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Campus:
CAMPUS HORIZONTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
II Projeto sobre Práticas Inclusivas
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
03/09/2024
Previsão de Fim:
31/03/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
60
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
500
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 01/2024 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Beberibe
Cascavel
Chorozinho
Fortaleza
Horizonte
Pacajus
Pindoretama
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Folder
Site institucional
Redes sociais
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Francisco Eugenio Dantas Junior
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adele Cristina Braga Araujo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/09/2024 31/12/2024
Elizeu Lucas de Souza Braga IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 03/09/2024 31/12/2024
Flavia de Miranda Leao Leite Costa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/09/2024 31/12/2024
Francisco Emison da Costa Benício SEDUC-HOR Integrante Sem vínculo Não 4 03/09/2024 31/12/2024
Francisco Eugenio Dantas Junior IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 8 03/09/2024 31/03/2025
Heciarlon Duarte Bessa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 03/09/2024 31/12/2024
Horacio Leonel dos Santos Sousa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/09/2024 31/12/2024
Joao Martins de Morais Neto IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/09/2024 31/12/2024
Marcio Regis Pinto Pompeu IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/09/2024 31/12/2024
Marilia Dionisia da Costa Santos IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 01/10/2024 31/12/2024
Mical Freitas Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 03/09/2024 30/09/2024
Monick Alexandre da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/09/2024 31/12/2024
Paula Figueiredo da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/09/2024 31/12/2024
Régia Patrícia da Silva Mota CACE-HOR Integrante Sem vínculo Não 4 03/09/2024 31/12/2024
Sabrina Oliveira Rosa Duarte Cavalcante IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 03/09/2024 31/12/2024
Silvane Passos de Castro e Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/09/2024 31/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Campus do IFCE em Horizonte promoverá o II Projeto sobre práticas inclusivas. O evento contará com palestras e oficinas sobre a temática da inclusão, da acessibilidade e do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Esse projeto faz parte de um conjunto de ações inclusivas promovidas pelo Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do IFCE- Campus Horizonte, responsável pelo planejamento e coordenação das ações relacionadas a política de inclusão no campus e, tem como objetivo contribuir para o conhecimento dos sujeitos internos e externos, no que diz respeito a conceitos e práticas inclusivas, e por sua vez, proporcionar espaços de debate sobre inclusão, acessibilidade e educação inclusiva, entendendo esse momento como uma provocação, que tem finalidade melhorar a qualidade do atendimento e do ensino das escolas como um todo; acolhendo indistintamente e atingindo todos os alunos, considerando suas necessidades e se estruturando em função de contemplar as especificidades de todos os estudantes sem distinção, tendo igualdade e diferenças como elementos indissociáveis, pois todos os alunos “... tem o direito a serem iguais quando a diferença lhes inferioriza; e o direito a serem diferentes quando a igualdade lhes descaracteriza.”. (Boaventura de Sousa Santos) Dentro de um conjunto de políticas institucionais, é pretensão do Campus e do Núcleo oferecer a um (a) estudante regularmente matriculado (a), em cursos técnicos ou superiores, do IFCE-Campus Horizonte a possibilidade de atuação no referido projeto e nas atividades propostas pelo NAPNE-HOR. Desta forma, as atividades desenvolvidas pelo Bolsista remunerado ou não remunerado consistirá basicamente das seguintes atividades que deverão ser desenvolvidas no período de vigência desta proposta, em conformidade com edital 01/2024, ou outras que surgiram no decorrer do processo:  Participar da elaboração das políticas de inclusão do NAPNE-HOR;  Auxiliar nas diversas ações do Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas;  Realizar estudos sobre a temática apoiar projetos e divulgar as ações realizadas;  Apoiar, de forma técnica, as reuniões, encontros e formações virtuais e presenciais realizadas durante o período de vigência da bolsa;  Fazer capacitações visando contribuir com as ações inclusivas no campus;  Estudar as leis e documentos balizadores das práticas a inclusão, acessibilidade e a educação inclusiva;  Contribuir com a inclusão de pessoas deficiência, buscando o respeito às diferenças e à igualdade de oportunidades e as questões relacionadas a acessibilidade em suas várias dimensões;  Participar de reuniões convocadas pelo NAPNE;  Elaborar relatórios de atividades desenvolvidas.  Realizar todas as atividades propostas ao Bolsista em conformidade com o edital 01/2024 e demais orientação provenientes do NAPNE.
