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Campus:
CAMPUS UMIRIM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Ceará sem Fome: Formação profissional na região Vale do Curu.
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Educação Profissional
Data de Início:
23/08/2024
Previsão de Fim:
30/06/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
60
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Captação de recursos externos
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Itapagé
Umirim
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Prova
Trabalho em grupo
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Folder
Redes sociais
Articulações institucionais
Entrega presencial de convites
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Enos Feitosa de Araujo
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Enos Feitosa de Araujo IFCE Coordenador Docente IFCE Sim 6 02/09/2024 30/06/2025
Jordana Erica Mesquita da Silva Gomes IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Sim 6 02/09/2024 03/03/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
MDS Sim Termo de execução descentralizada 23255.010196/2023-59
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.01
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 15632.61
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.01
Material de Consumo 0.01
Equipamento e Material Permanente 0.01
Encargos Patronais 0.01
Diárias - Pessoal Civil 0.01
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 74200.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 56700.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Em linhas gerais, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), comprometido com o bem estar dos cidadãos brasileiros, atua no combate à exclusão social, promovendo ações que incluem qualificação profissional e apoio ao empreendedorismo, entre outras iniciativas. Ao investir em capacitação de qualidade, acessível a todas as pessoas em situação de vulnerabilidade social, o MDS proporciona oportunidades aos indivíduos marginalizados, oferecendo-lhes as ferramentas necessárias para melhorar sua qualidade de vida. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) é uma instituição que se dedica ao ensino, pesquisa e extensão, tendo como missão produzir, disseminar e aplicar conhecimentos científicos e tecnológicos, buscando participar integralmente na formação do cidadão, tornando-a mais completa e visando à sua total inserção social, política, cultural e ética. Neste contexto, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, por meio do Convênio MDS e Governo do Estado do Ceará através da TED 01/2024, promoverá a capacitação profissional dos usuários do programa Ceará Sem Fome, visto que faz parte de sua missão a oferta da educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas à atuação profissional nos diversos setores da economia. Assim, com o intuito de apoiar as políticas de formação profissional dos trabalhadores, o Instituto Federal do Ceará, campus Umirim ofertará 2 formações: Confeiteiro e Eletricista de sistema de energias renováveis.
Justificativa
Sabe-se que ações de assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade social são de extrema importância, no entanto, tais ações devem ser articuladas às de qualificação profissional para que os beneficiários possam ter preparação para se colocarem no mercado de trabalho. Nessa perpectiva, o IFCE sendo uma instituição que busca a transformação social e o desenvolvimento regional, pode contribuir com a emancipação desses grupos em situação de vulnerabilidade. Nesse sentido, os cursos ofertados neste projeto poderão qualificar os beneficiários do programa Ceará sem fome e contribuir para o empoderamento individual e coletivo dessa população.
Público Alvo
Pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); · Ser atendidos pelo programa Ceará Sem Fome com vinculação a suas cozinhas; · Ter 18 anos ou mais de idade, com Ensino Fundamental I (1º a 5º ano) – completo;
Objetivo Geral
Fomentar o empreendedorismo e o ingresso no mundo do trabalho de participantes do projeto por meio da qualificação profissional e do incentivo na criação de pequenos negócios.
Objetivo Específico
Formação I - Eletricista de Energias Renováveis Promover qualificação profissional na área de energias renováveis. Formação II - Confeteiro Capacitar trabalhadores para elaborar produtos de confeitaria, por meio do preparo de massas, coberturas e recheios.
Metodologia
1. Planejamento Inicial: Inicialmente será feito o planejamento da formação através da realização de reuniões com o coordenador do curso e equipe Gestora Local para definir o cronograma de atividades e recursos necessários; 2. Definição dos perfis dos instrutores: Elaboração de edital através da FAIFCE para seleção de instrutores qualificados e especializados nas áreas de formação propostas; 3. Divulgação e Inscrições: Implementação de estratégias de divulgação conforme mencionado anteriormente, utilizando múltiplos canais de comunicação para alcançar o público-alvo. Abertura de períodos de inscrição presenciais; 4. Seleção dos Participantes; 5. Execução das Aulas: As aulas serão realizadas em locais da Prefeitura Municipal de Itapajé, bem como do campus Umirim através de aulas expositivas e práticas. Como forma de incentivar o estudante pelo mercado de trabalho serão abordados estudos de caso, simulações, dinâmicas de grupo e atividades práticas em laboratório. Destaca-se também o desenvolvimento de competências práticas para o desenvolvimento de atividades em um ambiente saudável e seguro; Formação 01 - Eletricista de sistema de energias renováveis A região do Vale do Curu necessita de mão de obra para diversas atividades industriais e serviços. Nesse contexto, buscou-se parcerias para efetivar cursos rápidos para consolidação de um aperfeiçoamento da população em geral. A cidade de Itapajé entrou como espaço estratégico [devido a