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Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Impacto Literário: palavras para mudar o mundo
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Direitos Individuais e Coletivos
Data de Início:
09/09/2024
Previsão de Fim:
19/12/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
25
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Debate
Formas de Divulgação:
Áudio
Cartaz
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Joao Paulo Bandeira de Souza
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Carlos Henrique da Silva Sousa IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 09/09/2024 19/12/2025
David Moreno Montenegro IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 09/09/2024 19/12/2025
Eugenia Tavares Martins IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 09/09/2024 19/12/2025
Francisca Tarcicle Pontes Rodrigues IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 09/09/2024 19/12/2025
Francisco Glauco Gomes Bastos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 16/12/2024 19/12/2025
Hugo Leonardo Pereira Magalhaes IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 16/12/2024 19/12/2025
Ieda Carvalhedo Barbosa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 16/12/2024 19/12/2025
Isabel Cristina Carlos Ferro IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 16/12/2024 16/12/2025
Izabela de Araujo Castro IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 09/09/2024 19/12/2025
Janieyre da Silva Abreu IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 09/09/2024 19/12/2025
Joao Cesar Abreu de Oliveira Filho IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 09/09/2024 19/12/2025
Joao Paulo Bandeira de Souza IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 09/09/2024 19/12/2025
Jose William Moreira Moreno Filho IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 16/12/2024 19/12/2025
Lucas Barreto Dias IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 09/09/2024 19/12/2025
Paulo Massey Saraiva Nogueira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 16/12/2024 19/12/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto “Impacto Literário: palavras para Mudar o Mundo” é uma proposta de trabalho de iniciativa do Departamento de Educação - DEDUC, do setor de Psicologia, da Biblioteca Waldyr Diogo de Siqueira, de técnicos administrativos educacionais, docentes e estudantes do campus Fortaleza do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Para além dessa descrição de cunho institucional, ressaltamos que se trata de um projeto sustentado na convicção de que a leitura e a literatura possuem um poder transformador, fundamental para a efetiva construção de uma educação transformadora, emancipadora, cooperativa, interdisciplinar, crítica, divertida e democrática. Essa convicção está alinhada com a ideia de que a literatura, mais do que mero entretenimento do passado, é um direito essencial que desempenha um papel crucial na humanização das pessoas. Além disso, por entendermos a partir de Antonio Cândido e Pierre Bourdieu, que autores, públicos, obras e contextos interagem e se conectam através dos tempos. Este projeto busca proporcionar um espaço de leitura e interpretação de contos, crônicas e poemas como meio para compreensão de temas centrais como política, poder, movimentos sociais, direitos e democracia, para contribuir com a formação de cidadãos leitores mais conscientes, críticos e participativos. A leitura de grandes obras, desde os tempos greco-romanos, sempre foi caminho de ascese, de elevação do espírito, de lapidação do entendimento. Sem dúvidas, a leitura é uma atividade de cultura e desenvolvimento da cultura, por isso importa apresentar o pensamento de Peter Sloterdiijk, para quem é possível pensar a cultura como uma questão de mídias. Como provam as suas próprias palavras, “- [...] se entendermos mídias, os meios comunitários e comunicativos pelos quais os homens se formam a si mesmos para o que podem, e o que vão se tornar.” (SLOTERDIJK, 2000, p. 20), a cultura, assim como as mídias, pode ser considerada recurso e meio de formação e de potencialização humana. Apesar dessa ideia, a cultura foi concebida, por séculos, como um conflito entre mídias bestializadoras (que exercem nos humanos influências desinibidoras do nosso embrutecimento intrínseco) e as mídias domesticadoras (que inibem nos humanos o desenvolvimento desse embrutecimento). Mesmo que, em nossos tempos, o humanismo tenha perdido seu protagonismo a tensão entre a ideia de embrutecimento e de desembrutecimento permanece e o humanismo, seus saberes e técnicas continuam vivos, e o melhor, traduzidos e disponíveis em mídias digitais, disponíveis para uma humanidade em flor, prontos para servirem como meios de promoção da humanização, politização e democratização para enfrentar as tendências embrutecedoras cotidianas. Tratando-se de importantes questões da atualidade, o epistemólogo Edgar Morin (2000) destaca a importância do pensamento complexo na educação contemporânea argumentando que, para compreender os desafios do mundo de hoje, é necessário reconhecer a interconexão dos fenômenos sociais, políticos, econômicos, ambientais, culturais e desenvolver uma visão totalizante sem ser totalizadora da realidade. O projeto que ora propomos incorpora essa perspectiva, por tomar a literatura como meio para fomentar o pensamento crítico entre os participantes e viabilizar a compreensão das múltiplas dimensões das questões sociais e políticas contemporâneas.
