Exibir Ação

Campus:
CAMPUS MARACANAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Exercícios Resistidos Orientados - E.R.O.
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Saúde Humana
Data de Início:
16/09/2024
Previsão de Fim:
15/09/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Aquiraz
Caucaia
Eusébio
Fortaleza
Guaiúba
Itaitinga
Maracanaú
Maranguape
Pacajus
Pacatuba
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Formas de Divulgação:
Áudio
Folder
Sistema acadêmico
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Jean Carlo Vidal dos Santos
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Carlos Alberto Ferreira Menezes SECRETARIA DE ESPORTES DE Maracanaú Integrante Sem vínculo Não 20 16/09/2024 15/09/2025
Helloyne Cabral SECRETARIA DE ESPORTES DE Maracanaú Integrante Sem vínculo Não 20 16/09/2024 15/09/2025
Jean Carlo Vidal dos Santos IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 16/09/2024 15/09/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Secretaria de Esportes de Maracanaú Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Observando que atualmente pais e/ou responsáveis acompanham seus filhos(as) petizes para participação em projetos de extensão oferecidos pelo Instituto Federal do Ceará - campus Maracanaú, em parceria com a Secretaria de Esportes de Maracanaú, estão ficando determinado tempo na ociosidade a espera dos mesmos, considerando que nosso campus possui área reservada para prática de exercícios resistidos (Musculação). Entende-se como salutar "unir o útil ao agradável", ou seja, ao tempo que as crianças praticam suas atividades, os adultos que acompanham fariam uso do espaço com acompanhamento profissional e equipamento fitness adequado. Sabendo que o tempo das pessoas é cada vez mais exíguo, entendemos como uma iniciativa promissora. Os "Exercícios Resistidos no Espaço Fitness Acadêmico: Promovendo Saúde e Bem-Estar à Comunidade" . Contextualizando, O que é o treino resistido? Como o próprio nome diz, o treinamento resistido é um tipo de treino, que é realizado contra alguma resistência e esta pode ser através de pesos, máquinas ou até o peso corporal. Sendo assim, a musculação e a calistenia são exemplos de treinamento resistido efetuados por praticantes de exercício físico. Benefícios e vantagens de realizar o treinamento resistido consiste na aquisição e o preservação da saúde das pessoas, pois promove adaptações que são interessantes no aspecto da qualidade de vida da população, como por exemplo: Maior força e resistência muscular; Diminuição do percentual de gordura; Diminuição dos níveis de glicose no sangue; Aumento de massa muscular; Melhora da densidade mineral óssea; Melhora da saúde cardiovascular. O treinamento resistido é uma excelente ferramenta para quem busca ganhar força, massa muscular, emagrecer. Porém, seus benefícios não param por aí, também é recomendado para evitar lesões, prevenir diversas patologias, assim como também auxilia pessoas em processo de reabilitação. Portanto, para poder obter melhores resultados com o treinamento resistido é importante que o treino esteja adequado de acordo com o grau de condicionamento de cada praticante e assim possa atender as suas necessidades. Dessa forma, é muito importante ter um profissional de Educação Física à disposição antes de iniciar qualquer programa de treinamento. Por se tratar de um ambiente "controlado" o uso de exercícios resistidos pode ser implementado de forma eficaz e segura no espaço fitness dentro da Instituição, contribuindo para a melhoria da saúde da comunidade externa, dos estudantes, terceirizados, servidores e professores. No aspecto mental os estudos corroboram com a redução do estresse, melhora da autoestima, combate à ansiedade e depressão, além da melhora do desempenho acadêmico, contribuição para a melhora da concentração, disposição e desempenho acadêmico dos estudantes. Assim esse projeto poderá promover o Bem-Estar, na perspectiva de incentivar à prática regular de atividades físicas, criando hábitos saudáveis na comunidade acadêmica. A nossa estrutura de espaço fitness possui limitações ,mas pode proporcionar aquisições básicas nas rotinas de treino para iniciantes e de médio nível de treino, são 50m² dentro do Ginásio Poliesportivo do campus, com sete equipamentos de uso para ergometria, e 10 aparelhos específicos para a prática, além de halteres e anilhas de diversos pesos e medidas, com 15 barras para composição, colchonetes, steps para uso individual, ligas, elásticos, cordas e espelhos para correção de movimento. Quando ao Layout do espaço e Segurança, são pontos importantes para um treinamento básico, as medidas de segurança seguem protocolos