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Campus:
CAMPUS MORADA NOVA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Formação profissional em agricultura familiar e produção sustentável, direcionada às pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), atendidas pelo programa Ceará Sem Fome com vinculação à suas cozinhas.
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Agroecologia e Agroextrativismo
Data de Início:
20/08/2024
Previsão de Fim:
20/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Captação de recursos externos
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Morada Nova
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Frequência
Reunião
Trabalho em grupo
Testes Subjetivos
Formas de Divulgação:
Áudio
Site institucional
Redes sociais
Rádio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Leonardo Freitas Galvao de Albuquerque
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisco de Assis Evaristo da Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/08/2024 16/12/2024
Francisco Jarleno Girao Bezerra IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/08/2024 16/12/2024
Leonardo Freitas Galvao de Albuquerque IFCE Coordenador Docente IFCE Sim 6 16/09/2024 16/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Ministério do Desenvolvimento Social Sim Termo de execução descentralizada 23255.010196/2023-59
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 8100.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.01
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 2233.23
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.01
Material de Consumo 0.01
Equipamento e Material Permanente 0.01
Encargos Patronais 0.01
Diárias - Pessoal Civil 0.01
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 10600.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente projeto em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), comprometido com o bem estar dos cidadãos brasileiros, apresenta atuação no combate à exclusão social, por meio de ações que incluem qualificação profissional e apoio ao empreendedorismo em todas as suas vertentes e possibilidades. O investimento em capacitações acessíveis a todas as pessoas em situação de vulnerabilidade social, é fundamental para que haja a criação de oportunidades aos indivíduos, com possibilidades concretas de melhoria de qualidade de vida. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) é uma instituição que se dedica ao ensino, pesquisa e extensão, tendo como missão produzir, disseminar e aplicar conhecimentos científicos e tecnológicos, buscando participar integralmente na formação do cidadão, tornando-a mais completa e visando à sua total inserção social, política, cultural e ética. Neste contexto, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, por meio do Convênio MDS e Governo do Estado do Ceará através da TED 01/2024, promoverá a capacitação profissional dos usuários do programa Ceará Sem Fome, visto que faz parte de sua missão a oferta da educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas à atuação profissional nos diversos setores da economia. Assim, com o intuito de apoiar as políticas de formação profissional dos trabalhadores, o Instituto Federal do Ceará, campus Morada Nova ofertará uma formação: Produção Sustentável de Hortaliças e Pescado.
Justificativa
As políticas públicas voltadas para agricultura familiar são destaques no combate à fome e na superação da extrema pobreza. É o que revelam os relatórios “Estado da Insegurança Alimentar no Mundo” e “Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil – Um Retrato Multidimensional”, divulgados pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). De acordo com os documentos, a agricultura familiar desempenhou papel importante no aumento da oferta de alimentos, por causa do incentivo das políticas públicas. Somente no ano passado, os investimentos em programas de apoio aos agricultores familiares somaram R$ 17,3 bilhões. Outra ação reconhecida pela FAO foi o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que estabelece, como meta, a compra de 30% dos alimentos que compõe a merenda escolar diretamente dos produtores locais. Com políticas voltadas para a reforma agrária e concessão de crédito, é possibilitado aos trabalhadores uma alimentação melhor, além de condições para que produzam excedentes que contribuíram com a saúde da população brasileira, ressaltando-se a importância no que se refere à geração de renda, redução da desigualdade social e aumento da capacidade produtiva. Neste contexto, a capacitação de produtores se torna um importante instrumento de inclusão social, no sentido de que mais agricultores familiares poderão a partir do aprendizado, aplicar técnicas mais seguras e saudáveis de cultivo, além de que poderão aprender à produzir produtos derivados de suas produções.
Público Alvo
Pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); · Ser atendidos pelo programa Ceará Sem Fome com vinculação a suas cozinhas; · Ter 18 anos ou mais de idade, com Ensino Fundamental I (1o a 5o ano) – completo;
Objetivo Geral
Capacitar pessoas que fazem parte do Programa Ceará Sem Fome, com pouca ou nenhuma experiência, em agricultura familiar e produção sustentável.
Objetivo Específico
Curso de Produção Sustentável de Hortaliças e Pescado Oferecer formação teórica e prática em agroecologia, capacitando os estudantes para produzir hortaliças e pescados de qualidade, e com sustentabilidade, por meio de técnicas de produção orgânica; Desenvolver habilidades à cerca de planejamento produtivo e adequação de culturas; Fomentar o empreendedorismo e por meio da compreensão dos aspectos envolvidos na economia solidária e rural; Ofertar formação teórica e prática em processamento de hortaliças e pescado, com ênfase em produtos minimamente processados, com alto valor agregado; Proporcionar um ambiente de aprendizado inclusivo e acolhedor, no qual os estudantes se sintam valorizados, respeitados e apoiados em seu processo de formação e desenvolvimento profissional.
Metodologia
1. Planejamento Inicial: Inicialmente será feito o planejamento da formação através da realização de reuniões com o coordenador do curso e equipe Gestora Local para definir o cronograma de atividades e recursos necessários; 2. Definição dos perfis dos instrutores: Elaboração de edital de seleção simplificada através da FAIFCE para seleção de instrutores qualificados e especializados nas áreas de formação propostas; 3. Divulgação e Inscrições: Implementação de estratégias de divulgação conforme mencionado anteriormente, utilizando múltiplos canais de comunicação para alcançar o público-alvo. Abertura de períodos de inscrição, tanto online quanto presencialmente, com assistência técnica para aqueles que precisam de apoio para preencher os formulários. 4. Seleção dos Participantes: Realização de processo seletivo considerando entrevistas individuais, análise de histórico e testes de habilidades, conforme descrito anteriormente; 5. Execução das Aulas: As aulas serão realizadas no campus Morada Nova através de aulas expositivas e práticas. Como forma de incentivar os estudantes, serão abordados estudos de caso, simulações, dinâmicas de grupo e atividades práticas em laboratório e em campo. Destaca-se também o desenvolvimento de competências práticas para o desenvolvimento de atividades em um ambiente saudável e seguro; 6. Acompanhamento e Avaliação do público alvo: Implementação de mecanismos de acompanhamento contínuo do progresso dos participantes, por meio de feedbacks dos instrutores e avaliações de desempenho. Realização de avaliações periódicas para verificar o alcance dos objetivos estabelecidos e a eficácia das atividades desenvolvidas; 7. Incentivo ao Empreendedorismo e Inserção Profissional: Oferta de orientação e apoio para o desenvolvimento de planos de negócios e para a busca de oportunidades de mercado demandante. Estímulo à criação de redes de apoio e networking entre os participantes e potenciais clientes; 8. Monitoramento e Avaliação de Resultados: Realização de avaliações de impacto para medir os resultados alcançados pelos participantes, tanto no curto quanto no longo prazo. Coleta de dados quantitativos e qualitativos para avaliar o retorno sobre o investimento e identificar áreas de melhoria para futuras edições do curso; 9. Documentação e Disseminação de Boas Práticas: Registro detalhado de todas as etapas do processo, incluindo relatórios de atividades, resultados obtidos e boas práticas identificadas. Compartilhamento dos aprendizados e experiências adquiridos com outras instituições e organizações interessadas em replicar ou adaptar o modelo de curso desenvolvido. 10. Serão viabilizados momentos de vivência entre os alunos e produtores da agricultura familiar, para que assim sejam fortalecidos os conceitos e os aprendizados à cerca d agricultura familiar e produção sustentável.