Justificativa
Atualmente diversos estudos e ações foram realizadas sobre inclusão educacional, contudo, essa temática ainda contém lacunas que nos permitem seu aprofundamento em suas inúmeras interfaces, seja na identificação das deficiências, respeito às diferenças, propostas de atividades, recursos materiais, desmistificações, quebra de paradigmas Arquitetônicas, comunicacionais, instrumentais, programáticas, metodológicas e Atitudinais, formação de profissionais, entre outros aspectos. Dessa forma, o papel das instituições educacionais consiste em favorecer que cada um, de forma livre e autônoma, reconheça nos demais a mesma esfera de direito que exige para si. Esta concepção permite concluir que o conceito de inclusão engloba também aqueles que de certa forma são excluídos da sociedade e não somente alunos com deficiências. Sendo assim, as dificuldades para a conquista de uma educação inclusiva existem e precisam ser discutidas pelos vários agentes da sociedade. Assim, a importância deste projeto se configura pelo fato de almejar construir esses espaços para discussão e consequentemente buscar a criação de estratégias para pensar e interferir na realidade, buscando a inclusão das pessoas com dificuldades de aprendizagem, deficiências e demais limitações, de acordo com os princípios da equidade de oportunidades.
Público Alvo
Docentes, discentes, servidores da rede pública municipal, estadual e federal, profissionais do atendimento e, demais profissionais interessados na temática.
Objetivo Geral
Contribuir para o conhecimento da comunidade escolar do IFCE/Horizonte e dos profissionais da rede pública federal, estadual e Municipal no que diz respeito a conceitos e práticas inclusivas, e por sua vez, proporcionar espaços de debate sobre inclusão, entendendo esse momento como uma provocação, que tem a finalidade de melhorar a qualidade do ensino e do atendimento a pessoa com ou sem deficiência em espaços formais e não formais de educação.
Objetivo Específico
Promover atividades de palestras e oficinas tratando da temática: Análise do Comportamento Aplicado (ABA); Linguagem do aluno surdo; Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e Inclusão e Acessibilidade na Pessoas com deficiência física no contexto escolar e atendimentos educacional especializado; Propor fóruns virtuais de debate sobre inclusão; Produzir uma cartilha sobre práticas inclusivas.
Metodologia
Para o desenvolvimento do projeto, serão necessárias as seguintes etapas: Reflexões, questionamentos e tira dúvidas entre os cursistas, os ministrantes das Palestras e das Oficinas; Discussões em grupo e construção de material coletivo; Interação entre os participantes; Troca de experiências e construção de novos saberes. Participação da Comunidade interna e externa na disseminação dos conhecimentos obtidos e desta proposta. Estudo de caso sobre as temáticas, exposições sobre a temáticas , atividades práticas e vivenciais. Em conformidade com as etapas de execução: A 1ª etapa do II Projeto sobre Práticas Inclusivas acontecerá nos dias, 19/09/2024, 30/10/2024, 27/11/2024 e 18/12/2024, das 8h às 12h, no IFCE, em Horizonte e contará nesta 1ª etapa, com duas Palestras, uma sobre Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e outra sobre inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência física no contexto escolar e mais duas oficinas: Análise do Comportamento Aplicado (ABA) voltado ao Transtorno do Espectro Autista para pais, cuidadores e educadores; Oficina sobre a linguagem do aluno surdo. As inscrições para 1ª etapa, do II Projeto sobre Práticas Inclusivas estarão disponíveis no período de 09 de setembro de 2024 a 13 de setembro de 2024 no site: https://ifce.edu.br/horizonte. As vagas serão divulgadas no período de inscrição e serão destinadas a comunidade interna e externa e preenchidas por ordem de inscrição. O Resultado da Seleção dos Cursistas da 1ª Etapa será divulgado no período de 16/09/2024 a 18/09/2024. A abertura da 2ª etapa, ocorrerá após o término da 1ª etapa, com data a ser divulgada no site do campus. A 2ª etapa do II Projeto sobre Práticas Inclusivas acontecerá nos dias, 19-12-2024 (manhã), 19-12-2024(Tarde), 20-12-2024( manhã) e 20-12-2024( Tarde), das 8h às 12h ou das 13h ás 17h, no IFCE, em Horizonte e contará nesta 2ª etapa, duas Palestras uma sobre Neurociência no Contexto Escolar e outra sobre o Papel da Educação Especial no processo de inclusão escolar e mais duas oficinas: Plano Educacional Individualizado (PEI) e Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos Multifuncionais. As inscrições para 2ª etapa, do II Projeto sobre Práticas Inclusivas estarão disponíveis no período de 02 de dezembro de 2024 a 06 de dezembro de 2024 no site: https://ifce.edu.br/horizonte. As vagas serão divulgadas no período de inscrição e serão destinadas a comunidade interna e externa e preenchidas por ordem de inscrição. O Resultado da Seleção dos Cursistas da 2ª Etapa será divulgado no período de 09/12/2024 a 13/12/2024. A finalização e avaliação=Encerramento das atividades e elaboração do relatório final ocorrerá no período de 23/12/2024 a 31/12/2024.