: Joilson Silva Lima link lattes: http://lattes.cnpq.br/7317876679651654 Conteúdo programático: Comunicação para Internet; Habilidades interpessoais para internet. Atividade complementar: Palestra: Microempreendedorismo Individual 6. Criador de conteúdo digital para impulsionar pequenos negócios (módulo II) (duas turmas) Coordenador de turma: Joilson Silva Lima link lattes: http://lattes.cnpq.br/7317876679651654 Conteúdo programático: Marketing digital. Atividade complementar: Palestra: O Ingresso no mercado de trabalho - oportunidades e entrevistas 7. Auxiliar de limpeza com ênfase na coleta seletiva (módulo I) Coordenador de turma: Letícia Lacerda Freire link lattes: http://lattes.cnpq.br/3360452039853582 Conteúdo programático: segregação, classificação, coleta e armazenamento adequado de resíduos sólidos; responsabilidade socioambiental nos serviços gerais de limpeza. Atividade complementar: Microempreendedorismo Individual 8. Auxiliar de limpeza com ênfase na coleta seletiva (módulo II) Coordenador de turma:Letícia Lacerda Freire link lattes:http://lattes.cnpq.br/3360452039853582 Conteúdo programático: boas práticas e técnicas de limpeza, noções de higiene e segurança do trabalho. Atividade complementar: Palestra: O Ingresso no mercado de trabalho - oportunidades e entrevistas 9. Auxiliar de produção de alimentos: aproveitamento integral dos alimentos (módulo I) Coordenador de turma: Jéssica Silva do Carmo link lattes: http://lattes.cnpq.br/1113013625763779 Conteúdo programático: Princípios para aproveitamento integral dos alimentos; Higiene e manipulação de alimentos. Atividade complementar: Palestra: Microempreendedorismo Individual 10. Auxiliar de produção de alimentos: aproveitamento integral dos alimentos (módulo II) Coordenador de turma: link lattes: http://lattes.cnpq.br/1113013625763779 Conteúdo programático: Aproveitamento integral de alimentos de origem vegetal; Aproveitamento integral de alimentos de origem animal. Atividade complementar: Palestra: O Ingresso no mercado de trabalho - oportunidades e entrevistas 11. Auxiliar de Estoque em gêneros alimentícios (módulo I) (duas turmas) Coordenador de turma: Jessica Maria Silva Sousa link lattes: http://lattes.cnpq.br/0080237214294291 Conteúdo programático: Logística de Suprimentos. Atividade complementar: Microempreendedorismo Individual 12. Auxiliar de Estoque em gêneros alimentícios (módulo II) (duas turmas) Coordenador de turma: Jessica Maria Silva Sousa link lattes: http://lattes.cnpq.br/0080237214294291 Conteúdo programático: Gestão de Estoque. Atividade complementar: Palestra: O Ingresso no mercado de trabalho - oportunidades e entrevistas 13. Auxiliar de Panificação (módulo I) (turma única) Coordenador de turma: Francisco Pinto Filho link lattes: http://lattes.cnpq.br/4219422167794044 Conteúdo programático: Boas Práticas de Fabricação (BPF) e relações interpessoais. Introdução à panificação Atividade complementar: Palestra: Microempreendedorismo Individual 14. Auxiliar de Panificação (módulo II) (turma única) Coordenador de turma: Francisco Pinto Filho link lattes: http://lattes.cnpq.br/4219422167794044 Conteúdo programático: Técnicas de panificação. Atividade complementar: Palestra: O Ingresso no mercado de trabalho - oportunidades e entrevistas - Seleção de formadores Haverá seleção simplificada para formadores, que posteriormente serão incluídos como integrantes bolsistas do projeto. A seleção irá considerar as necessidades de perfil formador estabelecidos no conteúdo programático dos cursos. -Seleção do público-alvo para formações Haverá seleção simplificada para inscrição dos discentes. As inscrições serão realizadas de forma presencial nas cozinhas solidárias e também no IFCE/Campus de Sobral. Poderão se inscrever no curso pessoas maiores de 18 anos, inscritos no CadÚnico, atendidas pelo programa Ceará Sem Fome e também beneficiários das Cozinhas Solidárias do Ceará. Os participantes deverão dirigir-se às cozinhas solidárias ou ao IFCE/Campus para preencher a ficha de inscrição, fornecer cópia de documento oficial com foto, CPF e comprovante de inscrição no CadÚnico e no programa Ceará sem Fome. Considerando o público-alvo mencionado, será verificado o atendimento dos requisitos mínimos, havendo mais inscritos que o número de vagas, será feita a seleção por sorteio contemplando o total do público máximo definido. Com o intuito de promover o acesso, a permanência e o sucesso do público alvo nas formações, será disponibilizado um suporte financeiro de fonte de recurso externa (via TED mencionado anteriormente) em forma de bolsa para custear despesas com transporte e alimentação, visando aprimorar o desempenho acadêmico e reduzir a evasão escolar. Ao final do Curso Livre, o aluno receberá o certificado de Curso livre de extensão com 40h, sendo 39h de atividades disciplinares e 1h de atividade complementar. - Acompanhamento e avaliação Para cada módulo ofertado em cada curso, haverá um acompanhamento e avaliação do projeto, a partir de visitas, frequências, reuniões e relatórios. Serão priorizadas estratégias de avaliação que valorizem os aspectos qualitativos, como: a participação, engajamento e interação; a realização de trabalhos em grupos, dinâmicas, avaliação de experiências a partir da percepção dos alunos e autoavaliações. O IFCE/Campus de Sobral compreende a avaliação como acompanhamento da construção do conhecimento dos alunos, permitindo intervenção educativa para ajustar os rumos. A avaliação não apenas classifica, mas propõe uma reflexão técnica e ética. Considerando o desenvolvimento de competências, é essencial avaliar se a metodologia promove um ensino ativo que valorize a apreensão e o desenvolvimento de conhecimentos científicos, tecnológicos e humanistas, preparando os alunos para serem profissionais atuantes e cidadãos responsáveis. Isso implica ajustes no conteúdo e nas formas de avaliação, permitindo aos alunos expressarem sua compreensão, análise e julgamento de problemas práticos relacionados à profissão. Ao final das capacitações, espera-se que os participantes reconheçam suas próprias possibilidades e potencialidades, sentindo-se preparados para ingressar no mercado de trabalho. Além disso, espera-se que se sintam motivados a buscar novos conhecimentos e a desenvolver, aprimorando suas habilidades e realizando novas capacitações, o que contribuirá para o aumento de sua renda e da renda de suas famílias.