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Campus:
CAMPUS TAUA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Elucidando: Acessibilidade Escrita e Falada
Área Temática:
Comunicação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
03/09/2024
Previsão de Fim:
23/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 01/2024 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tauá
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Reunião
Debate
Formas de Divulgação:
Áudio
E-mail
Redes sociais
Rádio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Raquel Vieira Sobrinho
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Evelin Goncalves Veloso da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 07/09/2024 20/12/2024
Raquel Vieira Sobrinho IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 03/09/2024 20/12/2024
Sharlene Pereira Alves IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 03/09/2024 23/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Projeto “Elucidando: acessibilidade escrita e falada” visa estabelecer uma ponte de comunicação entre as ações do NAPNE do IFCE Campus Tauá e a comunidade de forma a divulgar informações sobre questões de acessibilidade e inclusão, além proporcionar aos participantes e possível bolsista envolvidos no projeto uma oportunidade de experiência com a área de produção de conteúdo e desenvolvimento de habilidades relacionadas à produção textual, assim como competências para sua formação no que diz respeito à discussão sobre acessibilidade no ensino público. Considerando que o Campus Tauá oferta a graduação em Letras Português-Inglês e suas respectivas literaturas, nosso projeto tem por objetivo se firmar de forma interdisciplinar com a execução de ações envolvendo a produção de textos nas modalidades oral-escrita sobre inclusão e acessibilidade, promovendo ampla divulgação dos textos produzidos em plataformas externas e internas e à instituição e criando espaços para diálogo sobre ensino, acessibilidade e uso da linguagem.
Justificativa
O município de Tauá se destaca na região dos Inhamuns, sertão central do estado, por figurar como pólo econômico e estudantil. A estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica uma população de 59.259 habitantes em 2021. Conforme dados fornecidos pelo IBGE, no Ceará, quase 28% da população apresenta alguma deficiência. Tauá destaca seu protagonismo regional por desenvolver ações inclusivas com a finalidade de assegurar o ingresso e permanência de discentes com deficiência em sua rede de ensino. Desde o início das atividades, tem desenvolvido em parceria com órgãos do município para atuar na acessibilidade de pessoas com deficiência. O município conta também com uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) bastante atuante, cujos serviços prestados à comunidade tauaense e de toda região ao longo dos anos vão muito além do simples atendimento de seus estudantes. Nesse cenário, o campus Tauá também se destaca dentro do IFCE por seu pioneirismo em desenvolver ações inclusivas. Em que pese o fato da nossa instituição, desde sua fundação, propor-se a trabalhar, em uma perspectiva inclusiva, o ingresso de estudantes com deficiência só ocorreu a partir de 2019, com a matrícula de 01 (um) discente com transtorno do espectro autista, e 01 (um) com deficiência visual. Receber esse público, porém, foi desafiador para o campus em virtude de uma natural ausência nas ações inclusivas em face da não existência de uma demanda nesse sentido. Dentre as potenciais dificuldades institucionais que podem ocasionar a evasão de alguns desses discentes no campus, podemos citar: falta de intérpretes da Libras, barreiras arquitetônicas severas na unidade, oferta insuficiente de formação continuada para o corpo docente, indisponibilidade de uma sala para o NAPNE, materiais escassos e uma composição que, embora contasse com professores e discentes atuantes, carece de profissionais especializados para assistir às diversas especificidades. No entanto, os obstáculos acima apresentados se colocaram como desafios ao Napne que, desde então, tem se empenhado em conduzir um processo de revitalização de alguns projetos e implementação de novas ações direcionadas ao novo contexto educacional vivenciado pelo campus Tauá. Trabalho este que pretendemos continuar e ampliar com a colaboração dos membros da composição atual do NAPNE, designada pela Portaria Nº 4766, de 07 de agosto de 2024, desenvolvendo as ações que se seguem. Em paralelo, no ano de 2018, foi inaugurado no campus de Tauá o Letras Português-Inglês e Suas Respectivas Literaturas, que amplia a possibilidade de intervenções transversais e interdisciplinares. O