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Campus:
CAMPUS PECÉM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Inclusão em Ação: Promoção da Acessibilidade Digital nas Redes Sociais do IFCE Campus Pecém
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
02/09/2024
Previsão de Fim:
20/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 01/2024 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Caucaia
Fortaleza
Paracuru
São Gonçalo do Amarante
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Formas de Divulgação:
Redes sociais
E-mail
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Monilson de Sales Costa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alber Barroso de Lima IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 02/09/2024 20/12/2024
Antonio Marcos Fernandes Filho IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 02/09/2024 20/12/2024
Candida Salete Rodrigues Melo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 02/09/2024 20/12/2024
Fernando Henrique Costa Saboia IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 02/09/2024 20/12/2024
Maria Francielle Viana da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 02/09/2024 20/12/2024
Monilson de Sales Costa IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 12 02/09/2024 20/12/2024
Vitoria Caroline Carvalho do Nascimento IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 02/09/2024 20/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, firmado pela Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008, integrante da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, vinculada ao Ministério da Educação, tem sua criação desde o ano de 1909, quando instituída a primeira Escola de Aprendizes e Artífices no estado do Ceará pelo Decreto nº 7.566/1909. A sua existência centenária remete à sua missão real importância e fundamentação nas demandas educacional, social, profissional, cultural e política do estado cearense. O IFCE apresenta como valores o compromisso ético com a responsabilidade social, o respeito, a transparência, a excelência e a determinação em suas ações, em consonância com os preceitos básicos de cidadania e humanismo, com liberdade de expressão, com os sentimentos de solidariedade, com a cultura da inovação, com ideias fixas na sustentabilidade ambiental e inclusão de pessoas com deficiência e / ou necessidades específicas.
Justificativa
A acessibilidade digital é um direito fundamental, especialmente em um ambiente educacional inclusivo como o do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). No entanto, pessoas com deficiência visual ainda enfrentam barreiras significativas ao tentar acessar informações e participar de interações online, o que limita sua inclusão plena e participação ativa na comunidade acadêmica. As redes sociais são ferramentas essenciais para a comunicação e disseminação de informações, tanto para a comunidade interna quanto para a externa do IFCE. Entretanto, a falta de acessibilidade nas postagens, como a ausência de descrições de imagens (audiodescrição), impede que alunos e outros usuários com deficiência visual possam acessar essas informações de maneira autônoma e digna. Este projeto se justifica pela necessidade de garantir que todas as pessoas, independentemente de suas condições visuais, tenham acesso equitativo às informações e possam participar ativamente das atividades e discussões promovidas pelo Campus Pecém. A implementação de ferramentas de acessibilidade, como o recurso 'Para todos verem', além de permitir o acesso às informações, também sensibilizará a comunidade acadêmica sobre a importância da inclusão digital. Além disso, o projeto promoverá uma cultura de acessibilidade e inclusão no campus, capacitando alunos, professores e servidores para a criação de conteúdos acessíveis e conscientizando-os sobre a importância dessas práticas. Dessa forma, o IFCE Campus Pecém não só se alinha às políticas de inclusão, mas também se posiciona como uma referência na promoção de uma educação verdadeiramente acessível e inclusiva, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e preparados para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea. Atualmente, a equipe envolvida no projeto ainda não possui treinamento específico em ferramentas de audiodescrição. No entanto, reconhecendo a importância desse recurso para garantir a acessibilidade plena nas redes sociais do IFCE Pecém, a equipe está comprometida em buscar capacitação adequada. Planejamos participar de cursos, workshops ou outras atividades formativas que nos permitam adquirir as habilidades necessárias para implementar audiodescrição de forma eficaz e sensível. Isso garantirá que as descrições sejam não apenas funcionais, mas também enriquecedoras, proporcionando uma experiência de navegação mais inclusiva e completa para os usuários com deficiência visual.
