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Campus:
CAMPUS CEDRO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Construção de material de Língua Portuguesa para estudantes com necessidades educacionais específicas: uma ação para a inclusão e integração
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Alfabetização, Leitura e Escrita
Data de Início:
30/08/2024
Previsão de Fim:
30/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 01/2024 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Cedro
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Reunião
Formas de Divulgação:
E-mail
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Joserlandio da Costa Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cicera Patrine Cunha Flor IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/08/2024 30/12/2024
Denise Lima de Matos IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 30/08/2024 30/12/2024
Diego Teixeira de Araujo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/08/2024 30/12/2024
Francisca Elisvânia de Lima Pinheiro EMEF Francisca de Jesus Cavalcanti Integrante Sem vínculo Não 3 30/08/2024 30/12/2024
Joserlandio da Costa Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 30/08/2024 30/12/2024
Maria Arleilma Ferreira de Sousa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/08/2024 30/12/2024
Maria Gorete Pereira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 30/08/2024 30/12/2024
Mirela Maximo Bezerra Silveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/08/2024 30/12/2024
Monica Emanuela Nunes Maia IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/08/2024 30/12/2024
Tacialene Alves de Oliveira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 30/08/2024 30/12/2024
Timoteo Honorio Cruz IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 30/08/2024 30/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente projeto visa promover ações de inclusão/integração de alunos com necessidades específicas nas aulas de Língua Portuguesa. O projeto objetiva a construção de um material de estudos que seja adequado às necessidades desse público, contemplando suas principais dificuldades nesse Componente Curricular. Será desenvolvido com alunos com necessidades específicas matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental da zona urbana do município de Cedro e com alunos com necessidades específicas matriculados no Ensino Médio no IFCE campus Cedro.
Justificativa
O projeto se justifica por ampliar o contato dos estudantes com diversos gêneros textuais relacionados aos vários campos de atuação humana em sociedade (jornalístico-midiático, literária, campo de pesquisa, de atuação na vida pública, campo da vida pessoal etc). Assim, através das atividades de leitura, compreensão e interpretação desses gêneros, o estudante passa a compreender não apenas o funcionamento da língua, mas também o funcionamento da própria sociedade. Como pontua a BNCC, “esses textos servirão de base para a reelaboração de conhecimentos”. (BNCC, 2018 p. 136). Além disso, o presente projeto também se justifica pela necessidade de se buscar, cada vez mais, articular ações que possibilitem a inclusão/integração efetiva de estudantes com necessidades educacionais específicas da rede pública municipal de Cedro, fazendo valer o artigo 27 do Estatuto da Pessoa com Deficiência (2018, p.26): "A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem." Observa-se, pois, que, com esse projeto, busca-se diminuir a lacuna existente no tocante à promoção do desenvolvimento das habilidades intelectuais de alunos com necessidades educacionais específicas no componente curricular de Língua Portuguesa. Espera-se contribuir com a elaboração de um material que contemple melhor essas necessidades.
Público Alvo
Alunos com necessidades educacionais específicas das escolas da zona urbana da rede municipal de Cedro matriculados no Ensino Fundamental II. Segundo informações da psicopedagoga Francisca Elisvânia de Lima Pinheiro, que atende parte desse público, nessa etapa da educação básica na zona urbana, há, aproximadamente, 60 estudantes com necessidades educacionais específicas matriculados.
Objetivo Geral
Ampliar as possibilidades de inclusão e integração de alunos com necessidades específicas através do componente curricular de Língua Portuguesa.
Objetivo Específico
 Identificar as principais dificuldades, na disciplina do Língua Portuguesa, dos estudantes com necessidades educacionais específicas na etapa do Ensino Fundamental II nas escolas da rede municipal da zona urbana do município de Cedro.  Identificar as principais dificuldades, na disciplina do Língua Portuguesa, dos estudantes com necessidades educacionais específicas na etapa do Ensino Médio no IFCE campus Cedro.  Elaborar um material didático com sugestões de atividades que contemplem esses estudantes a partir de suas necessidades e principais dificuldades de aprendizagem.
Metodologia
O referido projeto foi pensado a partir de discussões em reuniões do Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas – NAPNE -, do IFCE campus Cedro. Nessas reuniões, das quais participa a psicopedagoga municipal Francisca Elisvânia de Lima Pinheiro, foi visto que o município possuiu muitos alunos matriculados com Necessidades Educacionais Específicas. Daí surgiu a ideia de elaborar uma proposta de intervenção que alcançasse tanto esses alunos quantos os do IFCE campus Cedro que apresentam necessidades semelhantes. A execução do projeto se dará nas seguintes etapas: 1ª Etapa: Divulgação da vaga para bolsista mediante edital interno específico e seleção do bolsista a partir dos critérios estabelecidos no referido edital. 2ª etapa: Reuniões entre orientador e bolsista a fim de se planejar detalhadamente a execução dos próximos passos do projeto. 3ª Etapa: Construção dos questionários a serem aplicados com professores de Língua Portuguesa e alunos que formam o público-alvo do projeto. 4ª Etapa: Aplicação dos questionários para mapeamento das principais dificuldades dos estudantes com necessidades específicas nas quatro escolas de Ensino Fundamental II da rede municipal na Zona Urbana de Cedro, a saber: EMEF Antonieta Jucá Marques, EMEF Gabriel Diniz, EMEF Celso Alves de Araújo e EMEF Francisca de Jesus Cavalcanti. 5ª Etapa: Aplicação dos questionários para mapeamento das principais dificuldades dos estudantes com necessidades específicas do IFCE campus Cedro. 6ª Etapa: Análise dos questionários aplicados a fim de se mapear as principais dificuldades de aprendizagem dos estudantes com necessidades educacionais específicas no componente curricular de Língua Portuguesa. 7ª Etapa: Seleção de textos atuais pertencentes a gêneros textuais diversos (contos, poemas, notícias, reportagens, Histórias em Quadrinhos, cartas, bilhetes etc) que irão fazer parte do material. 8ª Etapa: Elaboração das questões a partir dos textos selecionados contemplando as principais dificuldades identificadas nas análises dos questionários. 9ª etapa Diagramação do material elaborado. 10ª etapa Realização de oficinas para divulgação do material. A avaliação da execução do projeto se dará ao longo de todo o processo através de reuniões e outros instrumentos de interação, como formulários, e-mail e WhatsApp, a fim de corrigir possíveis inadequações e traçar novas rotas de atuação caso seja necessário.