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Campus:
CAMPUS CAUCAIA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Empoderamento social aos beneficiários do Programa Ceará Sem Fome em Caucaia - Ceará
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Educação Profissional
Data de Início:
16/09/2024
Previsão de Fim:
30/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
175
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
210
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Captação de recursos externos
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Caucaia
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Prova
Trabalho em grupo
Reunião
Formas de Divulgação:
Folder
Site institucional
Redes sociais
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Jose Tarcizio Gomes Filho
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Elvisfrank Fernandes IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 16/09/2024 30/12/2024
Gilvan Gomes de Araújo Filho IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 16/09/2024 30/12/2024
Jose Rogerio Maciel Ferreira Filho IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 16/09/2024 30/12/2024
Jose Tarcizio Gomes Filho IFCE Coordenador Docente IFCE Sim 6 16/09/2024 30/12/2024
Marcelo Oliveira Lima IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Sim 3 16/09/2024 30/12/2024
Marcus Vinicius Soares Rocha IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Sim 3 16/09/2024 30/12/2024
Pedro Henrique Almeida Miranda IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 16/09/2024 30/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
MDS Sim Termo de execução descentralizada 23255.010196/2023-59
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 15632.61
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 74200.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 56700.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Em linhas gerais, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), comprometido com o bem estar dos cidadãos brasileiros, atua no combate à exclusão social, promovendo ações que incluem qualificação profissional e apoio ao empreendedorismo, entre outras iniciativas. Ao investir em capacitação de qualidade, acessível a todas as pessoas em situação de vulnerabilidade social, o MDS proporciona oportunidades aos indivíduos marginalizados, oferecendo-lhes as ferramentas necessárias para melhorar sua qualidade de vida. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) é uma instituição que se dedica ao ensino, pesquisa e extensão, tendo como missão produzir, disseminar e aplicar conhecimentos científicos e tecnológicos, buscando participar integralmente na formação do cidadão, tornando-a mais completa e visando à sua total inserção social, política, cultural e ética. Dessa forma, esse projeto de capacitação passa a ser um ponto de intersecção entre o MDS e o IFCE, sendo de interesse recíproco o alcance do objetivo que será a qualificação profissional de Jovens e adultos do Estado do Ceará inscritos no CadÚnico, atendidos pelo programa Ceará Sem Fome e beneficiários das cozinhas solidárias, especialmente os beneficiários do Programa Bolsa Família, com ênfase nos grupos vulneráveis. O o Instituto Federal do Ceará, campus Caucaia, ofertará 04 (quatro) formações em: Barbeiro Iniciante em 02 módulos (02 turmas), Eletricista Predial em 02 módulos (02 turmas), Produção de sabão Ecológico em 02 módulos (02 turmas) e Design de Sobrancelhas em 02 módulos (01 turma).
Justificativa
