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Campus:
CAMPUS QUIXADA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Qualificação profissional para Ingresso no mundo do trabalho de participantes do projeto Ceará Sem Fome, com incentivo para criação de pequenos negócios
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Educação Profissional
Data de Início:
01/09/2024
Previsão de Fim:
01/03/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
120
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Captação de recursos externos
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Quixadá
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
E-mail
Redes sociais
Articulações institucionais
Entrega presencial de convites
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Guilherme Augusto Magalhaes Junior
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antônia Amanda Alves da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/09/2024 01/03/2025
Francisca Gilvania Alves Freitas Oliveira Instituto Antônio Conselheiro (IAC) Integrante Sem vínculo Não 4 16/09/2024 01/03/2025
Guilherme Augusto Magalhaes Junior IFCE Coordenador Docente IFCE Sim 6 16/09/2024 01/03/2025
Izaura Gomes do Nascimento de Oliveira Secretaria Municipal de Assistência Social Integrante Sem vínculo Não 1 16/09/2024 01/03/2025
Lucas da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 16/09/2024 01/03/2025
Nivia Mayane Ramos Instituto Antônio Conselheiro (IAC) Integrante Sem vínculo Não 4 16/09/2024 01/03/2025
Reinaldo Fontes Cavalcante IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 16/09/2024 01/03/2025
Ryan Kisgley Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/09/2024 01/03/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
MDS Sim Termo de execução descentralizada 23255.010196/2023-59
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 32400.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 8932.92
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 42400.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Em linhas gerais, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), comprometido com o bem estar dos cidadãos brasileiros, atua no combate à exclusão social, promovendo ações que incluem qualificação profissional e apoio ao empreendedorismo, entre outras iniciativas. Ao investir em capacitação de qualidade, acessível a todas as pessoas em situação de vulnerabilidade social, o MDS proporciona oportunidades aos indivíduos marginalizados, oferecendo-lhes as ferramentas necessárias para melhorar sua qualidade de vida. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) é uma instituição que se dedica ao ensino, pesquisa e extensão, tendo como missão produzir, disseminar e aplicar conhecimentos científicos e tecnológicos, buscando participar integralmente na formação do cidadão, tornando-a mais completa e visando à sua total inserção social, política, cultural e ética. Neste contexto, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, por meio do Convênio MDS e Governo do Estado do Ceará através da TED 01/2024, promoverá a capacitação profissional dos usuários do programa Ceará Sem Fome, visto que faz parte de sua missão a oferta da educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas à atuação profissional nos diversos setores da economia. Assim, com o intuito de apoiar as políticas de formação profissional dos trabalhadores, o Instituto Federal do Ceará, campus Quixadá ofertará 3 formações: Produção de produtos sanitizantes, Agente de reciclagem de resíduos sólidos e Produção de mudas e flores.
Justificativa
A população total do município de Quixadá é de 84.168 habitantes, sendo a maior do sertão central. O indicador de número de empregados cadastrados na cidade de Quixadá em 2022 foi 10.267. Neste contexto socioeconômico, surge a importância da qualificação profissional para a região de Quixadá. Sem dúvidas, a qualificação profissional é o aspecto mais importante na hora de contratar um profissional. Há poucos profissionais qualificados no mercado, pois boa parte não atende aos requisitos necessários para exercer a profissão. Por não possuir treinamento adequado, desconhece as normas de segurança, apresentando um maior risco para quem o contrata. Por não transmitirem confiança, são facilmente descartados pelas empresas e possíveis clientes. Desta forma, o mercado possui um grande desfalque quando se trata de profissionais. Por isso, a melhor forma de se dar bem no mercado de trabalho é investindo em treinamentos, especializações e cursos de aperfeiçoamento.
Público Alvo
Pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) do município de Quixadá; · Ser atendidos pelo programa Ceará Sem Fome com vinculação a suas cozinhas; · Ter 18 anos ou mais de idade, com Ensino Fundamental I (1º a 5º ano) – completo;
Objetivo Geral
Capacitar pessoas que fazem parte do Programa Ceará Sem Fome, com pouca ou nenhuma experiência, em conceitos técnicos através de três formações livres, colocando suas ideias em prática para atuar no mercado de trabalho bem como introduzir e expandir os conceitos de empreendedorismo.
