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Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Disseminação de Elementos de Ensino para Estudantes com Deficiência Visual
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
02/09/2024
Previsão de Fim:
30/06/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 01/2024 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Canindé
Caridade
Itatira
Formas de Avaliação:
Relatório
Frequência
Reunião
Formas de Divulgação:
E-mail
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Joao Luiz Batista de Melo Junior
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
André de Lima Barros IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 02/09/2024 30/06/2025
Daniel da Silva Sousa Externo à instituição. Integrante Sem vínculo Não 4 29/01/2025 30/06/2025
Danielle Ferreira Gomes IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 02/09/2024 31/12/2024
Joao Luiz Batista de Melo Junior IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 02/09/2024 30/06/2025
Maria Elizangela dos Santos Augusto IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 02/09/2024 30/06/2025
Rauane da Silva Abreu IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 02/09/2024 31/12/2024
Samana Hutila Cardoso da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 02/09/2024 30/06/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
CEJA – Frei José Ademir de Almeida Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto Disseminação de Elementos de Ensino para Estudantes com Deficiência Visual visa elaborar, construir e confeccionar materiais de ensino de Matemática para alunos com cegueira e baixa visão. A ação busca apoio na escola estadual CEJA Frei José Ademir de Almeida, que já tem expertise no que diz respeito ao ensino de pessoas com deficiência visual, para além de construir os materiais, divulgar na comunidade alguns dos objetos e um instrumental em formato de cartilha, para que possa ser consultado por todas as escolas da região.
Justificativa
A proposta justifica-se na ideia de que todos têm o direito a educação. Para a construção deste projeto, levamos em conta o que grande parte da população de pessoas com deficiência visual possui dificuldades em obter um ensino que assista às suas necessidades (ARAÚJO, et al., 2015). Desta forma, entendemos que as instituições de ensino superior e as escolas precisam se unir e formar parcerias para que o ensino inclusivo seja cada vez melhor fornecido à comunidade.
Público Alvo
Escolas, professores da região de abrangência e alunos com deficiência visual.
Objetivo Geral
Estimular a educação inclusiva de estudantes com deficiência visual na área de Matemática.
Objetivo Específico
- Construir materiais para o ensino de Matemática para alunos com deficiência visual; - Produzir uma cartilha informativa sobre a construção e utilização dos materiais; - Disseminar na sociedade os aspectos da construção e utilização do material; - Formar parcerias com as escolas da região para promoção da educação inclusiva.
Metodologia
As pessoas participantes do projeto terão em um primeiro momento as reuniões de planejamento das atividades. As atividades que serão executadas serão em parte no Laboratório de Matemática e Ensino do IFCE campus Canindé e em parte na sociedade. Esta ação também possui ramificação em um outro projeto de pesquisa do Laboratório de Matemática e Ensino, realizado pelo curso de Licenciatura em Matemática. Assim, a equipe de execução deste projeto de extensão trabalhará com colaboração da outra equipe de pesquisa que já atua no laboratório. Após o planejamento das atividades, a construção de materiais será realizada pelas equipes no Laboratório de Matemática e Ensino. Para esta construção, é fundamental que o estudante participante deste projeto e selecionado no edital 01/2024 da PROEXT seja prioritariamente pessoa com deficiência visual. Após a construção, os materiais serão levados à comunidade, primeiramente para a escola CEJA Frei José Ademir de Almeida para termos apoio dos professores na prática de ensino com uso desses materiais. Após a visualização dos resultados e o melhoramento dos materiais, uma cartilha informativa será produzida, para que seja disseminada na sociedade como um todo, beneficiando as escolas e cidadãos.