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Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Conexão Egressos: Trajetórias e Transformações
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Profissional
Data de Início:
03/09/2024
Previsão de Fim:
31/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1500
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 01/2024 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
Programa de Acompanhamento ao Egresso - PROAE
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Acaraú
Alcântaras
Cariré
Carnaubal
Cruz
Forquilha
Frecheirinha
Graça
Groaíras
Massapê
Meruoca
Moraújo
Morrinhos
Mucambo
Pacujá
Pires Ferreira
Reriutaba
Santana do Acaraú
Santa Quitéria
São Benedito
Senador Sá
Sobral
Tianguá
Ubajara
Varjota
Viçosa do Ceará
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Frequência
Reunião
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Glawther Lima Maia
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Amanda Mazza Cruz de Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/09/2024 31/12/2024
Daniele Maria Alves Teixeira Sa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/09/2024 31/12/2024
Eliano Vieira Pessoa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/09/2024 31/12/2024
Francisca Alessandra Januario de Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 03/09/2024 31/12/2024
Glawther Lima Maia IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 03/09/2024 31/12/2024
Jorge Alberto Bezerra Fernandes IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/09/2024 31/12/2024
Juliana Silva Liberato IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 03/09/2024 31/12/2024
Juliano Matos Palheta IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 03/09/2024 31/12/2024
Maria Rosalia de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 03/09/2024 31/12/2024
Marilia Duarte Guimaraes IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/09/2024 31/12/2024
Rhuan da Silva Nunes Egresso do IFCE Integrante Sem vínculo Não 2 03/09/2024 31/12/2024
Tiago de Oliveira Braga IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 03/09/2024 31/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Conselho Superior do IFCE aprova, em 26 de novembro de 2018, o Regulamento do Programa de Acompanhamento ao Egresso dos Cursos Regulares do IFCE e estabelece que, a partir dessa data, entra em vigor a resolução anexada ao processo SEI 23255.009463/2018-88. A Coordenação de Estágio e Acompanhamento de Egressos do IFCE, vinculada a Pró-reitora de Extensão, criou proposta de regulamentação para a atividade de acompanhamento de egressos no IFCE observando o Art. 9o, da Portaria MEC No 646/97, que afirma: "As instituições federais de educação tecnológica implantaram, em articulação com a SEMTEC e com os órgãos de desenvolvimento econômico e social dos Estados e Municípios, mecanismos permanentes de consulta aos setores interessados na formação de recursos humanos, objetivando: I - Identificação de novos perfis de profissionais demandados pelos setores produtivos; II - Adequação da oferta de cursos às demandas dos setores produtivos. Parágrafo único. Os mecanismos permanentes deverão incluir sistema de acompanhamento de egressos e de estudos de demanda de profissionais." A partir desse regulamento, foi instituído o Programa de Acompanhamento ao Egresso - PROAE dos Cursos Regulares do IFCE. No IFCE campus Sobral, foi emitida a primeira portaria de Comissão de acompanhamento de egresso, PORTARIA Nº 5002/DG-SOB/SOBRAL, DE 28 DE JUNHO DE 2023, composta de 07 (sete) professores, 02 (dois) técnicos administrativos, um aluno e um egresso.
