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Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Acompanhamento de Egressos: 15 anos de campus Canindé
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Comunicação Estratégica
Data de Início:
02/09/2024
Previsão de Fim:
27/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
15
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 01/2024 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
Programa de Acompanhamento ao Egresso - PROAE
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Canindé
Caridade
Guaramiranga
Itatira
Madalena
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Formas de Divulgação:
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Rádio
Convite
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Andressa Souza Costa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Virginia de Sousa Rocha IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 02/09/2024 27/12/2024
Andressa Souza Costa IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 5 02/09/2024 27/12/2024
Antonia Aureny Silva Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 02/09/2024 27/12/2024
Felipe Gomes Morais IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 02/09/2024 27/12/2024
Igor Lima Rodrigues IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 02/09/2024 27/12/2024
Iury Mathelly Jeronimo Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 02/09/2024 27/12/2024
Maria Edneia Goncalves Quinto IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 02/09/2024 27/12/2024
Sarah Suellen Lima Oliveira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 02/09/2024 27/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 700.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Considerando que em março de 2025 o campus de Canindé completará 15 anos de existência, esse projeto surge na perspectiva de mapear os egressos que fazem parte da consolidação dessa história da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica na região dos sertões cearenses. Esta iniciativa é um desdobramento do projeto “Por onde anda você?”, desenvolvido de 2022 a 2023 na unidade e que culminou com a realização do I Encontro de Egressos do IFCE Campus Canindé. Busca, assim como seu predecessor, promover ações de fortalecimento e ampliação de vínculos dos egressos com a instituição, compreendendo-a como espaço contínuo de atualização de conhecimentos e de novas aprendizagens, impactando de forma qualitativa seu itinerário profissional.
Justificativa
Outro motivo para a realização deste projeto é potencializar os níveis de participação dos egressos com atendimento de ações mais específicas aos seus interesses. De acordo com os dados do Relatório de Autoavaliação Institucional de 2022, tendo 2021 como ano de referência e realizado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Instituto Federal do Ceará (IFCE), com a participação de todos os campi: “Foi perguntado também aos alunos matriculados e aos professores, de que maneira os alunos egressos mantêm vínculo com o campus e, dentro da amostra válida os dados mostram que a maior vinculação se dá através de eventos, em geral” (p.28). Para professores e alunos, a participação dos egressos ocorre em dois momentos: Eventos, em geral (95% e 85% respectivamente) e Participação em conselhos ou comissões (5% e 15% respectivamente). Esses dados, lidos de forma qualitativa, impactam diretamente, as perspectivas sociais relativas às práticas da extensão e demais setores do IFCE- Campus Canindé e, em termos pessoais e profissionais na vida do egresso, interessado em questões mais específicas dos desafios do mercado de trabalho. Segundo o Art. 4º, inciso II, do Programa de Acompanhamento de Egressos (PROAE): “o IFCE considera-se ponto de referência na vida do egresso, mantendo entre ambos uma relação de compromisso e afetividade. Eventos e ações continuadas envolvendo o egresso garantirão essa intencionalidade. Essa relação se estabelece em uma dupla direção na qual o egresso e o IFCE se dispõem a tornar-se parceiros na construção e atualização do conhecimento, assim como na avaliação e no aprimoramento da qualidade do ensino na Instituição”. Por fim, a continuidade da realização de projetos de acompanhamento de egressos ocorre pela necessidade de melhor articulação, criação, implementação e continuidade das ações que têm como público-alvo os egressos do IFCE-Campus Canindé, consolidando o vínculo e a responsabilidade social com estes e com a comunidade local.
Público Alvo
Egressos do IFCE- Campus Canindé
Objetivo Geral
Consolidar a política de acompanhamento dos egressos dos cursos regulares do IFCE-Campus Canindé no que se refere à continuidade do vínculo com a instituição, ao desenvolvimento do seu itinerário profissional, inserção no mercado de trabalho, à formação e atualização científica e continuada e o compromisso conjunto com a comunidade local, articulando ensino, pesquisa e extensão.
Objetivo Específico
1 - Desenvolver estratégias para conhecer a realidade do egresso do IFCE campus Canindé; 2 - Colaborar para o processo formativo de egressos do IFCE; 3 - Realizar formação com o bolsista selecionado para a participação nas atividades do Projeto de Extensão; 4 - Estabelecer mecanismos de diálogos entre egressos e IFCE campus Canindé.
