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Campus:
CAMPUS CAUCAIA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Inclusão na Extensão: IFCEquidade e o combate ao Capacitismo Estrutural
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
02/09/2024
Previsão de Fim:
31/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
300
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
400
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 01/2024 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Caucaia
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Reunião
Debate
Formas de Divulgação:
Cartaz
Folder
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Luciene Cassia Correa de Sousa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisca Natalia Sampaio Pinheiro Monteiro IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 02/09/2024 20/12/2024
Jamile Costa Fernandes IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 02/09/2024 20/12/2024
Joyce Raynna Brito Batista IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 02/09/2024 20/12/2024
Luciene Cassia Correa de Sousa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 02/09/2024 31/12/2024
Maria Izalete Inacio Vieira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 02/09/2024 20/12/2024
Michelle Maria Chagas Feitosa IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 02/09/2024 31/12/2024
Ronaldo Lima Carneiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 02/09/2024 20/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com deficiência (BRASIL; 2015) tem um capítulo muito relevante intitulado “Do Direito à Educação” e ainda que Educação não seja sinônimo de Ensino, é inevitável e absolutamente legítimo perceber a relação de proximidade, repleta de conexões, entre estes dois termos. Mas e a Extensão, como e o quanto se encaixa neste teorema? No âmbito de organograma o (s) Núcleo (s) de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas, os NAPNEs, do IFCE estão vinculados à PROEXT, e isto é por si só um ponto que vincula “Acessibilidade e Inclusão” com “Extensão”. Adicionalmente, independentemente do debate legítimo e necessário sobre a adequação do lugar destinado ao NAPNE no organograma institucional, temos um ponto central que é a defesa de que o lugar da inclusão e da acessibilidade é todo e qualquer lugar, e que práticas, ações, projetos inclusivos devem polinizar todos os ambientes dos mais diversos setores de todos os campi, de todas as Pró-reitorias, e para além delas. E é neste “para além delas”, “para além do “intramuros institucionais” que vamos nos agarrar no presente projeto extensionista, lembrando que queremos mudar o mundo, mas sem esquecer de que seguimos atentos à necessidade de mudanças locais, buscando a IFCEquidade que constitui uma das diretrizes no trabalho do NAPNE Caucaia: assim, quando pensarmos em divulgar em ações extensionistas, como o Universo IFCE a legislação vigente e os direitos das pessoas com deficiência o faremos com a propriedade de quem não deixa de cobrar a mesma observância legal internamente, no “intramuros”. E já que nos referimos a NAPNE, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, os NAPNEs foram inicialmente regulamentados pelo Conselho Superior (CONSUP) pela Resolução IFCE/CONSUP/Nº 050/2015, passando posteriormente por alterações referendadas pela Resolução IFCE/CONSUP/Nº 64/2018. Atualmente está vigente a Resolução CONSUP IFCE Nº 143, de 20 de dezembro de 2023, que aprovou o novo regulamento dos Núcleos de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas. A composição atual do NAPNE Caucaia, formalizada na Portaria Nº 4698/GAB-CAU/DG-CAU/CAUCAIA, de 06 de agosto de 2024, inclui servidores, entre técnico-administrativos e docentes, de diversos setores, áreas e formações, estudantes matriculados e responsáveis legais por discentes. A Lei 13146/15 no capítulo VII, intitulado “Do Direito à Assistência Social”, prevê que serviços, programas, benefícios no âmbito da política pública de assistência social à pessoa com deficiência têm objetivo de garantia da segurança de renda e do desenvolvimento da autonomia (BRASIL, 2015). Em releitura deste último trecho, é imprescindível o apontamento de que a participação em projeto como bolsista é recurso de empoderamento e de desenvolvimento da organização, do conhecimento e da autonomia. O capacitismo é estrutural, encontrado dentro e fora do IFCE, o que justifica que seu combate também alcance ambos os espaços: sendo o capacitismo estrutural, seu combate, através da educação anticapacitista, também deve ser estrutural, o que também conversa com a perspectiva extensionista. Todos têm seus respectivos lugares de fala nesta