rígidos para evitar lesões, com solicitação prévia de atestado médico e será realizado uma avaliação física preliminar com anamnese. Utiliza-se pelos profissionais de educação física protocolos e metodologias de treinamento adequadas ao espaço, ao público alvo e a programação de exercícios, os exercícios resistidos podem ser programados para diferentes objetivos, como ganho de força, hipertrofia, resistência muscular e condicionamento físico geral, preconiza-se a individualização e a adaptação com ênfase a importância de adaptar os exercícios às necessidades e capacidades individuais dos usuários, considerando fatores como idade, condição física e possíveis limitações físicas. A supervisão e orientação, será conduzida por profissionais qualificados (Professores de Educação Física), oferecidos pela parceria da Secretaria de Esportes do município de Maracanaú, garantindo a correta execução dos exercícios e prevenção de possíveis lesões. No caso de programas especiais de treinamento para Iniciantes menores de idade, é proposto programas introdutórios para quem está começando na prática de exercícios resistidos. Acessibilidade e Inclusão é um dos pilares do Setor de Esportes e Educação Física (SEFE), onde medidas para garantir que todos os membros da comunidade externa e acadêmica, incluindo aqueles com necessidades especiais, possam participar das atividades no espaço fitness. As avaliações de resultados será baseada no monitoramento de progresso , nas medidas corporais, usando plataforma de avaliação física de acesso livre, onde métodos para acompanhar o progresso dos usuários (ex.: testes de força, medições antropométricas) serão utilizadas. Facilitando os feedbacks e ajustes dos usuários para ajustar e melhorar continuamente os programas de exercícios. Utilizar-se-ão exemplos de sucesso apresentando os estudos de caso, colhendo, analisando e apresentando exemplos de sucesso com programas de exercícios resistidos e os resultados obtidos. Tendo nos depoimentos dos que usam o espaço o relato dos benefícios significativos. Concluímos que o projeto poderá promover a saúde e bem-estar na comunidade e instituição, aproveitando o espaços e os recursos provenientes da parceria.
Justificativa
Tal projeto se justifica por uma tríade fundamental, ambiente adequado e seguro, profissionais com expertise e imprescindível para a busca por bem estar e saúde, nosso missão institucional, vale lembrar é : "Produzir, disseminar e aplicar os conhecimentos científicos e tecnológicos na busca de participar integralmente da formação do cidadão, tornando-a mais completa, visando a sua total inserção social, política, cultural e ética." Dito isso, o projeto converge suas ações para aquilo que temos, como fazemos e para aquilo que almejamos, para o uso de um espaço fitness dentro de um ambiente escolar e acadêmico foi elaborado destacando a importância de promover a saúde e o bem-estar da comunidade acadêmica, bem como o impacto positivo na qualidade de vida, desempenho acadêmico e integração social. A utilização do nosso espaço fitness dentro do campus Maracanaú é essencial para promover a saúde física e mental da comunidade externa, abarcando aqueles adultos que acompanham seus filhos(as) para participação em outros projetos de extensão e acabam por ficar ociosos a espera dos mesmos. Numa prospecção realizada em projetos anteriores o perfil dessas pessoas são, de idade que varia de 30 a 65 anos, majoritariamente mulheres, que pela rotina doméstica não possuem tempo, recursos e disponibilidade para deixar os filhos(as) com terceiros, ora, se normalmente as atividades dos petizes acontecem no contra turno escolar das crianças, essa mãe, mulher, trabalhadora e/ou do lar não teria condições de cuidar de sua saúde, então o projeto vem de encontro para sanar e/ou mitigar os efeitos deletérios da sobrecarga familiar, domestica ou laboral. Já no o segmento acadêmico, abrangendo estudantes, professores, servidores e terceirizados a lógica temporal é a mesma a priori, pratica exercícios no ambiente de estudo e/ou trabalho apresenta inúmeras vantagens no que tange tempo para concluir afazeres. Por se tratar de um ambiente controlado (acadêmico), onde a carga de trabalho acadêmico e as pressões psicológicas são frequentemente elevadas, a prática regular de atividades físicas se torna uma ferramenta indispensável para a manutenção do bem-estar e da qualidade de vida. O espaço fitness oferecerá uma oportunidade acessível e segura para a prática de exercícios físicos, que são fundamentais na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, hipertensão, diabetes tipo 2, e doenças cardiovasculares. Estudos comprovam que a prática regular de exercícios