Justificativa
A relevância deste projeto reside na necessidade urgente de uma educação que prepare os cidadãos para a complexidade do mundo contemporâneo. Cidadãos capazes de perceber, refletir e dialogar sobre a política, a democracia, as políticas públicas, o Estado, o poder, a dominação, bem como, as grandes questões de nossos tempos. A literatura, ao oferecer representações multifacetadas da sociedade, constitui-se como uma ferramenta importante para fomentar o pensamento crítico e reflexivo. Bourdieu (1998) argumenta que a literatura reflete e reforça as estruturas sociais. Obras como “O Alienista”, de Machado de Assis, que satiriza a arbitrariedade do poder, e “Baleia”, de Graciliano Ramos, que revela a luta pela sobrevivência em um ambiente de desigualdade, são exemplares para a análise crítica dos mecanismos de dominação. Textos como “Seminário do Ratos” de Lygia Fagundes Telles, exemplificam como a literatura pode ser utilizada para despertar a consciência crítica e promover a ação cidadã. Vivemos, segundo Zygmunt Bauman (2001), uma modernidade líquida, acelerada, onde as estruturas sociais são incertas e mutáveis. Nesse contexto, a capacidade de pensar criticamente e adaptar-se às novas realidades é imprescindível. Como pontuamos, esse é um projeto que concentra em si o potencial tanto formativo quanto o potencial transformador no sentido de estar fundamentado em pressupostos teóricos de reconhecimento da importância da literatura e da leitura para formação humana e cidadã das juventudes do Benfica e da cidade de Fortaleza.
Público Alvo
Juventudes que frequentam o entorno do Campus Fortaleza, estudantes de escolas públicas do entorno do campus Fortaleza, familiares dos estudantes, demais interessados em literatura e política.
Objetivo Geral
Promover a educação para a democracia através da prática coletiva de leituras de contos, crônicas e poemas da literatura brasileira e universal, com a abordagem de temas como política, dominação, poder, movimentos sociais, direitos, democracia, Estado, violência e opressão política, considerados fundamentais para o desenvolvimento de uma formação crítica, para o exercício da cidadania e para a leitura e interpretação de textos e contextos.
Objetivo Específico
Incentivar a leitura e a interpretação crítica de textos literários através de sessões de leitura coletiva, discussões regulares de textos e fornecimento de guias de leitura crítica. Desenvolver habilidades de análise e reflexão sobre temas políticos e sociais com práticas de interpretação textual focadas em temas como poder, opressão e democracia, e proposição de exercícios práticos de análise. Fomentar o debate e a discussão sobre democracia, direitos e movimentos sociais através de rodas de conversa e debates temáticos, palestras com especialistas e ativistas, criação de um fórum online para debates ,saraus, eventos culturais, palestras. Promover a compreensão dos mecanismos de dominação e poder presentes na sociedade através da análise de textos que exemplificam diferentes formas de dominação e resistência, e estudo de contextos históricos e sociais das obras literárias. Contribuir para a formação de cidadãos críticos e participativos com desenvolvimento de projetos de intervenção social baseados nas discussões literárias, incentivo à participação em atividades comunitárias e políticas locais, e promoção de atividades de cidadania ativa. Ampliar o repertório literário dos participantes com a leitura de obras de diferentes culturas e contextos através da inclusão de obras de autores de diversas nacionalidades e períodos históricos.
Metodologia
O percurso metodológico deste projeto será seguido por meio da conexão entre três ensinamentos: a) a proposta de Edgar Morin, que diz que as metodologias não devem ser amarras, mas um convite à reflexão de si mesmas contribuindo na desafiadora tarefa de compreender a complexidade do real e permitindo refazer os caminhos e planos metodológicos quando necessário; b) a noção de “Leitura Feliz”, desenvolvida por Gaston Bachelard, que propõe a leitura como um caminho a ser trilhado na busca de interpretações ainda não realizadas, para descobrir sentidos nunca dados ao texto lido; c) a premissa freiriana de que a leitura do texto deve estar aliada à compreensão do contexto, pois a leitura do mundo é anterior à leitura do texto e é fundamental para a compreensão do que é lido. Por essa proposta metodológica, o projeto possui duas dimensões estruturais que servirão como suporte para o desenvolvimento das Rodas de Leituras Felizes ao longo de toda a iniciativa: Pesquisa Bibliográfica Perene: esta dimensão envolve a seleção e a escolha dos textos que serão lidos em cada um dos encontros. Estruturação das Ações de Extensão: esta dimensão envolve as seguintes quatro fases: Fase 1: Concepção e elaboração e planejamento do projeto de extensão, incluindo a criação da logomarca, material gráfico digital e plano de divulgação midiática. Fase 2: Lançamento do projeto e seleção dos textos para os oito primeiros encontros. A partir do nono encontro, as leituras e temáticas serão escolhidas coletivamente entre os participantes. Fase 3: Realização das Rodas de Leituras Felizes ocorrerão quinzenalmente às sexta-feiras, das 16:00 às 18:00, em formato presencial no campus Fortaleza. Serão selecionados contos, crônicas e poemas que abordam os temas centrais do projeto, com momentos de reflexão e análise crítica guiados por um mediador. Após a leitura coletiva, haverá a discussão dos temas abordados nos textos. Durante os encontros, faremos uso de diferentes metodologias pedagógicas, como debates, painéis e atividades interativas. Serão organizados eventos culturais, como saraus literários, palestras e encontros com escritores, para ampliar o engajamento e a integração dos participantes. O projeto será continuamente avaliado através de feedbacks dos participantes, análise de produções textuais e autoavaliações, permitindo ajustes e melhorias contínuas. Fase 4: Sistematização, organização e interpretação dos dados quantitativos e qualitativos coletados, visando a elaboração de um artigo científico