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Campus:
CAMPUS TAUA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
De dentro para fora e de fora pra dentro: construindo uma identidade “bairrista” nos pré-egressos
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
05/09/2024
Previsão de Fim:
30/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 01/2024 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
Programa de Acompanhamento ao Egresso - PROAE
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tauá
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Pesquisa de Satisfação
Reunião
Debate
Formas de Divulgação:
Áudio
Cartaz
E-mail
Sistema acadêmico
Site institucional
Redes sociais
Rádio
Convite
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Willame de Araujo Cavalcante
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Deyse Vitória Pedrosa dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 07/09/2024 27/12/2024
Marselle Marmo do Nascimento Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 09/09/2024 27/12/2024
Willame de Araujo Cavalcante IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 30/09/2024 30/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O IFCE campus Tauá possui três grandes áreas de atuação: humanas, tecnologia da informação e agrárias. Cada área de formação fecha o ano letivo com cerca de 80 discentes formados (egressos), os quais têm suas vidas transformadas pela atuação institucional. Em linhas gerais, o conhecimento das atuações desenvolvidas pelos egressos reflete o poder transformador da instituição de ensino. Dessa forma, a construção de canais de contato com os egressos serve de apoio quantitativo e qualitativo para a análise do impacto da instituição no perfil profissional e social dos afetados. Por outro lado, a efetividade das ações deve seguir a criação de aparelhos que instrumentalizem a aquisição de informações a longo prazo sobre os perfis dos egressos. Contudo, a efetividade do contato com os egressos tem baixa eficácia, pois estes mudam seus contatos e não atendem as demandas veiculadas por meios de comunicação. Tal resultado foi observado no último projeto. O qual buscava mapear onde os egressos do campus IFCE Tauá estavam e como a instituição modificou a vida daquele egresso. Portando, nesta proposta o programa de acompanhamento ao egresso (PAE) irá aglutinar uma nova vertente de ação, a qual centraliza-se na construção de uma estratégia de conscientização dos pre-egressos do IFCE campus Tauá. Esta estratégia segue um formato invertido do ponto de vista prático efetivo. Ao final do projeto será desenvolvido uma progressão para a ampliação de novas linhas de atuação para melhorar a qualidade de aquisição e controle de dados sobre os egressos.
Justificativa
A necessidade de criar instrumentos que possam mapear o perfil dos egressos viabiliza o diagnóstico do real impacto do IFCE na sociedade (MACHADO, 2012). Porém, deve-se atenuar os muitos desafios na árdua busca para identificar e mapear os egressos na totalidade geográfica de influência da instituição no sertão dos Inhamuns. Por outro lado, a criação de caminhos de construção conjunta pode, aos poucos, construir pontes informativas da importância da instituição formadora na região (DAZZANI et al 2012) . Além disso, é necessário gerar o sentimento de propriedade pela instituição ainda quando estes alunos/as estiverem estudando. Essa estratégia pode garantir o retorno das informações quando estes forem egressos. Portanto, faz-se necessário a criação de estratégias que viabilizem a reinserção, o resgate e o diálogo entre egressos e pré-egressos do IFCE campus Tauá.
Público Alvo
Os/as alunos/as egressos do campus IFCE, os núcleos familiares afetados direta pela instituição.
Objetivo Geral
Este projeto tem como objetivo geral criar instrumentos que facilitem o acesso às informações sobre os egressos da instituição IFCE campus Tauá de forma conjunta com a sociedade envolvida, criando uma conexão entre o egresso e o pre-egresso. Dessa forma construir um sentimento mais forte pela instituição.
Objetivo Específico
Os objetivos específicos deste projeto centralizam-se nas quatro ações abaixo descritas: 1. Propor a criação de um banco de dados de fácil acesso com informações dos alunos egressos do IFCE campus Tauá; 2. Levantar as principais dificuldades encontradas pelos egressos para ingressarem no mercado de trabalho; 3. Criar um canal de comunicação com os egressos, com vista à divulgação de oportunidades de trabalho, bolsas e etc; 4. Realizar um encontro de relatos de experiências com os egressos do IFCE campus Tauá para que os pre-egressos possam construir um sentimento de pertencimento pela instituição.
Metodologia
Os critérios metodológicos deste projeto permearão por seis etapas: a) planejamento das ações; b) levantamento dos dados; c) divulgação do objetivo do projeto; d) mobilização dos egressos; e) validação das ações; f) relatório diagnóstico para próximas ações. g) ações internas com egressos para a geração de sentimento de pertencimento nos pré-egressos. Local de realização e período de vigência da ação As atividades serão desenvolvidas no IFCE campus Tauá, o qual atende o público do sertão dos Inhamuns. Toda a ação será realizada com o apoio técnico do campus juntamente à ação direta de um bolsista. O bolsista desenvolverá a maioria das atividades referentes a este projeto e dentro da carga horária competente no período de setembro a dezembro de 2023. Planejamento das ações Será criado um segundo quadro dos egressos do campus Tauá junto a Coordenação de Controle Acadêmico (CCA), incluindo os egressos de 2023. Este quadro servirá de marco zero para o mapeamento regional dos egressos. Em seguida será criado um formulário eletrônico, com vistas a levantar as informações dos alunos egressos do campus IFCE Tauá, incluindo os alunos de 2023. Esse questionário terá questões objetivas e subjetivas, referente à atuação dos egressos, dificuldades, e outras informações relevantes. Divulgação do objetivo do projeto e mobilização Os formulários serão enviados para os e-mails dos egressos de acordo com o quadro previamente desenvolvido na etapa de planejamento. Para melhorar a efetividade desta ação, um informativo geral sobre o objetivo do projeto será veiculado na rádio local. Além disso, folders e cartazes informativos serão publicados nos portais de informação e rede sociais do campus IFCE Tauá. Levantamento dos dados e validação Os dados alimentados nos formulários serão tratados em forma de mapas e separados geograficamente por regiões. Este produto permitirá a verificação regional de abrangência do campus na sociedade em que está situado. As demais informações serão setorizadas com intuito de atender aos objetivos propostos neste projeto. Posteriormente, será criada uma página no site institucional do IFCE campus Tauá com as informações de todos os egressos envolvidos, bem como das oportunidades de emprego e bolsas oferecidas por entidades externas e pelo próprio IFCE. Validação e resultado da ação Ao final do projeto, será realizado um encontro virtual com a participação dos egressos do campus Tauá envolvidos no projeto. Esta ação servirá para a criação de novas ações e avaliações de outras estratégias de atuação. O foco será trabalhar com as turmas egressas de 2023, criando um vínculo permanente para as próximas ações. Cada envolvido/a enviará sua sugestão de melhoria de acesso aos egressos por meio de formulário eletrônico. Os discentes dos últimos anos do campus Tauá (principalmente os que participaram das ações de projetos integradores) serão envolvidos como forma de estimular a prática do retorno dos egressos com suas visões de mundo, gerando um sentimento de “bairrista”. O sentimento dito “bairrista” refere-se à criação da consciência que o programa PAE existe e requer o apoio deles nos próximos anos. Por fim, os egressos de 2023 serão convidados a participarem do evento de projetos integradores do campus, uns como ouvintes e outros como membros das bancas avaliadoras.