Exibir Ação

Campus:
CAMPUS UMIRIM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
ENTREVERSOS: A Arte da Poesia Falada
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Literatura
Data de Início:
14/08/2024
Previsão de Fim:
14/08/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Semi-Presencial
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Reunião
Trabalho em grupo
Testes Subjetivos
Formas de Divulgação:
Áudio
Cartaz
E-mail
Folder
Mala direta
Sistema acadêmico
Site institucional
Redes sociais
Rádio
Folheto
Convite
Faixa
Jornal e TV
Articulações institucionais
Entrega presencial de convites
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Jessica Thais Loiola Soares
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cassia Alves da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 14/08/2024 14/08/2026
Jessica Thais Loiola Soares IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 14/08/2024 14/08/2026
Maria Michele Colaco Pinheiro IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 14/08/2024 14/08/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
“Entreversos: a arte da poesia falada” trata-se de um projeto de retomada do grupo de performance poética Entreversos, idealizado pela professora Thais Loiola em 2017 no IFCE campus Umirim e coordenado por ela e pela professora Michele Colaço de 2017 a 2019, tendo sido contemplado com 3 bolsas de extensão no PAPEX 2019. O grupo, que era composto por cerca de 20 estudantes do Curso de Letras do referido campus, atuou em apresentações e oficinas poéticas em escolas, universidades e centros culturais de Umirim, Itapipoca, Uruburetama, Redenção, Cascavel e Fortaleza, mudando para melhor a vida de muitos jovens de todos esses lugares. Assim, pretende-se novamente selecionar alunos do Curso de Letras do IFCE campus Umirim para aprenderem as técnicas de falar poemas e se transformarem em intérpretes de poesia, levando-a em sua forma vívida para instituições educacionais e culturais localizadas em Umirim e municípios próximos.
Justificativa
Antes mesmo de existir a escrita, já havia a poesia, que, em sua primeira forma, era absolutamente oral. As narrativas poéticas que compõem as grandes epopeias da Antiguidade clássica foram repassadas oralmente geração após geração. Já na Idade Média, os versos eram cantados pelos trovadores, para elogiar ou desdenhar, de modo que a arte de trovar era símbolo de status social. Com a invenção da tipografia, no século XV, pouco a pouco o texto escrito sobrepujou o falado, dado o caráter aparentemente mais estável daquele. Entretanto, como afirma o poeta cearense Roberto Pontes nos versos de "Poema por meu poema": "Diga/diga meu poema/mesmo com tédio, cansaço/ou ainda em solidão.//E diga/principalmente/se a madrugada for longa/se a tempestade for fria/se longo for o combate.//Repita/se for o caso/quando a lua esteja em férias/e o rosto azul das estrelas/lhe parecer descabido.//E em qualquer caso/repita/para a sua namorada/amiga, mãe, conhecida/balconista, atendente/secretária ou irmã/pois ele também ajuda/a quem quer compreensão.//Monologue o meu poema/diga em duo/cante em coro.//Declamemos para o povo/pois eu faço um canto amargo/em tempo igual amoroso.//Quero vê-lo repetido/cantado, amado e sentido/na boca pra quem o quero.//Poema de quem viveu/só terá se completado/no lábio de quem o fala/pois meu intento/quem dera/é vê-lo libertação." Assim, verifica-se que o texto lírico só estará plenamente realizado, isto é, apenas terá atingido o seu real objetivo, se for falado, pois a voz é um grande mecanismo de luta social, de autorreflexão e de compreensão humana. Destarte, constata-se que a voz é inerente à poesia e que, por sua vez, a poesia falada é inerente ao ser humano, sendo-lhe indissociável. Perde-se muito da leitura textual e da leitura do mundo quando se deixa de lado o aspecto falado dos textos líricos. Nesse contexto e com base na Teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner, o projeto “Entreversos: a arte da poesia falada” pretende sanar uma lacuna educacional, social e humana, utilizando o hábito de falar e ouvir poemas como estratégia de desenvolvimento das inteligências linguística, emocional, cinestésica, interpessoal, intrapessoal e, até mesmo, musical e existencialista, considerando o ser humano em toda a sua complexidade.
