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Campus:
CAMPUS QUIXADA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Mentoria digital: um espaço docente para compartilhamento de experiências em inclusão escolar
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
05/09/2024
Previsão de Fim:
31/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 01/2024 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Banabuiú
Capistrano
Choró
Ibaretama
Ibicuitinga
Pedra Branca
Quixadá
Quixeramobim
Senador Pompeu
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
E-mail
Redes sociais
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Francelio Angelo de Oliveira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Luiza Enders Nunes Vieira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 05/09/2024 31/12/2024
Claudeth da Silva Lemos IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 05/09/2024 31/12/2024
Denise Tomaz Aguiar IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 05/09/2024 31/12/2024
Fellipe Neri de Oliveira Arrais IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 05/09/2024 31/12/2024
Francelio Angelo de Oliveira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 05/09/2024 31/12/2024
Francisco Edson Alves Garantizado IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 05/09/2024 31/12/2024
Joao Paulo Holanda da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 05/09/2024 31/12/2024
Maria Lucicleia Cavalcante IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 05/09/2024 31/12/2024
Marilia Guedes da Silveira Arrais IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 05/09/2024 31/12/2024
Marisangela dos Santos Ferreira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 05/09/2024 31/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente projeto se propõem a construir um instrumento virtual (site) de troca de saberes entre professores no tocantes a inclusão escolar. Sabemos que o ato de ensinar pressupõe a mobilização de inúmeros conhecimentos, visto que, o sujeito aprendente não pode ser encarado em uma perspectiva uniforme ou padronizada. No ato de ensinar, os professores constroem um acervo de conhecimento que pode ser evocado e contextualizado por seus pares. Aí reside o caráter colaborativo da ação docente. A questão da inclusão escolar vem ganhando cada vez mais espaço nos debates que permeiam o campo da Educação. Isto porque, não há como pensar uma sociabilidade minimamente equânime sem levar em consideração os modelos históricos que deixaram à margem àqueles que fugiam aos padrões estabelecidos pela estrutura de poder à frente de cada tempo histórico. Frente as demandas provenientes do processo de inclusão escolar, sobretudo no que tange a formação de professores, é preciso considerar a integralidade no processo de formação dos professores. É preciso mais que a transmissão de conteúdos específicos para que o professor se sinta a instrumentalizado em sua prática pedagógica no contexto da diversidade. É preciso mediar a formação de professores pesquisadores, preocupados em diversificar seus modos de ensinar, tendo como horizonte que conteúdo e forma não se separam. Nessa perspectiva, quanto mais o professor diversificar seu “cardápio metodológico”, mais ele poderá contemplar os estudantes em suas singularidades e diferentes modos de aprender.
Justificativa
As práticas pedagógicas, de acordo com a ótica de Silva Filho (2013), demandam do professor conhecimentos prévios que lhe possibilitem estruturar sua aula de modo a torná-la acessível, em relação aos múltiplos movimentos de aprendizagem. Esse processo se torna viável a partir do instante em que o professor, revestido de um aporte teórico, consegue elaborar um “modo de fazer” que garanta ao aluno a condição de tornar seu o conhecimento disponibilizado, a ponto de transformá-lo em uma dinâmica de ação-reflexão-ação. Esse processo pode ser denominado de transposição didática. Alguns investimentos em formação de professores não têm resultado na modificação e no melhoramento de suas práticas porque não consideram os saberes que eles já possuem, tampouco as necessidades que emergem da realidade do "chão da escola". Assim, a relevância deste projeto reside na possibilidade de fazer emergir os saberes docentes, as trocas experienciais e a socialização do conhecimento entre seus pares, considerando-os como sujeitos de sua própria ação e reflexão para uma nova ação.
Público Alvo
- Professores de sala de aula comum e do AEE da rede estadual de ensino - Professores de sala de aula comum e do AEE da rede municipal de ensino
Objetivo Geral
Desenvolver um espaço virtual para a formação docente por meio da troca de experiências e saberes entre os pares.
Objetivo Específico
- Viabilizar um espaço de socialização de experiências pedagógicas inclusivas, dúvidas e sugestões entre professores sobre a inclusão escolar de alunos público-alvo da educação especial - Elaborar um instrumento virtual que propicie trocas de experiências entre professores no tocante a inclusão escolar
Metodologia
- O projeto será divulgado por meio das redes sociais, e-mails e visitas presenciais nas escolas e unidades gestoras. Embora o raio de abrangência do projeto seja em algumas cidades do Sertão Central, as estratégias de divulgação ocorrerão no município de Quixadá. - As inscrições serão realizadas no próprio site criado com a finalidade de promover as trocas docentes. - Será realizado um seminário para apresentação da ferramenta digital - Realizaremos uma oficina para orientar os professores com relação ao uso da ferramenta digital (site). O site será construído pelo setor responsável pelo desenvolvimento do projeto. - A utilização da ferramenta ocorrerá pelos professores participantes mediante adesão e inscrição no projeto. Uma vez inscritos por meio do próprio site, os participantes poderão fazer uso, postar suas experiências de inclusão, dúvidas e interagir com outros colegas inscritos. - O site oferecerá as seguintes possibilidade aos inscritos: a) material (arquivos e livros que abordam a temática da inclusão escolar); b) Espaço para postagem de dúvidas; c) Espaço para postagem de experiências de práticas pedagógicas inclusivas; d) Fóruns e debates sobre temas relativos a inclusão escolar.