sua capacidade estrutural] e a ligação com o campus de Umirim [que absorve grande parte dos estudantes do município]. Devido à isso e a parceria encontrada no município, e a falta de profissionais qualificados, julgou-se necessário tal intervenção. Numero de turmas: 01 Número de turmas 01 (30 vagas por turma); Módulo I (curso livre de extensão) 39h/a de atividades disciplinares Eletricidade básica aplicada a Sistemas Fotovoltaicos e Fundamentos de Energia Solar Fotovoltaica) e uma oficina/palestra/roda de conversa 1h/a, perfazendo um total de 40h/a; Módulo II (curso livre de extensão) 39h/a de atividades disciplinares (Medidas de Segurança do Trabalho Aplicadas ao Setor Fotovoltaico, Montagem de Sistemas Fotovoltaicos e Estudo de Viabilidade de Negócio)perfazendo um total de 40 h/a; Formação 2 - Confeiteiro Devido ao crescimento de consumo de alimentos relacionados a produção de trigo, Este curso se justifica por atender aos anseios da comunidade no intuito de permitir melhores condições de acesso ao trabalho, à geração de emprego e renda e a melhoria da qualidade dos serviços prestados. A modalidade de curso Formação Inicial e Continuada – FIC – mostra-se como um caminho concreto para tornar o potencial trabalhador apto a executar habilidades práticas específicas ou qualificar o trabalhador que já atua na área e que desenvolveu habilidades para o exercício profissional de maneira empírica, a partir de experiência própria, e por meio de tentativa e erro. Assim, considera-se para essa oferta, não só a solicitação da comunidade, mas também a competência da Instituição. A rápida inserção no mercado e a baixa necessidade de capital para iniciar as atividades, favorece a grande parte de pessoas. Numero de turmas: 01 Vagas: 30 Módulo I (curso livre de extensão) 39h/a de atividades disciplinares (20h/a de Manipulação de Alimentos e 19h de Análise de Custos) como um curso livree uma oficina/palestra/roda de conversa 1h/a, perfazendo um total de 40h/a. Módulo II (curso livre de extensão) 39h/a de atividades disciplinares (20h/a de Prática de Conservação/Produção e 19h/a de Prática de Produção/Consumo para venda) e uma oficina/palestra/roda de conversa 1h/a, perfazendo um total de 40 h/a Os cursos de formação selecionados para cada área de atuação, com o respectivo número e coordenadores de turmas, seguem descritos: 1. Eletricista de sistemas de energias renováveis (módulo I) Coordenador de turma: Enos Feitosa de Araújo Palestra: A definir 2. Eletricista de sistemas de energias renováveis (módulo II) Coordenador de turma: Enos Feitosa de Araújo Palestra: A definir 3. Confeiteiro (módulo I) Coordenadora de turma: Jordana Érica Mesquita da Silva Gomes Palestra: A definir 4. Confeiteiro (módulo II) Coordenadora de turma: Jordana Érica Mesquita da Silva Gomes Palestra: A definir - Seleção de formadores Haverá seleção simplificada para formadores, que posteriormente serão incluídos como integrantes bolsistas do projeto. A seleção irá considerar as necessidades de perfil formador estabelecidos no conteúdo programático dos cursos. -Seleção do público-alvo para formações Haverá seleção simplificada para inscrição dos discentes. As inscrições serão realizadas de forma presencial nas cozinhas solidárias e também no IFCE/Campus de Umirim. Poderão se inscrever no curso pessoas maiores de 18 anos, inscritos no CadÚnico, atendidas pelo programa Ceará Sem Fome e também beneficiários das Cozinhas Solidárias do Ceará. Os participantes deverão dirigir-se às cozinhas solidárias ou ao IFCE/Campus Umirim para preencher a ficha de inscrição, fornecer cópia de documento oficial com foto, CPF e comprovante de inscrição no CadÚnico e no programa Ceará sem Fome. Considerando o público-alvo mencionado, será verificado o atendimento dos requisitos mínimos, havendo mais inscritos que o número de vagas, será feita a seleção por sorteio contemplando o total do público máximo definido. Com o intuito de promover o acesso, a permanência e o sucesso do público alvo nas formações, será disponibilizado um suporte financeiro de fonte de recurso externa (via TED mencionado anteriormente) em forma de bolsa para custear despesas com transporte e alimentação, visando aprimorar o desempenho acadêmico e reduzir a evasão escolar. Ao final do Curso Livre, o aluno receberá o certificado de Curso livre de extensão com 40h, sendo 39h de atividades disciplinares e 1h de atividade complementar. - Acompanhamento e avaliação Para cada módulo ofertado em cada curso, haverá um acompanhamento e avaliação do projeto, a partir de visitas, frequências, reuniões e relatórios. Serão priorizadas estratégias de avaliação que valorizem os aspectos qualitativos, como: a participação, engajamento e interação; a realização de trabalhos em grupos, dinâmicas, avaliação de experiências a partir da percepção dos alunos e autoavaliações. O IFCE/Campus de Umirim compreende a avaliação como acompanhamento da construção do conhecimento dos alunos, permitindo intervenção educativa para ajustar os rumos. A avaliação não apenas classifica, mas propõe uma reflexão técnica e ética. Considerando o desenvolvimento de competências, é essencial avaliar se a metodologia promove um ensino ativo que valorize a apreensão e o desenvolvimento de conhecimentos científicos, tecnológicos e humanistas, preparando os alunos para serem profissionais atuantes e cidadãos responsáveis. Isso implica ajustes no conteúdo e nas formas de avaliação, permitindo aos alunos expressarem sua compreensão, análise e julgamento de problemas práticos relacionados à profissão. Ao final das capacitações, espera-se que os participantes reconheçam suas próprias possibilidades e potencialidades, sentindo-se preparados para ingressar no mercado de trabalho. Além disso, espera-se que se sintam motivados a buscar novos conhecimentos e a desenvolver, aprimorando suas habilidades e realizando novas capacitações, o que contribuirá para o aumento de sua renda e da renda de suas famílias.