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Campus:
CAMPUS PARACURU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Inclusão sem limites: combatendo o bullying dentro e fora do IFCE
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
06/09/2024
Previsão de Fim:
30/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
25
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 01/2024 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Semi-Presencial
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Áudio
Cartaz
E-mail
Folder
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Sinara Socorro Duarte Rocha
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Leane de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 09/09/2024 30/12/2024
Sinara Socorro Duarte Rocha IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 09/09/2024 30/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto de intervenção em questão visa promover uma educação livre de bullying para os estudantes com e sem deficiência e futuros professores localizada em Paracuru, bem como forma de contribuir para a formação de profissionais conscientes de seus direitos e deveres e respeitosos com as diferenças. O bullying é uma problemática que atinge principalmente crianças e adolescentes. A expressão bullying tem sido amplamente utilizada no cotidiano escolar e, conforme explana Maria Helena Diniz (2017, p. 03), tal termo se refere a: Um conjunto de comportamentos antissociais, cruéis ou agressivos (físicos ou psíquicos), intencionais, insistentes e repetitivos, praticado, sem motivação evidente, por um bully (agressor-estudante ou professor), num ambiente escolar, que, por se colocar em posição de superioridade, vai contra pessoa ou pessoas (vítimas ou agredidos), expondo-as a situações constrangedoras, humilhando-as, ridicularizando-as ou ameaçando-as, que, diante de uma relação desigual de poder, ficam intimidadas. Há intentio deliberada de maltratar alguém ou de colocá-lo em estado de tensão. Ademais, capacitismo é uma forma de bullying com estudantes com deficiência bastante comum, escamoteados como brincadeiras, piadas, e muito presente na Internet.. Conforme a Lei nº 13.185 de 2015, o termo bullying pode ser definido como uma intimidação sistemática, ou seja, um tipo de violência gratuita, consciente e reiterada, que fere fisicamente e/ou psicologicamente a vítima. O objetivo do agressor é constrangê-la e se auto engrandecer perante uma “plateia”. Seu conceito é apresentado pelo art. 1º, do §1º, da Lei nº 13.185 de 2015, in verbis: Todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas. Segundo Diniz (2017), na prática do bullying existe o agressor - que, geralmente tem algum problema psicológico e é do sexo masculino, a vítima - que é alguém que está por algum motivo fora do padrão esperado, e espectadores - que são as testemunhas dos atos desumanos, que assistem os atos de violência e não interferem por medo de também se tornarem vítimas. Os principais alvos desse tipo de violência são pessoas pertencentes a grupos percebidos como minorias étnicas, de gênero e de sexualidade, além de pessoas com deficiência. Neste projeto, será dado prioridade ao capacitismo (preconceito e bullying contra a pessoa com deficiência)
Justificativa
Os casos de bullying têm aumentado entre os estudantes e é inclusive um dos principais motivos de evasão escolar. Segundo pesquisa realizada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE), um percentual superior a 40% dos estudantes admite ter sofrido bullying. A mesma pesquisa obteve 30,9% como resultado em 2009, o que demonstra um aumento de casos. Esse aumento é exponencial e preocupante, já que as consequências negativas do bullying são imensuráveis e podem refletir em toda a sociedade. O interesse em estudar esta temática surgiu da preocupação da pesquisadora principal no aumento dos casos na mídia em geral e na observação empírica, ao presenciar casos concretos de bullying na cidade que será realizada a intervenção.
Público Alvo
Estudantes de escolas pública de ensino médio (14 a 17 anos) que possuem estudantes com deficiência e passam por questões relacionadas ao bullying e capacitismo. professores que possuem alunos com deficiência
Objetivo Geral
Promover um ambiente de educação livre de bullying para a comunidade escolar prevenindo o capacitismo
Objetivo Específico
1. Conscientizar os alunos sobre o fenômeno do capacitismo e bullying, seus diferentes tipos e suas consequências negativas. 2. Promover uma cultura de respeito, empatia e tolerância no ambiente escolar por meio de palestras e rodas de conversas. 3. Capacitar os alunos para identificar e lidar com situações de bullying, tanto como vítimas quanto como espectadores combatendo 4. Refletir sobre o bullying e capacitismo no dia a dia estabelecer mecanismos eficazes de denúncia e apoio para as vítimas de bullying destacando a pessoa com deficiência.
Metodologia
A estratégia de abordagem interventiva deste projeto terá as seguintes ações: combater a prática de bullying por meio de palestras da comunidade escolar (alunos e profissionais da educação) sobre o que de fato é o bullying e capacitismo, bem como quais as legislações aplicáveis para responsabilização civil e criminal do aluno agressor, do responsável legal pelo aluno e dos profissionais de educação por meio de palestras. (Palestra presencial no auditorio IFCE Paracuru) Elaborar folders e cards para internet e cartazes impressos sobre a temática capacitismo (virtual por meio de rede social com postagens semanais e cartazes presencialmente), Refletir sobre o bullying e o capacitismo no dia a dia e como enfrentar por meio de roda de de conversas (presencial na escola publica)