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Campus:
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Educação Inclusiva: Ações de lazer para alunos com deficiência nas Instituições de Educação Profissional e Tecnológica
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
03/09/2024
Previsão de Fim:
20/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
15
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 01/2024 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Juazeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Ialuska Guerra
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ialuska Guerra IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 03/09/2024 20/12/2024
Luiz Felipe dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 03/09/2024 20/12/2024
Maria Helena de Sousa Lopes IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 03/09/2024 20/09/2024
Monica Maria Siqueira Damasceno IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/09/2024 20/12/2024
Weverton Willian de Moraes Freitas IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 03/09/2024 20/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O lazer é um direito garantido às pessoas com deficiência pela Constituição Federal (BRASIL, 1988) e também pela Lei Brasileira de Inclusão (BRASIL, 2015). Assim garantir o acesso desses indivíduos aos ambientes sociais e atividades de lazer é fundamental para a garantia da equidade aos direitos sociais brasileiros. No entanto, é patente um distanciamento entre o que evoca as legislações e o que efetivamente ocorre na prática quando se trata de acesso e oportunidades de vivências de lazer para pessoas com deficiência. De acordo com Sampaio (2023) a ocorrência de barreiras que dificultam o acesso e a fruição de espaços, equipamentos e vivências de lazer são constantes na vida da pessoa com deficiência, em especial as barreiras de acessibilidade física, emocional e social e apontam também o estigma social como um fator que agrava a inclusão, integração e participação das pessoas com deficiência na vida comunitária, incluindo nesse contexto o ambientes escolares e acadêmicos.
Justificativa
Considerando que os Institutos Federais (IFs) compõe a rede de Educação Profissional e Tecnológica e ofertam prioritariamente o ensino médio e o ensino superior é cada vez mais comum que se encontrem pessoas com deficiência em seu corpo discente e também em seus quadros de servidores. “O NAPNE é um Núcleo permanente que tem por finalidade promover o acesso, a permanência e o êxito educacional do discente com necessidades educacionais específicas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará” (IFCE, 2015, p. 2). O NAPNE, desta forma, se torna um espaço de promoção da inclusão e combate ao capacitismo, sendo portanto, um setor adequado para o desenvolvimento de ações de lazer para estudantes com necessidades específicas. Além disso, a participação da comunidade externa com deficiência em vivências de lazer promovidas pelo IFCE favorece o desenvolvimento pela comunidade em seu entorno de um senso de reconhecimento social e dá ao campus um status de pertencimento ao seu território de abrangência.
Público Alvo
A comunidade externa beneficiada é composta por pessoas com deficiência intelectuais/ Transtornos do Neurodesenvolvimento (TEA, TDAH), visuais, físicas e/ou surdez vinculadas a instituições educacionais ou de saúde do município de Juazeiro do Norte na faixa etária de 12 a 18 anos.
Objetivo Geral
Promover vivências de lazer para pessoas com deficiência
Objetivo Específico
Favorecer o acesso de pessoas com deficiência a atividades físico-esportivas, manuais, digitais e culturais de lazer Combater o capacitismo através da oferta de atividades de lazer para pessoas com deficiência Proporcionar o conhecimento sobre as possibilidades de lazer enquanto meio para inclusão de pessoas com deficiência em ambientes escolares e acadêmicos
Metodologia
A metodologia utilizada para execução do projeto tem a ludicidade como pressuposto englobando os principais aspectos do lazer (três Ds do lazer): Divertimento, Descanso e Desenvolvimento. Dessa forma a cada duas semanas serão propostas novas atividades com foco alternado entre esses aspectos. A operacionalização da proposta se dará através da organização de espaços lúdicos com funcionamento em dias e horários pré-determinados de acordo com as características das atividades elencadas para cada semana. A cada mês será executado um Ciclo de Atividades de lazer, composto por etapas realizadas a cada semana. O quadro 1 detalha a operacionalização das etapas ETAPA 1. Planejamento das Vivências Semanais PROCEDIMENTOS ETAPA 1 a) Estabelecimento do aspecto do lazer a ser ofertado: Os discentes discutirão entre si quais os aspectos do lazer escolherão para cada semana em que será ofertada as vivências e elaborarão um cronograma. b) Definição do rol de atividades para escolha pelo público alvo: A partir dos aspectos do lazer elencados será feito uma lista com as possíveis atividades a serem realizadas em cada semana. c) Consulta pública via grupo de whatsapp em que constam todos os alunos cadastrados no NAPNE para escolha das vivências: Na semana anterior a de realização das atividades será elaborado Cards de divulgação pelos bolsistas do projeto e publicado no grupo de whatsapp juntamente com enquete para escolha da atividade a ser vivenciada na semana seguinte. ETAPA 2. Preparação das Atividades Escolhidas PROCEDIMENTOS ETAPA 2 a) Preparação dos espaços, e materiais das vivências: A partir da escolha das vivências os alunos solicitarão os locais e materiais necessários para a realização, seguindo o trâmite institucional, juntamente com a coordenação do projeto b) Divulgação das vivências escolhidas para o público interno através do grupo de whatsapp e redes sociais institucionais: O Card da vivência escolhida será divulgado internamente. c) Divulgação das vivências escolhidas para o público externo através de convites enviados à instituições de ensino e de saúde da cidade de Juazeiro do Norte cadastradas nas disciplinas de estágio supervisionado do curso de Graduação em Educação Física do IFCE – campus juazeiro do Norte, segundo cronograma pré-estabelecido: Serão realizados contatos prévios com as instituições para divulgação e sondagem de interesse em participar. Após esse alinhamento serão enviado os convites. ETAPA 3. Realização das Vivências PROCEDIMENTOS ETAPA 2 a) Organização dos espaços e materiais para as vivências: No dia marcado para as vivências os alunos organizarão os espaços e materiais necessários para a realização das mesmas b) Realização das vivências: Durante o horário estabelecido os alunos conduzirão as atividades previstas para cada vivência junto ao público interno e externo c) Aplicação dos instrumentos de avaliação: A aplicação dos questionários será a última atividade realizada na vivência, já estando prevista na programação. Para o público interno, o acompanhamento e a avaliação do projeto, ocorrerá através da consulta pública para definição das atividades, frequência e relato pessoal dos participantes. Para a comunidade externa será aplicado um questionário de satisfação com os participantes Os alunos bolsistas serão avaliados de forma sistemática durante as fases de planejamento e execução.