Objetivo Específico
Curso de produção de produtos sanitizantes  Oferecer formação teórica e prática para produção de produtos de limpeza;  Conhecer laboratório, segurança e vidrarias;  Fornecer conhecimentos essenciais para a fabricação de produtos de limpeza eficazes e seguros, abrangendo técnicas de formulação, controle de qualidade e medidas de segurança;  Aprender as técnicas para fabricar diversos produtos de limpeza.  Conhecer como os ingredientes do dia a dia podem ser utilizados na fabricação dos produtos de limpeza.  Facilitar a limpeza de diversos ambientes com produtos de qualidade.  Produzir sabonetes caseiros de forma segura.  Aprender o armazenamento correto de cada produto. Curso de produção de mudas e flores Fornecer conhecimento teórico e prático sobre a adaptação e cultivo de plantas em regiões semiáridas.  Ensinar técnicas específicas de cultivo e cuidado da Rosa do Deserto.  Promover a valorização e preservação das plantas nativas da Caatinga. Curso de auxiliar de serviços gerais com ênfase na coleta seletiva  Entender a estruturação de procedimentos operacionais padrão (POP);  Compreender a necessidade da reciclagem e destinação adequada dos resíduos sólidos produzidos nos ambientes urbanos;  Conhecer as principais formas de classificação dos resíduos sólidos urbanos;  Desenvolver procedimentos de acondicionamento e armazenamento adequado de resíduos sólidos domiciliares e de produtos de limpeza;  Compreender princípios básicos de boas práticas de higiene e limpeza de ambientes;  Proporcionar um ambiente de aprendizagem acolhedor no qual os estudantes se sintam valorizados, respeitados e apoiados em seu processo de formação e desenvolvimento profissional;
Metodologia
1. Planejamento Inicial: 1.1 Inicialmente será feito o planejamento da formação através da realização de reuniões com o coordenador do curso e equipe Gestora Local para definir o cronograma de atividades e recursos necessários; 2. Definição dos perfis dos instrutores: 2.1 Elaboração de edital através da FAIFCE para seleção de instrutores qualificados e especializados nas áreas de formação propostas; 2.2 Seleção dos instrutores conforme edital. 3. Divulgação e Inscrições: 3.1 Implementação de estratégias de divulgação conforme mencionado anteriormente, utilizando múltiplos canais de comunicação para alcançar o público-alvo. 3.2 Abertura de períodos de inscrição, tanto online quanto presencialmente, com assistência técnica para aqueles que precisam de apoio para preencher os formulários. 4. Seleção dos Participantes: 4.1 Realização de processo seletivo considerando critérios socioeconômicos, entrevistas individuais, análise de histórico e testes de habilidades, conforme descrito anteriormente; 4.2 Desenvolvimento e revisão de edital de seleção dos participantes; 4.3 Fazer a matrícula dos participantes 5. Execução das Aulas: 5.1 As aulas serão realizadas no campus Quixadá através de aulas expositivas e práticas. Como forma de incentivar o estudante pelo mercado de trabalho serão abordados estudos de caso, simulações, dinâmicas de grupo e atividades práticas em laboratório. Destaca-se também o desenvolvimento de competências práticas para o desenvolvimento de atividades em um ambiente saudável e seguro; 5.2 Os cursos desenvolvidos serão de: Produção de produtos sanitizantes, Produção de mudas e flores, Auxiliar de serviços gerais com ênfase na coleta seletiva 5.3 Cada modulo contará com uma carga horária de 39 h/a de atividades disciplinares e uma oficina/palestra/roda de conversa 1h/a 5.4 Receberão certificados aqueles que cumprirem a carga horária mínima de 75% de participação nas atividades do projeto 6. Acompanhamento e Avaliação do público alvo: 6.1 Implementação de mecanismos de acompanhamento contínuo do progresso dos participantes, por meio de feedbacks dos instrutores, avaliações de desempenho. Realização de avaliações periódicas para verificar o alcance dos objetivos estabelecidos e a eficácia das atividades desenvolvidas; 7. Incentivo ao Empreendedorismo e Inserção Profissional: 7.1 Oferta de orientação e apoio para o desenvolvimento de planos de negócios e para a busca de oportunidades de estágio ou emprego após a conclusão dos cursos. 7.2 Estímulo à criação de redes de apoio e networking entre os participantes e potenciais empregadores; 7.3 Realização de oficinas sobre criação do MEI - expondo de maneira teórica e prática como fazer, falando das possibilidades e limites do MEI; 7.4 Oficina/Palestras sobre empreendedorismo; - Seminário sobre o mundo do trabalho formal, oficinas sobre como se sair bem numa entrevista; oficina sobre como elaborar currículo; oficina sobre como acessar plataformas e colocar currículo nelas; 7.5 Promover eventos com temáticas voltadas para microempreendedores individuais e empreendedorismo, ingresso no mercado de trabalho e o empoderamento social. 7.6 Realização de roda de conversas com familiar de confiança do/a participante sobre a importância da rede de apoio para a inserção do/participante no mundo do trabalho ou para a criação de seu empreendimento. 8. Monitoramento e Avaliação de Resultados: 8.1 Realização de avaliações de impacto para medir os resultados alcançados pelos participantes, tanto no curto quanto no longo prazo. 8.2 Coleta de dados quantitativos e qualitativos para avaliar o retorno sobre o investimento e identificar áreas de melhoria para futuras edições do curso; 9. Documentação e Disseminação de Boas Práticas: 9.1 Registro detalhado de todas as etapas do processo, incluindo relatórios de atividades, resultados obtidos e boas práticas identificadas. 9.2 Compartilhamento dos aprendizados e experiências adquiridos com outras instituições e organizações interessadas em replicar ou adaptar o modelo de curso desenvolvido.