pauta, e todos temos o dever de conhecer a Lei 13.146/15, LBI, de divulgar e de fazer cumprir o que esta define. É relevante enfatizar que o protagonismo da Pessoa com Deficiência, a atenção ao “Nada Sobre Nós Sem Nós”, ao lugar de fala e à prioridade de acesso conduzem à percepção de que, tanto na comunidade interna quanto na comunidade externa, os sujeitos dos direitos previstos na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência - LBI, Lei 13.146/15, também devem conhecê-la de modo detalhado, inclusive para que possam utilizá-la para embasar as batalhas que comumente ilustram a vida daqueles que frequentemente convivem com o capacitismo que, estrutural que é, atinge a comunidade interna e a comunidade externa, expostas que ambas estão à inobservância em relação a cumprimentos do que resta legalmente estabelecido no que tange acessibilidade e inclusão. Com ciência dos desafios e com a expectativa de contribuir para mudanças estruturais que fomentem a construção de uma sociedade cidadã pela disseminação da Educação Anticapacitista, buscamos neste projeto promover o empoderamento de discentes que são pessoas com deficiência, para que estes progressivamente conheçam com detalhamento a legislação vigente, desenvolvam habilidades amplas em percursos formativos individualizados, e deste modo se preparem, produzam materiais informativos e outros recursos de qualidade sobre para a exposição e publicização, em mídias digitais do IFCE campus Caucaia, em murais, e que atuem em atividades e eventos de extensão, como o Universo IFCE de modo propositivo e proativo no contexto em pauta.
Justificativa
Localizada na região metropolitana de Fortaleza, e conurbada à capital, Caucaia é o segundo maior município do estado do Ceará em número de habitantes: em ampla expansão, tem hoje mais do que 355 mil habitantes (censo do IBGE: BRASIL; 2022), grande potencial turístico e industrial. Os dados constantes no Censo de 2010, coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), informam: 23,9% da população nacional se declara como pessoa com algum tipo de deficiência, e 8,3% declaram ter algum tipo de deficiência em grau severo (BRASIL, 2012). A busca por dados oficiais referenciados sobre acessibilidade e inclusão no município aponta para escassez de subsídios informacionais sobre o número e sobre as condições das pessoas com deficiência na esfera municipal. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,682 (censo do IBGE: BRASIL; 2010) está consideravelmente abaixo da média nacional, o que é alarmante em qualquer contexto, em especial por se referir a uma cidade com centenas de milhares de habitantes, conurbada com uma grande capital, vizinha a áreas industriais e portuárias, mas com números que apontam notável demanda por políticas públicas essenciais em áreas básicas, como o acesso dos munícipes a saneamento básico adequado (pouco mais do que a metade das moradias o têm) e índices preocupantes também no que tange Segurança Pública, com taxas de homicídios por número de habitantes elevadas, que fazem o município figurar comumente como uma das cidades mais violentas do estado e do país em estudos embasados (Atlas da Violência: INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA; 2024): fatores de alerta no que tange a atenção ao social, e indicativos de que às Pessoas com Deficiência residentes no município também estão potencialmente expostas às vulnerabilidades elencadas, dentre outras. É neste contexto que o IFCE campus Caucaia se apresenta como a primeira, e ainda única, Instituição Pública a ofertar em sede própria cursos superiores, de especialização e um mestrado no município de Caucaia. Com mais do que uma dezena de cursos regularmente ofertados, inclusive cinco cursos técnicos, a Instituição se fortalece na região como lugar de oportunidades, em constante expansão, pleiteando ampliar seu arcabouço de alternativas de cursos de elevada e reconhecida qualidade ofertados à Comunidade de Caucaia e entorno, e ampliando continuamente sua estrutura física e humana para melhor atender à demanda. Inevitável constatar que a formação de docentes, de engenheiros, de profissionais para o trabalho técnico, bem como a de qualquer outro profissional, requer contemplar parâmetros de educação para a cidadania que são indissociáveis da formação humana e que perpassam também a valorização da diversidade e o conhecimento sobre inclusão das pessoas com deficiência: o estudante que aprende com colegas diversos, inclusive com aqueles que são Pessoas com Deficiência, tem oportunidade extra de se formar como trabalhador apto ao labor com pessoas diversas, valorizando e promovendo a inclusão que constatou em seu local de formação, o