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Campus:
CAMPUS MORADA NOVA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Descomplica, Estágio!
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
02/09/2024
Previsão de Fim:
31/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
59
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
140
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 01/2024 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
Estágio
Modelo de Oferta da Atividade:
Semi-Presencial
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Frequência
Reunião
Formas de Divulgação:
E-mail
Sistema acadêmico
Site institucional
Redes sociais
Rádio
Folheto
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Gina Eugenia Girao
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisco Davi Saraiva Mariano IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 03/09/2024 31/12/2024
Gina Eugenia Girao IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 6 02/09/2024 31/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto ‘Descomplica, Estágio!’, de iniciativa do Setor de Acompanhamento de Estágio e Avaliação de Egressos (SE-MOR) do IFCE campus de Morada Nova, atende aos Editais nº 01/2024 PROEXT/REITORIA-IFCE e nº 08/2024 GAB-MOR/DG-MOR/MORADA-IFCE, e define atividades a serem realizadas pelo(a) bolsista selecionado(a) no período entre 02/09 e 30/12/2024, objetivando aumento e consolidação de ofertas de vagas de estágio supervisionado a discentes do campus e de outras instituições de ensino. As atividades serão realizadas de forma presencial e remota, em dependências do campus e em locais externos. Ao menos partes do projeto ‘Descomplica, Estágio!’ deverão ser editadas semestralmente, independentemente da participação de bolsista, para definir cultura de planejamento das atividades pertinentes ao SE-MOR e se tornar exemplo para outros campi.
Justificativa
Por razões múltiplas, o estágio é um desafio para o IFCE, o estudante e a instituição concedente da vaga de estágio (doravante, ICVE), cabendo ao órgão de Estágio do campus alinhar interesses diversos, na busca do denominador comum: o estágio associado ao Ensino e à coletividade, com vistas à inserção profissional do discente e à sua formação plena. Entre o final de 2021 e início de 2022, o SE-MOR procedeu entrevistas com instituições dos setores privado e público, ofertantes e/ou potenciais ofertantes de vagas de estágio em Morada Nova-CE, todas localizadas na zona urbana, com resultados contraditórios: das 18 (dezoito) instituições entrevistadas, 13 (treze) responderam índice de conhecimento suficiente/muito sobre conceitos e importância do estágio supervisionado, mas 12 (doze) afirmaram deter pouco ou nenhum conhecimento sobre a Lei do Estágio, com a mesma proporção sobre conhecimento dos documentos pertinentes ao estágio. Ao mesmo tempo, 100% (cem por cento) afirmaram que não conhecem o regulamento de estágio do IFCE, mas indicaram suficiente/muito interesse em ofertar vagas de estágio obrigatório, com mais da metade das instituições apontando para disponibilidade em estabelecer convênios com o campus. Em tempo: entre as instituições ouvidas, o grau de conhecimento suficiente/muito para estágio obrigatório é de aproximadamente, 61% (sessenta e um por cento), com índice bem abaixo (39% - trinta e nove por cento), para o estágio não obrigatório. Considerando a missão do IFCE, resta óbvia a necessidade de maior e melhor aproximação com as ICVE’s. Em paralelo, se o IFCE almeja ‘ser referência no ensino, pesquisa, extensão e inovação, visando à transformação social e ao desenvolvimento regional’, o SE-MOR entende ser possível a realização de ‘estágios proativos’, através dos quais o discente atua para encaminhamento de solução a problemas identificados previamente na empresa, qualificando-se mais ainda ao aproveitamento como colaborador remunerado, após o estágio. Por outro lado, apesar de apresentação sistematizada, a discentes e docentes, do Regulamento do Estágio Supervisionado do IFCE (RESOLUÇÃO CONSUP/IFCE Nº 108, de 08/09/2023) e dos anexos constantes do Ofício Circular nº 1/2023/CEAE/DEA/PROEXT/REITORIA-IFCE, de 05/12/2023, quais sejam, documentos modelo e Fluxo Operacional do Estágio (Processo SEI nº 23255.010041/2023-12, relatório anexo), dúvidas são recorrentes, o que nos alerta para oportunidade de simplificar informações a todos os envolvidos no processo, através da elaboração de uma cartilha