curso de Letras acende em nosso campus reflexões sobre a linguagem e seu poder transformador, no entanto, para que novos conhecimentos possam ser democratizados, é preciso refletir sobre uma linguagem acessível a todos. O projeto “Elucidando: acessibilidade escrita e falada” procura pavimentar o caminho para uma inclusão de alcance cada vez mais amplo em nosso campus e em nossa comunidade. Considerando que a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Nº 13.146, de 06 de julho de 2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), em seu capítulo IV, do direito à educação, no Art. 28, inciso XVI diz: "acessibilidade para todos os estudantes, trabalhadores da educação e demais integrantes da comunidade escolar às edificações, aos ambientes e às atividades concernentes a todas as modalidades, etapas e níveis de ensino". O IFCE Campus Tauá é um campus com estrutura desenvolvida, possuindo banheiro para deficientes, escada com barras, elevador para pessoa com dificuldade de locomoção. Em paralelo, o campus já realizou o mapeamento de identificação das reformas necessárias para que a instituição possa receber com maior segurança e autonomia os estudantes e servidores com necessidades específicas, quebrando assim, as barreiras arquitetônicas, comunicacionais, educacionais e atitudinais. Importante ressaltar como um dos principais desafios encontrados atualmente temos a adaptação no que diz respeito às barreiras arquitetônicas, fator esse que tem sido colocado como tema para estudos no núcleo em conjunto com outros setores do campus, para, dessa forma, desencadear ações que possam ser efetivas na garantia da acessibilidade das pessoas com deficiência às dependências do campus. Para fins de estatística, matriculados no Campus Tauá no semestre 2024.2 estão 460 discentes, 01 (um) com deficiência física; 01 (um) com deficiência intelectual. Os servidores e estudantes que atuam no Napne do IFCE Campus Tauá têm realizado ações que objetivam garantir o direito a uma educação que seja inclusiva e que busque o pleno desenvolvimento dos estudantes com necessidades específicas. As propostas de ações do NAPNE são abraçadas por todos os seus membros e sua execução e avaliação são continuamente revisitadas nas reuniões mensais, que podem ser virtuais ou presenciais Neste sentido realizamos e elaboramos um planejamento sobre reuniões para planejamento, reuniões intersetoriais, participação dos membros no Momento Napne, através de podcast, no programa de rádio do município, levando assim, informações a toda comunidade do município de Tauá. Vale ressaltar que há os estudos temáticos, que são ciclos de encontros formativos que visam gerar ações para melhorar as condições para permanência e êxito do público alvo do Napne. Além disso, as reuniões periódicas realizadas pelo núcleo visam o planejamento de atividades e atendimento de demandas que dizem respeito ao núcleo. O planejamento não é estático, podendo ser ajustado conforme as necessidades do campus. Desta forma, o presente projeto contribuirá com a divulgação de informações e com a possível admissão de novos alunos com necessidades específicas.
Público Alvo
Moradores do município de Tauá, cidades circunvizinhas e interessados pelos temas de inclusão e acessibilidade em geral.
Objetivo Geral
Divulgar o conhecimento sobre acessibilidade e inclusão através de textos escritos e orais direcionados à comunidade por meio de linguagem acessível.
Objetivo Específico
- Produção de textos e conteúdos para divulgação de conhecimento sobre inclusão e acessibilidade. - Realizar uma reflexão sobre sobre o uso da linguagem e da produção textual enquanto ferramenta de conscientização e engajamento sobre questões de acessibilidade. - Divulgar ações realizadas no IFCE campus Tauá para a comunidade externa. - Proporcionar um espaço de formação educacional no que diz respeito a questões de ensino e inclusão.
Metodologia
O projeto será executado por meio de reuniões periódicas com os membros e com o bolsista para organização de uma produção quinzenal de textos na modalidade oral-escrita. Uma vez produzidos, os textos de divulgação de conteúdo serão adaptados para veiculação em diferentes mídias e plataformas, tais como rádio, redes sociais, youtube e podcasts. Para que seja possível a produção de textos embasados que promovam conhecimento de conscientização sobre inclusão e acessibilidade, serão realizados momentos de estudo teórico e debate sobre as experiências de ensino dos membros do projeto. Em relação a avaliação do projeto, esta ocorrerá de maneira gradual e processual na forma de reuniões de alinhamento, reuniões de orientação, além da observação da resposta da comunidade.