IFCE, também futuramente em seus locais de atuação profissional. O impacto é amplo e multiáreas, e também marca as ações, eventos e cursos extensionistas, e demais momentos em que o campus se abre ao externo. Temos a presença de estudante com deficiência, estudante com autismo, também em curso FIC da Instituição, o Curso FIC de Japonês, e cursos FIC são cursos extensionistas: além de cumprimento legal, a presença deste estudante, a sua inclusão efetiva, conta uma história que associa extensão e acessibilidade. Relevante reiterar que os estudantes selecionados no âmbito local para toda e qualquer oportunidade ofertada associada ao Núcleo são prioritariamente pessoas com deficiência, não só no contexto da Bolsa PROEXT NAPNE, mas também no Auxílio Formação, e que isto tem feito a diferença na perspectiva da inclusão e do empoderamento com autonomia destes estudantes, com impactos na comunidade interna e na comunidade externa. Incluir estes discentes também no cômputo das ofertas oportunizadas de acesso a bolsas, constitui instrumento de promoção da representatividade, que serve muito bem à prerrogativa de que uma Instituição que queira fazer e fortalecer a luta anticapacitista no extramuros institucional, na dita comunidade externa, precisa se fazer inclusiva e atenta às prioridades também internamente. A comunidade externa que nos visita traça em sua memória um painel do que encontra: ter estudantes que são pessoas com deficiência apresentando com propriedade o IFCE deles, a nossa Instituição, à comunidade externa, em ações extensionistas, como o Universo IFCE, em palestras abertas neste e em outros eventos, em visitas de potenciais futuros estudantes e de seus pais que querem conhecer o espaço antes do processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos integrados e em outras modalidades, tudo isto agrega valor, publicitário inclusive, mas não somente, e envia um forte recado para o “extramuros” de que estamos abertos e buscando fazer o que orientamos e ensinamos a outros que façam: nada como o exemplo para agregar prática à teoria. A Instituição influencia e é influenciada pela sociedade: é um diálogo intenso e diverso, que não se limita ao interno. Comprometido com a “Educação para Todos” e ciente de que a sociedade, e nela inclusa a Instituição, precisam avançar muito na luta anti-capacitista e na construção de espaços verdadeiramente inclusivos, acessíveis e representativos, o NAPNE soma e agrega diversas pautas intencionais, dentre as quais tem papel de destaque a busca por equidade neste espaço e para além dele. Dentre os princípios que direcionam as ações do Núcleo estão a universalização do acesso à educação de qualidade, a autonomia dos discentes e servidores com deficiência, o acolhimento à diversidade, a parceria com a comunidade escolar e com a comunidade externa, a promoção de cultura cidadã de inclusão e anti-capacitista, dentre outros. Ferramentas como a promoção de campanhas, de eventos e de atividades que integram a comunidade externa no contexto do NAPNE também têm grande relevância. A demanda por inclusão e por acessibilidade não se restringe ao espaço físico institucional, resta relevante traçar ações que integrem a construção anticapacitista no âmbito interno e no âmbito externo, e como estes se comunicam, trocam ações assertivas pró-equidade, e outras excludentes: é via de mão dupla. Conscientizar a sociedade é dever da Instituição, mas não a exime de fazer o mesmo no âmbito de sua atuação interna direta, ao contrário, visto que nos movimentos anticapacitistas poucos absurdos são menos aceitos do que o contexto do “façam o que digo, mas não façam o que faço” que caracteriza um número potencialmente alto de instituições. Todos precisamos em parte ter conosco um alerta sazonal para revisão do que se expressa no provérbio chinês “antes de mudar o mundo, dê umas voltinhas em sua própria casa”. Façamos palestras extensionistas para orientar professores de outras instituições sobre a inclusão efetiva, mas não sem que façamos o mesmo movimento de participação em nossa Casa. Também por isto, a necessidade de pensar na Extensão, com sua expressão de abraçar também a comunidade externa com a devida relevância, constitui vertente complementar no contexto do combate ao capacitismo que, estrutural que é, demanda ações de conscientização intra e extra-institucionais, pautas que se somam e não se excluem. Educação Anticapacitista é demanda interna e externa e o projeto abarca ações que têm potencial para atingir e beneficiar ambas comunidades, promovendo reflexões na sociedade que influencia e é influenciada pelos ambientes institucionais: neste universo de interações é muito relevante a representatividade.