Público Alvo
- Residentes na região do Pecém, Caucaia, São Gonçalo, Paracuru e Fortaleza e arredores que possuem deficiência visual ou baixa visão poderão acessar as redes sociais do Campus e obter informações importantes de maneira acessível, participando ativamente de eventos e iniciativas promovidos pelo IFCE Pecém. - Professores, pesquisadores e estudantes de outras instituições educacionais poderão aprender com as práticas desenvolvidas pelo projeto, promovendo a inclusão digital em seus próprios contextos e expandindo o debate sobre acessibilidade no ambiente educacional. - Pessoas interessadas em temas de inclusão digital e acessibilidade poderão se inspirar nas ações do projeto, promovendo uma cultura de acessibilidade mais ampla na sociedade.
Objetivo Geral
Este projeto visa promover a inclusão e acessibilidade de deficientes visuais ou pessoas com baixa visão nas redes sociais do IFCE Campus Pecém. Além de garantir que as redes sociais sejam totalmente acessíveis, o projeto busca integrar práticas pedagógicas que capacitem os alunos e a comunidade acadêmica para a criação e manutenção de conteúdos inclusivos. A implementação do recurso de acessibilidade 'Para todos verem' não só permitirá que pessoas com deficiência visual, baixa visão ou pessoas com dificuldades de visão (idosos, por exemplo) tenham acesso pleno à informação, mas também servirá como um instrumento educativo para os participantes do projeto e a comunidade do IFCE. Através de workshops, treinamentos e/ou ações educativas, os envolvidos aprenderão sobre a importância da inclusão digital, técnicas de produção de conteúdo acessível e o impacto da acessibilidade nas redes sociais.
Objetivo Específico
- Mapear e identificar as necessidades de acessibilidade nas redes sociais do IFCE Campus Pecém; - Capacitar a comunidade acadêmica sobre acessibilidade digital; - Implementar a ferramenta 'Para todos verem' nas redes sociais; - Promover a conscientização sobre inclusão digital no campus e na comunidade externa; - Avaliar e monitorar o impacto das ações de acessibilidade; - Documentar e disseminar boas práticas de acessibilidade digital.
Metodologia
A metodologia deste projeto será estruturada em etapas que garantem a implementação eficaz das ações planejadas, promovendo a inclusão e acessibilidade nas redes sociais, sendo composta pelas seguintes etapas: - Analisar as funcionalidades atuais das redes sociais utilizadas e identificar áreas que precisam de melhorias ou implementação de novas ferramentas de acessibilidade; - Buscar cursos, workshops e treinamentos especializadas para capacitar a equipe do projeto em técnicas de audiodescrição, uso de ferramentas de acessibilidade e criação de conteúdo inclusivo; - Criar e adaptar conteúdos já existentes nas redes sociais do Campus Pecém para torná-los acessíveis, incluindo a inserção de descrições de imagens, legendas em vídeos, e outras funcionalidades que permitam o acesso de pessoas com deficiência visual ou baixa visão; - Implementar o recurso de audiodescrição nas postagens das redes sociais, garantindo que todo o conteúdo visual seja acompanhado de descrições textuais claras e detalhadas; - Desenvolver campanhas de comunicação para sensibilizar a comunidade interna e externa sobre a importância da acessibilidade digital, utilizando as redes sociais e eventos no campus para disseminar essas práticas; - Incentivar a participação da comunidade acadêmica e externa na criação e revisão de conteúdos acessíveis, promovendo uma abordagem colaborativa para a inclusão digital; - Promover palestras, oficinas e minicursos sobre acessibilidade e inclusão, direcionados tanto à comunidade interna quanto à externa, com o objetivo de sensibilizar e capacitar diferentes públicos para a criação de ambientes mais inclusivos e acessíveis; - Documentar o processo de implementação das práticas de acessibilidade e criar materiais didáticos (guias, tutoriais, estudos de caso) que possam ser compartilhados com outras unidades do IFCE e instituições interessadas; - Apresentar os resultados do projeto em eventos acadêmicos e de extensão, além de divulgar as boas práticas em redes sociais e outras plataformas de comunicação.