O combate à fome é um objetivo global e está entre os 17 objetivos para a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), firmada em 2015 (ONU, 2015). De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Amostras por Domicílios Contínua (PNADC), no ano de 2022, 33,1 milhões de pessoas no Brasil enfrentaram insegurança alimentar e nutricional grave. No ano de 2023, esse valor foi reduzido para 8,7 milhões, em virtude de um conjunto de iniciativas e programas sociais (BRASIL, 2023). Dentre esses, no estado do Ceará, foi criado o Programa Ceará sem Fome e as Redes de Unidades Sociais Produtoras de Refeições (USPR) pela Lei Estadual n° 18.312/2023 (CEARÁ, 2023). Acredita-se que programas de combate à fome devem estar associados ao empoderamento social, para que haja emancipação econômica dos grupos em situação de vulnerabilidade social. Dessa forma, eventos, formações teóricas, técnicas e práticas para a inserção dessa comunidade no mercado de trabalho podem auxiliar no combate ao ciclo de propagação da fome, onde a população vulnerável não consegue ascender sobre os agentes que configuram a sua situação socioeconômica à margem de serviços básicos e, portanto, à vulnerabilidade. Considerando que o IFCE preconiza em sua visão ser referência no ensino, pesquisa, extensão e inovação, buscando a transformação social e o desenvolvimento regional, projetos de extensão que aproximem a comunidade e favoreçam o empoderamento social de grupos em situação de vulnerabilidade social são fortes ferramentas que demonstram o comprometimento da instituição para com seus pilares organizacionais. As ações de formações em Barbeiro Iniciante, Eletricista Predial, Produção de sabão Ecológico e Design de Sobrancelhas, em comunidades socialmente vulneráveis pode promover uma série de impactos positivos que contribuem para a melhoria das condições de vida e para o fortalecimento dessas comunidades e demandadas em TED, conforme mencionado anteriormente. Ademais, é possível mencionar o potencial para gerar resultados positivos ao final do projeto, especialmente para o público diretamente beneficiado: empoderamento individual e coletivo; Desenvolvimento de habilidades profissionais; Acesso ao mercado de trabalho; Estímulo ao empreendedorismo; Melhoria da educação; Conscientização sobre saúde; Desenvolvimento de lideranças locais, através de sua identificação e capacitação, de modo a desempenharem papéis fundamentais na promoção de mudanças positivas e no enfrentamento de desafios locais; Redução das desigualdades sociais, ao oferecer oportunidades de capacitação pode-se reduzir as disparidades socioeconômicas entre diferentes grupos dentro da comunidade, contribuindo para a redução das desigualdades, e resiliência comunitária, capacitando-a a lidar melhor com adversidades, se adaptar a mudanças e desenvolver estratégias para enfrentar desafios socioeconômicos.
Público Alvo
Jovens e adultos do Estado do Ceará, maiores de 18 anos, inscritos no CadÚnico, atendidos pelo programa Ceará Sem Fome e beneficiários das cozinhas solidárias, especialmente os beneficiários do Programa Bolsa Família, com ênfase nos grupos vulneráveis.
Objetivo Geral
Promover capacitações em formações livres em Barbeiro Iniciante, Eletricista Predial, Produção de sabão Ecológico e Design de Sobrancelhas para grupos em situação de vulnerabilidade social, beneficiários do Programa Ceará sem fome, a partir de encontros, eventos e formações extensionistas em comum atendimento de TED no 01/2024 entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE.
Objetivo Específico
- Fomentar o empreendedorismo local e o ingresso no mercado de trabalho para grupos em situação de vulnerabilidade social. - ⁠Capacitar os beneficiários do Programa Ceará sem fome atendendo a Termo de Execução Descentralizada.
Metodologia
- Reconhecimento e aproximação do público-alvo O projeto é direcionado especificamente aos beneficiários do Programa Ceará Sem Fome. Para oferecer os cursos propostos, foram realizadas reuniões, encontros e visitas as cozinhas solidárias no território de Caucaia, com o objetivo de identificar quais capacitações seriam mais adequadas ao perfil do público-alvo, considerando as potencialidades do mercado local. Além disso, a divulgação das atividades para o público-alvo será realizada principalmente por meio dessa comunicação com as cozinhas do Programa Ceará Sem Fome - Eventos A oferta de eventos buscará atender às seguintes questões: proporcionar o acolhimento dos alunos; compartilhamento de experiências em relação a área do curso com objetivo de valorizar o conhecimento prévio e promover a interação entre alunos e formadores e complementação de certificação de carga horária final ao discente de 40h para cada curso livre de extensão ofertado. Essa