Público Alvo
O potencial de alcance é ampliado pela natureza da Instituição, visto que o IFCE, forma professores e profissionais de diversas áreas, e estes têm potencial de constituir rede de multiplicadores e disseminadores de saberes pró-equidade: assim nossos estudantes, servidores, pais de estudantes podem polinizar novos locais, levando conhecimento e práticas assertivas para engrandecer e ampliar debates necessários para os quais serão preparados pelo contato com materiais produzidos e expostos no “ambiente formador”, pelas vivências e convivências que a representatividade proporciona. Pessoas que visitarem o campus do IFCE Caucaia, inclusive externas a esta comunidade, também terão a oportunidade de visualizar o material que será produzido, bem como pessoas que acessarem o site do IFCE Caucaia ou suas mídias sociais terão acesso a divulgações referentes à legislação. O projeto prevê duas atividades que ocorrerão durante o período de estágio e serão abertas ao público interno e ao público externo, atendendo à natureza das ações de Extensão. A primeira será a montagem e disponibilização para visita de “Salas Sensoriais como Oficinas de Habilidades”, compondo evento aberto à comunidade externa, com visitas guiadas, que objetivam apresentar o campus à comunidade ampla, inclusive, e com ênfase divulgatória, aos estudantes concludentes do ensino fundamental de outras instituições de ensino do município, principalmente municipais e privadas, ao IFCE campus Caucaia: este é um público alvo alvo majoritário. A previsão é de receber na primeira atividade 125 (cem) estudantes constituintes do público comunidade externa (advindos de outras instituições, que não o IFCE). Em um segundo momento, teremos uma atividade de palestras e debates abertos, com foco em representatividade, acessibilidade e inclusão educacional, a ser planejado com participação da (o) estudante bolsista, também aberto à comunidade externa. A previsão é de receber na segunda atividade 25 (vinte e cinco) pessoas com provável representação de educadores de outras instituições, de pessoas com deficiência e de familiares constituintes do público comunidade externa. Neste contexto, é esperado público de pelo menos 150 visitantes externos no somatório das duas atividades abertas. O material produzido pela estudante ao final do estágio alcançará outras pessoas através das mídias do campus, e de divulgações de multiplicadores, com expectativa de 50 pessoas externas ao campus. Total Esperado referente à Comunidade Externa: Previsão média 200 pessoas da comunidade externa beneficiadas (número mínimo: 175 beneficiados; número máximo: 225 beneficiados). Total Geral Esperado (Comunidade Externa+ Comunidade Interna): mínimo 300 beneficiados; número máximo: 400 beneficiados.
Objetivo Geral
Utilizar o conhecimento e o processo de empoderamento, autonomia e êxito formativo de estudantes com deficiência voltado a atuações e atividades que promovam oportunidades de aprendizagens e de trocas de saberes com a comunidade externa, em atividades abertas e pensadas também para este público.
Objetivo Específico
Promover aproximação e vinculação entre estudante e Instituição; Promover conhecimento amplo de diversos temas (curriculares, transversais) e específico da legislação vigente e da formação anti-capacitista; Oportunizar autonomia e desenvolvimento de habilidades desenvolvimentais amplas em percursos formativos individualizados; Produzir materiais informativos e promover a divulgação da legislação vigente, sob a perspectiva da estudante com deficiência, com divulgação interna e externa. Realizar duas atividades que ocorrerão durante o período de estágio e serão abertas ao público interno e ao público externo, promovendo a Extensão, e oportunizando contato e troca de saberes com a comunidade externa. Atuar proativamente no planejamento e na execução de atividade de montagem e disponibilização para visita de “Salas Sensoriais como Oficinas de Habilidades”. Auxiliar no planejamento e na organização da atividade “Educação Inclusiva - Inclusão: Apresentações e Debates Assertivos”, com foco em representatividade e inclusão educacional, com participação da estudante bolsista, dentre outros discentes e servidores também aberto à comunidade externa.