Público Alvo
Estudantes (priorizando os ensinos fundamental e médio, nesse primeiro momento) das seguintes escolas de Umirim: Instituto Federal do Ceará, EEM Maria Iracema Uchôa Sales, EEF José Pinheiro Sales, EEF Raimundo Alves da Silva, EEF Francisco Pinto de Mesquita e EEIF Alfredo Ferreira da Cunha, EEF Hamilton Rocha e Silva e EEFI Santina Quinto Amazonas, sendo estas duas últimas no distrito de São Joaquim. Depois, pretende-se ampliar a atuação do projeto para as instituições de ensino dos municípios limítrofes: Trairi e Tururu (norte); Pentecoste (sul); São Luís do Curu (leste); Uruburetama e Itapajé (oeste).
Objetivo Geral
* Contribuir para o desenvolvimento das habilidades comunicativas, intrapessoais, sociais e humanas dos estudantes falantes e/ou ouvintes de poemas da cidade de Umirim.
Objetivo Específico
* Treinar estudantes do Curso de Letras do IFCE campus Umirim para se tornarem intérpretes de poemas; * Difundir a poesia falada por todo o município de Umirim e adjacências; * Proporcionar o desenvolvimento do hábito de ler, falar e escutar versos; * Desenvolver as inteligências linguística, intrapessoal, interpessoal, cinestésica e emocional dos ouvintes e falantes de poemas.
Metodologia
A primeira etapa do projeto será presencial e consistirá na seleção dos estudantes que se tornarão intérpretes de poemas, o que será feito por meio de teste subjetivo com análise das habilidades artísticas pré-existentes nos candidatos, bem como de entrevista acerca da disponibilidade e do real interesse e dedicação à proposta. Inicialmente serão selecionados 10 estudantes do Curso de Letras do IFCE Umirim, mas esse número poderá se estender ao longo do projeto até o número máximo de 20, a depender do interesse por parte dos licenciandos e das demandas externas. Os estudantes que atuarão como intérpretes de poemas atuarão de forma voluntária, isto é, sem bolsa. Em seguida, passar-se-á à formação dos estudantes selecionados, por meio de oficinas internas com os seguintes temas: leitura, interpretação e análise de poemas; escolha, memorização e internalização de textos poéticos; expressão vocal; expressão facial; expressão corporal; diálogo entre a performance poética, as artes cênicas e a música; entre outros. Os encontros destinados a reuniões de planejamento e de análise de repertório serão virtuais, via Meet; já os encontros destinados a treinamento prático de performance poética serão presenciais, ocorrendo no campus Umirim do IFCE. Na próxima etapa, os intérpretes treinarão as técnicas aprendidas realizando apresentações de performance poética para os próprios alunos do IFCE campus Umirim (ensinos integrado, subsequente e superior). Será também um período para intensificar o diálogo com a comunidade externa - já iniciado desde o princípio da execução do projeto -,em preparação para a etapa seguinte. Por fim, ocorrerá o ápice da execução do projeto: apresentações, minicursos e oficinas nas instituições de ensino de Umirim, podendo incluir – a posteriori – as escolas dos municípios limítrofes. Os estudantes umirienses assistirão a recitais de poesia falada e serão ensinados a analisar poemas e a vivenciar essa arte, o que contribuirá para a melhoria do aprendizado dos discentes de escolas públicas e também possibilitará a criação de novos grupos de performance poética na região. Além disso, esse será o momento para preparação, ensaio e apresentação de um espetáculo poético grande, que poderá ser levado aos teatros do Estado do Ceará, alcançando um público ainda maior. Em todos os momentos, as docentes envolvidas no projeto auxiliarão e orientarão os integrantes do grupo Entreversos, realizando reuniões semanais (que poderão ser presenciais e/ou virtuais, pelo Meet) para acompanhar o desenvolvimento de cada etapa, ouvindo e auxiliando os educandos em suas dificuldades, utilizando lista de frequência e orientando-os desde a seleção de repertório até a interpretação dos poemas.