etapa atende as sugestões de atividades do ofício nº 6/2024/CCPE/DEA/PROEXT/REITORIA-IFCE: empreendedorismo, economia popular e solidária, planejamento financeiro, oficinas para elaboração de currículos, oficinas para conhecimento básico de plataformas de cadastros de currículo, treinamentos para participação de entrevistas, rodas de conversas com psicólogas sobre autoestima, com assistentes sociais ou pessoas com formação em direitos sobre direitos sociais, direitos trabalhistas e previdenciários, seminário sobre abertura de MEI ( Microempreendedor individual), dentre outras. Dessa forma, haverá uma aula inaugural no formato de evento, em cada módulo, com os temas a serem abordados àqueles previstos nos objetivos específicos: Promover eventos com temáticas voltadas para microempreendedores individuais e empreendedorismo, ingresso no mercado de trabalho e o empoderamento social. - Oferta de formações Formações ofertadas A presente proposta contempla quatro categorias de formação, nas quais o IFCE Campus Caucaia foi contemplado no TED mencionado anteriormente: em Barbeiro Iniciante, Eletricista Predial, Produção de sabão Ecológico e Design de Sobrancelhas. Essas formações serão ofertadas em 07 cursos de capacitação, em formato de cursos livres de 40h, com atividades disciplinares de 39h somado a 1h de atividade complementar. Todos os cursos, serão ofertados para turmas de 30 alunos. As aulas serão realizadas de forma presencial, em locais adequados e acessíveis aos participantes, em salas de aulas e laboratórios no IFCE/Campus Caucaia. Serão utilizadas metodologias participativas e práticas. A aula inaugural ocorrerá, no dia 16/09/2024 com participação de todas as turmas através de palestras sobre Microempreendedorismo Individual e O Ingresso no mercado de trabalho - oportunidades e entrevistas, em parceria com o SINE Municipal de Caucaia. Durante as aulas, serão desenvolvidos trabalhos e discussões, sempre valorizando a interação e acolhida entre eles, o público alvo. Para cada curso ofertado, haverá um coordenador de turma, integrante do Projeto de Extensão. Os cursos de formação selecionados para cada área de atuação prevista nos objetivos específicos, com o respectivo número e coordenadores de turmas, seguem descritos: Formação 01 - Barbeiro Iniciante em 02 módulos. Número de turmas: 02 (30 vagas por turma); Coordenador (turma 01): José Rogério Maciel Ferreira Filho Coordenador (turma 02): José Rogério Maciel Ferreira Filho Módulo I (curso livre de extensão): 39h/a de atividades disciplinares (19h/a em Equipamentos / Ferramentas de Corte e 20h/a de Técnicas de Corte de Cabelo) e uma oficina/palestra/roda de conversa 1 h/a, perfazendo um total de 40 h/a; Módulo II (curso livre de extensão): 39h/a de atividades disciplinares (20 h/a em Técnicas de Barba / Higiene e Segurança e 19h/a em Atendimento ao Cliente / Prática Supervisionada) e uma oficina/palestra/roda de conversa 1 h/a, perfazendo um total de 40 h/a; Formação 02 - Eletricista Predial em 02 módulos. Número de turmas: 02 (30 vagas por turma); Coordenador (turma 01): Marcus Vinicius Soares Rocha Coordenador (turma 02): Marcus Vinicius Soares Rocha Módulo I (curso livre de extensão): 39h/a de atividades disciplinares (20h/a de fundamentos de eletricidade e 19h/a em interpretação de projetos elétricos) e uma oficina/palestra/roda de conversa 1 h/a, perfazendo um total de 40 h/a; Módulo II (curso livre de extensão): 39h/a de atividades disciplinares (20 h/a de Instalações Elétricas Prediais e 19h/a em Comandos Elétricos) e uma oficina/palestra/roda de conversa 1 h/a, perfazendo um total de 40 h/a; Formação 03 - Produção de sabão Ecológico em 02 módulos. Número de turmas: 02 (30 vagas por turma); Coordenador (turma 01): José Tarcizio Gomes Filho Coordenador (turma 02): Marcelo Oliveira Lima Módulo I (curso livre de extensão): 39h/a de atividades disciplinares (39h/a Introdução sobre sustentabilidade / Identificação de descartes de materiais / Produtos sanitizantes / Matéria-Prima: Extração de óleo / Normas e segurança de laboratório / Cálculo de soluções / Produção de soluções de soda cáustica / Cálculo de rendimentos e