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Campus:
CAMPUS AVANÇADO DE JAGUARUANA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
LETRAMENTOS RACIAIS EM REDES (LETRAR): OFICINAS E CARTILHAS EM TEMÁTICAS AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
04/09/2024
Previsão de Fim:
31/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 01/2024 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Aracati
Itaiçaba
Jaguaruana
Palhano
Russas
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Reunião
Debate
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Folder
Site institucional
Redes sociais
Convite
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Rita de Kassia Kramer Wanderley
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Teresa Oliveira Gonzaga e Silva E.E.F.Gerardo Correia Lima Integrante Sem vínculo Não 3 04/09/2024 31/12/2024
Andreia Alves Monteiro IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 04/09/2024 31/12/2024
Francisco Fábio da Silva Universidade Estadual do Ceará Integrante Sem vínculo Não 3 04/09/2024 31/12/2024
Joao Eudes Portela de Sousa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 04/09/2024 31/12/2024
Jorge Henrique Ribeiro da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 05/09/2024 31/12/2024
Ramon Moreira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 04/09/2024 31/12/2024
Rita de Kassia Kramer Wanderley IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 04/09/2024 31/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Os debates sobre a questão racial no Brasil, nos últimos anos, ganharam força, a partir de uma série de políticas públicas de afirmação e defesa dos direitos das pessoas negras e indígenas. Exemplos disso são as Leis nº10.639/2003 e nº 11.645/08, para a inclusão no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Apesar desses esforços e de vários avanços dessas pautas nas mídias tradicionais (TV, cinema, rádios) e alternativas (redes sociais, por exemplo), nota-se a necessidade de se continuar investindo na formação institucional, educacional e popular para a autoconsciência racial, numa perspectiva histórica e política. O conceito de letramento racial chega ao Brasil, após sua formulação nos EUA por France Trine, com a intencionalidade de formar para a desconstrução do racismo nas identidades brancas norte-americanas. No Brasil, a partir de Shucman (2012), o letramento racial passa a agregar novos objetivos, que incluem formar os cidadãos racializados a, também, se reconhecerem em suas possíveis identidades ancestrais para, então, agir socialmente contra o racismo e lutar contra as relações de opressão em que estão implicados e determinados. Nosso projeto visa desenvolver uma prática extensionista formativa na última perspectiva, na tentativa de incluir todas as identidades a refletir sobre conceitos-chave da pesquisa sobre raça que auxiliam a mudança de práticas sociais a partir do reconhecimento de estruturas históricas, tensões sociais e identidades sociais.
Justificativa
As ações se propõem a oferecer instrumentos legais, teóricos e práticos para a conscientização, mudança de atitudes e de discursos, combatendo o racismo, a violência de gênero e raça e o silenciamento étnico. Além disso, busca-se difundir informações sobre produções acadêmicas e artístico-culturais de autoria indígena e negra. As oficinas são uma ação para promover encontros de reflexão e capacitação para o conhecimento e a valorização da história dos povos africanos, da cultura afro-brasileira, da cultura indígena e da diversidade na construção histórica, cultural e social do país. Já a concepção, elaboração, diagramação/editoração e publicação das cartilhas são uma ação que leva ao aumento do acervo bibliográfico e webgráfico relacionado à educação étnico-racial no campus e nas comunidades envolvidas.
Público Alvo
Profissionais da educação estadual e municipal de Jaguaruana. Espera-se obter um público direto de, ao menos, 30 pessoas nas oficinas. Considera-se os profissionais externos como multiplicadores das formações, que serão pensadas e compartilhadas para serem reproduzidas principalmente na educação básica. Também espera-se que ampliem a difusão das cartilhas informativas a respeito das temáticas abordadas nas oficinas.
Objetivo Geral
Promover o letramento racial a partir de um paradigma decolonial, didatizando conceitos-chave e situando reflexões teórico-filosóficas em contextos locais.
Objetivo Específico
Realizar oficinas formativas sobre os temas: racismo estrutural, branquitude, colorismo e políticas indigenistas no Brasil. Divulgar instrumentos legais que concernem aos debates raciais e indígenas no Brasil; Elaborar cartilhas educativas para divulgar, veicular e promover campanhas anti-racistas e indigenistas.
Metodologia
Haverá, com o bolsista e os membros do Neabi, encontros semanais às quartas-feiras, durante duas horas. Mais duas horas serão reservadas para leitura, sistematização, planejamento e elaboração das cartilhas para as oficinas. As oficinas e cartilhas serão realizadas em conjunto, a partir das etapas: 1) seleção e leitura de bibliografia básica sobre as temáticas; 2) rodas de debate sobre os temas entre membros do NEABI; 3) pesquisa e seleção de metodologias adequadas à abordagem dos temas com o público-alvo; 4) planejamento das oficinas e produção de cartilhas educativas; 5) execução das oficinas. As metodologias de execução das oficinas serão definidas durante o período de planejamento e de debates, mas devem priorizar as práticas dialógicas de interação, que envolvam as vivências e narrativas dos participantes. Algumas práticas sugeridas, a princípio: estudos de relatos pessoais/estudos de caso; análises experimentais e comportamentais a partir de situações concretas; análise de leis, notícias, casos reais à luz de ideias e teorias acadêmicas; estudo de textos dos séculos 18 e 19 para cotejo com análises de textos contemporâneos; dinâmicas de grupo; além de momentos expositivos, palestras, com leituras e debates. As oficinas serão divulgadas nas redes sociais do IFCE Jaguaruana e no site oficial da Instituição. Além disso, será realizada uma parceria com a CREDE 10 - Jaguaruana e a Secretaria Municipal de Educação para divulgação presencial nas escolas do Estado e do Município. O projeto será difundido, também, na rádio municipal 104.9. A avaliação do projeto será realizada por meio de formulário. Verificar-se-á se os objetivos centrais foram alcançados e se os participantes pretendem reproduzir os conteúdos em formações posteriores. No caso da comunidade interna, buscar-se-á investigar se os participantes pretendem se engajar nas pautas e se percebem mudanças em pontos de vista e em atitudes relacionadas às questões raciais e indígenas. A respeito das cartilhas, será realizada uma campanha de compartilhamento e serão buscados recursos para distribuição em escolas, instituições públicas e em parceria com movimentos sociais.