resistidos e aeróbicos contribui para a melhora da composição corporal, aumento da força muscular, melhora do condicionamento cardiovascular e fortalecimento do sistema imunológico. A prática de atividades físicas, incluindo exercícios resistidos, tem sido amplamente reconhecida como uma forma eficaz de reduzir os níveis de estresse, ansiedade e depressão. Em um contexto escolar e universitário, onde os desafios acadêmicos podem gerar altos níveis de estresse, a disponibilização de um espaço fitness permite que os membros da comunidade acadêmica encontrem uma válvula de escape saudável, contribuindo para a estabilidade emocional e o equilíbrio psicológico. Consequentemente poderemos ter melhoria do desempenho acadêmico, pois há uma relação comprovada entre a prática regular de exercícios físicos e a melhora do desempenho cognitivo. Estudantes que mantêm uma rotina de atividades físicas apresentam maior capacidade de concentração, melhor memória e, consequentemente, um desempenho acadêmico superior. O espaço fitness nesse local ao incentivar a prática regular de exercícios, contribui diretamente para o aprimoramento das habilidades cognitivas e o sucesso acadêmico dos estudantes. No quesito integração e socialização essa condição de utilização tanto da comunidade externa, quanto a interna o espaço fitness também serve como um ponto de encontro e interação entre os membros das comunidades, deixamos de ser uma "ilha" para seletos e começamos a estimular a sociedade a ter esse local como seu. A prática de atividades físicas em grupo promove a socialização, o trabalho em equipe e o desenvolvimento de relações interpessoais saudáveis. Esse ambiente de convivência é crucial para o fortalecimento dos laços comunitários dentro e fora desse ambiente, podendo promover um clima de cooperação e apoio mútuo. No aspecto da finalidade social do campus temos ainda, a inclusão e acessibilidade, pois a disponibilização de um espaço fitness pode garantir que todos os membros da comunidade externa e acadêmica, independentemente de suas condições socioeconômicas, tenham acesso a instalações adequadas para a prática de exercícios físicos. Isso é especialmente relevante para contemplar a visão institucional, importante para aqueles (as) que podem não ter acesso a academias fora do ambiente de estudos, promovendo assim a equidade e a inclusão. Para que realmente seja alcançado a nossa maior busca institucional que é o desenvolvimento Integral dos estudantes, esse espaço fitness contribui para a formação integral dos estudantes, alinhada à missão educativa do IFCE. A prática regular de atividades físicas não apenas apoia o desenvolvimento físico, mas também incentiva valores como disciplina, perseverança, autoconfiança e bem-estar, fundamentais para a formação de profissionais e cidadãos comprometidos com uma vida equilibrada e saudável. A implementação desse projeto e o uso de um espaço fitness na Instituição são justificados pelo seu papel central na promoção da saúde, bem-estar e integração social da comunidade acadêmica. Ao proporcionar um ambiente propício para a prática de atividades físicas, reafirmando nosso compromisso com o desenvolvimento integral de seus membros, contribuindo para a formação de indivíduos mais saudáveis, equilibrados e preparados para os desafios da vida acadêmica e profissional.
Público Alvo
Até 100 praticantes adultos do entorno e regiões vizinhas que acompanham seus filhos (as) menores, que frequentam atividades esportivas de projetos de extensão promovidas pelo campus. Em horários de 8h às 16h, de segunda a sexta feira.
Objetivo Geral
Propiciar exercícios resistidos com acompanhamento qualificado em ambiente acadêmico , seguro em que se possa minimizar os efeitos negativos do excesso de atividades laborais e/ou acadêmicas, integrando a prática de atividade física no cotidiano escolar, favorecendo e dinamizando horários e condições de acesso, contribuindo para a promoção e prevenção em saúde, para a formação integral dos estudantes, promovendo a saúde física e mental, além de fortalecer o vínculo da instituição com a comunidade local. Favorecendo condições de acesso aos estudantes, professores, funcionários do Instituto Federal do Ceará e aos moradores das comunidades vizinhas, com ênfase em crianças, jovens e adultos que busquem uma oportunidade para iniciar ou manter a prática regular de atividades físicas, prevenindo, promovendo, propiciando, estimulando e possibilitando acesso a vivência e prática do referido esporte com orientação profissional, com material esportivo adequado e ambiente saudável entre os praticantes de todo município e do Instituto através do fomento da prática de exercícios resistidos.
