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Campus:
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Empoderamento social aos beneficiários do Programa Ceará Sem Fome nos municípios de Juazeiro do Norte e Santana do Cariri - Ceará
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Grupos em situação de vulnerabilidade social
Data de Início:
15/08/2024
Previsão de Fim:
28/03/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
120
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Captação de recursos externos
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Juazeiro do Norte
Santana do Cariri
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Prova
Trabalho em grupo
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Folder
Redes sociais
Articulações institucionais
Entrega presencial de convites
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Romulo Diniz Araujo
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alan Cassio Queiroz Bezerra Leite IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 01/10/2024 14/03/2025
Alexandre Magno Ferreira Diniz IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 01/10/2024 14/03/2025
Elias Gonçalves Pereira Externo Integrante Sem vínculo Sim 3 16/09/2024 17/10/2024
Erica Magalhães Felix Externo Integrante Sem vínculo Sim 1 16/09/2024 17/10/2024
Luiza Maria Vieira de Lima IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Sim 2 01/10/2024 14/03/2025
Maria Feitosa Alencar Irmã Externo Integrante Sem vínculo Sim 1 16/09/2024 17/10/2024
Paulo Roberto Bento de Sousa Externo Integrante Sem vínculo Sim 3 16/09/2024 17/10/2024
Romulo Diniz Araujo IFCE Coordenador Docente IFCE Sim 6 02/09/2024 28/03/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
MDS Sim Termo de execução descentralizada 23255.010196/2023-59
Orçamento:
Conta Valor
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 8932.92
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 42400.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 32400.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A presente proposta busca realizar encontros, eventos e formações para grupos em situação de vulnerabilidade social, cadastrados no CadÚnico e beneficiários do Programa Ceará sem Fome, atendidos pelas cozinhas solidárias do programa nos municípios de Juazeiro do Norte e Santana do Cariri, em comum atendimento de TED no 01/2024 entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE.
Justificativa
O combate à fome é um objetivo global e está entre os 17 objetivos para a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), firmada em 2015 (ONU, 2015). De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Amostras por Domicílios Contínua (PNADC), no ano de 2022, 33,1 milhões de pessoas no Brasil enfrentaram insegurança alimentar e nutricional grave. No ano de 2023, esse valor foi reduzido para 8,7 milhões, em virtude de um conjunto de iniciativas e programas sociais (BRASIL, 2023). Dentre esses, no estado do Ceará, foi criado o Programa Ceará sem Fome e as Redes de Unidades Sociais Produtoras de Refeições (USPR) pela Lei Estadual n° 18.312/2023 (CEARÁ, 2023). Acredita-se que programas de combate à fome devem estar associados ao empoderamento social, para que haja emancipação econômica dos grupos em situação de vulnerabilidade social. Dessa forma, eventos, formações teóricas, técnicas e práticas para a inserção dessa comunidade no mercado de trabalho podem auxiliar no combate ao ciclo de propagação da fome, onde a população vulnerável não consegue ascender sobre os agentes que configuram a sua situação socioeconômica à margem de serviços básicos e, portanto, à vulnerabilidade. Considerando que o IFCE preconiza em sua visão ser referência no ensino, pesquisa, extensão e inovação, buscando a transformação social e o desenvolvimento regional, projetos de extensão que aproximem a comunidade e favoreçam o empoderamento social de grupos em situação de vulnerabilidade social são fortes ferramentas que demonstram o comprometimento da instituição para com seus pilares organizacionais. As ações da presente proposta foram pensadas de maneira estratégica e demandadas em TED, conforme mencionado anteriormente. Ademais, é possível mencionar o potencial para gerar resultados positivos ao final do projeto, especialmente para o público diretamente beneficiado: empoderamento individual e coletivo; Desenvolvimento de habilidades profissionais; Acesso ao mercado de trabalho; Estímulo ao empreendedorismo; Melhoria da educação; Conscientização sobre saúde; Desenvolvimento de lideranças locais, através de sua identificação e capacitação, de modo a desempenharem papéis fundamentais na promoção de mudanças positivas e no enfrentamento de desafios locais; Redução das desigualdades sociais, ao oferecer oportunidades de capacitação pode-se reduzir as disparidades socioeconômicas entre diferentes grupos dentro da comunidade, contribuindo para a redução das desigualdades, e resiliência comunitária, capacitando-a a lidar melhor com adversidades, se adaptar a mudanças e desenvolver estratégias para enfrentar desafios socioeconômicos.