Precificação) e uma oficina/palestra/roda de conversa 1 h/a, perfazendo um total de 40 h/a; Módulo II (curso livre de extensão): 39h/a de atividades disciplinares (39 h/a de Pré-laboratório / Pré-tratamento do óleo (Filtragem e Degomagem) / Aula prática de preparo do sabão / Pós-laboratório (Cálculos de rendimentos) e uma oficina/palestra/roda de conversa 1 h/a, perfazendo um total de 40 h/a; Formação 04 - Design de Sobrancelhas em 02 módulos. Número de turmas: 01 (30 vagas por turma); Coordenador (turma 01): Pedro Henrique Almeida Miranda Módulo I (curso livre de extensão): 39h/a de atividades disciplinares (19h/a de Introdução / Técnicas de Design de Sobrancelhas / EPI e 20h/a em Biossegurança / EPIs / Anamnese / Regulamentação) e uma oficina/palestra/roda de conversa 1 h/a, perfazendo um total de 40 h/a; Módulo II (curso livre de extensão): 39h/a de atividades disciplinares (39 h/a de Práticas em Design de Sobrancelhas) e uma oficina/palestra/roda de conversa 1 h/a, perfazendo um total de 40 h/a; - Seleção de formadores Haverá seleção simplificada para formadores, que posteriormente serão incluídos como integrantes bolsistas do projeto. A seleção irá considerar as necessidades de perfil formador estabelecidos no conteúdo programático dos cursos. - Seleção do público-alvo para formações Haverá seleção simplificada para inscrição dos discentes. As inscrições serão realizadas de forma presencial nas cozinhas solidárias e também no IFCE/Campus de Caucaia. Poderão se inscrever no curso pessoas maiores de 18 anos, inscritos no CadÚnico, atendidas pelo programa Ceará Sem Fome e também beneficiários das Cozinhas Solidárias do Ceará. Os participantes deverão dirigir-se às cozinhas solidárias ou ao IFCE/Campus para preencher a ficha de inscrição, fornecer cópia de documento oficial com foto, CPF e comprovante de inscrição no CadÚnico e no programa Ceará sem Fome. Considerando o público-alvo mencionado, será verificado o atendimento dos requisitos mínimos, havendo mais inscritos que o número de vagas, será feita a seleção por sorteio contemplando o total do público máximo definido. Com o intuito de promover o acesso, a permanência e o sucesso do público alvo nas formações, será disponibilizado um suporte financeiro de fonte de recurso externa (via TED mencionado anteriormente) em forma de bolsa para custear despesas com transporte e alimentação, visando aprimorar o desempenho acadêmico e reduzir a evasão escolar. Ao final do Curso Livre, o aluno receberá o certificado de Curso livre de extensão com 40h, sendo 39h de atividades disciplinares e 1h de atividade complementar. - Acompanhamento e avaliação Para cada módulo ofertado em cada curso, haverá um acompanhamento e avaliação do projeto, a partir de visitas, frequências, reuniões e relatórios. Serão priorizadas estratégias de avaliação que valorizem os aspectos qualitativos, como: a participação, engajamento e interação; a realização de trabalhos em grupos, dinâmicas, avaliação de experiências a partir da percepção dos alunos e autoavaliações. O IFCE/Campus Caucaia compreende a avaliação como acompanhamento da construção do conhecimento dos alunos, permitindo intervenção educativa para ajustar os rumos. A avaliação não apenas classifica, mas propõe uma reflexão técnica e ética. Considerando o desenvolvimento de competências, é essencial avaliar se a metodologia promove um ensino ativo que valorize a apreensão e o desenvolvimento de conhecimentos científicos, tecnológicos e humanistas, preparando os alunos para serem profissionais atuantes e cidadãos responsáveis. Isso implica ajustes no conteúdo e nas formas de avaliação, permitindo aos alunos expressarem sua compreensão, análise e julgamento de problemas práticos relacionados à profissão. Ao final das capacitações, espera-se que os participantes reconheçam suas próprias possibilidades e potencialidades, sentindo-se preparados para ingressar no mercado de trabalho. Além disso, espera-se que se sintam motivados a buscar novos conhecimentos e a desenvolver, aprimorando suas habilidades e realizando novas capacitações, o que contribuirá para o aumento de sua renda e da renda de suas famílias.