Justificativa
Segundo o Regulamento do PROAE, o IFCE entende que a aprendizagem é um processo contínuo, pois quando o egresso encontra na instituição de ensino um espaço de atualização permanente do conhecimento, ele amplia e fortalece as relações com a Instituição. Tais relações permitem a Instituição avaliar-se e renovar-se permanentemente. Por isso, o egresso deve ter espaço importante no processo de Avaliação Institucional. A intenção é que todos os egressos participem dessa interação, construindo um espaço de desenvolvimento profissional e de atualização científica. Para ampliar as ações da Comissão de acompanhamento de egresso e consolidar a política de egresso do Campus entendendo que a aprendizagem é um processo contínuo a troca de conhecimento entre os Egressos e alunos matriculados as ações voltada ao egresso devem ir além de avaliação e de mapeamento. Esse projeto justifica-se por proporcionar diferentes ações para consolidar a política de egresso no IFCE Campus Sobral. No regulamento do PROAE estão descritos os princípios do Programa de acompanhamento de egressos: I – valorização profissional: o primeiro compromisso de uma instituição de ensino e proporcionar aos acadêmicos uma formação inicial e continuada que dê subsídios para a construção de uma carreira profissional exitosa. A formação técnica e humana proporcionada pelo IFCE deve ser uma base segura a partir da qual o profissional acompanha as demandas da sociedade e do mundo do trabalho. O IFCE acredita que valoriza o profissional formado quando mantém vínculos com ele, permitindo que o espaço acadêmico seja uma referência e um local de oportunidades; II – relacionamento contínuo: o IFCE considera-se ponto de referência na vida do egresso, mantendo entre ambos uma relação de compromisso e afetividade. Eventos e ações continuadas envolvendo o egresso garantirão essa intencionalidade. Essa relação se estabelece em uma dupla direção na qual o egresso e o IFCE se dispõem a tornar-se parceiros na construção e atualização do conhecimento, assim como na avaliação e no aprimoramento da qualidade do ensino na Instituição; III – educação continuada: o IFCE acredita que a conclusão de um curso técnico e até mesmo de um curso de graduação está longe de ser o fim de um processo de formação profissional. O retorno do acadêmico a Instituição permite-lhe estar permanentemente em contato com a renovação, ampliação e geração de novos conhecimentos e saberes; IV – compromisso e responsabilidade com a comunidade: o caráter comunitário do IFCE exige que ele se mantenha atento ao seu compromisso e a sua responsabilidade com a comunidade. O egresso e o sujeito que estabelece a interface entre a instituição de ensino e as organizações públicas e privadas; V – avaliação e autoavaliação do profissional formado: o egresso e um dos sujeitos que contribui para a instituição lançar um olhar crítico sobre si, autoavaliando-se. No processo da Avaliação Institucional, o egresso tem uma contribuição importante, uma vez que a sua vivência profissional lhe possibilita apontar as fragilidades e os pontos fortes do seu processo de formação. Dessa forma, ele traz elementos para a tomada de decisões em relação ao pensar e agir institucional; VI – continuidade e institucionalização: para a política de relação com os egressos ter efetividade, é preciso garantir: a articulação entre as ações; a continuidade das ações; a sistematização e o registro de procedimentos; o envolvimento dos gestores da instituição; avaliação permanente das ações; a manutenção de registros dos processos e eventos realizados. Comunidade externa beneficiada: Egressos do IFCE Campus Sobral. Bem como a comunidade externa interessada nas temáticas discutidas neste projeto. Comunidade interna beneficiada: Alunos e Servidores do IFCE.
Público Alvo
Egressos do IFCE Campus Sobral. Bem como a comunidade externa interessada nas temáticas discutidas neste projeto.
Objetivo Geral
Acompanhar as jornadas profissionais e pessoais dos egressos dos cursos regulares do IFCE campus Sobral, identificando as transformações resultantes da formação acadêmica, e fortalecer a conexão entre os ex-alunos e a instituição, com foco na melhoria contínua dos cursos oferecidos.
Objetivo Específico
I – Manter e expandir a integração dos egressos à comunidade acadêmica, promovendo um diálogo contínuo sobre suas experiências e trajetórias pós-formatura. II – Fortalecer o vínculo institucional com os egressos por meio de ações de suporte, networking, e reconhecimento de conquistas, visando o engajamento e o sentimento de pertencimento à instituição. III – Promover a valorização dos egressos por meio da criação e implementação de ações que destacam suas realizações e estimulam o compartilhamento de conhecimento e inovação com a comunidade acadêmica. IV – Atualizar o sistema de acompanhamento que registra as trajetórias profissionais dos egressos, analisando o impacto do curso em suas vidas e gerando uma compreensão para o aperfeiçoamento curricular. V – Facilitar a comunicação contínua com os egressos, oferecendo recursos como cursos de capacitação e atualização profissional, além de identificar oportunidades de colaboração com empresas locais.
Metodologia
Realizar uma campanha de atualização de dados dos egressos por meio de e-mails, redes sociais, e formulários online, com acompanhamento semanal Divulgar atividades extracurriculares voltadas ao desenvolvimento técnico e profissional dos egressos, divulgando oportunidades de capacitação, palestras e cursos online, e avaliando a eficácia dessas ofertas por meio de formulários de feedback. Auxiliar na colaboração entre egressos e alunos através do Centro de Inovação Tecnológica (CIT), utilizando seus recursos para desenvolver projetos multidisciplinares, promovendo a inovação e a atualização profissional através da troca de experiências e da diversidade de ideias. Atualizar o cadastro das empresas parceiras e estabelecer contato com elas por meio de telefone e e-mail, acompanhando mensalmente as interações entre essas empresas e os egressos para fortalecer as oportunidades de emprego.