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Campus:
CAMPUS ARACATI
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
AYA: Resistência, Conhecimento e Inclusão
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
02/09/2024
Previsão de Fim:
31/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 01/2024 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Aracati
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Reunião
Debate
Formas de Divulgação:
E-mail
Folder
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Ana Cristina de Lima e Souza Oliveira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Cristina de Lima e Souza Oliveira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 02/09/2024 31/12/2024
Edson Vieira de Paula Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 02/09/2024 31/12/2024
Elsine Carneiro Falcao IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 02/09/2024 31/12/2024
Italo Silva Santos IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 02/09/2024 31/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Secretaria Municipal de Educação de Aracati Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Projeto de Extensão “AYA: RESISTÊNCIA, CONHECIMENTO E INCLUSÃO” nasce da necessidade de identificar a trajetória acadêmica, nível de Educação do Ensino Fundamental, da população discente que acessa o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE campus Aracati. A pesquisa, inicialmente, comunga com o Edital 1/2024 da PROEXT que prevê um período de 04 (quatro) meses para a conclusão do projeto; então, para atender os critérios estabelecidos por esse Edital, o objeto estudado terá uma abrangência mais delimitada assim como a equipe de pesquisadores e colaboradores que deverá ser estendida à medida que o projeto tenha continuidade ou ainda nesse momento, para atender as especificidades do pesquisador bolsista e da comunidade a ser pesquisada. Registrando que o IFCE campus Aracati atende discentes de toda a macro região do Litoral Leste, 06 (seis) municípios, que torna o universo a ser estudado muito amplo, mas necessário na investigação que visa contribuir para a promoção da equidade ao processo de educação. O Projeto de Extensão “AYA: RESISTÊNCIA, CONHECIMENTO E INCLUSÃO” terá, nessa etapa, a finalidade de realizar intervenções de cunho exploratório e orientativo nas Escolas Municipais de Aracati, anos finais do Ensino Fundamental que será mais delimitado pelo lócus para atender a metodologia; sendo assim, serão 04 Escola de Ensino Fundamental situadas na região urbana/centro da cidade de Aracati. A pesquisa exploratória versará sobre a diversidade da nossa população discente com necessidades especiais e sobre os mecanismos educacionais utilizados para a inserção desse discente no processo de ensino e de aprendizagem, apoiada na pesquisa bibliográfica do aparato legal. As intervenções objetivam a sensibilização da Comunidade para as especificidades do ser, estimulando relações interpessoais mais saudáveis e oportunizando a integração e a inclusão de todos. As temáticas abordadas serão contempladas conforme pesquisa diagnóstica do universo escolhido e por experiência da comunidade do IFCE e da Escola. O projeto tem aderência com o programa institucional do Núcleo de Acessibilidade Às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNE pela promoção da equidade, através de atividades de acessibilidade e inclusão com o intuito de contribuir para a inserção da pessoa com necessidades específicas, tanto no âmbito do IFCE, como nas Escolas pesquisadas de Ensino Fundamental a princípio e futuramente ampliar para a macroregião do Litoral Leste possibilitando viabilizar e sensibilizar a comunidade interna e externa sobre as ações desenvolvidas pelo NAPNE/IFCE. A ação da extensão será caracteriza por uma intervenção social colaborativa entre o público alvo e a comunidade interna e externa do IFCE; diversas experiências sensoriais serão propostas para a sensibilização da comunidade além de rodas de conversas com a intervenção de uma equipe multiprofissional.
Justificativa
Justifica-se a necessidade de desenvolvimento deste projeto mediante a necessidade do levantamento e estudo dos dados estatísticos e pedagógicos perseguidos enquanto conhecimento para o objetivo estabelecido. A partir das análises e do diagnóstico situacional espera-se provocar o debate acerca do tema, proporcionar vivências sensoriais e a mobilização em torno de políticas públicas e demais decisões do campo da gestão educacional escolar para viabilizar uma maior efetividade no processo de inclusão dos alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de Aracati, sobretudo com a socialização de dados coletados sobre as potencialidades e vulnerabilidades para a inclusão das necessidades específicas dos discente, proporcionando um arcabouço de informações que possam contribuir com as políticas educacionais implementadas nos espaços pesquisados pelos gestores.
Público Alvo
Estudantes do Ensino Fundamental, educação especial, na rede pública municipal de Aracati
Objetivo Geral
Sensibilizar a comunidade escolar abrangida pelo projeto sobre a importância do processo de inclusão e de acessibilidade por meio da divulgação dos dados levantados e proporcionar um diálogo e experimentações através das vivências sensoriais e mentais visando a troca de conhecimento e de saberes como forma de possibilitar o acesso, a participação, a permanência e o êxito dos estudantes com necessidades específicas no âmbito das escolas contempladas com o projeto.
Objetivo Específico
*Levantar e analisar o quantitativo de estudantes público-alvo da educação especial, matriculados no IFCE/campus Aracati e no universo das escolas municipais de Aracati. *Registrar as estratégias pedagógicas para o processo de inclusão dos alunos com necessidades específicas, assim como as diversas vivências escolares. *Construir diálogos psicopedagógicas para a sensibilização do universo escolar sobre os desafios enfrentados pelos alunos com necessidades específicas. *Apontar boas práticas e estratégias para a inclusão escolar dos alunos com necessidades específicas.
Metodologia
Para atender o objetivo do Projeto de Extensão: “AYA: RESISTÊNCIA, CONHECIMENTO E INCLUSÃO” as atividades serão pautadas na metodologia ativa, onde o bolsista será o protagonista da ação. A construção de um Plano de Ação, será fundamental com a participação ativa da Secretaria Municipal de Educação de Aracati para alcançar os objetivos do projeto. Nessa etapa o objeto pesquisado, as 04 (quatro) escolas municipais serão convidadas a participarem das ações. Em seguida, será realizado um levantamento das políticas de acessibilidade já consolidadas institucionalmente no IFCE e na rede municipal de educação em Aracati à luz de normas e legislações vigentes, para que, em seguida, se possa, de forma objetiva, pontuar o amparo legal para as intervenções e posteriormente, notificar aos segmentos da comunidade acadêmico-escolar acerca de possíveis pontos de opacidade na aplicação de parâmetros fundamentais à acessibilidade ampla. Nessa etapa os locais de pesquisa serão a pesquisa bibliográfica da documentação legal, e as coletas de dados nas instituições de ensino (IFCE e escolas municipais). Nesse contexto as Escolas serão visitadas e a parceria para a construção conjunta do projeto será fortalecida com a apresentação do Projeto AYA e a articulação dos sujeitos diretamente envolvidos. Ao longo da execução do projeto será realizado um diálogo com essas unidades escolares sobre as dificuldades e as estratégias de inclusão e acessibilidade dos alunos com necessidades específicas. Os dados levantados serão consolidados em forma de relatório. O planejamento das atividades do bolsista será composto de reuniões semanais para definição das atividades e acompanhamento das estratégias metodológicas das ações do projeto orientado pela coordenadora do projeto. Como culminância será realizado uma roda de conversa aberto ao público interno e externo para exposição e socialização dos dados pesquisados. A divulgação do projeto ocorrerá por meio de e-mail, folder e redes sociais abrangendo as escolas que estão sob o raio de ação definido no projeto. Na atividade aberta ao público (roda de conversa) será expedida declaração comprobatória da participação dos envolvidos mediante assinatura de frequência.