virtual. Levantamento recente realizado junto ao sistema Q-Acadêmico nos indica 59 (cinquenta e nove) discentes aptos ao estágio obrigatório, enquanto há demanda reprimida e não sobreposta de 81 (oitenta e um) estágios não obrigatórios. Os discentes estão distribuídos em cursos técnicos de nível médio e graduação superior, da seguinte forma: 1. Bacharelado em Engenharia Civil – com exigência de estágio obrigatório – oito discentes; 2. Bacharelado em Engenharia de Aquicultura – idem – 33 (trinta e três) discentes); 3. Técnico em Aquicultura – sem exigência de estágio obrigatório, com previsão de estágio não obrigatório – 27 (vinte e sete discentes); 4. Técnico em Edificações – com exigência de estágio obrigatório – nove discentes; 5. Técnico em Informática – idem – 15 (quinze) discentes; 6. Técnico em Segurança do Trabalho – sem exigência de estágio obrigatório, com previsão de estágio não obrigatório – 40 (quarenta) discentes. De forma geral, vagas de estágio obrigatório também são ofertadas internamente, pela equiparação de atividades acadêmicas (iniciação científica, monitoria e projetos de extensão) ao estágio obrigatório ou pela necessidade de certos setores; isso ajuda muitos estudantes, inclusive, de cursos técnicos de outras instituições de ensino. Quanto a vagas para estágio não obrigatório: são raras na iniciativa privada, e, em nosso campus, a inexistência de rubrica orçamentária impede oferta de estágio não obrigatório – mas temos entendimento que o órgão de Estágio pode e deve buscá-las em outras ICVE’s, sem prejuízo da modalidade diversa. Outrossim, muitos alunos de cursos noturnos trabalham durante o contraturno e só conseguem realizar estágio após o fim das disciplinas. Desde 2023 o SE-MOR preconiza o lema de retenção zero por estágio – o que impõe retrabalho constante. Identificar casos onde o alcance da meta seja possível será fundamental para planejamento lúcido e diminuição dos índices de retenção por estágio. O SE-MOR também tem Isto posto, e considerando ainda que apenas uma servidora é lotada no SE-MOR, a atuação de um(a) bolsista ajudará sobremaneira para que as táticas caracterizadas na intervenção encaminhem o IFCE campus de Morada Nova ao cumprimento de sua missão institucional de forma planejada, efetiva e consciente, além de aumentar acessos para futuros discentes e ICVE’s, e para consolidação da rede de oferta de vagas de estágio.
Público Alvo
Cerca de 40 (quarenta) ICVE's, que poderão contar com estudantes aptos ao estágio proativo.
Objetivo Geral
Consolidação da rede de informações sobre estágio e de oferta de vagas de estágio obrigatório e não obrigatório para discentes do IFCE campus de Morada Nova, com colaboração de discente bolsista.
Objetivo Específico
1. Planejar estratégias e definir táticas e operações a serem realizadas pelo(a) bolsista selecionado(a) via edital, de setembro a dezembro de 2024; 2. Articular relações com a iniciativa privada e o setor público de Morada Nova e municípios vizinhos; 3. Dar continuidade em entrevistas a ICVE’s cadastradas e potenciais, para iniciar e/ou consolidar parcerias, inclusive através de convênios; 4. Divulgar Regulamentos de Estágio do IFCE; 5. Criar a Cartilha do Estágio do IFCE campus de Morada Nova; 6. Incrementar captação de vagas de estágio obrigatório e não obrigatório para discentes do IFCE campus de Morada Nova nos períodos 2024.2, 2025.1 e 2025.2; 7. Colaborar para diminuição dos índices de retenção de discentes do campus, nos períodos citados no item 6; 8. Coletar, sistematizar e apresentar dados referentes às entrevistas citadas no item 3; 9. Colaborar para o cumprimento da missão e o alcance da visão do IFCE.
Metodologia
1. Definição do projeto com gestão da Extensão – tipo, linhas gerais, limites 2. Formação de equipe de trabalho – com participação do(a) bolsista selecionado(a) 3. Definição de plano de ações: estratégias, táticas e operações – idem, com uso de plataforma virtual de planejamento e controle 4. Definição da mídia impressa e virtual do projeto – idem, com colaboração de servidor lotado na Reitoria 5. Acompanhamento e controle semanal das atividades 6. Correções e redefinições estratégicas/táticas/operacionais, conforme necessário 7. Registro de planos e relatórios no SEI (Processo 23488.001042/2024-13 – Adesão ao EDITAL 01/2024/PROEXT/IFCE e documentos correlatos) 8. Divulgação de resultados em ambiente institucional, preferivelmente no Encontro Pedagógico para o período 2025.1