Exibir Ação

Campus:
CAMPUS UBAJARA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
PRODUÇÃO DE SABÃO A PARTIR DO APROVEITAMENTO DE ÓLEO DE COZINHA : UMA AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E AMBIENTAL EM COMUNIDADES DA SERRA DA IBIPIABA-CE
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Tecnologias para Cidades Sustentáveis
Data de Início:
14/12/2019
Previsão de Fim:
30/08/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
200
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
502
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Carnaubal
Guaraciaba do Norte
Ibiapina
São Benedito
Tianguá
Ubajara
Viçosa do Ceará
Formas de Avaliação:
Questionário
Relatório
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Folder
Redes sociais
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Alessandra Ribeiro Freitas
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alessandra Ribeiro Freitas IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 14/12/2019 30/08/2020
Antônio Mário Pereira Galvão IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 14/12/2019 30/08/2020
Cristiane Lima de Menezes IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 14/12/2019 30/08/2020
Francisco Dheyson de Quadro Carvalho IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 14/12/2019 30/08/2020
Jose Adriano de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 14/12/2019 30/08/2020
Lucas Paiva de Almeida IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 14/12/2019 30/08/2020
Maria Aparecida Santiago da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 14/12/2019 30/08/2020
Maria da Conceicao de Souza IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 14/12/2019 30/08/2020
Maria Liliane Meneses Fontenele IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 14/12/2019 30/08/2020
Tayane de Lima Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 14/12/2019 30/08/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Reaproveitamento de óleo de cozinha para fabricação de sabão na comunidade Fim do Córrego - Tianguá, CE. Evento
Apresentação
O trabalho a ser aplicado tem como finalidade promover a capacitação na prática de produção de sabão, a partir de produtos de baixo custo e de fácil acesso, das comunidades locais da região da Serra da Ibiapaba-CE. A proposta envolverá a realização de oficinas de extensão, nas quais os discentes do curso superior de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Ceará, campus Ubajara, atuarão desempenhando a prática pedagógica.
Justificativa
Na sociedade em que vivemos poucos órgãos ou pessoas debatem sobre biodiversidade, tema de suma importância para todos. Com isso, viu-se a possibilidade de fazer um projeto social que ajude as comunidades locais da região da Serra da Ibiapaba-CE a despertar o interesse pelo meio ambiente. Os saberes químicos se inserem no contexto social do estudante, podendo ser aplicáveis na solução de diversas problemáticas presentes no mudo real. A difusão do saber químico tem papel no desenvolvimento científico e tecnológico, podendo trazer importantes contribuições econômicas, ambientais e sociais para a sociedade e seus cidadãos. Sabe-se que, nacionalmente, o país vive uma crise na geração de empregos, deixando várias pessoas desempregadas e sem saber como será o seu dia de amanhã. Diante deste cenário, a capacitação das comunidades que compõem a Serra da Ibiapaba-CE com conhecimentos técnicos e de segurança visando à fabricação de sabão, um produto de uso do cotidiano, empregando materiais de baixo custo e fácil acesso, constitui uma alternativa para impulsionar a economia, não somente dessas comunidades, mas também de toda as regiões vizinhas. Desta forma, o projeto educacional possibilita uma ampliação da renda familiar através da comercialização do sabão produzido. Além das contribuições para o crescimento econômico e formação social do cidadão, o projeto promove um trabalho educativo ambiental, por meio da reutilização do óleo de cozinha, procedente das frituras de alimentos, como matéria-prima no processo de fabricação do sabão artesanal. O desenvolvimento do projeto educacional é, ainda, justificado pelas ações práticas relativas à sua execução, que oportunizam aos alunos a aplicação dos conhecimentos químicos, aprendidos em sala de aula, em situações reais do cotidiano e, portanto, promovem a construção de uma aprendizagem mais atrativa e significativa.
Público Alvo
Comunidade da zona urbana e rural da serra da Ibiapaba
Objetivo Geral
Contribuir para o desenvolvimento socioambiental e econômico das comunidades da Serra da Ibiapaba através de oficinas teórico-práticas que buscam esclarecer a população a respeito dos danos ambientais causados pelo descarte incorreto de óleo de cozinha usado e ensinar a reciclar o mesmo para a produção de sabão.
Objetivo Específico
• Conscientizar a comunidade a respeito dos impactos que o descarte incorreto de óleo residual pode causar ao meio ambiente. • Ensinar aos participantes das oficinas uma forma sustentável de destinar o óleo de cozinha já utilizado, sendo essa por meio da produção de um sabão artesanal. • Estruturar e adaptar oficinas para serem realizadas com públicos de diferentes idades. • Desenvolver uma cartilha didática sobre o preparo de sabão a partir de óleo residual. • Escrever artigos científicos a partir dos resultados obtidos durante a execução do projeto.
Metodologia
O presente projeto será realizado em diferentes comunidades da Serra da Ibiapaba. Inicialmente será feito contato com os responsáveis por estas comunidades para consulta sobre o interesse e autorização dos moradores a respeito da iniciativa. Se a resposta for positiva, a equipe do projeto agendará uma reunião com a comunidade selecionada para apresentar a oficina teórico-prática de produção de sabão a partir da reciclagem de óleo de cozinha. Em paralelo, ocorrerá a busca, por parte dos extensionistas, por doadores de óleo de cozinha usado. Serão visitados estabelecimentos de produção alimentícia nas diferentes cidades da Serra, podendo estes mesmos estabelecimentos serem visitados pelos membros das comunidades posteriormente, facilitando o acesso da comunidade a esses. Serão ainda desenvolvidos os roteiros/ cartilha de execução do procedimento de produção do sabão, em linguagem clara e acessível, para distribuição nas oficinas de produção. Em seguida, a equipe fará a divulgação do projeto: no site oficial do IFCE Campus Ubajara, através de reunião nas comunidades, por meio das redes sociais, e através da distribuição de cartazes em locais público/privado das comunidades de atuação do projeto. No dia da reunião a equipe de extensionista se direcionará ao local disponibilizado pelas comunidades participantes com todo o material necessário para o desenvolvimento do projeto. A oficina será dividida em dois momentos, primeiro será feita uma abordagem teórica sobre os impactos que o descarte incorreto de óleo residual pode causar ao meio ambiente, sobre o preparo de sabão a partir de óleo e orientações sobre como obter lucro com o preparo caseiro do sabão a partir da reciclagem do óleo. No segundo momento acontecerá a prática do processo de produção de sabão a partir do aproveitamento do óleo de cozinha. Ao final será disponibilizado aos participantes um questionário a fim de avaliar a oficina. Os dados obtidos através da execução deste projeto serão organizados em forma de artigos científicos.