Público Alvo
O objetivo geral do projeto se destina a pessoas maiores de 18 anos, inscritos no CadÚnico, atendidas pelo programa Ceará Sem Fome e que sejam beneficiárias das Cozinhas Solidárias do Ceará. A quantidade de público alvo foi determinada a partir do número de vagas dos eventos e formações previstas dentro do projeto. Dessa forma, havendo eventos e formações ofertadas para 30 pessoas a cada turma, e considerando que haverá 1 formação com quatro turmas, totaliza-se 120 pessoas a serem beneficiadas diretamente. Indiretamente, serão beneficiados os familiares dos beneficiários atendidos pelo projeto e o próprio Programa Ceará Sem Fome que será fortalecido com as formações. Indiretamente, serão beneficiados os familiares dos beneficiários diretamente e o próprio Programa Ceará Sem Fome que será fortalecido com as formações.
Objetivo Geral
Promover o empoderamento social de grupos em situação de vulnerabilidade social, beneficiários do Programa Ceará sem fome, a partir de encontros, eventos e formações extensionistas em comum atendimento de TED no 01/2024 entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE.
Objetivo Específico
- Fomentar o empreendedorismo local e o ingresso no mercado de trabalho para grupos em situação de vulnerabilidade social. - ⁠Capacitar os beneficiários do Programa Ceará sem fome atendendo a Termo de Execução Descentralizada.
Metodologia
- Reconhecimento e aproximação do público-alvo O projeto é direcionado especificamente aos beneficiários do Programa Ceará Sem Fome. Para oferecer o curso proposto, foram realizadas conversas com a equipe gestora das cozinhas solidárias nos municípios de Juazeiro do Norte e Santana do Cariri, com o objetivo de identificar qual capacitação seria mais adequada ao perfil do público-alvo, considerando as potencialidades do mercado local. Além disso, a divulgação das atividades para o público-alvo será realizada principalmente por meio dessa comunicação com as cozinhas do Programa Ceará Sem Fome - Eventos A oferta de eventos buscará atender às seguintes questões: proporcionar o acolhimento dos alunos; compartilhamento de experiências em relação a área do curso com objetivo de valorizar o conhecimento prévio e promover a interação entre alunos e formadores e complementação de certificação de carga horária final ao discente de 40h para cada curso livre de extensão ofertado. Essa etapa atende as sugestões de atividades do ofício nº 6/2024/CCPE/DEA/PROEXT/REITORIA-IFCE: empreendedorismo, economia popular e solidária, planejamento financeiro, oficinas para elaboração de currículos, oficinas para conhecimento básico de plataformas de cadastros de currículo, treinamentos para participação de entrevistas, rodas de conversas com psicólogas sobre autoestima, com assistentes sociais ou pessoas com formação em direitos sobre direitos sociais, direitos trabalhistas e previdenciários, seminário sobre abertura de MEI ( Microempreendedor individual), dentre outras. Dessa forma, haverá uma aula inaugural no formato de evento, em cada módulo, com os temas a serem abordados àqueles previstos nos objetivos específicos: Promover eventos com temáticas voltadas para microempreendedores individuais e empreendedorismo, ingresso no mercado de trabalho e o empoderamento social. - Oferta de formações A presente proposta contempla uma categoria de formação, na qual o IFCE Campus Juazeiro do Norte foi contemplado no TED mencionado anteriormente. A formação de Eletricista Instalador Predial será ofertada em 08 cursos de capacitação, em formato de cursos livres de 40h, com atividades disciplinares de 39h somado a 1h de atividade complementar. Entre os cursos, 04 serão ofertados para duas turmas de 30 alunos em Juazeiro do Norte e 04 serão ofertados para duas turmas de 30 alunos em Santana do Cariri no distrito de Dom Leme. As aulas serão realizadas de forma presencial, em locais adequados e acessíveis aos participantes, podendo ser em salas de aulas, como também nos laboratórios no IFCE/Campus Juazeiro do Norte. Serão utilizadas