Metodologia
As atividades serão distribuídas em etapa única com duração de quatro meses, e executadas em subdivisões mensais para fins de registro em relatórios com esta sazonalidade. Abrangendo ações com foco em produção de materiais para divulgação interna e externa, participação proativa no planejamento e na execução de eventos e atividades de extensão no campus, proporcionando atendimento pleno às premissas da extensão, o estágio será realizado pelo (a) bolsista a ser selecionado (a) predominantemente no espaço físico da sala do NAPNE, abrangendo outros espaços institucionais, observando cumprimento pelo (a) discente bolsista a ser selecionado (a) de carga horária de 12 horas semanais, de modo que as atividades não coincidam com suas aulas regulares. A participação em projeto como bolsista constitui recurso potencial de empoderamento e de desenvolvimento da organização, do conhecimento e da autonomia: premissas que seguem absolutamente firmes também no que tange estudantes com deficiência. Em linhas gerais, o empoderamento e a autonomia se estabelecem desde a seleção do estagiário, o recebimento de bolsa e prosseguem até a percepção de que ele é protagonista na atuação no NAPNE e no campus, no uso do espaço na sala do NAPNE, na condução do projeto, na seleção do que ele quer que o outro conheça sobre a pauta inclusiva, na confecção de recursos que considerem seus hiperfocos, habilidades e preferências, nas buscas desenvolvimentais adicionais, na necessária provocação do repensar nas relações institucionais, historicamente marcadas pela exclusão, por vezes ilustrada pela pouca representatividade das Pessoas com Deficiência nestes espaços, com contornos ainda mais pronunciados e evidentes quando consideramos recortes neuroatípicos. Não se atinge o êxito no percurso formativo sem que se alcance a permanência, e o combustível para esta são as adaptações que promovem aprendizagens e continuidades, que podem perpassar oportunidades múltiplas de vinculação, inclusive no cerne da presente vertente do projeto extensionista em pauta estrutural de ampla abrangência e que afeta comunidade externa e comunidade interna. Neste contexto, fazem parte do projeto a participação efetiva do (a) discente bolsista em eventos de extensão, a atuação no planejamento e na execução destes momentos, seja em ambientes como salas sensoriais abertas e ou em palestras, e a atuação em divulgações amplas que visem alcance externo. Quando em um evento de extensão, como nos moldes do Universo IFCE, que abre e apresenta a Instituição ao público externo, inclusive a potenciais futuros alunos, perpassando biblioteca, setores, salas, áreas de convivência, temos visitas aos espaços do campus, salas sensoriais, laboratórios, palestras em auditórios, quadra, proativamente guiados e apresentados por equipe de estudantes que recepciona o público externo, esta amostra ilustra a expressão da diversidade, com seus contornos de presença ou de ausência de representatividades, e é também sobre isto, sobre receber e ser representado por pessoas diversas, inclusive por pessoas com deficiência, sobre ser lido como inclusivo pela expressão da realidade de ter entre os discentes bolsistas protagonistas que apresentam a Instituição também esta expressão, que, ainda que envolva diversos outros fatores, também contempla este. Quando a Instituição se abre para visitações externas, inclusive de possíveis futuros estudantes provenientes de diversas instituições de ensino, educadores, outros profissionais de múltiplas áreas, membros da sociedade civil, em momentos de atividades planejadas no âmbito da Extensão, temos a oportunidade de ampliar o alcance de ações anticapacitistas, de informar para alcance mais amplo, e de atuar em contextos estruturais, caracterizados justamente por não se restringirem a um espaço, externo ou interno, mas ao todo. Serão realizadas discussões em reuniões semanais, com orientação e incentivo ao estudo e à produção de recursos materiais no âmbito da inclusão, da acessibilidade, com foco nas legislações vigentes, para divulgação da Lei 13.146/15, inclusive, e sob a perspectiva do (a) estudante em formato adequado à divulgação. Estratégias, intervenções e ferramentas para a Promoção da Educação Anticapacitista junto à comunidade interna e junto à comunidade externa 1. Aproximação, vinculação e pertencimento com o ambiente acadêmico-escolar do IFCE campus Caucaia, desenvolvimento de habilidades de resolução de demandas e problemas, de organização, de estudo de temas gerais (curriculares, transversais) e de conhecimentos no contexto da educação cidadã, pró-inclusão e acessibilidade e anti-capacitista como mecanismos de promoção da permanência e de prevenção a evasões, logo de promoção do êxito estudantil da bolsista, do êxito institucional e do êxito da sociedade em efetivar suas políticas públicas e em cumprir legislações vigentes no que tange inclusão. 