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Campus:
CAMPUS ACOPIARA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Libras nas escolas
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
04/09/2024
Previsão de Fim:
31/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
60
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 01/2024 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Acopiara
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Formas de Divulgação:
E-mail
Folder
Redes sociais
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Caue Juca Ferreira Marques
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Caue Juca Ferreira Marques IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 04/09/2024 31/12/2024
Edna Maria Juca Couto Amorin IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 04/09/2024 31/12/2024
Emanuelle de Souza Barbosa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 04/09/2024 31/12/2024
Francisco Eudenis Alves da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 04/09/2024 31/12/2024
Rafael Gomes Cruz IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 04/09/2024 31/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
EEM Liceu de Acopiara Deputado Francisco Alves Sobrinho Não
EEEP Alfredo Nunes de Melo Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A Língua Brasileira de Sinais (Libras), atualmente, vem ganhando espaço significativo na Educação, sobretudo no contexto do Ensino Superior. Esse avanço se dá, entre outras razões, pelo empoderamento das comunidades surdas brasileiras, materializado em recentes marcos legais. Contudo, na Educação Básica, a Libras não tem a devida visibilidade, pois não é curricularizada, apesar de recentes movimentos nesse sentido. Este fato inviabiliza a consolidação da inclusão, bem como o uso e difusão desta língua, que é um compromisso legal do Estado. Visando minimizar os impactos desta invisibilidade, o IFCE campus Acopiara oferta, desde o ano de 2022, cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) voltados à aquisição e à aprendizagem de Libras por Surdos (L1) e ouvintes (L2), todos voltados a adultos. Nesse contexto, surge a proposta de um projeto de extensão sobre Libras e Cultura Surda voltado a estudantes da Educação Básica. O objetivo central é contribuir para a formação de uma comunidade escolar/sociedade mais inclusiva e crítica, que valorize e respeite as diversas línguas e culturas que interagem na sociedade brasileira. Para tanto, o projeto incluirá atividades de formação e certificação, tais como oficinas, minicursos e cine-debates, a ser desenvolvidos pela equipe executora nas escolas das rede pública de Acopiara.
Justificativa
O projeto encontra respaldo na Lei 10.436, de 24 de abril de 2002 (Lei da Libras), em que o Estado se compromete a garantir “formas institucionalizadas de uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais – Libras como meio de comunicação objetivo e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil” (BRASIL, 2002, sp). Desse modo, vislumbra-se que, ao chegar às escolas da Educação Básica, o projeto possa conscientizar o alunado dessas instituições sobre a importância da aprendizagem de Libras e cultura Surda. Do ponto de vista institucional e local, o projeto se justifica pela cultura extensionista já consolidada na área de Libras, que, para Marques e Cruz (2022), favorece a política de verticalização para os cursos regulares já ofertados pelo campus, a saber: Técnico Subsequente em Tradução e Interpretação de Libras e Licenciatura em Letras-Libras.
Público Alvo
Previsão quantitativa de pessoas atendidas: Mínimo - 60/ Máximo - 100 Público-alvo direto: estudantes da rede pública de Acopiara - CE. Público-alvo indireto: comunidade Surda de Acopiara – CE
Objetivo Geral
Apresentar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a cultura surda aos estudantes das escolas públicas de Acopiara com vistas a sensibilizá-los para a necessidade de aprofundamento na aprendizagem da língua, bem como para a importância da inclusão e da diversidade.
Objetivo Específico
- Realizar oficinas de Libras por meio das quais os participantes desenvolverão a habilidade de comunicar-se de forma básica/inicial com pessoas Surdas; - Valorizar a identidade e a cultura Surda por meio de cine-debates; - Proporcionar espaços onde a comunidade Surda compartilhe seus conhecimentos, experiências, desafios e protagonismo; - Aproximar a instituição da comunidade externa, por meio da parceria entre o NAPNE e as escolas onde o projeto será desenvolvido.
Metodologia
1) Planejamento e divulgação (Mês 1): Nesta etapa, a equipe executora se reunirá semanalmente para planejar o desenvolvimento das atividades, bem como para a realização de diálogos com a gestão escolar e visitas às escolas onde o projeto será desenvolvido. As visitam terão o objetivo de estabelecer o primeiro contato com os estudantes, divulgar o projeto e garantir a adesão. 2) Oficinas de Libras (Meses 2 e 3): Nesta etapa, a equipe executora realizará oficinas semanais nas escolas. As oficinas terão duração de 4h e, nelas, aos estudantes serão apresentados os aspectos básicos da Libras, sobretudo vocabulário geral (saudações e cumprimentos, calendário, apresentação pessoal, redes sociais, entre outros) com vistas à comunicação inicial. Prevê-se a realização de oito oficinas por escola, culminando em um cine-debate a ser realizado com a turma. 3) Cine-debates (Mês 3): Os cine-debates serão a culminância local da etapa 2 (Oficinas de Libras) e consistirão na exibição de um longa-metragem (a definir) seguido de roda de conversa mediada pela equipe executora. Esta etapa visa apresentar, de maneira geral, a Libras e a cultura surda ao público-alvo. 4) Avaliação (1) (Mês 4): Nesta etapa de avaliação, os participantes apresentarão, por meio de instrumentos diversos, suas críticas sobre as atividades desenvolvidas. A avaliação (1) será utilizada/considerada na etapa 6. 5) Socialização de experiências (Mês 4): Esta etapa consistirá na culminância do projeto. Pretende-se convidar representantes da comunidade surda local e regional para participarem de uma mesa redonda onde compartilharão seus conhecimentos, experiências, desafios e protagonismo. Para a atividade serão convidadas as turmas participantes, a comunidade interna e a comunidade externa em geral. 6) Avaliação (Mês 4): Etapa em que a equipe executora avaliará o projeto com o objetivo de discutir as fragilidades e as potencialidades observadas, bem como a viabilidade de renovação do projeto com modificações.