Metodologia
Etapa 1: Planejamento e divulgação - Estabelecimento de reuniões semanais de planejamento e acompanhamento das ações do projeto para definição de prazos e cronogramas de execução, métodos de abordagem, critérios para a pesquisa quantitativa, elaboração da estrutura das entrevistas, criação do Portal do Egresso. Os encontros serão utilizados para discutir o andamento das atividades, identificar possíveis desafios, ajustar estratégias; - Divulgação e mobilização das ações do projeto para comunidade interna e externa: campanha de comunicação nas redes sociais do campus, inserção de informações no site oficial da instituição, visita às rádios locais; - Parceria estratégicas com as coordenações de curso e CCA para fortalecer a divulgação, garantir a colaboração nas atividades de coleta de dados e mapear egressos interessados em conceder entrevistas; - Mobilização direta em grupos de turmas já concluídas em redes sociais, listas de contatos obtidas pelo Q-Acadêmico e plataformas de mensagens para convidar a participar do projeto e contar sua história. Etapa 2: Execução - Formação do bolsista selecionado: realizar capacitação com o bolsista selecionado para a participação nas atividades do projeto de extensão, abordando temas como coleta de dados, técnicas de entrevista, ética na pesquisa; - Mapeamento de dados quantitativos sobre egressos: recolher e sistematizar os dados sobre os egressos da instituição a partir de 2023 e retroagindo para turmas anteriores, junto aos setores ligados à vida estudantil, em especial a Coordenação de Controle Acadêmico (CCA), de modo a entender a realidade do egresso após a conclusão do curso. As necessidades de dados e as variáveis de interesse serão alinhadas e definidas pela equipe do PROAE, de forma a compreender a realidade do egresso do IFCE campus Canindé; - Aplicação de questionário sistematizado com os egressos: o questionário será elaborado pela equipe com base nas informações necessárias para a pesquisa, garantindo que ele aborde todos os aspectos desejados (entrada no mercado de trabalho, formação continuada, vínculos com o IFCE após a conclusão do curso, etc.). Serão definidos os canais de distribuição (e-mail, redes sociais, site institucional) e o período de aplicação. Testes-piloto poderão ser realizados para ajustes no questionário. - Entrevistas semiestruturadas com egressos: após o mapeamento e aplicação dos questionários, a equipe selecionará os egressos para as entrevistas semiestruturadas, criando um roteiro com perguntas abertas e temas principais a serem abordados. Será estabelecido um cronograma de entrevistas e o bolsista será o principal membro da equipe responsável por cada entrevista; - Criação do Portal de Egressos: será desenvolvido um portal usando plataformas como o Google Sites, com layout, funcionalidades e estrutura planejadas pela equipe. Nesse portal será disponibilizado um Banco de Currículos e Oportunidades, coletados voluntariamente a partir do questionário enviado aos egressos, que possa ser acessado por empresas parceiras, além de divulgar internamente vagas para egressos interessados em retornar como servidores ou alunos de pós-graduação. No mesmo portal também será hospedada a campanha Egresso de Sucesso, uma divulgação de histórias inspiradoras de egressos que se destacaram em suas áreas, ação a ser replicada pela hashtag #EgressodeSucesso nas redes sociais, fortalecendo o senso de orgulho e pertencimento ao IFCE e tornando o egresso uma figura referência para valorização da instituição; - Criação do grupo de Egressos Embaixadores: a partir do questionário, das entrevistas e da campanha Egresso de Sucesso, criar um grupo de "Egressos Embaixadores" que possam representar o IFCE em eventos acadêmicos, feiras de emprego e outras iniciativas externas. Esses embaixadores poderiam compartilhar suas histórias de sucesso, promover a instituição e incentivar outros egressos a se envolverem com a instituição, mantendo e renovando o vínculo. Essa ação fomentará dados pra realização de futuros eventos de extensão para egressos no campus. Etapa 3: Acompanhamento e Avaliação - Durante a execução do projeto com a equipe: espaço para feedback e compartilhamento nas reuniões internas; - Relatórios de progresso: elaboração de relatórios simples e objetivos com periodicidade mensal para acompanhamento do progresso na execução do projeto (número de egressos mapeados, questionários aplicados, entrevistas realizadas) e qualitativos (feedback dos participantes, histórias de sucesso, principais dificuldades encontradas); - Formulários de avaliação da experiência: inserção de espaço para avaliação da experiência do contato com o programa de egressos no questionário do mapeamento de dados e formulário de feedback qualitativo para os entrevistados; - Avaliação do Portal de Egressos: monitoramento por meio de métricas como visitas ao site, interações nas histórias de sucesso (comentários, compartilhamentos).