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Campus:
CAMPUS UMIRIM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Ciclo de Debates "Residualidade na Literatura"
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Literatura
Data de Início:
26/08/2024
Previsão de Fim:
25/08/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Semi-Presencial
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Reunião
Debate
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Áudio
Cartaz
E-mail
Folder
Mala direta
Sistema acadêmico
Site institucional
Redes sociais
Rádio
Folheto
Convite
Faixa
Jornal e TV
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Jessica Thais Loiola Soares
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Aleonilce Rufino Costa Batista IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 03/12/2024 25/08/2025
Alessandra de Souza Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 03/12/2024 25/08/2025
Ana Beatriz Gomes Morais IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 03/12/2024 25/08/2025
Ana Maria Alves de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 03/12/2024 25/08/2025
Brenda Lilya dos Santos Fernandes IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 03/12/2024 25/08/2025
Cassia Alves da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 26/08/2024 25/08/2025
Jessica Thais Loiola Soares IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 26/08/2024 25/08/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Ciclo de Debates “Residualidade na Literatura” trata-se de um projeto que pretende levar conhecimento acadêmico interdisciplinar na área de Literatura para os professores da educação básica das escolas públicas e privadas de Umirim e municípios limítrofes, bem como ampliar a formação de graduados e graduandos de todos os cursos de Letras e Ciências Humanas do Ceará.
Justificativa
Partindo da maior premissa em que se baseiam todas as atuações do Instituto Federal do Ceará – a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão –, o projeto Ciclo de Debates “Residualidade na Literatura” pretende promover formação continuada aos docentes das áreas de Letras e Ciências Humanas da região, aos egressos de todos os cursos de Letras e Ciências Humanas do IFCE e de outras instituições de ensino superior cearenses, bem como aos atuais discentes desses cursos. A Residualidade é uma teoria de crítica e análise literárias desenvolvida na Universidade Federal do Ceará por Roberto Pontes já no final do século XX e tendo sido aprimorada desde então por sua equipe de pesquisadores. A Teoria da Residualidade parte do pressuposto de que “na cultura e na literatura, nada há de original; tudo é remanescência; logo, tudo é residual” (PONTES, 2020, p. 33). Assim, os textos literários vinculados a uma determinada estética literária ou produzidos em um dado período histórico não podem ser originais, pois carregam em si vestígios de tempos, espaços, culturas e literaturas outras, que lhe antecedem, pois os imaginários (LE GOFF, 1994) não morrem totalmente, isto é, os modos de pensar, sentir e agir de um grupo social num local e tempo específicos não desaparecem completamente, sendo possível encontrar elementos residuais em culturas posteriores. Nesse contexto, a literatura se revela como um artefato cultural, artístico, social e histórico, de maneira que apenas numa análise interdisciplinar é possível compreender o sentido mais amplo de uma obra literária. A Residualidade é inerentemente interdisciplinar, podendo tomar de empréstimo conceitos históricos, sociológicos, antropológicos e filosóficos para investigar a literatura e a cultura. Essa complexa teia em que tempos, espaços, culturas, literaturas, artes e saberes se entrecruzam possibilita a apreensão dos aspectos humanísticos das sociedades, levando a uma comparação natural com a realidade que cerca os pesquisadores e, dessarte, ensejando uma maior compreensão de si mesmos. A fim de oportunizar esse tipo de estudo comparado (CARVALHAL, 1986), a Teoria da Residualidade utiliza-se de seis conceitos operacionais, a saber: resíduo, hibridação cultural, mentalidade, imaginário, cristalização e endoculturação, que serão pormenorizados nos primeiros encontros do Ciclo de Debates.
Público Alvo
• Professores das áreas de Letras, Artes e Ciências Humanas das escolas públicas e privadas de Umirim e das cidades limítrofes: Trairi, Tururu, São Luís do Curu, Pentecoste, Uruburetama e Itapajé; • Egressos dos cursos de Letras do IFCE (campi Baturité, Camocim, Crateús, Crato, Tabuleiro do Norte, Tianguá e Umirim); • Docentes e egressos dos cursos de Letras das demais instituições de ensino superior do Ceará (UFC, UECE e FGF); • Docentes e egressos de cursos das áreas de Artes e Ciências Humanas que se interessem pelo estudo interdisciplinar de Literatura proporcionado pela Teoria da Residualidade.
Objetivo Geral
• Proporcionar formação acadêmica continuada e interdisciplinar em Literatura para a comunidade de Umirim e municípios próximos.
Objetivo Específico
• Ampliar o conhecimento acadêmico interdisciplinar de Literatura dos participantes; • Possibilitar o aprimoramento das aulas dos docentes participantes, contribuindo, assim, para a melhoria do ensino básico da região; • Facilitar mecanismos de pesquisa científica para os participantes, visando à sua possível inserção em pós-graduações lato sensu e, sobretudo, strictu sensu.
Metodologia
As atividades do Ciclo de Debates RELI começarão com uma larga divulgação online e presencial do projeto nas escolas e instituições de ensino superior da região, além da divulgação interna, para os próprios discentes do Curso de Letras do IFCE campus Umirim, que serão adicionados ao projeto como extensionistas ao longo do percurso. Por meio de visitas presenciais às escolas para divulgação e realização de inscrições, espera-se contatar docentes da educação básica e, através das redes sociais, considera-se alcançar um grande número de egressos, em especial do IFCE. As inscrições serão realizadas via formulário do Google. Após isso, o RELI pretende realizar-se da seguinte maneira: em encontros quinzenais a ocorrerem virtualmente por meio da plataforma Meet, os participantes debaterão conjuntamente textos teóricos e literários previamente disponibilizados para leitura, sempre relacionando com possíveis pesquisas acadêmicas e também com o trabalho docente. Poderão também ocorrer eventuais encontros presenciais em escolas de educação básica da região, a fim de divulgar as ações do RELI e estimular mais profissionais a buscarem a formação continuada. Os encontros, em formato de grupo de estudos, se darão de modo cooperativo, pois todos participarão apresentando e discutindo os textos entre si, de modo que as experiências locais dos participantes sejam valorizadas. Relacionando de modo intrínseco o ensino, a pesquisa e a extensão, os participantes serão auxiliados a produzirem, apresentarem e publicarem artigos científicos com base nos textos estudados. Ademais, pretende-se que os participantes organizem um evento sobre Residualidade na Literatura, a ocorrer no IFCE campus Umirim, no qual os debates ocorrerão presencialmente e as pesquisas empreendidas poderão ser amplamente divulgadas. Serão convidados para o evento, além dos participantes do Ciclo de Debates, docentes, discentes e egressos das áreas de Linguagens, Artes e Ciências Humanas de todas as instituições de ensino de Umirim e região circunvizinha, além de todos os outros campi do IFCE que oferecem Licenciatura em Letras, a saber: Baturité, Camocim, Crateús, Crato, Tabuleiro do Norte e Tauá. Além disso, a partir dos trabalhos escritos e apresentados, os participantes poderão organizar uma coletânea de textos a serem unidos em formato de livro e concorrerem no próximo edital de publicação de livros da Editora do IFCE. Em todos os momentos, as docentes do IFCE campus Umirim que estão envolvidas com o projeto auxiliarão os participantes do RELI e a eles será concedida declaração de participação, mediante 75% de frequência, uma vez que haverá lista de frequência virtual em todos os encontros, por meio de formulário do Google. Além disso, por meio dos debates, as atividades e os atores serão avaliados subjetivamente quinzena a quinzena.