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Campus:
CAMPUS CEDRO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Administração Financeira: uma pesquisa-ação junto ao setor de comércio na região centro-sul do Ceará
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Projetos de intervenção
Data de Início:
31/08/2024
Previsão de Fim:
31/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
5
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
10
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 01/2024 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
Incubadoras de Empresas
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Cedro
Icó
Iguatu
Orós
Formas de Avaliação:
Relatório
Formas de Divulgação:
Convite
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Rodrigo Abnner Goncalves Menezes
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Emilly Jullyane de Morais Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 31/08/2024 31/12/2024
Maria Waldilene Sousa Teixeira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 31/08/2024 31/12/2024
Rodrigo Abnner Goncalves Menezes IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 31/08/2024 31/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente projeto objetiva identificar as formas de uso e as dificuldades com as ferramentas de gestão financeira em empresas do segmento de comércio de cidades na região centro-sul do ceará.
Justificativa
O estudo realizado pelo Sebrae e pela Fubra (Fundação Universitária de Brasília) sobre „Fatores condicionantes e taxa de mortalidade de empresas brasileiras‟ indica entre as principais causas do fracasso de negócios a falta de capital de giro, descontrole do fluxo de caixa, e problemas financeiros devido ao alto endividamento, o que representa um planejamento de caixa ineficiente (DEGEN, 2009). O estudo acerca dos principais tópicos ao que concerne às ferramentas de análise financeira para empreendimentos da região centro-sul do Ceará, se torna relevante tanto em relação às más praticas visíveis em gestão financeira para pequenas empresas, quanto para uma análise bibliográfica sobre o tema.
Público Alvo
Gestores de empresas do segmento de comércio da região centro-sul do Ceará: Cedro, Icó, Iguatu e Orós.
Objetivo Geral
Apresentar soluções didáticas no uso de ferramentas de administração financeira para gestores do segmento de comércio na região centro-sul do Ceará.
Objetivo Específico
- Identificar as ferramentas de gestão financeiras menos compreendidas por gestores - Preparar cartilha didática contendo informações claras sobre o uso de ferramentas de gestão financeira.
Metodologia
O roteiro teórico-metodológico deste estudo será uma abordagem de pesquisa-ação para desenvolver e implementar ferramentas gerenciais de análise financeira especificamente voltadas para empresas do setor comercial adequadas a suas realidades. De acordo com Franco (2018) esta abordagem visa a participação ativa dos sujeitos envolvidos, promovendo um ciclo contínuo de planejamento, ação e reflexão, oportunizando, assim, tanto a geração de conhecimento quanto a resolução de problemas práticos. Inicialmente, será realizado um diagnóstico dos desafios e necessidades financeiras enfrentados por essas empresas por meio de um levantamento (survey), através de instrumento de um questionário semiestruturado e análise de documentos, o que permitirá identificar lacunas nas práticas financeiras. Com base nos dados, será desenvolvida uma cartilha didática acerca das ferramentas gerenciais, como o fluxo de caixa e a análise de custos, pois, segundo Santos (2019), a abordagem de pesquisa-ação destaca a necessidade de criar soluções customizadas para o contexto de aplicação. Quanto a intervenção, incluirá a difusão desta cartilha aos gestores envolvidos na pesquisa. Na etapa de avaliação, será realizado um novo levantamento, agora com o intuito de receber um feedback dos gestores acerca da utilidade e importância da cartilha produzida e previamente compartilhada.