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Campus:
CAMPUS UMIRIM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Múltiplos olhares: percepção sobre inclusão no ambiente escolar
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
06/09/2024
Previsão de Fim:
31/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
150
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 01/2024 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
São Luís do Curu
Umirim
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Frequência
Reunião
Debate
Formas de Divulgação:
Cartaz
Folder
Redes sociais
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Alexsandra Sombra Araujo
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alexsandra Sombra Araujo IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 06/09/2024 30/12/2024
Emanoela Vieira Mendes de Sousa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 06/09/2024 30/12/2024
Kaylane Evelyn Rodrigues da Costa IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 06/09/2024 30/12/2024
Patricia Vieira Costa de Paula IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 06/09/2024 30/12/2024
Sameque do Nascimento Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 06/09/2024 30/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Olhar além do óbvio nos permite alcançar o que por vezes passa despercebido. O presente trabalho busca enxergar nas entrelinhas do convívio escolar o que se oculta a uma primeira vista. Nesse sentido, o intuito desse projeto é perceber, como as necessidades específicas acontecem nesse ambiente; quais suas dinâmicas, restrições, desafios e especialmente, visibilidade. Desse modo, promover ações que contribuam para uma dinâmica que incorpora as necessidades em sua trama corriqueira é colaborar para a permanência desse grupo discente que existe não somente no Campus, mas em todas as escolas da região. Tais ações fortalecerão o núcleo e servirão de base para docentes, internos e externos à instituição, bem como o público em geral.
Justificativa
Conhecer o corpo discente de uma escola não é um trabalho meramente matemático, mas diverso, podendo ser visto como um prisma. Identificar e reconhecer necessidades específicas, algumas vezes ocultadas por receios de aceitação, deve ser uma meta constante para o público que compõe o ambiente escolar. Entender os transtornos e dificuldades que existem na dinâmica escolar é vital para uma educação que pretende dar a todos oportunidades de desenvolvimento. Nesse sentido, a presente proposta pretende ampliar o leque de discussões sobre inclusão e seus desafios, construídas a partir da realidade local, considerando literaturas, relatos e palestras que promovam um melhor olhar sobre a importância da inclusão.
Público Alvo
População de Umirim, São Luis do Curu e demais cidades atendidas pelo IFCE de Umirim. Aproximadamente 300 pessoas, familiares e responsáveis pelos alunos.
Objetivo Geral
Promover ações que colaborem para uma melhor compreensão das necessidades específicas e transtornos de aprendizagem que permeiam o ambiente escolar, envolvendo o público interno e externo do Campus.
Objetivo Específico
• Identificar as principais necessidades específicas encontradas no ambiente escolar, por meio de pesquisa e debate; • Realizar estudos e discussões sobre temas específicos da educação inclusiva, com a comunidade interna e externa, de modo presencial e remoto; • Promover palestras e lives com convidados externos sobre relatos de experiência e superação; • Realizar busca de materiais biográficos e visuais que auxiliem na produção de materiais para estudo, tanto para membros, quanto para comunidade externa, no intuito de auxiliar na prática inclusiva;
Metodologia
A proposta começará com uma pesquisa de campo de natureza quali-quantitativa, realizada a princípio no público discente do Campus. Participarão da pesquisa os alunos dos cursos regulares de nível técnico e superior, que responderão um formulário de consulta com coleta de dados sobre dificuldades na esfera física e cognitiva. Por ocasião da coleta também serão buscadas informações referentes às questões socioculturais. O instrumento para a coleta desses dados será um formulário disponibilizado por meio da plataforma google forms. Fará parte do formulário um termo de consentimento, livre e esclarecido, visto que, as questões só serão disponibilizadas para aqueles que concordarem em participar da pesquisa. Os dados obtidos serão posteriormente analisados, apresentados na forma de tabelas, gráficos e falas e confrontados com a literatura pertinente. Esses dados trarão consigo não só o perfil do Campus, mas das cidades que enviam discentes para formação no IFCE de Umirim. No bojo da compreensão das necessidades serão realizados estudos, palestras e lives para o público interno e externo no intuito de prover e ampliar o conhecimento sobre tais necessidades, colaborando desse modo com as escolas da região e com o convívio social.