metodologias participativas e práticas. Durante as aulas, serão desenvolvidos trabalhos e discussões, sempre valorizando a interação e acolhida entre eles, o público alvo. Para o curso ofertado, haverá um coordenador de turma, integrante do Projeto de Extensão. O curso de formação e área de atuação prevista no objetivo específico segue descrito: 1. Eletricista Instalador Predial - Módulo I (curso livre de extensão) 39h/a de atividades disciplinares sendo: (20h/a de Eletricidade básica e 19h/a de empreendedorismo) e uma oficina/palestra/roda de conversa 1h/a sobre ética e cidadania, perfazendo um total de 40h/a; - Módulo II (curso livre de extensão) 39h/a de atividades disciplinares (39h/a de Instalações Elétricas Prediais) e uma oficina/palestra/roda de conversa 1 h/a sobre orientação profissional, perfazendo um total de 40 h/a; - Seleção de formadores Haverá seleção simplificada para formadores, que posteriormente serão incluídos como integrantes bolsistas do projeto. A seleção irá considerar as necessidades de perfil formador estabelecidos no conteúdo programático do curso. -Seleção do público-alvo para formações Haverá seleção simplificada para inscrição dos discentes. As inscrições serão realizadas de forma presencial nas cozinhas solidárias e também no IFCE/Campus Juazeiro do Norte. Poderão se inscrever no curso pessoas maiores de 18 anos, inscritos no CadÚnico, atendidas pelo programa Ceará Sem Fome e também beneficiários das Cozinhas Solidárias do Ceará. Os participantes deverão dirigir-se às cozinhas solidárias ou ao IFCE/Campus Juazeiro doNorte para preencher a ficha de inscrição, fornecer cópia de documento oficial com foto, CPF e comprovante de inscrição no CadÚnico e no programa Ceará sem Fome. Considerando o público-alvo mencionado, será verificado o atendimento dos requisitos mínimos, havendo mais inscritos que o número de vagas, será feita a seleção por sorteio contemplando o total do público máximo definido. Com o intuito de promover o acesso, a permanência e o sucesso do público alvo nas formações, será disponibilizado um suporte financeiro de fonte de recurso externa (via TED mencionado anteriormente) em forma de bolsa para custear despesas com transporte e alimentação, visando aprimorar o desempenho acadêmico e reduzir a evasão escolar. Ao final do Curso Livre, o aluno receberá dois certificados de Curso livre de extensão com 40h cada, sendo 39h de atividades disciplinares e 1h de atividade complementar. - Acompanhamento e avaliação Para cada módulo ofertado em cada curso, haverá um acompanhamento e avaliação do projeto, a partir de visitas, frequências, reuniões e relatórios. Serão priorizadas estratégias de avaliação que valorizem os aspectos qualitativos, como: a participação, engajamento e interação; a realização de trabalhos em grupos, dinâmicas, avaliação de experiências a partir da percepção dos alunos e autoavaliações. O IFCE/Campus Juazeiro do Norte compreende a avaliação como acompanhamento da construção do conhecimento dos alunos, permitindo intervenção educativa para ajustar os rumos. A avaliação não apenas classifica, mas propõe uma reflexão técnica e ética. Considerando o desenvolvimento de competências, é essencial avaliar se a metodologia promove um ensino ativo que valorize a apreensão e o desenvolvimento de conhecimentos científicos, tecnológicos e humanistas, preparando os alunos para serem profissionais atuantes e cidadãos responsáveis. Isso implica ajustes no conteúdo e nas formas de avaliação, permitindo aos alunos expressarem sua compreensão, análise e julgamento de problemas práticos relacionados à profissão. Ao final das capacitações, espera-se que os participantes reconheçam suas próprias possibilidades e potencialidades, sentindo-se preparados para ingressar no mercado de trabalho. Além disso, espera-se que se sintam motivados a buscar novos conhecimentos e a desenvolver, aprimorando suas habilidades e realizando novas capacitações, o que contribuirá para o aumento de sua renda e da renda de suas famílias.