Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Acompanhamento de Egresso do Campus Crateús: Efetividade da formação acadêmica e seus Impactos na inserção profissional
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
02/09/2024
Previsão de Fim:
31/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 01/2024 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
Programa de Acompanhamento ao Egresso - PROAE
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Crateús
Independência
Ipaporanga
Nova Russas
Novo Oriente
Tamboril
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Frequência
Reunião
Formas de Divulgação:
E-mail
Sistema acadêmico
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Aline Braga da Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adriana Calaca de Paiva Franca IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 02/09/2024 31/12/2024
Aline Braga da Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 02/09/2024 31/12/2024
Maria Lohaana Melo do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 02/09/2024 31/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este projeto está relacionado à atuação do Programa de Acompanhamento de Egressos do IFCE campus Crateús, com fomento (bolsa discente) contemplada pelo Edital 01/2024 – ASS-PROEXT/PROEXT/REITORIA-IFCE, processo SEI de adesão nº 23293.000890/2023-10. Este projeto tem por objetivo geral mapear os egressos dos cursos regulares do IFCE Campus Crateús, analisar a situação profissional, impactos das experiências acadêmicas recebidas na formação inicial e expectativas em relação à formação continuada e investigar a efetividade da formação curricular oferecida com as demandas da prática profissional. O projeto também visa integrar os egressos à comunidade acadêmica, mantendo-os em constante contato com o campus, e contribuir para uma possível reformulação do Projeto Pedagógico dos Cursos em questão.
Justificativa
Adotar uma política de acompanhamento de egressos, além de se constituir uma dimensão essencial no contexto da avaliação institucional, enquanto instrumento que propicia o (re)planejamento das ações implementadas pela instituição, se constitui, também, uma exigência da política nacional de avaliação das instituições de educação superior demandada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Criado pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, a partir das diretrizes definidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), e organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o SINAES tem por missão “avaliar a graduação valorizando aspectos indutores da melhoria da qualidade da educação superior e da formação acadêmica dos estudantes brasileiros” (BRASILIA, 2015, n.p.). Uma das dimensões da avaliação proposta por esse sistema é a “Política de atendimento aos estudantes”, da qual um dos indicadores de avalição é a “política de acompanhamento de egressos”. O uso desse indicador, revela, para além da obrigatoriedade instituída pela Lei nº 10.861/2004, um comprometimento da instituição com uma política de acompanhamento do aluno egresso, particularmente no que se refere à identificação das experiências profissionais que configuram as trajetórias desses egressos, sobretudo se/como estão inseridos no mundo do trabalho e contribuições para o desenvolvimento econômico e social não somente da cidade na qual a instituição está inserida, mas da região e do país; além de favorecer a possibilidade de (re)integração desses egressos a algumas rotinas institucionais. Dessa forma, o acompanhamento dos egressos constitui ferramenta relevante para avaliar a qualidade da educação ofertada por nossa instituição, de maneira particular, possibilidade de (re)aproximação, interação, comunicação e possível retorno desses egressos para a instituição, seja por meio de novos cursos graduação, atividades de pesquisa e/ou extensão e cursos de pós-graduação e/ou formação continuada. Acompanhar nossos egressos compreende ação educativa de extensão a fim de perceber a dimensão educativa do nosso trabalho, a oferta de mercado e a inserção/ou não do egresso no espaço profissional. Quanto à parcela de egressos que já está inserida no campo profissional, podemos buscar a distância ou a aproximação dos saberes científicos, técnicos e acadêmicos proporcionados pela escola formadora IFCE, diante às exigências do mercado de trabalho. Estas informações são importantíssimas ao planejamento de nossas ações pedagógicas, uma vez que nos atualiza de informações enfrentadas socialmente por nossos egressos, e que nos possibilita a refletir e replanejar nossas ações quanto à finalidade de nossos cursos e [re]definição de perfil profissional, da dimensão curricular e didático-pedagógica estruturadas em nossos componentes curriculares, além de tornar firme e constante o vínculo indispensável entre escola e sociedade. De acordo com Pimenta (1997c), na sociedade atual é requerido perspectivas de ampliação da ação didática, de forma que "sua re-significação aponta para um balanço do ensino como prática social, das pesquisas, e das transformações que têm provocado na prática social de ensinar" (p.71), de modo que os saberes escolares haverão de ter pleno significado social, convergindo com as exigências e complexidades que a sociedade apresenta. Eis pois, que necessitamos apurar este olhar a partir do terreno que pisam os nossos egressos.
Público Alvo
Egressos dos cursos de licenciaturas (Geografia, Música, Letras, Matemática e Física), bacharelado em zootecnia, técnico integrado em Química e Técnico subsequente em Agropecuária, Alimentos e Edificações.
Objetivo Geral
Promover a participação dos egressos dos cursos de licenciaturas (Geografia, Música, Letras, Matemática e Física), bacharelado em zootecnia, técnico integrado em Química e Técnico subsequente em Agropecuária, Alimentos e Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE Campus Crateús em oportunidades de formação continuada, projetos de pesquisa e/ou extensão, concursos/oportunidades de emprego a partir de informações compartilhadas pela Instituição.