2. Oportunidades de empoderamento, percepção e valorização de competências próprias, autonomia, habilidades desenvolvimentais amplas em percursos formativos individualizados, socialização, responsabilidade, proatividade em consonância com valores conceituais de reconhecimento ao “Nada sobre Nós sem Nós”. O (a) estudante que é pessoa com deficiência traz consigo vulnerabilidades, mas sobretudo traz consigo vivências, representatividade e saberes preciosos e imprescindíveis para a construção de espaços inclusivos sob a perspectiva do sujeito, atuando de modo permanente no estabelecimento de uma Instituição anti-capacitista, que se importa com a aprendizagem e com o êxito de todos os seus estudantes e que compreende que o capacitismo é estrutural e, portanto, que o combate a ele também precisa ser estrutural: deve ser efetivado em todos os ambientes, com ações que visem não somente alterar o ambiente físico e atitudinal externo, não somente alterar o ambiente físico e atitudinal interno, mas ambos, no estabelecer e empoderar representatividade em todos os ambientes, programas e projetos, e sobretudo a reproduzindo em ações visíveis, a serem percebidas no cotidiano pela comunidade interna e pela comunidade externa. A divulgação será em material visual produzido por discente e exposto nos diversos ambientes do IFCE campus Caucaia, sob orientação, inclusive em formatos digitais que permitam ampliar o alcance à comunidade externa, portanto, com divulgação interna e externa (via cartazes afixados e mídias do campus). 3. Por ter natureza de extensão, o projeto prevê duas atividades que ocorrerão durante o período de estágio, no espaço físico do IFCE campus Caucaia, e serão abertas ao público interno e ao público externo.  Atividade de montagem e disponibilização para visita de “Salas Sensoriais como Oficinas de Habilidades”: com recursos como vendas para os olhos, bolas com guizo, cones e gol/ caminhos guiados; abafadores, cine-surdo, leitura labial; oficina do olfato e do tato e habilidades associadas (materiais diversos como objetos usuais para reconhecimento, areia, brita, folhas secas, espuma, isopor, arroz, feijão, café, sal, açúcar, vinagre, sucos e frutas, dentre outros em planejamento, atendendo a contexto de segurança); exposição de trabalho ou molde e convite à pintura e à redação usando os pés ou usando a boca, dentre outros, compondo evento aberto à comunidade externa, com visitas guiadas, que objetivam apresentar o IFCE campus Caucaia à comunidade ampla, inclusive, e com ênfase divulgatória, a estudantes concludentes do ensino fundamental de outras instituições de ensino do município. Dentre os estudantes que participarão da organização e de visitas guiadas à sala sensorial e a ambientes laboratoriais estará a estudante bolsista selecionada, do projeto de Extensão, neste contexto apresentando a Instituição e executando a atividade que ajudou a planejar aos visitantes participantes.  Atividade Palestras e Debates no âmbito da Representatividade, da Inclusão e da Acessibilidade: Apresentações e Debates Assertivos”: com foco em representatividade e inclusão educacional, com participação da estudante bolsista, dentre outros discentes e servidores também aberto à comunidade externa. Neste contexto, serão efetivadas divulgações junto a instituições de ensino e associações do município de Caucaia. A previsão é de receber provável representação de educadores de outras instituições, de pessoas com deficiência e de familiares constituintes do público comunidade externa. As duas atividades e também a divulgação de materiais contarão com instrumentos avaliativos integrados disponibilizados ao participante visitante.