Objetivo Específico
- Vivenciar nos exercícios resistidos possibilidades de saúde e bem estar; - Atender de maneira direta até 100 adultos semanalmente e indiretamente impactar as famílias envolvidas no município de Maracanaú; - Aproximar a comunidade das atividades desenvolvidas pelo IFCE - Campus Maracanaú reforçando sua identidade local; - Identificar e amenizar através das avaliações e anamneses possíveis problemas físicos e/ou psicológicas, como depressão, patologias físicas e mentais nas pessoas envolvidas no projeto; - Melhorar as condições gerais de saúde dos participantes; - Favorecer a assiduidade dos alunos no ambiente escolar; - Verificar a evolução dos alunos com relação à modalidade praticada; - Possibilitar aos envolvidos no processo meio e ocasião para observar possíveis déficits motores e/ ou de relação pessoal; - Estimular mecanismos de se desenvolver a autoestima do praticante; - Propiciar discussões e reflexões sobre o papel social dos pais e/ou responsáveis na comunidade e nos espaços de formação; - Possibilitar vivências de controle corporal; - Aproximar a comunidade das atividades desenvolvidas pelo IFCE - Campus Maracanaú reforçando sua identidade local; - Identificar e amenizar possíveis dificuldades de relacionamento; - Verificar a evolução dos alunos com relação à modalidade praticada; O impacto esperado com a implementação do projeto é a de uma adesão significativa a referida atividade de maneira regular, redução dos índices de sedentarismo na comunidade acadêmica e local, além da criação de um ambiente de convivência saudável e colaborativo. A longo prazo, a iniciativa visa transformar essa modalidade em um catalisador para o desenvolvimento social, educacional e cultural dos participantes.
Metodologia
Essencialmente o projeto terá 05 etapas nos primeiros trinta (30) dias, quais sejam: 01 - Divulgação do projeto; 02 - Inscrições; 03 - Diagnóstico das condições de saúde da população atendida (avaliação física); 04 Desenvolvimento e adequação das atividades; 05 - Relatório inicial do projeto. Para cumprir as etapas, o público participante será distribuído em horários, organizados de modo a não sobrecarregar o espaço, como os praticantes irão realizar seus treinos no horário de atividade de seus filhos (as), a organização será naturalmente seguida por essa rotina, a quantidade máxima de 15 indivíduos por horário, pode-se ampliar o número de praticantes dependendo da metodologia de treinamento, serão duas aulas semanais para cada uma das turmas. As aulas serão desenvolvidas no período de 50'(cinquenta minutos), sendo ministradas pelo autor do projeto, professor efetivo do IFCE com auxilio de dois profissionais de educação física voluntários cedido pela Secretaria de Esporte de Maracanaú. Após avaliação preliminar e entrega de ATESTADO MÉDICO, as metodologias de treino serão aplicadas conforme o entendimento do perfil e objetivo do aluno: hipertrofia, emagrecimento, resistência muscular, força, potência, entre outros. A partir disso, os métodos de treino podem ser criados com base em alguns elementos principais, que ditarão a variação para a conquista dos resultados específicos. Baseados em protocolos já bem definidos em pesquisas na área de treinamento, quanto as Séries, onde trata-se do número de repetições em que o aluno realiza determinado exercício, em sequência e sem interrupção. Entre as séries, é importante que haja certo tempo de descanso – o qual também será definido de acordo com o método de treino. Chamamos de séries básicas aquelas que se repetem uma a duas vezes por exercício. As séries intermediárias repetem de três a quatro vezes cada exercício. E as avançadas, mais de cinco vezes. Temos outro fator importante que são as repetições, que nada mais é que a execução completa de um exercício que, na musculação consiste no levantamento do peso e retorno à posição inicial. Assim como nas séries, o número de repetições é um dos elementos que define o método de treino. O item muito relevante para o treinamento é o Intervalo de descanso, conforme citado anteriormente, entre as séries deve existir o intervalo de descanso, que é o momento em que o aluno deixa de fazer qualquer movimento para recuperação muscular. Estudos comprovam que os intervalos podem variar em, 30 a 90 segundos para estimular a hipertrofia muscular. 2 a 5 minutos para aumentar a força, sem gerar hipertrofia. 20 segundos a 2 minutos, para aumentar a resistência muscular. 60 a 120 segundos, para alunos iniciantes. Já na Intensidade onde o nível de esforço aplicado durante o exercício, que dependendo do método de treino, pode ir desde um nível baixo até chegar à exaustão muscular, vale reforçar que a intensidade nem sempre está atrelada à carga usada nos exercícios. Para a hipertrofia muscular, por exemplo, a qualidade da execução do movimento é ainda mais importante. E para finalizar a velocidade de execução , chamado de cadência na musculação, esse elemento também determina o estímulo para a hipertrofia muscular. O tempo da realização do exercício é calculado por meio de duas fases, podendo ser concêntrica, quando há o encurtamento, tensão e contração dos músculos e excêntrica, com foco no alongamento dos músculos. Há um tempo ideal para a realização de cada fase dependendo do método de treino escolhido. Aqui vale reforçar que a velocidade incorreta é um dos atributos que mais favorece as lesões nos alunos. Dito isso, a frequência semanal poderá variar de duas a quatro vezes na semana, para isso, o ideal é que o professor através de avaliações periódica vá ajustando os itens principais do treino para oferecer o meio mais adequado para cada perfil de atleta.