Objetivo Específico
- Contatar e solicitar a adesão/participação dos estudantes egressos dos cursos regulares do IFCE/Campus Crateús no projeto, identificando a situação funcional de cada um e o índice de ocupação, considerando os alunos que concluíram seus cursos entre o período de 2022.1 até 2023.2; - Estabelecer uma relação entre a atuação profissional e a formação inicial recebida pelos egressos, por meio de aplicação de questionários, como forma de colaborar na atualização dos Projetos Pedagógicos dos Cursos; - Realizar momentos de integração e compartilhamento para a participação dos egressos - Elaborar e alimentar lista de oportunidades de formação continuada, projetos de pesquisa e extensão, e concursos ou vagas de emprego, através de informações compartilhadas por e-mails cadastrados e divulgadas no site da Instituição.
Metodologia
O projeto de acompanhamento de egressos visa investigar a inserção no mercado de trabalho dos egressos dos cursos e reintegrar os egressos a algumas rotinas e oportunidades do campus, promovendo continuidade e a verticalização dos seus estudos e a efetividade da formação curricular oferecida em relação às demandas da prática profissional. A coleta e organização dos dados será realizada por meio de pesquisa de natureza qualitativa e características do enfoque quantitativo que, associados, poderão permitir uma apreensão mais fidedigna da realidade. Os dados quantitativos fornecerão informações quanto ao número de estudantes egressos em cada curso, alocação desses estudantes no mundo trabalho, dentre outros. Nessa perspectiva, o principal instrumento de coleta de dados se constitui de questionário online (disponível no Apêndice Único), por meio do Google Forms, elaborado com perguntas fechadas, nas quais o respondente não tem a possibilidade de expressar opiniões livremente, mas apenas selecionar dentre opções dadas aquela(s) que melhor se adequem ao seu perfil; e, perguntas abertas, nas quais os respondentes podem expressar suas opiniões. A interpretação dos dados obtidos no questionário será estruturada nas seguintes categorias: perfil geral (idade, ano de conclusão e tempo de conclusão do curso); trajetória acadêmica/avaliação do curso e da instituição; e informações profissionais. Os egressos serão convidados a participar de atividades de (re)integração a algumas rotinas do campus, de acordo com a sua disponibilidade e conveniência, em relatos de experiências como ex-estudantes do campus, para a comunidade acadêmica e demais participantes do “Universo IFCE” (evento realizado pelo campus no mês de novembro de 2024) e em oportunidades de formação continuada, projetos de pesquisa e/ou extensão, concursos/oportunidades de emprego, a partir de informações compartilhadas via e-mails cadastrados, bem como no site da Instituição. Serão realizadas reuniões quinzenais entre o coordenador do projeto e o bolsista para alinhar ações e analisar os obstáculos encontrados durante a execução das etapas. O projeto será desenvolvido em 5 etapas, descritas a seguir: 1ª etapa: identificação e coleta de dados de contato, junto à Coordenadoria de Controle Acadêmico (CAA), dos estudantes egressos que concluíram seus cursos entre o período de 2022.1 até 2023.2; 2ª etapa: realização de contato, por meios diversos, dos estudantes egressos dos cursos regulares do IFCE/Campus Crateús, e solicitação da participação destes por meio do questionário de levantamento de dados (Google Forms); 3ª etapa: análise dos dados a partir das categorias elencadas anteriormente e organização de banco de registro de alunos egressos, por curso, a partir de categorias já mencionadas; 4ª etapa: realização do seminário de integração dos egressos, de rodas de conversa e compartilhamento de experiências. Egressos levantados na etapa anterior serão convidados a participar de eventos no campus, organizados com a finalidade de promover o compartilhamento de experiências sobre sua inserção no mundo do trabalho. Esses eventos serão realizados ao longo dos meses de setembro, outubro e novembro, a partir do interesse dos egressos, junto aos cursos no qual se formaram. Cada evento será divulgado interna e externamente, com mobilização, inscrições e certificação de participação. Haverá ainda a criação e alimentação de lista de contatos para divulgação de oportunidades de cursos, projetos e ações desenvolvidas pelo IFCE. Realização do Universo IFCE com a participação de egressos como protagonistas (palestras, oficinas e minicursos) 5ª etapa: comunicação dos resultados (CPA, DE, sociedade) no site institucional, para o e-mail dos participantes e . Opcionalmente, os resultados da pesquisa desenvolvida poderão ser comunicados em eventos científicos (comunicações orais) e/ou em publicação de artigos em anais de eventos e/ou revistas científicas qualificadas. As entregas das etapas visam o mapeamento do perfil dos egressos dos cursos de regulares do IFCE/Campus Crateús com criação de banco de registro atualizado, (re)integração desses egressos à rotina do campus, seja por meio de projetos (extensão, pesquisa, outros) ou de cursos de formação continuada e promover uma reflexão aos coordenadores dos cursos sobre a necessidade de reformulação de Projeto pedagógico dos cursos e a criação de novos cursos de formação continuada.