Exibir Ação

Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Mural interativo: conhecimento, inclusão e acessibilidade
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
04/09/2024
Previsão de Fim:
31/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 01/2024 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Sobral
Formas de Avaliação:
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Michelle Arrais Guedes
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Filipe Fontenele Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 04/09/2024 31/12/2024
Jessica Maria Silva Sousa IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 04/09/2024 31/12/2024
Juliano Matos Palheta IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 04/09/2024 31/12/2024
Michelle Arrais Guedes IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 04/09/2024 31/12/2024
Pedro Henrique Linhares de Araújo IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 04/09/2024 31/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Conselho de pessoa com deficiência Não
Associação de Surdos de Sobral - ASSOL Não
Centro de Formação e Apoio ao Surdo Dom Fernando Saburido - CEFAS Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
As pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Devido a diversas barreiras, podem ter participação plena e efetiva obstruída na sociedade e igualdade de condições comprometida em relação às demais pessoas. No intuito de promover o acesso e a permanência dos estudantes com deficiência, matriculados nos cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, a Coordenadoria do NAPNE impulsiona políticas de inclusão e acessibilidade para esse público. Tais ações são garantidas pela Lei Nº 13.146, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais pela pessoa com deficiência, visando à inclusão social e à cidadania. Pautado na legislação em tela, o NAPNE propõe, neste projeto, a realização de um mural interativo, com caráter informal e descontraído, exposto em local de fácil acesso e visualização no IFCE campus Sobral com o objetivo de impulsionar a troca de experiências e levar informação acerca da inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência nos ambientes educacionais. A produção do mural, detalhada na seção metodológica, ocorrerá, preferencialmente, no turno da manhã, Quem passar por perto do expositório poderá tirar suas dúvidas acerca da realidade das pessoas com deficiência, de maneira intimista e descontraída, refletir sobre o processo de inclusão e acessibilidade e deixar registros no mural. Durante a exposição do mural, o público poderá conhecer um pouco também do universo das Libras e do Braile. Esse fluxo ativo de informação e discussão será mediado pelo aluno-bolsista, o qual será integrado logo que o processo seletivo terminar, pelos demais integrantes do Napne e agentes parceiros, que convidarão o público-participante a deixar seus registros no mural. Como o processo é interativo, o público-participante pode vir a tornar-se protagonista e encabeçar debates sobre a temática no próprio espaço em que ficará o mural, bem como multiplicar e disseminar ideias construtivas para outros contextos além dos muros do IFCE campus Sobral. Em adição, como estratégia interventiva e facilitadora de conhecimentos, que pode contribuir de forma indireta para a produção do mural, serão realizadas sessões de cine-debate com o intuito de estimular discussões e reflexões acerca dos temas centrais do projeto. O local de realização será definido e os filmes escolhidos em reunião de alinhamento com o bolsista. A periodicidade dessa ação será de uma vez ao mês, tendo ampla divulgação na comunidade interna e externa do campus.
Justificativa
Considerando o direito das pessoas com deficiência de exercerem, em condições de igualdade, seus direitos e liberdades fundamentais, é essencial promover a conscientização, a troca de experiências e o acesso a recursos que fortaleçam esse processo. Nesse contexto, o presente projeto adquire grande importância para a comunidade engajada com a acessibilidade, além de proporcionar informações sociais e inclusivas, garantindo uma participação plena e acessível para todos. Espera-se, portanto, que as pessoas que ajudam a construir o campus Sobral e o público em geral possa, em meio à rotina atribulada de trabalho e estudo, dedicar um momento para se aproximar e compreender a realidade da pessoa com deficiência e se tornar um sujeito mais sensível à causa da acessibilidade e inclusão.
Público Alvo
Comunidade acadêmica de instituições de ensino públicas e privadas, bem como pessoas interessadas nas temáticas da acessibilidade e inclusão.
Objetivo Geral
Promover um canal para transmissão de conhecimentos, acerca dos temas inclusão e acessibilidade, para todos os participantes do projeto.
Objetivo Específico
1. Promover o compartilhamento de conhecimentos e experiências acerca das dificuldades enfrentadas, nos diversos ambientes sociais, pelas pessoas com algum tipo de deficiência. 2. Informar e conscientizar as pessoas sem deficiência sobre a importância de apoiar as pessoas com deficiência em suas necessidades específicas. 3. Promover o desenvolvimento de novas atitudes que possam favorecer a inclusão da pessoa com deficiência nos ambientes sociais.
Metodologia
Para concretização e cumprimento dos objetivos, são necessárias as seguintes ações: encontros semanais de alinhamento que deverão ocorrer entre os meses de setembro e dezembro de 2024; reuniões presenciais e em formato híbrido com representantes de instituições parceiras para discussão e formulação de ideias que auxiliem na elaboração do mural. A confecção e exposição do mural seguirá um cronograma. Na primeira e segunda semana de cada mês, serão escolhidos temas pertinentes à inclusão e acessibilidade pelos membros do Napne, pelo bolsista já integrado à equipe e pelos agentes parceiros. Nesse período, será pensando também o formato do mural, ou seja, que tipo de material dará suporte a ele (isopor, cartolina, cavalete); o tipo e cor das letras; mídias que poderão ser inseridas em paralelo à exposição; músicas, entre outros. Na terceira semana, o mural será confeccionado. O bolsista ficará encarregado desse processo, porém será supervisionado pelos integrantes do núcleo. Outras pessoas (alunos, servidores e público em geral) poderão participar desse momento, tendo em vista o caráter integrativo. Na quarta semana, o mural será exposto. Durante essa semana, no local da exposição do mural, haverá mediação, roda de conversas, debates, (re)conhecimento dos desafios do dia a dia da pessoa com deficiência, dinâmicas, entre outras ações que visam à reflexão e sensibilização. O mural que será produzido permanecerá em seu devido espaço até que o seguinte seja confeccionado. Esse passo a passo ocorrerá nos próximos meses, até conclusão do projeto.