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Campus:
CAMPUS MARACANAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Voleibol IF
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
02/09/2024
Previsão de Fim:
02/09/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
60
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Caucaia
Fortaleza
Maracanaú
Maranguape
Pacatuba
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Reunião
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Folder
Sistema acadêmico
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Adriano Barros Carneiro
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adriano Barros Carneiro IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 02/09/2024 02/09/2026
Emanoel Brendo da Silva Bento IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 02/09/2024 02/09/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O voleibol, assim como outros esportes coletivos, possui princípios essenciais para a formação de valores e atitudes nos indivíduos. A inclusão do conteúdo de voleibol no currículo da Educação Física escolar é fundamental para o desenvolvimento integral dos estudantes. De acordo com Darido e Rangel (2005), o esporte escolar desempenha um papel significativo na formação da cultura corporal de movimento, promovendo habilidades físicas, sociais e cognitivas. Segundo Bracht (2011), o voleibol não é apenas uma atividade competitiva, mas também uma prática que incentiva a cooperação, o respeito mútuo e o trabalho em equipe. O conteúdo de voleibol, quando aplicado de forma planejada e com objetivos pedagógicos bem definidos, pode contribuir para o desenvolvimento de uma visão crítica e reflexiva nos alunos. Souza e Marchi Júnior (2010) destacam que o esporte escolar, incluindo o voleibol, deve ser abordado de maneira a promover não apenas o desenvolvimento motor, mas também a socialização e a inclusão, permitindo que os alunos compreendam seu papel dentro da sociedade de forma mais ampla. A prática do voleibol nas aulas de Educação Física deve ser transformada e ressignificada, levando em conta não apenas os aspectos técnicos do jogo, mas também os valores que ele pode transmitir, como disciplina, respeito e honestidade. Segundo Paes e Balbino (2005), o esporte escolar tem o potencial de ser uma ferramenta poderosa na educação, ajudando a reduzir conflitos e a melhorar o ambiente escolar. No contexto do IFCE campus Maracanaú, a implementação de um projeto de voleibol pode ser uma estratégia eficaz para promover uma maior interação social entre os alunos, servidores e colaboradores, além de contribuir para a melhoria do rendimento dos estudantes dentro e fora da sala de aula.
Justificativa
O projeto VOLEIBOL NO IF surge em resposta a demandas sociais e educacionais, visando promover a inclusão e o desenvolvimento integral de seus praticantes. Estudos indicam que o esporte é uma ferramenta eficaz para combater o sedentarismo, reduzir comportamentos de risco e fortalecer laços comunitários, especialmente em contextos de vulnerabilidade social (BARBANTI, 2005; BETTI; ZULIANI, 2002). Além disso, o voleibol desenvolve habilidades essenciais como disciplina, trabalho em equipe e resiliência, aspectos fundamentais para a formação cidadã (BENTO, 2006). As práticas de extensão no IFCE campus Maracanaú são fundamentais para conectar o conhecimento acadêmico à realidade social, e o projeto VOLEIBOL NO IF exemplifica bem essa integração. Por meio do esporte é possível reforçar a missão da instituição de oferecer uma educação transformadora, que ultrapassa os limites da sala de aula e impacta positivamente a sociedade (INSTITUTO COMPARTILHAR, 2015). Embora algumas críticas possam sugerir que o foco em esportes desvia dos objetivos educacionais tradicionais, o esporte é amplamente reconhecido por complementar a formação acadêmica ao aplicar e reforçar valores e competências em um contexto prático (BENTO, 2006). O projeto é, portanto, justificado pela sua capacidade de promover inclusão, melhorar a qualidade de vida e fortalecer a relação entre o IFCE campus Maracanaú e a comunidade, servindo como um modelo replicável de intervenção social e educacional.
Público Alvo
Pessoas a partir de 14 anos de idade do município de Maracanaú e adjacências.
Objetivo Geral
O objetivo tem como objetivo geral promover a inclusão social e o desenvolvimento integral dos seus praticantes por meio da prática esportiva do voleibol, como ferramenta educativa para fortalecer a cidadania, melhorar a qualidade de vida e ampliar as oportunidades de interação social.
Objetivo Específico
O projeto oferecerá aulas de voleibol visando ensinar técnicas de jogo, estratégias táticas, regras do esporte e promover a disciplina necessária para a prática esportiva.
Metodologia
O projeto oferecerá aulas de VOLEIBOL. As aulas serão ministradas duas vezes na semana, orientadas e supervisionados pelo coordenador do projeto professor Dr. Adriano Barros Carneiro que é professor de Educação Física do IFCE campus Maracanaú, com o auxílio de um aluno-monitor da referida modalidade esportiva. As aulas serão desenvolvidas de maneira a integrar o desenvolvimento físico, mental, cognitivo e social dos participantes, fortalecendo a autoconfiança, a cooperação e o espírito de equipe. O projeto será divulgado amplamente no QAcadêmico, site e redes sociais do IFCE Maracanaú, também serão entregues folderes e colocados cartazes nos flanelógrafos do campus. O projeto oferecerá 60 vagas por turma, sendo 40 dessas vagas para o público externo (comunidade) e 20 vagas para o público interno. As pessoas interessadas deverão preencher um formulário de inscrição on-line (Google Forms). Além das aulas serão desenvolvidas oficinas e rodas de conversa com os alunos e familiares sobre diversas temáticas, como por exemplo: a violência no esporte, saúde e qualidade de vida; além da produção de conteúdos digitais relacionadas às práticas esportivas. Ao final de cada bimestre os participantes participarão de uma reunião com a equipe do projeto visando avaliar as aulas e ações desenvolvidas por meio de uma pesquisa de satisfação. Os participantes serão avaliados pela frequência e participação nas aulas. Ao final de cada bimestre também será elaborado um relatório sobre as avaliações realizadas e esse relatório será apresentado e discutido por todos os participantes, familiares e equipe visando à melhoria das aulas e ações desenvolvidas. O projeto se propõe a criar um ambiente educacional inclusivo e engajador que atenda às necessidades da comunidade interna e externa, proporcionando experiências que integrem ensino, pesquisa e extensão. Ao oferecer uma programação diversificada que inclui treinamentos e torneios internos, o projeto busca promover a integração entre os diferentes segmentos da comunidade e reforçar o compromisso do IFCE com a educação transformadora e a responsabilidade social.