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Campus:
CAMPUS MARACANAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Educação Ambiental nas escolas e família
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Questões Ambientais
Data de Início:
03/09/2024
Previsão de Fim:
23/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 01/2024 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
Empresas Juniores
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Maracanaú
Pacatuba
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Reunião
Formas de Divulgação:
Áudio
E-mail
Redes sociais
Convite
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
David Aurelio Lima Silveira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Edson Oliveira Marques IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/09/2024 23/12/2024
David Aurelio Lima Silveira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 03/09/2024 23/12/2024
Maria de Fatima da Matta Araujo IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 03/09/2024 23/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A educação ambiental é um pilar fundamental na formação de cidadãos conscientes e responsáveis, capazes de atuar de forma crítica e proativa diante dos desafios ambientais que o mundo enfrenta. O projeto de educação ambiental nas escolas surge como uma iniciativa crucial para sensibilizar e engajar estudantes desde a infância, promovendo a compreensão sobre a importância da preservação do meio ambiente e o desenvolvimento de práticas sustentáveis.
Justificativa
A educação ambiental é essencial para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis. Integrar a temática ambiental ao cotidiano escolar permite não apenas informar, mas também transformar atitudes e práticas em prol do meio ambiente. Este projeto visa preencher uma lacuna no ensino tradicional, que muitas vezes não aborda a sustentabilidade de forma prática e dinâmica.
Público Alvo
Alunos do ensino fundamental e médio das escolas públicas da região. Pais e familiares dos estudantes. Professores e gestores escolares interessados em implementar ações de educação ambiental.
Objetivo Geral
Estimular o interesse a conscientização ambiental entre estudantes do ensino fundamental e médio por meio de oficinas educativas que abordem temas como reciclagem, preservação ambiental e práticas sustentáveis. Promover a valorização ambiental e inclui atividades integrativas com pais e familiares, visando ampliar o impacto educacional.
Objetivo Específico
1. Capacitar os estudantes sobre a importância da reciclagem e da redução de resíduos. 2. Sensibilizar os alunos para a preservação das áreas verdes e da biodiversidade local. 3. Incentivar a participação ativa dos alunos em ações de preservação ambiental na escola e na comunidade. 4. Desenvolver práticas de educação ambiental que envolvam crianças e seus pais.
Metodologia
1. Planejamento das Oficinas: Identificação das escolas participantes: Seleção de escolas interessadas em integrar a educação ambiental em suas atividades curriculares. Elaboração do conteúdo: Desenvolvimento de materiais didáticos e dinâmicas práticas sobre reciclagem e preservação ambiental. Formação da equipe: Seleção e capacitação de membros da Catavento Jr. para conduzir as oficinas. 2. Implementação das Oficinas: Cronograma: A definir. Atividades: Reciclagem: Oficinas práticas sobre separação correta de resíduos, importância da reciclagem e redução da produção de lixo. Atividades com os pais e familiares: Desenvolvimento de atividades integrativas que envolvam pais, familiares e estudantes em práticas ambientais. Preservação Ambiental: Palestras e atividades práticas, como plantio de mudas e criação de hortas escolares. 3. Avaliação e Acompanhamento: Avaliação contínua: Aplicação de questionários e avaliações práticas para medir o impacto das oficinas no conhecimento e nas práticas dos alunos. Relatórios mensais: Elaboração de relatórios de progresso, destacando os principais resultados e desafios. Visitas de acompanhamento: Realização de visitas periódicas às escolas para monitorar a implementação das práticas ensinadas.