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Campus:
CAMPUS QUIXADA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Inclusão escolar: nossa história e nossa luta pelo direito de aprendizagem
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
23/08/2024
Previsão de Fim:
23/08/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Carga Horária de Execução do Evento:
8
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Capistrano
Choró
Ibaretama
Ibicuitinga
Itapiúna
Milhã
Mombaça
Morada Nova
Pedra Branca
Quixadá
Quixeramobim
Senador Pompeu
Solonópole
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Apresentação
Palestra
Nome do Responsável:
Francelio Angelo de Oliveira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Arinilson Rabelo de Aguiar IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 23/08/2024 23/08/2024
Catarina Angelica Antunes da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 23/08/2024 23/08/2024
Dayana Silva de Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 23/08/2024 23/08/2024
Fatima Maria de Holanda Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 23/08/2024 23/08/2024
Francelio Angelo de Oliveira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 23/08/2024 23/08/2024
Maria Cleidiane Cavalcante Freitas IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 23/08/2024 23/08/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Em todo Brasil, no período de 21 a 28 de agosto é celebrada a Semana Nacional da Pessoal com Deficiência Intelectual e Múltipla. A Semana Nacional é comemorada anualmente, instituída pela Lei nº 13.585/2017, e visa o desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade brasileira acerca das necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão em todas as esferas e combater o preconceito e a discriminação contra as pessoas com deficiência. Este ano o tema da Semana é “Nossa história: quem somos e o que fazemos”. Frente a relevância desse instrumento de luta, o Instituto Federal do Ceará-IFCE/Campus Quixadá, realizará, no dia 23 de agosto do ano em curso, o dia comemorativo à inclusão escolar com tema “Nossa história e nossa luta pelo direito de aprendizagem”. O evento tem por objetivo fortalecer o processo de inclusão escolar e o direito de aprendizagem dos estudantes público-alvo da educação especial, bem como, dar visibilidade à luta das pessoas com deficiência pelo acesso e permanência a Educação nas escolas comuns da rede regular de ensino.
Justificativa
Desde a década de 1990, as pessoas com deficiência vêm conquistando alguns direitos no tocante a educação inclusiva. A Declaração de Salamanca (1994), a qual o Brasil é signatário já responsabiliza os sistemas de ensino à se equiparem para promoverem o acesso e permanência dos estudantes com deficiência nas escolas comuns da rede regular de ensino, vetando espaço para exclusão com base na condição de deficiência, ou quaisquer outras diferenças. De lá pra cá, outras conquistas foram alcançadas por meio de marcos legais como a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), a Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (2006) e a Lei Brasileira de Inclusão (2015). Contudo, entre a lei e o fato ainda existe uma lacuna, sobretudo no tocante a plena participação e efetivação ao direito de aprendizagem desses estudantes. Assim, o evento o qual nos propomos a construir se justifica pela relevância e necessidade de fortalecermos o debate sobre a inclusão escolar para assim aproximarmos essa distancia que separa a lei e o usufruto do direito.
Público Alvo
Secretaria Estadual de Educação (CRED 12) - professores de sala de aula comum, professores do AEE e estudantes Secretaria Municipal de Educação de Quixadá - professores de sala de aula comum, professores do AEE e estudantes
Objetivo Geral
Fortalecer o processo de inclusão escolar e o direito de aprendizagem dos estudantes público-alvo da educação especial
Objetivo Específico
Debater o processo de inclusão escolar e o protagonismo dos estudantes público-alvo da educação especial Socializar experiências no campo da inclusão e difundir a utilização de práticas pedagógicas no contexto das diferenças
Metodologia
Divulgação e inscrição dos participantes. A divulgação do evento será realizada por meio de redes sociais, cartazes e convites via e-mail. As inscrições dos participantes serão feitas por meio do preenchimento de formulário eletrônico do tipo Google Form. Apresentações de experiências exitosas no âmbito da inclusão escolar. Os professores apresentarão práticas pedagógicas que resultaram em repostas de aprendizagem de estudantes com deficiência. Cada experiência terá um tempo de 30 minutos para ser exposta e 10 minutos para perguntas e debates. Palestra com especialista na área da inclusão escolar, com o tema "Inclusão escolar: nossa história e nossa luta pelo direito de aprendizagem. A atividade será mediada por um membro do NAPNE. A duração será de uma hora e meia, seguida de mais trinta minutos para perguntas e debates.